Como criar autoridade no marketing digital: o que não pode faltar? 3 estratégias de ouro

Empresas e pessoas em geral podem buscar estratégias de como criar autoridade no marketing digital. 

Ser uma autoridade em algum assunto ou nicho faz de você, ou da sua marca, alguém respeitado por dominar conceitos importantes e alcançar resultados relevantes. 

Para a empresa, ser uma autoridade tem o potencial de gerar mais negócios, atrair mais clientes, ampliar a vantagem competitiva e se tornar líder de um setor. 

Mas, como criar autoridade no marketing digital?

Sem dúvida a transformação digital abriu portas para que mais pessoas – e empresas – buscassem o tão sonhado lugar de autoridade. 

Se antes da internet apenas as pessoas e empresas com a possibilidade de aparecer no horário nobre da TV ou em uma revista e jornal de sucesso podiam buscar esse objetivo, hoje todos que possuem acesso a internet, uma estratégia bem definida e capacidade profissional suficiente, podem alcançar este objetivo (claro, com muito trabalho). 

Como criar autoridade no marketing digital: 3 estratégias para começar 

Criar autoridade no marketing digital é se tornar uma referência no segmento em que atua, seja para concorrentes, parceiros e consumidores. 

Geralmente, ao se tornar uma referência, uma autoridade, o mercado passa a confirmar no que é dito por você e a confiar no que você entrega. 

Quando o assunto é jornalismo ou entretenimento, por exemplo, a Globo é uma autoridade. Se temos dúvida sobre um acontecimento é nos canais de comunicação dela, como o G1 que buscamos a confirmação ou não da informação. 

Quando o assunto é tecnologia, a Apple é a referência da área por estar a frente em relação ao design, recursos e oferecer qualidade em seus equipamentos. 

Uma empresa não é referência apenas pelo número de compradores ou clientes, mas por sua capacidade de oferecer segurança, gerar inovação e entregar resultados. E, claro, pela capacidade de comunicar tudo isso de maneira eficiente ao mercado

Nesse sentido, aprender como criar autoridade no marketing digital é um dos caminhos que você e seu negócio podem seguir para alcançar o topo. Confira como, a seguir. 

1. Saiba qual é o público que você deseja atingir

Você quer que sua empresa se torne uma autoridade, mas uma autoridade em que? Para quem? 

Entender quem é o público que você deseja atingir e para o qual deseja ser uma autoridade, seja como empresa ou como pessoa, é fundamental para entender o que é relevante para aquele grupo e como você pode usar essas questões para produzir conteúdo de qualidade, focado em responder às dúvidas, necessidades, ajudar a solucionar problemas e a abrir o horizonte desse mercado. 

Essa fase é muito importante para empresas que desejam alcançar o status de autoridade, porque, ao entender bem quem é o público que você deseja atingir, você passa a compreender melhor quais são as dores dele e quais são as lacunas que o mercado apresenta.

A partir dessas informações é possível criar estratégias para resolver esses “buracos” e, consequentemente, se tornar alguém admirado por quem conseguiu soluções a partir da sua ajuda.

Para que você tenha mais facilidade em construir a persona do seu público ideal, indicamos que assista ao vídeo abaixo. 

2. Produza e compartilhe conteúdo relevante e autoral

Falar o mesmo que todo mundo fala não vai te ajudar a se tornar uma autoridade no marketing digital. 

Busque conteúdos fora da caixinha, soluções alternativas, conteúdos e tendências que ainda não chegaram no Brasil.

Apresentar a sua opinião sobre notícias dentro do seu nicho é uma estratégia super interessante para que a voz da empresa seja ouvida.

Além do conteúdo, pense também no formato de distribuição. É possível, por exemplo, fazer uma websérie com algum cliente que chegou na sua empresa quase falindo e depois alcançou números crescentes. 

Invista em diferentes canais de compartilhamento de conteúdo, entre eles:

  • blogs, 
  • redes sociais, 
  • podcasts, 
  • canal no Youtube. 

Use os stories do Instagram, por exemplo, para se posicionar sobre alguma novidade em última mão ou falar sobre um evento que você está visitando, ou mesmo para conversar com um cliente e compartilhar com seguidores.

No Youtube aprofunde sobre os temas e ofereça dicas práticas.

Use números e pesquisas para comprovar o que você diz. 

No seu conteúdo invista também na apresentação de cases de sucesso, depoimentos de clientes e resultados obtidos. 

Lembre-se de gerar conteúdos ricos como:

  • ebooks, 
  • planilhas, 
  • checklists e mais. 

Uma outra boa ideia para gerar engajamento é criar um webinar.  

Leia também: Tutorial | Como fazer um webinar: 9 etapas para gerar vendas

Por último, você pode ampliar a autoridade do seu conteúdo se unindo a outro profissional ou outra empresa que tenha uma boa autoridade como você e gerando conteúdos em parceria.

Essa é uma forma eficiente de conquistar links externos e aumentar o alcance da sua empresa e do seu nome. 

Por exemplo, talvez você já tenha ouvido falar sobre a advogada Gabriela Priori que hoje é uma influencer de política e também apresenta programas de TV fechada. Logo no início da sua carreira digital ela iniciou uma parceria com um canal voltado para o público feminino, o @garotasestupidas, onde fazia um giro de notícias sobre política, na segunda-feira. 

O canal em que o conteúdo é compartilhado tem mais de um 1 milhão de seguidores, e com toda certeza essa parceria colaborou para que a advogada desenvolvesse sua autoridade digital, e também para que o canal ampliasse o leque de conteúdos oferecidos.  Tudo isso ampliou o alcance e a relevância de ambos. 

Como criar autoridade no marketing digital

3. Priorize o SEO

O SEO é uma das estratégias de marketing digital que vão colaborar no processo de como criar autoridade no marketing digital porque ajuda a colocar as páginas da sua empresa nas primeiras posições do Google, sem precisar de anúncio. 

Algumas pesquisas revelam que 70-95% dos usuários preferem clicar nos resultados orgânicos de uma pesquisa no Google, contra 5 a 30% que clicam nos links patrocinados.

Isso acontece pela credibilidade dos resultados orgânicos, afinal, eles não pagaram para estar entre os primeiros, eles estão entre os primeiros porque o Google entende eles como os melhores resultados para a sua pesquisa. 

Uma vez que autoridade está relacionada à confiança, estar entre os primeiros resultados orgânicos do Google amplia a confiança do usuário no seu conteúdo. 

Essas três estratégias não são as únicas, mas são as mais relevantes para quem precisa dar os primeiros passos rumo a como criar autoridade no marketing digital.

Manter o relacionamento com os usuários por meio de conteúdos periódicos e canais como e-mail marketing também é fundamental para manter e ampliar seu espaço no mercado. 

Se você ainda não sabe como usar essas ferramentas a seu favor indicamos que acesse o checklist para criar sua campanha de e-mail marketing sem esquecer nenhum detalhe!

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