Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Como calcular o ROI de um investimento? O ROI está entre as métricas de marketing digital mais estratégicas para um negócio. Com esse resultado em mãos, o planejamento de novas estratégias de divulgação fica ainda mais eficiente.

Quer entender o que é e como calcular o ROI de um investimento? Continue lendo e aprenda também a utilizar os resultados para criar estratégia de vendas pela internet matadoras! 

O que é ROI?

ROI vem do termo em inglês Return Over Investiment. Em português significa Retorno sobre Investimento.

Ou seja, cada ação de marketing que sua empresa realiza tem como finalidade gerar um retorno positivo e é justamente o que o ROI mostra.

Nas campanhas de marketing digital, muitas vezes multicanal, é possível calcular o rendimento de cada canal específico. 

Dessa forma, você consegue analisar quanto de retorno sobre o investimento o Google, Youtube e Instagram geraram separadamente em uma mesma ação de marketing. 

Na era pré-internet, o retorno dos investimentos eram analisados com base em hipóteses, pois não existiam as ferramentas usadas hoje no mercado digital.

Número de visualizações, alcance, engajamento, quantidade de clicks em um link, vendas geradas a partir de uma ação são alguns exemplos de dados que hoje é possível coletar. 

Assim, como calcular o ROI de um investimento em marketing digital ficou mais fácil de mensurar e avaliar. 

Como calcular o ROI de um investimento: exemplo prático

Para aprender como calcular o ROI de um investimento existe uma fórmula base que é bastante simples de aplicar:

ROI = (lucro – investimento) / investimento

Para obter o valor em forma de porcentagem, é só multiplicar o resultado por 100.

Apesar de a fórmula em si ser simples, podem existir muitas variáveis envolvidas tanto na parte dos custos totais da ação quanto na parte que resulta nos lucros.

Mas mantendo uma organização das campanhas e incluindo o máximo de variáveis para chegar nos valores a serem aplicados na fórmula, é possível utilizá-la com precisão. 

Exemplo de cálculo do ROI de uma ação

Um e-commerce de produtos eletrônicos investiu R$ 5.000 em campanhas de links patrocinados no Google. A criação do design das artes dos anúncios custou R$ 2.500. O faturamento total da campanha foi de R$ 13.000.

Dessa forma o cálculo do ROI será:

ROI = (R$ 13.000 – R$7.500) / R$7.500 = 0,73

ROI = 0,73 x 100

ROI = 73%

Com o valor gerado no cálculo do ROI é possível compará-lo com as expectativas iniciais para a campanha e analisar sua efetividade. Esse dado também é importante para: 

  • Saber quais investimentos tem um desempenho melhor;
  • Identificar o tempo que leva até um investimento gerar retorno;
  • Melhorar as táticas de venda com base nos resultados anteriores.

ROI na prática: 3 maneiras de aproveitar os resultados

1. Use ferramentas de automação para orientar ações comerciais

Sem uma finalidade útil, aprender como calcular o ROI de um investimento vai gerar apenas um número.

Para que os resultados gerem diretrizes para o negócio é preciso saber qual desempenho você deseja analisar para conseguir criar campanhas mais atrativas.

As plataformas de automação de marketing, por exemplo, facilitam a coleta dos dados que serão avaliados na geração de receita. 

Suponhamos que você esteja pensando em manter ativo apenas os canais de marketing mais atrativos para o público da sua empresa.

Com a automação é possível analisar a conversão gerada por cada canal e aplicar os números ao ROI para determinar os resultados.

2. Saiba diferenciar objetivos de indicadores

Um objetivo é aquilo que você deseja alcançar com uma ação de marketing. Por exemplo: aumentar as vendas do site em 7% no primeiro trimestre do ano.

Os indicadores são dados que vão mostrar se o objetivo está progredindo no caminho certo. Então para acompanhar o crescimento das vendas, é preciso monitorar mês a mês o resultados com:

  • anúncios no Google Adwords;
  • anúncios com redes sociais;
  • campanhas de e-mail marketing;
  • visitas nos sites;
  • conversões do site, etc.  

Os resultados acima são os indicadores que vão mostrar se as ações estão sendo realmente efetivas para alcançar o resultado desejado. 

Aprenda o que é funil de vendas e como usá-lo para conquistar novos clientes. 

3. Exclua métricas de vaidade dos relatórios

Para aprender como calcular o ROI de um investimento é preciso ter foco nos dados que realmente importam.

Há muito tempo, o número de seguidores em qualquer rede social, por exemplo, deixou de ser relevante e o que realmente conta é o engajamento gerado com o conteúdo.

Alinhe seu time e mostre com frequência os resultados do ROI das ações de marketing planejadas pela empresa.

É importante que todos entendam o que realmente é levado em consideração para analisar o sucesso ou o insucesso das ações. 

Consequentemente, o repasse para o cliente também é mais objetivo e alinhado com a abordagem e propósito de trabalho da empresa.  

Entendeu como calcular o ROI de um investimento e o quanto ele é estratégico para produzir cada vez mais ações relevantes? Comente abaixo como você monitora os resultados das suas estratégias.

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