Como criar um produto digital: 4 dicas para tornar conteúdo em negócio

Você já pensou em se tornar um empreendedor digital? Com um pouco de trabalho e algumas dicas, qualquer um pode aprender como criar um produto digital.

Pode parecer intimidante pensar em como criar um produto digital. Pode parecer que você precisa ser um grande escritor ou fazer vídeos complicados. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

Criar produtos digitais é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa!

Ao criar um produto digital o mais importante é ter em mente que as pessoas algo que as ajude a resolver problemas. Isso os ajuda a mudar suas vidas para melhor.

Como criar produtos digitais: passo a passo em 4 etapas

Passo 1: Escolha um nicho rentável

Antes mesmo de aprender os detalhes de como criar um produto digital, você precisa decidir qual produto criar.

Isso começa com a escolha de um nicho lucrativo.

Mesmo que você aprenda como criar um produto digital que seja valioso, eles serão difíceis de vender se você não estiver no nicho definido.

Comece escolhendo uma categoria – idealmente uma categoria lucrativa. Categorias que em geral se dão bem como produtos digitais incluem:

  • Saúde
  • Bem estar
  • Finanças
  • Eletrônicos
  • Relacionamentos
  • Life Style

Dito isto, a coisa mais importante a fazer é realizar pesquisas de mercado.

Existem algumas questões muito críticas a serem feitas sobre qualquer nicho em questão, incluindo:

  • Existem outros produtos digitais nesse nicho?
  • Quão grande é o público?
  • As pessoas estão pesquisando online por informações nesse nicho?
  • Você poderia criar e vender vários produtos para esse público?

Exemplos incluem uma série de cursos de finanças ou uma série de vídeos fitness. Não há limites para o que pode ser criado.

Passo 2: Brainstorm

Em última análise, a chave para qualquer produto  digital de sucesso é que ele deve resolver um problema (falamos sobre isso logo no início deste artigo).

Para determinar possíveis problemas de suas personas, a serem resolvidos. Nesta etapa de como criar um produto digital, mais pesquisas são necessárias.

Esta pesquisa consiste em 3 perguntas incrivelmente importantes:

  • Quais são os maiores desafios dos clientes em potencial?
  • Quais circunstâncias levam as pessoas a buscar informações em seu nicho?
  • Que mudanças as pessoas gostariam de ver em suas vidas?

Responder a essas perguntas ajudará a encontrar as oportunidades que estão dentro de um nicho de mercado. Este é o objetivo final. Afinal, se o produto resolve um problema, será um produto desejado pelos clientes.

Etapa 3: Criar o produto real

Em geral, existem 3 tipos de produtos digitais, sendo:

  • Escrito
  • Áudio
  • Vídeo

1. Produtos escritos usando sua experiência e formação

Um produto escrito é uma ótima opção de como criar um produto digital para quem consegue escrever bem. É também o tipo de produto mais simples de criar. Tudo o que é necessário é um computador e a capacidade de criar um arquivo PDF. É isso aí!

Com essas ferramentas simples, que a maioria de nós já tem, qualquer um pode criar:

  • ebooks
  • apostilas;
  • cursos escritos.

Todos esses produtos digitais podem ser comercializados e gerar lucro.

Leia também: Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 10 passos

2. Produtos de Áudio

Existe uma ótima ferramenta gratuita chamada Audacity. Tem tudo o que uma pessoa precisa para criar um áudio de qualidade.

Com uma voz clara, boa e algumas ferramentas muito básicas, um arquivo de áudio pode ser usado para criar:

  • cursos em áudio;
  • meditações guiadas (se você escolher por um nicho que atenda à essa necessidade);
  • música;
  • podcasts e mais!

3. Produtos de Vídeo

Produtos de vídeo são provavelmente os mais intimidantes. Mas eles não precisam ser. Não há necessidade de uma câmera de vídeo! Embora possa certamente ser usada.

As opções de câmera incluem algo tão simples quanto a câmera em um smartphone ou uma webcam. Tudo o que é necessário é uma boa iluminação.

Mas sem uma câmera, um ótimo conteúdo de vídeo pode ser criado. Há alguns fantásticos softwares de captura de tela, incluindo Camtasia, Screenflow e a opção gratuita Screencast-O-Matic. Com estes, é simples aprender como criar um produto digital, como:

  • Cursos em vídeo
  • Apresentações
  • Slideshows e mais!

Ao criar um produto digital, é importante lembrar algumas dicas de conteúdo críticas. Em primeiro lugar, o conteúdo deve fornecer valor para o público. Eles precisam tirar algo disso, ou é inútil.

O conteúdo também deve ter uma estrutura sólida que inclua sistemas e técnicas para permitir que as pessoas entendam e implementem facilmente o conteúdo. Isso garantirá que as pessoas aproveitem ao máximo o conteúdo. E isso vai mantê-los voltando para mais.

Etapa 4: Aproveite a experiência de outra pessoa

Esta é uma maneira incrivelmente poderosa e secreta para aprender como criar um produto digital!

Há muitos especialistas em nicho por aí. Eles já sabem tudo o que há para saber. E eles geralmente ficam felizes em compartilhar seus conhecimentos. A chave é alavancar esse conhecimento.

Encontre os especialistas no nicho escolhido e entreviste-os.

Elabore um conjunto de perguntas e depois conduza a entrevista. Isso é tão fácil de fazer.

Basta gravar a entrevista para um produto de áudio ou vídeo.

Por exemplo, se o produto for um curso de fitness, encontre um personal trainer.

A criação de um produto digital proporciona a liberdade de propriedade de 100% e a obtenção de 100% dos lucros. É também um produto tão fácil de distribuir para 10 pessoas quanto distribuir para 10 mil pessoas.

Entre os benefícios de aprender como criar um produto digital, podemos citar:

  • não há barreiras geográficas;
  • não há limitações de armazenamento;
  • o produto pode ser atualizado conforme necessário.

E você está começando sua trajetória em busca de como criar um produto digital? Então comece a se planejar. Conte sua experiência em nossos comentários!

Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados em estratégias de marketing digital.