Como conseguir tráfego para meu site: 10 táticas definitivas

Para responder à pergunta, como conseguir tráfego para meu site, precisamos de um conjunto de ações, que integradas irão levar mais pessoas, dentro de seu público-alvo, a visitarem seu site. Pensando nisso, separamos 10 estratégias para ajudar você a aumentar o tráfego de seu site.

Como conseguir tráfego para meu site: 10 estratégias para colocar em prática [HOJE]

1. Invista em SEO

Existem muitas táticas de SEO que você pode executar em cada uma das páginas do seu site para aumentar sua classificação nos mecanismos de busca e obter mais visitantes.

Isso inclui a produção de conteúdo de alta qualidade, que responde à questões que o seu público está pesquisando, bem como a redação de meta descrições concisas para suas páginas.

A seguir algumas técnicas importantes para quem deseja rankear seu site nas primeiras posições do resultado de pesquisas do Google e assim responder parte da pergunta, como conseguir tráfego para meu site:

  • Realize uma pesquisa de otimização e palavra chave. Você pode utilizar as ferramentas gratuitas, Google Trends ou o Google AdWords Planner
  • Otimize seu título
  • Otimize a meta descrição
  • Aplique o Link Building
  • Invista em usabilidade e acessibilidade

Se você quer se aprofundar sobre esse assunto, sugerimos a leitura do artigo exclusivo da LAHAR, “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.

2. Crie uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz

Ainda com o objetivo de conquistar melhores posições no rankeamento do Google, a produção de conteúdo é fundamental para quem busca entender como conseguir tráfego para meu site.

Não adianta, entretanto, sair escrevendo o que vem a cabeça. É preciso desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo.

Exatamente o quão importante é uma estratégia de marketing de conteúdo? De acordo com pesquisas do Content Marketing Institute e do MarketingProfs, não documentar sua estratégia de marketing de conteúdo pode reduzir suas chances de sucesso pela metade:

  • 60% das empresas com uma estratégia de marketing de conteúdo documentada obterão resultados para essa modalidade
  • 32% das empresas com uma estratégia de marketing de conteúdo verbal (mas não documentada) obterão resultados
  • Apenas 7% das empresas sem uma estratégia de marketing de conteúdo terão sucesso dentro do marketing digital

Resumindo, você não precisa apenas de uma sólida estratégia de marketing de conteúdo, mas sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ser documentada.

Então, como você cria uma melhor estratégia de marketing de conteúdo? Antes de entrarmos nisso, vamos falar sobre os tipos de conteúdo que devem ser incluídos na sua estratégia:

  • Blogs
  • Ebooks
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Infográficos

Para registrar a sua tática de conteúdo você deve incluir os seguintes elementos:

  1. O objetivo principal do seu conteúdo (ou seja, aumentar o tráfego, gerar leads, etc.)
  2. Seu público definido (ou seja, quem são eles? Quais são os maiores pontos problemáticos deles? Como você pode ajudá-los em seu conteúdo?)
  3. Como você planeja agregar valor e diferenciar seu conteúdo da concorrência
  4. Qual será a frequência de postagem

3. Compartilhe o conteúdo nas mídias sociais

Use as mídias sociais para promover posts e outros conteúdos úteis de seu site. Dessa forma, você responde rapidamente a questão de como conseguir tráfego para meu site, uma vez que leva seus seguidores de mídia social para ele.

A publicação de seus conteúdos de blog post nas redes sociais também incentiva que usuários compartilhem seu conteúdo.

Não é suficiente produzir um conteúdo excelente e esperar que as pessoas o encontrem – você precisa ser proativo.

  • O Twitter é ideal para links curtos e rápidos (e tentadores)
  • O Google+ pode ajudar seu site a aparecer em resultados de pesquisa personalizados e parece ser especialmente eficaz em nichos B2B.

Se você é uma empresa de produtos B2C, pode encontrar grande interesse em sites sociais de imagens como o Pinterest e o Instagram.

Dica extra: Ao adicionar hashtags a postagens que promovem as páginas do seu site, você pode estender seu alcance além da sua rede e ser descoberto por usuários que pesquisam por produtos e serviços similares aos seus.

4. Use landing pages

Crie landing pages específicas para suas ofertas, tais como:

  • Resgate de códigos de desconto
  • Faça o download de um guia gratuito
  • Ofereça uma avaliação gratuita

As landing pages são outra importante fonte de tráfego para seu site. Além disso, elas contêm os gatilhos necessários para converter visitantes em leads.

