Como enviar notificações push e conseguir melhores resultados

As notificações push são mensagens que aparecem na tela principal, seja de um dispositivo móvel ou computador, enviadas por aplicativos ou pelo navegador.

As notificações push devem ser bastante objetivas e relevantes, uma vez que contam com um espaço de pouquíssimos caracteres para passar uma mensagem que consiga atrair cliques e gerar engajamento no seu site ou app.

Aqui no blog da LAHAR, já vimos o que são notificações push e como elas funcionam. Neste post, vamos mostrar como enviar notificações push, como elas podem ajudar o seu negócio e como aplicá-las nas suas estratégias de comunicação no web e no mobile. Acompanhe!

Como as notificações push podem ajudar o seu negócio

Antes de falarmos sobre como enviar notificações push, vamos entender como elas podem ajudar o seu negócio.

As notificações push devem ser tratadas como mais um canal que o seu negócio tem à disposição para enviar ofertas específicas – e muitas vezes personalizadas – para os usuários que toparam recebê-las.

Aliás, é essa última característica que faz com que as notificações push – tanto via web quanto via mobile – entrem no rol das ações do chamado Marketing de Permissão. De fato, esse tipo de estratégia é altamente valioso para aproximar e melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes. No seu negócio, o envio desse tipo de alerta pode ser utilizado para:

  • Aumentar o engajamento dos clientes com a marca;
  • Aumentar o tráfego do site;
  • Captar mais informações sobre seu público-alvo;
  • Convidar os clientes a realizar uma determinada ação;
  • Melhorar o relacionamento com o público (clientes atuais e potenciais);
  • Trabalhar a reputação da marca.

Para que sejam bem sucedidas – e também por conta do tamanho reduzido – as notificações push devem ser bem objetivas e deixar claras a mensagem e a oferta para quem vai recebê-las.

Como enviar notificações push e conseguir melhores resultados: 3 dicas simples

Assim como qualquer estratégia de marketing, existe uma série de boas práticas para otimizar as notificações push e potencializar seu resultado. Isso passa tanto pelo conteúdo da mensagem quanto pela segmentação de cada campanha.

Como resultado, é possível aumentar as conversões e, por meio da análise das principais métricas de cada campanha, identificar qual estratégia propiciou os melhores resultados, além de ter insights importante de como prosseguir. Nesse sentido, se você quer saber como enviar notificações push, veja algumas dicas que podem melhorar os resultados da sua estratégia:

Copywriting

Trata-se de uma estratégia com o objetivo de otimizar o conteúdo das campanhas para aumentar a chance de conversão de que as recebe. Para isso, é fundamental que você conheça bem a persona do seu negócio e, a partir das informações que você tem em mãos, defina a linguagem e tom mais adequados para os materiais que serão utilizados como chamariz.

Ademais, o uso de verbos de ação (no imperativo) e números (porcentagens, dados e estatísticas) são fatores que ajudam a conquistar a atenção do leitor a aumentar a atratividade da mensagem.

Leia mais: O que é Copywriting: 9 técnicas para converter mais e agora!

Horário de envio

Aqui no blog, já vimos qual é o melhor horário para enviar email marketing e fizemos um guia com os melhores horários para postar nas redes sociais. Como você pode perceber, trata-se de um ponto sensível para a eficiência de qualquer estratégia de comunicação e marketing. E com as notificações push isso não é diferente.

O horário escolhido para enviar as suas campanhas tem que ser bem planejado, para que sejam lançadas sempre no momento com mais possibilidades de despertar o interesse da pessoa que as recebe.

Para isso, não há fórmula mágica: é preciso planejar o disparo das mensagens em diferentes horas do dia e acompanhar os resultados. Mude os horários também de acordo com o dia da semana, uma vez que o impacto de uma campanha pode ser diferente em uma segunda-feira, logo após o final de semana, de uma quarta-feira, por exemplo.

Segmentação e personalização

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo do Facebook for Business, 61% das pessoas afirmam gostar de receber mensagens personalizadas das marcas com que se relacionam.

Essa é uma estratégia simples e que colabora para que a pessoa que recebeu a mensagem sinta que possui um vínculo com a empresa. Com base nisso, é preciso segmentar as suas campanhas de acordo com o seu conteúdo.

Isso é importante para enviar apenas as mensagens que verdadeiramente interessam ao destinatário e evitar que a mesma pessoa receba um número muito grande de alertas, muitos dos quais não lhe atraem.

Como medir o sucesso da sua estratégia?

Saber como enviar notificações push e como elas podem ajudar o seu negócio não é o suficiente. Acompanhar e analisar o desempenho de cada campanha lançada é fundamental para medir sua eficiência e corrigir rumos.

Para isso, é preciso ficar de olho nas principais métricas que podem ajudar você a ter uma visão mais completa sobre como o disparo de notificações push tem colaborado para o seu negócio.

Métricas como a taxa de cliques podem dizer muito sobre a eficiência de cada mensagem, especialmente quando comparada ao número de disparos que foram feitos.

Então vale a pena investir no envio de notificações push?

Agora que você sabe como enviar notificações push, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim. Se bem feita, a estratégia de envio de notificações push permite que empresas de todos os setores se comuniquem de maneira eficaz com seus clientes, ajudando a aumentar o engajamento e a melhorar as vendas.

E se você quiser tornar sua estratégia ainda mais eficaz, não deixe também de conhecer a LAHAR.

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

Dentre as funcionalidades que a plataforma oferece está o Push Message, ferramenta para a criação de campanhas para o envio de notificações push.

Em uma interface simples, você pode configurar rapidamente as suas campanhas, escolhendo a opção de enviá-las de diferentes formas: para toda a base de contatos, para um lista específica, individualmente ou ainda por TAGs selecionadas.

A ferramenta também permite o agendamento do envio das mensagens e possibilita o acompanhamento das campanhas para análise e revisão.Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!