Como descobrir as palavras mais procuradas no Google: GUIA prático com 3 etapas

Como descobrir as palavras mais procuradas no Google? Quais são as pesquisas mais populares na plataforma? Entender o que as pessoas estão pesquisando é uma ótima maneira de acompanhar o buzz popular, descobrir o que as pessoas estão procurando e dar a elas a resposta para o que pesquisam.

Se você quer saber como descobrir as palavras mais procuradas no Google é porque quer aproveitar uma fatia das 100 bilhões de pesquisas realizadas por mês pela ferramenta. E quer que parte dos 81% de clientes que realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras, encontrem suas páginas e considerem sua marca em sua jornada de consumo.

A otimização do seu site para as palavras que correspondem às pesquisas relacionadas ao seu negócio, é uma necessidade para entrar na primeira página de resultados do Google.

A otimização do seu site ajudará a fornecer melhores informações aos mecanismos de pesquisa para que seu conteúdo possa ser indexado e exibido corretamente nos resultados da pesquisa.

SEO: otimização de mecanismos de pesquisa

Quando falamos de palavras-chave e otimização das plataformas de seu negócio, obrigatoriamente precisamos falar sobre SEO.

Se você nunca ouviu falar de SEO, resumidamente, trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo aumentar o tráfego vindo das ferramentas de pesquisa, com o Google, para seu site ou blog.

Afinal, se você quer saber como descobrir as palavras mais procuradas no Google, você tem uma razão para esse desejo. Descobrir essas palavras, irá permitir que você desenvolva estratégias, principalmente de conteúdo, utilizando esses termos.

Seu objetivo é que quando alguém fizer uma pesquisa utilizando determinada palavra, o seu artigo que aborda esse tema, apareça ou o seu site seja bem posicionado, correto?

Para aparecer na primeira página de resultados do Google, não basta sair produzindo conteúdo aleatoriamente. É preciso construir uma estratégia de SEO em que você:

  • Entenda o que as pessoas estão pesquisando
  • As respostas que estão buscando
  • As palavras que estão usando para pesquisar
  • O tipo de conteúdo que desejam consumir

Agora que você já teve um panorama geral, vamos ao primeiro passo de toda essa estratégia: como descobrir as palavras mais procuradas no Google?

Como descobrir as palavras mais procuradas no Google

1. Faça o levantamento de palavras que você acredita importantes

Para encontrar palavras-chave que ajudem a aumentar sua classificação, comece sugerindo você mesmo uma lista de palavras e frases que considera mais relevantes para seus clientes e sua relação com sua empresa.

Depois de listadas, faça a você mesmo algumas perguntas sobre as palavras e frases que escolheu e seja honesto se elas são as melhores escolhas.

  1. Quão relevantes são essas palavras para o meu site?
  2. O cliente encontrará o que está procurando no meu site quando usar essas palavras?
  3. Esta pesquisa resultará em uma venda ou ajuda para atingir as metas organizacionais?

Se você puder dizer “sim” a todas essas perguntas, está no caminho certo!

2. Realize uma pesquisa com os termos indicados (inclusive frases e termos com mais palavras)

Tente fazer uma pesquisa usando os termos selecionados para ver quais sites são exibidos.

Você não apenas descobrirá quem é sua concorrência, mas também quão difícil será competir para aparecer na primeira página do Google.

Se você descobrir que as marcas mundiais estão conquistando os dez primeiros lugares e se você é uma empresa local, você enfrentará uma batalha difícil para tentar superá-los no ranking.

Uma dica: se a sua pesquisa responder com anúncios em banner, é um sinal revelador de que as palavras-chave que você escolheu têm altas taxas de conversão.

Certifique-se de fazer pesquisas sobre diferentes tipos de palavras-chave. Se você possui uma sorveteria, provavelmente vai querer descobrir a eficácia do termo “sorveteria”. Mas considere os benefícios de usar palavras-chave de cauda longa. Uma palavra-chave de cauda longa é uma frase de três ou quatro palavras-chave que elimina a ambiguidade da pesquisa.

