Tutorial | Como enviar sitemap para o Google e otimizar seu SEO

Quando criamos um site, um dos problemas mais comuns que devemos abordar é como listar o site em mecanismos de pesquisa como o Google. Para isso você precisa trabalhar para ajudar o Google a encontrar seu blog. Isso pode ser feito facilmente com a ajuda do arquivo Sitemap. A grande dúvida é; como enviar sitemap para o Google?

Tudo o que você precisa fazer é gerar o arquivo do Sitemap para seu site e enviá-lo ao Google.

Mas, vamos começar do começo?

Primeiro, antes de aprender como enviar sitemap para o Google, precisamos entender o que é um sitemap e por que é importante enviá-lo para os mecanismos de pesquisa.

O que é um sitemap?

Um sitemap é um arquivo XML que contém as URLs existentes dentro do seu blog. Esse arquivo ajuda os rastreadores a encontrar todos os URLs do seu blog.

Há muitos aspectos do site que um rastreador acompanhará, como o tamanho do sitemap e o número de URLs no sitemap.

Em suma, um sitemap é um índice completo do seu blog que você deseja que os robôs do mecanismo de pesquisa vejam.

Na captura de tela abaixo, você pode ver um exemplo de arquivo do Sitemap:

Como enviar sitemap para o google

Ao aprender como enviar sitemap para o Google e fazê-lo, os robôs do mecanismo de pesquisa seguem os arquivos do sitemap para rastrear e indexar seu site.

Antes, entretanto, de saber como enviar sitemap para o Google, você deve saber gerar o sitemap.

Para um site normal, usamos um gerador de sitemap online para criar um arquivo e enviá-lo para ferramentas de Webmaster oferecidas pelo Google e pelo Bing.

Para blogs do WordPress, usamos plugins que mantêm automaticamente atualizando nosso arquivo de sitemap à medida que publicamos o novo post. Dessa forma, você não precisa reenviar um novo sitemap depois de publicar novos artigos.

É uma boa prática colocar o link do arquivo do sitemap no rodapé do seu site para que os robôs do mecanismo de pesquisa possam descobrir e seguir rapidamente o arquivo do mapa do site e rastrear seu blog com mais eficiência.

Agora que sabemos o que é um sitemap, vamos para o próximo nível.

Como enviar Sitemap para o Google: passo a passo

Aqui estão os passos que você precisa seguir para enviar sitemap para o google:

  • Faça login no console de pesquisa do Google
  • Selecione seu site
  • Clique no Sitemap na barra lateral esquerda
  • Adicione seu URL do sitemap (Ex: sitemap_index.xml)
  • Clique em enviar

Agora, que você teve uma visão geral dos passo, vamos explicar mais detalhadamente como enviar sitemap para o Google.

Vá até o console de pesquisa do Google e selecione seu site.

Como enviar sitemap para o google

Assim que você clicar no botão enviar (submit), o Google rastreará seu arquivo de sitemap e começará a rastrear e indexar todos os links listados.

Se você estiver usando uma versão antiga do console de pesquisa do Google, o passo a passo de como enviar sitemap para o google, pode ser um pouco diferente. Siga as etapas descritas abaixo.

Dentro do painel do seu Google Webmaster Tool, no lado direito, você verá uma opção chamada “Sitemaps”. Clique em “Mais” para ver todos os sitemaps enviados ou você pode enviar um novo sitemap de lá.

Como enviar sitemap para o google

Clique em “Adicionar / Test Sitemap” para enviar seu arquivo de sitemap. Na mesma página, você pode ver quais sitemaps foram descobertos pelo Google ou quais arquivos de sitemaps foram enviados anteriormente por você ou por alguém de sua equipe.

Como enviar sitemap para o google

Dependendo do tipo de sitemap que você gerou, você pode enviá-lo daqui.

Se você estiver executando um site com muitas imagens, sugiro que crie um sitemap de imagem. Você também pode criar um sitemap de vídeo para o seu site.

Para um blog WordPress, você pode criar sitemaps de imagem usando este plugin WordPress.

Como enviar sitemap para o google

Se você estiver enviando um sitemap para um novo blog, poderá levar algum tempo para ver o status do índice. Com o status do índice na mesma página, você pode ver quantos URLs são enviados por meio do sitemap e quantos links o Google indexou.

Se você enviou sitemaps separados para imagens e vídeos, também verá o status desses links. Aqui está um exemplo:

Como enviar sitemap para o google

E aí, aprendeu como enviar sitemap para o Google? Qualquer dúvida deixe em nossos comentários.

Leia também: SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro

Este conteúdo foi escrito pela LAHAR. Somos uma plataforma que pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.