Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

O ROI é uma das métricas de marketing digital utilizadas para analisar os investimentos feitos pelas empresas. Aprender como calcular o ROI de um investimento é importante, pois com os resultados em mãos você pode criar novas táticas e propor mais desafios para sua equipe.

Para entender melhor essa métrica é preciso entender o que é ROI, como calculá-lo e como usá-lo para melhorar sua estratégia de vendas pela internet.

O que é ROI?

A sigla ROI vem do inglês Return Over Investiment que em tradução para o português significa Retorno sobre Investimento. Todo investimento que sua empresa faz pode ter um ROI específico para mensurar quais foram os lucros obtidos. No caso do marketing digital, o ROI é calculado para avaliar os investimentos feitos em cada canal de comunicação.

Anteriormente, com as mídias tradicionais, calcular o ROI era praticamente impossível. A análise ficava baseada mais em hipóteses do que em dados concretos. Com a evolução do mercado digital, sugiram dados mais precisos como alcance, número de visualizações, dentre outros.

Assim, calcular o ROI dos investimentos em marketing digital ficou mais fácil de mensurar e avaliar.

Como calcular o ROI de um investimento

Para calcular o ROI de um investimento basta seguir esta fórmula básica e simples:

ROI = (lucro – investimento) / investimento

Para ter o valor em percentual, basta multiplicar o resultado final por 100.

Os cálculos de ROI para campanhas de marketing podem ser complexos – você pode ter muitas variáveis tanto no lado do lucro como no lado do investimento (custo). Mas entender a fórmula é essencial, se você precisa produzir os melhores resultados possíveis com seus investimentos em marketing.

Um exemplo prático é o seguinte: um e-commerce de produtos de decoração investiu R$3.000 em uma campanha de links patrocinados. Além disso, gastou R$2.000 para produzir os criativos dos anúncios. O faturamento final foi de R$10.500. O ROI será calculado da seguinte forma:

ROI = (R$ 10.500 – R$5.000) / R$5.000 = 1,1

ROI = 1,1 x 100

ROI = 110%

Este é um exemplo simples de cálculo de ROI. O valor alcançado foi positivo, mas sua efetividade real será avaliada quando se comparar a expectativa com o que realmente o investimento gerou de retorno.

Calcular o ROI dos seus investimentos permite:

  • Identificar os investimentos que tiveram melhor desempenho;
  • Mensurar o tempo que cada investimento leva para dar retorno;
  • Modificar as estratégias de venda da marca a partir da análise dos resultados.

3 práticas para usar melhor os dados do ROI

  1. Conecte dados de desempenho a resultados comerciais

Se as empresas quiserem conectar com sucesso dados de desempenho aos resultados comerciais, precisarão das ferramentas certas para fazê-lo. Uma plataforma de automação de marketing é um bom lugar para começar. A automação de dados pode ajudá-lo a vincular cada conteúdo e atividade à receita.

Por exemplo, se você quiser saber quais canais são mais eficazes na conversão de novos clientes, pode rastrear métricas como conversões versus número de interações por canal social. Assim, calcular o ROI de um investimento se transforma em um dado aplicável e relevante dentro da estratégia.

  1. Compreenda a diferença entre objetivos e KPIs

Vamos começar com os objetivos. Os objetivos são os resultados que deseja alcançar. Por exemplo, um dos objetivos da sua organização pode ser aumentar a receita ou aumentar sua atividade de outra forma.

Por outro lado, os KPIs são as principais métricas que você usa para determinar se você está ou não fazendo progresso nesse objetivo. Aqui está um exemplo rápido: digamos que o objetivo da sua empresa seja obter 20 mil assinantes novos este ano. Para suportar este objetivo, você pode executar uma campanha que visa recrutar 2.000 novos assinantes.

Dentro dessa campanha, há muitas atividades que ocorrem em diferentes canais, incluindo anúncios, e-mails, visitas ao site e conversões. Ao vincular KPIs a essas atividades como as relacionadas ao tráfego, engajamento e conversões, bem como monitorar esses KPIs com ferramentas de rastreamento de campanhas de marketing digital, você pode ter uma boa idéia de como você está progredindo em direção ao objetivo da sua campanha, bem como o objetivo geral da empresa.

Aprenda o que é funil de vendas e como usá-lo para conquistar novos clientes.

  1. Mostre quais métricas são mais valiosas

Muitas pessoas em sua equipe provavelmente estão acostumadas a usar métricas de vaidade porque elas estão prontamente disponíveis. E, francamente, mostrar que sua página do Facebook tem 10.000 curtidas, parece ser uma grande conquista?

No entanto, se essas curtidas não forem traduzidos em reais, seus clientes não ficarão satisfeitos. Eles querem ver como o trabalho gera receita, fluxo de caixa e margem. Eles querem que você prove que o marketing ajuda a aumentar os lucros e a crescer a empresa.

Para fazer isso, mostre a todos em sua equipe como o que eles fazem contribui para os objetivos a conquistar. Forneça-lhes um painel de controle de ROI de marketing digital para que eles possam facilmente acessar e monitorar seu progresso regularmente, ver onde eles estão chegando e criar estratégias para melhorar.

Em seguida, compartilhe esses painéis com clientes, certificando-se de destacar as métricas de ROI de marketing digital para que eles possam ver claramente o valor que sua empresa está fornecendo ao negócio em geral.

Entendeu como calcular o ROI de um investimento pode ajudá-lo a integrar sua equipe na geração de resultados? Comente abaixo como você monitora os resultados das suas estratégias.

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