Como fazer Inbound Marketing na empresa: 6 etapas para implementar

Provavelmente você já ouviu falar sobre o que é Inbound Marketing, correto? Mas você sabe como fazer Inbound Marketing?

Considerada uma das estratégias de captação de leads mais poderosas da atualidade, o objetivo principal da estratégia de inbound marketing é não encher o cliente com propagandas e spam, e sim oferecer as respostas para o que eles estão procurando.

De acordo com estudo realizado pelo Hubspot em 2018, cerca de 75% das empresas B2B e B2C já adotam o inbound marketing como sua principal abordagem de marketing. Seu negócio não vai ficar para trás, certo?

Afinal, segundo pesquisa realizada pela Demand Metric, hoje, cerca de 70% dos usuários preferem conhecer uma marca por meio de artigos em vez de anúncios pagos. Mais um dado que corrobora com a importância de implementar marketing de conteúdo e inbound marketing em seu negócio.

E tem mais… De acordo com a Content Trend 2018, empresas que investem nesse tipo de estratégia geram 2,6 vezes mais visitas em seu site e 3,7 vezes mais leads. São números impressionantes para serem ignorados.

Por isso, é tão importante trabalhar no desenvolvimento de materiais como artigos, e-books, vídeos, dentre outras mídias. Porque o impacto das estratégias do marketing tradicional está cada vez menor.

Um conteúdo bem produzido e pensado para ajudar o consumidor e dialogar com suas necessidades, ao auxiliar na resolução de problemas desempenha um papel de destaque na sua decisão de compra. 

E é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Para não ter nenhuma dúvida de que você entende o que é Inbound Marketing que tal uma breve explicação sobre o assunto?

Em seguida vamos falar sobre os seus benefícios e compreender como colocar essa estratégia em prática, aprendendo como fazer Inbound Marketing em seis etapas.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma filosofia de marketing baseada na permissão e não na interrupção, como costumava ser o marketing antes da internet.

Dentro do Inbound Marketing a ideia central é que as pessoas valorizam conteúdo relevante e informações que irão contribuir para a solução de seus problemas e necessidades. 

Como fazer inbound marketing

A metodologia é baseada em 4 etapas da relação entre empresa e cliente. São elas:

  • atrair;
  • converter;
  • fechar;
  • encantar os visitantes, leads e clientes.

Para alcançar esses objetivos a empresa deve lançar mão de estratégias como:

  • mídias sociais;
  • blogs;
  • SEO;
  • e-mail marketing, e mais.

Como fazer inbound marketing

Fonte: Netgains

Em essência, o Inbound Marketing atrai os clientes e auxilia-os na caminhada por todas as etapas do funil de vendas.

Se você deseja se aprofundar no conceito sobre Inbound Marketing, indicamos o artigo; “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.

Agora, vamos conhecer seus principais benefícios.

5 benefícios do inbound marketing

Desenvolver uma boa estratégia de Inbound Marketing independe do tamanho e do segmento do seu negócio.

Se você busca alcançar melhores resultados e atingir os seus objetivos de negócio, independente de quais sejam eles, com certeza existe uma estratégia certa de inbound marketing que pode te ajudar a chegar lá.

Para não restar dúvidas que uma estratégia de marketing de conteúdo pode te ajudar, preparamos uma lista com 5 benefícios do inbound marketing. Confira!

1. Mensuração de resultados

Ao contrário do marketing tradicional, em que os dados de números de pessoas impactadas pelo seu anúncio são incertos ou refletem apenas uma estimativa, um dos grandes diferenciais do Inbound Marketing é poder medir os resultados de suas ações de forma mais precisa e em real time

Com o auxílio das ferramentas certas, você tem acesso a uma infinidade de dados, como número de cliques, número de visitantes no site, conversões, taxa de abandono, dentre tantas outras informações que te ajudam a otimizar sua estratégia e consequentemente, melhorar seus resultados.

2. Redução de custos

A redução de custos e a otimização da verba da empresa é mais um dos benefícios oriundos da estratégia de Inbound Marketing.

