Como criar ativos visuais para sua Marca

Criar uma identidade forte e que rapidamente se destaque, dentro do nicho de mercado que pretende “atacar”, soa algo bastante dispendioso e no qual irá requerer o aconselhamento de profissionais especializados nas diferentes áreas. 

No entanto, devido à democratização no acesso de qualidade a softwares de edição, design profissionalizado e ainda conceitos como animações ou elementos visuais mais vinculados, por vezes não é preciso “arrebentar” com o orçamento para fazer a imagem e presença de sua empresa se destacarem. 

Precisamente para que se possa compreender as diferentes possibilidades que terá na poupança de recursos financeiros para a criação de ativos visuais em sua empresa, que realmente acrescente valor junto de seu público-alvo, reunimos uma série de ferramentas úteis a considerar. 

De realçar ainda que, para além de serem soluções em conta, geralmente acabam por ter softwares que guiam até os empreendedores mais iniciantes e que estão ainda “perdidos” quanto aos ativos visuais que estão precisando para sua empresa. 

Diferentes Ferramentas Visuais e de Design para o visual de sua Marca

Aqui estão reunidas ferramentas que rapidamente podem contribuir para o resultado pretendido, quanto à qualidade dos recursos visuais que pretende apresentar junto de seu público-alvo:

1) Ferramentas de Edição de Imagens e Fotos

Atualmente, uma empresa moderna e que quer ter uma presença visual forte não poderá ignorar a importância da edição das fotos, fundos e diferentes formas de se comunicar com imagens, até em suas redes sociais. Felizmente, ferramentas como o Pixlr permitem que, com registro gratuito, tenha acesso imediato a centenas de ferramentas de edição de fotos diferentes. 

Com até sistema de “arrastar e colar” ou até mesmo de sobreposição e de colocação de texto, com os diferentes tutoriais simples, presentes nesse software, terá todas as condições para dominar o que essa ferramenta de edição de imagem tem para oferecer aos empreendedores que estão buscando por soluções que não sejam dispendiosas. No entanto, como o caso dessa ferramenta, são totalmente personalizáveis. 

2) Design de Logo a nível profissional

Compreender a importância de um logo profissional e que reflita não só os valores como também o que sua empresa está entregando, é algo essencial para o sucesso e reconhecimento a longo prazo de sua empresa. Por isso mesmo é que uma ferramenta de design de logo poderá ser determinante para encontrar o logo que está buscando e que responda à missão e objetivos de sua empresa. 

Não só terá acesso a diferentes templates, como também a sistemas de edição simplificados, onde poderá testar diferentes padrões, cores e conceitos. Tudo para que não tenha grandes dificuldades em chegar ao produto final! 

3) Design de Social Media tem papel cada vez mais relevante

A comunicação através das redes sociais, sendo também uma excelente via para a conquista de presença e credibilidade social, já é padrão para as empresas de maior sucesso e que atingem níveis de lealdade e de “upsell” mais elevados. Desse modo, existindo níveis de marketing cada vez mais agressivos, ter um conceito de design de social media forte é crucial para a identidade de sua empresa. Em suma, em cada comunicação ou anúncio, deverá existir um fio condutor e propósito para o design apresentado em suas contas nas redes sociais (que deverão estar sempre ativas e engajadas).

Por isso mesmo é que uma ferramenta gráfica de design poderá fazer todo o sentido. Não só terá uma comunicação muito mais sóbria e profissional, como também irá obter uma identidade muito mais própria e que seus clientes conseguem identificar! 

4) Criação de Animações, para maior engajamento 

Sem dúvida alguma que a criação de animações poderá ser uma excelente alternativa, em uma tentativa de aumentar o engajamento e de até criar uma maior probabilidade de compartilhamento e viralização. Todos esses ativos visuais agora são possíveis graças a ferramentas de animações simples e práticas, como é o caso do Animation Maker. Porém, é necessário compreender qual será o impacto dessas animações na comunicação que estará apresentando continuamente aos seus potenciais clientes e público-alvo. 

Essa componente poderá recorrer a um maior investimento inicial, pelo que também terá que estudar como será a reação e a taxa de aprovação que tais animações poderiam ter junto de seu público primordial. Por vezes, verificar o que seus mais diretos rivais estão fazendo irá ajudar muito a tomar decisões na componente visual e de seus elementos mais corretos.

5) Infográficos, um dos melhores jeitos para passar suas ideias

Em termos comunicativos, a verdade é que os infográficos, comprovadamente, têm demonstrado serem altamente eficazes não só para uma melhor comunicação interna, mas também para passar uma ideia ou até para comunicar diretamente com seu consumidor. Está também comprovado que a representação por imagens permite que a mensagem e o conteúdo dela seja passada de um jeito mais transparente. 

Felizmente, existem múltiplas ferramentas disponíveis online, como é o caso do Venngage, que irá permitir que possa criar infográficos com uma facilidade de edição e adição de símbolos, imagens e formatos bastante grandes. Irá rapidamente perceber que uma utilização inteligente desse ativo visual não só a combinação interna irá melhorar bastante, como também a mesma irá ser mais transparente para quem mais importante: seu público-alvo e clientes recorrentes. 

O impacto visual é determinante para o sucesso das empresas

Em uma fase em que o conteúdo visual tem maior impacto e preponderância no sucesso comercial, comunicativo e empresarial, é um erro qualquer empreendedor digital iniciante ignorar por completo como esses componentes visuais poderão aumentar suas conversões, capacidade de comunicação de sua missão e até em uma componente de maior lealdade.

Como ficou comprovado, existem cada vez mais soluções qualificadas que elevam a liberdade criativa e a qualidade geral de todas suas componentes visuais. Resta agora perceber, desde cedo, qual será a identidade visual de sua empresa, começando pelas cores, logo, estrutura de website, missão, objetivos e ainda planejamento de redes sociais. 

O online e a competitividade exigem isso, onde sua empresa corre o risco de ficar para trás se rapidamente não entender como poderá incorporar do melhor jeito todos os ativos visuais.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.