Como fazer e-mail marketing responsivo: 6 etapas para que não é programador (e para quem é)

Em busca de como fazer um e-mail marketing responsivo? Você vai precisar: 

  1. Utilize uma estrutura de e-mail simples;
  2. Cuidado com o uso de imagens;
  3. Atenção às fontes usadas;
  4. Acerte na escolha dos templates;
  5. Faça um teste para abertura do e-mail em diferentes dispositivos;
  6. Escolha a ferramenta de e-mail marketing que ofereça esses funcionalidades.

Esse passo a passo vai permitir que seus leads acessem o e-mail que a sua empresa enviou pelo smartphone (ou tablet) e possam ter uma boa experiência de usuário, compreendendo o conteúdo compartilhado, clicando no CTA e acessando páginas de destino também responsivas, para manter o avanço pelo funil de vendas

Segundo pesquisa da HubSpot, 80,8% dos usuários de email afirmam abrir seus emails em dispositivos móveis. Já a Deloitte mostra que 92% dos brasileiros utilizam smartphones

Isso quer dizer que aprender como fazer um e mail marketing responsivo é a única forma de atingir esses milhões de contatos. 

Se você é programador ou desenvolvedor, ou mesmo se tem alguma base nesses assunto, é possível fazer a criação de um e-mail responsivo usando códigos CSS e HTML, mas se você não entende nada de programação e quer criar um e-mail marketing responsivo sem precisar contratar alguém para isso, nós vamos te ajudar. 

Como fazer um e mail marketing responsivo?

Atualmente não é preciso ser um desenvolvedor web para criar e-mail marketing, sites e páginas de destino responsivas. 

Alguns softwares de e-mail marketing vão te ajudar a realizar essa tarefa sem dificuldades. Ou seja, sem que você precise usar códigos. 

Entretanto, mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados para que a mensagem que está sendo transmitida gere uma boa experiência para o usuário, e isso vai além da escolha do disparador de e-mails que faça a conversão para um e-mail responsivo

1. Utilize uma estrutura de e-mail simples

Crie um e-mail simples, com poucas cores e textos breves, objetivos e claros, além de imagens leves. 

Use os CTAs para levar o lead para uma página onde você aborde o assunto mais detalhadamente. Nada de criar um e-mail enorme, porque ninguém vai ler, ainda mais no smartphone. 

Inclua um único CTA que seja atrativo e esteja em destaque em relação ao restante do texto. Um botão colorido com a frase de conversão é suficiente. 

É indicado que o CTA tenha, em média, 44 × 44 pixels. Essa medida vai facilitar o clique do lead. 

Leia mais em: Como os recursos visuais podem aumentar a taxa de conversão das vendas

Como fazer um e mail marketing responsivo

Fonte: Monkarlum

Dica bônus: as páginas de destino, para onde o lead é enviado após clicar no CTA, também devem ser otimizadas para dispositivos móveis. Caso contrário a experiência não será completa e os resultados não serão os esperados. 

2. Cuidado com o uso de imagens

Um erro fatal para uma campanha de e-mail marketing é criar uma imagem com texto e anexá-la ao corpo do e-mail para enviá-la aos contatos. 

É muito comum que as imagens estejam muito “pesadas” para serem carregadas automaticamente ou que o provedor não permita a abertura automática delas. 

Isso é especialmente comum em smartphone estão conectados por dados móveis, mas também acontece com frequência com usuários que acessam o e-mail pelo computador. 

Por isso é indicado que você crie e-mails onde a informação principal está em formato de texto e que as imagens apenas complementam o material. Assim se elas não carregarem, independente do motivo, o lead terá acesso a informação principal. 

Além de tudo isso, os smartphones tornam as imagens pequenas demais para serem lidas

Essa é mais uma razão para usar imagens apenas como apoio visual. 

Lembre-se de reduzir o tamanho do arquivo, sempre!

3. Atenção às fontes usadas

Agora que você já sabe que vai precisar usar texto e não apenas imagem, é preciso se preocupar com as fontes escolhidas e seus tamanhos

Dê preferência para fontes tradicionais como Arial, Helvetica e Times New Roman. Além de oferecerem uma melhor legibilidade elas são identificadas em todos os dispositivos. 

Outras fontes podem não ser identificadas pelo provedor. Nesses casos elas serão substituídas mudando o layout inicialmente proposta por sua equipe.

Ao escolher o tamanho da fonte opte por medidas a partir de 13 pixels. Isso vai facilitar a leitura do usuário na tela do smartphone.

4. Acerte na escolha dos templates

Como falamos logo no início desse artigo sobre como fazer um e mail marketing responsivo, a forma mais simples de alcançar esse objetivo é usando disparadores de e-mails marketing com essa funcionalidade. 

Essas ferramentas também oferecem o serviço de templates que já são adaptados para acesso em dispositivos mobile.

O ideal é que você opte por modelos de no máximo duas colunas. 

Para criar o seu próprio template você vai precisar ter conhecimento sobre HTML e CSS. 

Como fazer um e mail marketing responsivo

5. Faça um teste para abertura do e-mail em diferentes dispositivos

Antes de disparar o seu e-mail marketing é importante que você faça um teste para saber se realmente o e-mail está abrindo de maneira ideal nos diferentes dispositivos. 

Esse teste é um passo fundamental para uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Para saber quais são os outros passos que não podem faltar em um disparo de e-mail confira o guia gratuito:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

6. Escolha a ferramenta de e-mail marketing ideal

Tudo o que acabamos de indicar acima sobre como fazer um e mail marketing responsivo fica muito mais simples se você optar pelo uso de uma ferramenta de e-mail marketing, ideal.

Além de oferecer os templates certos, elas também realizam o processo de responsividade sem que você precise mexer com códigos CSS ou HTML, permitem que sua empresa realize o teste de envio nos diferentes dispositivos, além de oferecer muitas outras funcionalidades. 

Mas, qual é a melhor ferramenta para fazer um e mail marketing responsivo?

Em 2019 a ABComm – Associação Brasileira de Comércio elegeu a LAHAR como Melhor Ferramenta de Marketing Digital do ano. 

A LAHAR é um software de email marketing grátis por 15 dias que reúne todas as funcionalidades listadas aqui e tantas outras relacionadas às etapas do Inbound Marketing.

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  • gestão de leads;
  • automação de marketing.

Agora que você já sabe como fazer um e mail marketing responsivo, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

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