Como conseguir afiliados para meu produto digital: 5 dicas para encontrar parceiros

Se você possui um produto digital e precisa ampliar seu público e melhorar suas vendas, é fundamental buscar afiliados para promover seu produto. Entretanto, uma dúvida muito comum é como conseguir afiliados para meu produto.

Os afiliados se encarregam de promover seu negócio dentro de meios onde eles possuem influência, como:

  • redes sociais;
  • podcasts;
  • sites com tráfego significativo de usuários.

Para encontrar pessoas que tenham interesse em se juntar ao seu negócio, é importante prestar atenção e investir em algumas práticas e aspectos do seu produto que farão toda a diferença na hora de aprender como conseguir afiliados para meu produto.

Leia também: O que é infoproduto: 6 exemplos e as vantagens de investir neste negócio

Abaixo, listamos algumas dicas que o ajudarão a colocar o que é marketing de afiliados em prática.

Como conseguir afiliados para meu produto digital: 5 caminhos

1. Ofereça um bom produto

Para que afiliados se interessem pela parceria com seu negócios, é importante oferecer um produto de qualidade. Afinal de contas, a relação com o afiliado é uma via de mão dupla: ele também irá investir seu tempo e trabalho para divulgar o serviço. Logo, é importante que os dois lados tenham retorno.

Os possíveis afiliados irão analisar o produto proposto e só irão aceitar a parceria se virem nele potencial para:

  • atrair consumidores;
  • obter uma boa margem de retorno.

Para isso, a primeira dica para responder a pergunta: como conseguir afiliados para meu produto, é desenvolver um que seja funcional, útil e relevante para o público ao qual ele é voltado.

É importante levantar algumas práticas que podem ajudá-lo a desenvolver um produto de qualidade:

  • Conhecer o nicho onde seu produto se insere, por meio de uma pesquisa de mercado, por exemplo;
  • Observar os serviços concorrentes;
  • Estudar as formas de divulgação de produtos similares já existentes.

2. Elabore uma boa descrição para seu produto

O afiliado só vai se interessar em divulgar seu produto se souber exatamente do que se trata. É fundamental fornecer a ele uma descrição detalhada do seu serviço, abordando principalmente os seguintes tópicos:

  • O que é o seu produto?
  • A quem seu produto se destina, ou quais são suas personas?
  • Como seu produto se distingue dos concorrentes?
  • Que soluções ele traz ao seu público?

Se você conseguir responder a essas perguntas e colocar as respostas de forma clara para seus possíveis afiliados, suas chances de fechar uma parceria aumentarão drasticamente.

3. Otimize sua plataforma

Além das informações do item anterior, o afiliado poderá querer experimentar o serviço antes de oferecê-lo a sua rede, para atestar sua qualidade. Portanto, antes de buscar afiliados, tenha a certeza de estar garantindo uma boa experiência ao usuário dentro de sua plataforma.

O primeiro passo é criar uma landing page: ela é a primeira impressão que o seu futuro consumidor terá, e precisa fazê-lo querer conhecer mais sobre o seu produto.

Desenvolva todas as etapas de captação de clientes em seu site com bastante atenção, garantindo que sua plataforma possua os seguintes itens:

  • Conteúdo disponível e de fácil acesso ao usuário
  • Experiência de navegação simples e intuitiva
  • Responsividade: que seu site se adeque a qualquer dispositivo utilizado pelo visitante

4. Estabeleça uma boa comunicação com o afiliado

Uma dica de como conseguir afiliados para meu produto, que parece simples, mas pode tornar a parceria muito mais leve e frutífera: antes de firmar uma parceria com um afiliado, converse com ele sobre o trabalho que será feito, de forma a não deixar dúvidas ou desentendimentos entre vocês.

A comissão oferecida ao afiliado também precisa ser discutida e pré-estabelecida.

É importante oferecer uma boa comissão para que os afiliados queiram trabalhar com seu produto.Essa comissão deve, necessariamente:

  • cobrir os custos de divulgação e venda que o afiliado venha a ter;
  • oferecer uma margem de lucro para ele.

Se comunicar com clareza e honestidade com seu afiliado é essencial.

Com as funções e prazos esclarecidos e as expectativas alinhadas, é possível chegar a um cenário onde as duas partes tenham suas necessidades contempladas, e que ambos possam aprender juntos, ouvindo o feedback um do outro e aperfeiçoando sua parceria.

5. Encontre afiliados em grupos e fóruns

Buscando pelo tema no qual seu produto está inserido, é fácil encontrar grupos em redes sociais e fóruns de discussão on-line.

Interagir nesses ambientes pode ajudá-lo a conhecer potenciais clientes e compreender suas necessidades, mas também pode facilitar a identificação de possíveis candidatos a afiliados para seu negócio.

Nesses espaços, é possível analisar com que influenciadores ou páginas os usuários se engajam mais: essas pessoas podem ser fortes aliados, trazendo maior visibilidade para seu produto.

Seguindo as dicas acima, esperamos que você responda a dúvida: como conseguir afiliados para meu produto?

É possível encontrar afiliados para divulgar qualquer tipo de produto digital que sua empresa ofereça. Estabelecendo parcerias sólidas com afiliados para seu produto, é fácil:

  • aumentar sua atuação no mercado;
  • impulsionar suas vendas!

Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.