Foi descoberto que os consumidores que pesquisam usando uma pesquisa de cauda longa avançam mais rapidamente no processo de compra, ou seja, eles estão mais preparados para tomar decisões de compra no momento em que pesquisam.

Qual usuário está mais perto de realizar uma compra, aquele que pesquisa “airfryer”, ou “airfryer philco 3L preta”? A resposta não é difícil.

Ao otimizar um conteúdo para “airfryer philco 3L preta”, você diminui a concorrência para as primeiras colocadas e ainda aumenta a taxa de conversão de clique e amplia a chance de vender, pois, atinge um usuário mais qualificado, e em etapas do funil de vendas mais avançadas.

3. Use as ferramentas do Google para acompanhar as tendências

Se você quer saber como descobrir as palavras mais procuradas no Google, nada melhor do que usar as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, não é mesmo?

O Google disponibiliza algumas estatísticas, tendências e insights bastante interessantes por meio de ferramentas gratuitas e fáceis de usar.

Abaixo selecionamos algumas que irão te ajudar a entender como descobrir as palavras mais procuradas no Google.

Pesquisas relacionadas e sugestões

Usando o mesmo exemplo da “airfryer” acima apresentado, você pode digitar no Google o termo que acha interessante para otimização e ir até o setor de pesquisas relacionadas.

Como descobrir as palavras mais procuradas no google

Um procedimento super simples de como descobrir as palavras mais procuradas no Google e buscar inspirações para a produção de conteúdos relevantes que serão pesquisados e encontrados.

Google Trends

O Google Trends analisa o volume e as métricas de pesquisa em regiões geográficas específicas em todo o mundo, períodos de tempo e categorias de assunto.

Você pode usar o Google Trends para:

  • Pesquisar tendências de pesquisa sazonais
  • Descobrir quem, o que e onde está sendo pesquisado
  • Seguir padrões de pesquisa globais
  • Investigar sites e marcas concorrentes e muito mais.

Abaixo apresentamos como a ferramenta funciona, na pesquisa pelo termo “airfyer”.

Como descobrir as palavras mais procuradas no google

Como descobrir as palavras mais procuradas no google

Outras informações também aparecem e podem te ajudar a entender o comportamento de pesquisa de seu público para um termo específico.

Ferramenta de palavras-chave do Google (Keyword Planner)

A ferramenta de palavras-chave do Google não apenas sugere palavras-chave, mas também pode fornecer o volume de pesquisa aproximado delas. Sua utilização é obrigatória no processo de como descobrir as palavras mais procuradas no Google, pois, oferece:

  • Uma lista de palavras-chave que você pode filtrar por volume de pesquisa, concorrência e tendências.
  • É uma maneira rápida de medir as estatísticas de pesquisa para palavras-chave e frases-chave específicas.

Ela auxilia a encontrar as palavras-chave e a comparar suas tendências ao longo do tempo.

Ela também fornecerá outras informações valiosas, como seu índice de qualidade. Sempre que você veicula uma campanha ou cria uma nova landing page, entender seu índice de qualidade oferece insights sobre o desempenho das suas palavras-chave.

Seu índice de qualidade informa a relevância da sua página de destino ou sua campanha para as palavras-chave que você selecionou.

Como a pesquisa de palavras-chave pode gerar tráfego elevado no site, isso deve ser considerado obrigatório ao planejar as atividades de conteúdo e marketing de seu site.

Encontrar as palavras-chave mais pesquisadas para sua empresa não apenas permite segmentar essas palavras e frases, mas também fornece informações valiosas sobre seus clientes.

Essa ferramenta também é muito importante para quem deseja investir em anúncios pagos no Google. Se esse é o seu caso, sugerimos que também leia o artigo; “Como criar campanhas de Google Adwords”.

Existem opções de ferramentas que não são do Google, tais como o SEMRush, que permitem que você encontre palavras-chave que são pesquisadas com frequência. Essa ferramenta é paga, mas pode valer o investimento.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico, painel de palavras-chave e muito mais.

Com o painel de palavras-chave você poderá escolher as que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.