Não conhece esta estratégia? Então sugerimos que acesse o artigo, “O que são Landing Pages: Tudo que você precisa saber”

5. Inicie sua estratégia de email marketing

Enviar boletins informativos regulares e promover ofertas por e-mail é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes e também pode ajudar a obter tráfego para seu site.

Forneça informações úteis e links para páginas de seu site, onde seu público pode encontrar mais conteúdos relevantes por meio de postagens em blogs e landing pages.

Apenas certifique-se de que você não bombardeie continuamente seus leitores com e-mails.

Além disso, pense cuidadosamente no assunto do email. Estes influenciam fortemente se um usuário abrirá ou não seu email. Se seus e-mails nunca forem abertos, eles não poderão fornecer tráfego para seu site.

Leia também: Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing

6. Anuncie Online

A publicidade online é talvez a maneira mais básica de responder como conseguir tráfego para meu site. Faça anúncios em:

  • Mídia social
  • Pesquisa paga no Google
  • Google Display

Todas as opções listadas acima são excelentes canais para publicidade CPC, e ajudam a entender a como conseguir tráfego para meu site.

Ajuste suas estratégias pagas para atender às suas metas. Deseja apenas mais tráfego ou também deseja aumentar as conversões? Cada canal pago tem seus prós e contras. Por isso, pense cuidadosamente em seus objetivos antes de iniciar uma campanha.

Se você espera que mais tráfego para seu site também resulte em mais vendas, será necessário segmentar palavras-chave de alta intenção comercial como parte de suas estratégias de pesquisa paga.

Sim, a concorrência por esses termos de pesquisa pode ser feroz (e cara), mas as conversões podem (ou não) valer a pena.

Invista em conhecimento, leia, “Como criar campanhas de Google Adwords

7. Guest Post

Se você deseja alcançar uma nova audiência e se posicionar como autoridade em um assunto, escrever Guest Posts é uma estratégia relevante.

Quando você escreve um Guest Post, o material produzido é publicado em um outro site ou blog. Linkando seu conteúdo da maneira correta, você atrairá os leitores deste site para o seu.

De maneira similar, receber autores de outros sites em seu blog pode aumentar seu tráfego, pois o autor provavelmente irá divulgar em sua rede de contato que fez um post para sua plataforma.

Essas trocas de conteúdo são comuns entre empresas que conversam com um público semelhante, mas oferecem soluções que não são concorrentes.

8. Aprenda com o seu Analytics

Conheça as principais métricas do Google Analytics e use-as para analisar suas campanhas.

Use links rastreados para suas campanhas de marketing e verifique regularmente as métricas do seu site. Isso permitirá que você identifique quais estratégias e tipos de conteúdo funcionam, quais precisam de melhorias e com quais você não deve perder seu tempo.

9. Certifique-se de que seu site seja responsivo

Os dias em que a navegação na Internet foi feita exclusivamente em PCs de mesa já não existem mais.  De acordo com levantamento do The Global Mobile Report, o mobile representa 73% do tempo online do brasileiro.

Por isso garanta que seu site seja acessível pelas plataformas mobile e possa ser visualizado confortavelmente em vários dispositivos, incluindo smartphones e tablets.

10. Links Internos

Quando você faz um post blog se preocupa em inserir links otimizados em seu texto, levando o usuários para outro conteúdo que possa ser de seu interesse? Se não, mude agora de postura e comece já a fazer essa linkagem interna.

Ela permite que o usuário fique mais tempo em seu site, conheça melhor seu trabalho e diz ao Google que seu site realmente oferece conteúdos relevantes aos usuários.

Veja como você pode aproveitar ao máximo os links internos:

  • Crie mais conteúdo. Quanto mais conteúdo de qualidade você criar, mais conteúdo de qualidade você poderá vincular.
  • Link para conteúdo relevante. Sempre vincule a um conteúdo que agregue à experiência dos leitores.
  • Não exagere. Insira entre 5-10 links internos em um post de 1.000 palavras. Mais do que isso e você vai exagerar.

Estas são apenas algumas das muitas estratégias que você pode usar para direcionar o tráfego para seu site.

Obter mais visitantes em seu site não acontece do dia para a noite. É preciso muito trabalho e dedicação, mas eliminamos a parte difícil para você: saber o que fazer em primeiro lugar.

Implemente uma combinação dessas estratégias e você verá melhorias no tráfego do site.

Se você tem suas próprias dicas sobre como aumentar as visitas no meu blog nós adoraríamos adoraria ouvi-las, então deixe sua sugestão nos comentários.

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