Com um custo 62% inferior ao do marketing tradicional, você pode economizar o orçamento da sua empresa em ações com custos mais elevados e focar seu investimento em ações de inbound marketing que geram mais retorno e oferecem um melhor custo x benefício para o seu negócio.

3. Melhorar o posicionamento da sua empresa em sites de buscas

Nos dias de hoje, com o novo comportamento do consumidor, em que ele está exposto a tantas informações e que ele mesmo busca dados sobre uma empresa antes de ter o seu primeiro contato, é importante que o seu negócio seja visto.

Buscadores como o Google, são uma excelente oportunidade de exposição para a sua marca. Afinal, hoje o consumidor tem muito mais controle do processo de compra e gosta de comparar qual solução lhe atende melhor. E, quando ele começar sua busca, onde vai encontrar a solução que a sua empresa oferece?

Para garantir um bom ranqueamento do seu site nos resultados de busca, sua estratégia de inbound marketing deve contar com ações focadas em SEO (Search Engine Optimization).

Seguir essas “normas” torna seu conteúdo mais relevante de acordo com os mecanismos de busca das ferramentas e a busca orgânica (resultados naturais em mídia gratuita) de seu público.

Para você entender o grau de importância do SEO para uma estratégia bem sucedida de inbound marketing, a otimização do SEO e o aumento da presença da marca em buscas orgânicas, é prioridade para aproximadamente 66% dos profissionais de marketing.

4. Aderência ao perfil do novo consumidor

Ações interruptivas, como janelas pop-ups e notificações, já não são mais aderentes ao perfil público atual: hoje, o consumidor está no comando!

Um dos diferenciais positivos do Inbound Marketing está justamente em promover o chamado “marketing de permissão”.

E o que é isso? São ações que se adequam aos hábitos digitais do seu usuário, fazendo parte, de maneira natural, do dia a dia do consumidor, sem interrompê-lo. Dessa maneira é estabelecida uma conversa com o seu consentimento e interesse. Daí, cria-se um relacionamento.

Ao manter seu site atualizado com conteúdos e informações relevantes e gerando material rico para o seu blog, sua empresa está promovendo ações menos invasivas e, consequentemente, mais eficientes para esse novo perfil de público.

5. Aumento das vendas qualificadas e do ROI

A estratégia de Inbound Marketing defende a teoria de que todo usuário que visita seu site e consome seu conteúdo é um cliente em potencial.

O marketing de conteúdo tem o benefício de conseguir obter informações de contato desses visitantes em troca de conteúdos de valor, e a isso damos o nome de geração de leads.

Um lead nada mais é do que um visitante que fornece dados pessoais para a sua empresa em troca de conteúdo. E é justamente a captura e a qualificação desses leads que desencadeiam em dois grandes benefícios para a sua organização:

  • um retorno sobre investimento (ROI) maior (média de 275%)
  • vendas mais qualificadas

Mas por que isso acontece? Pois a conversão desse lead em oportunidade de venda é resultado de um processo segmentado de nutrição de conteúdo focado e relevante, com potencial de 54% mais oportunidades de venda do que estratégias de marketing tradicional.

Esse tipo de ação encurta o ciclo de venda, pois estreita a relação da marca com o usuário e faz ele chegar no funil de vendas mais preparado para a conversão, além de diminuir os custos de investimento, pois seus conteúdos já o convenceram que a sua empresa tem o que ele precisa.

Vamos botar a mão na massa? Agora que você conheceu os cinco principais benefícios da estratégia de inbound marketing, vamos aprender como implementá-la em seu negócio em seis etapas.

Como fazer Inbound Marketing? 6 etapas

1. Definir metas e KPIs

O primeiro passo de como fazer Inbound Marketing é definir as metas que sua empresa tem o as ações de divulgação que irá executar.

Defina todos os indicadores para medir se a empresa alcançou ou não a meta em questão.

Os indicadores de marketing digital vão ajudar sua empresa a medir o sucesso de sua estratégia de Inbound Marketing. Entre eles estão:

  • quantidade de novos clientes;
  • volume de leads captados;
  • número de novos visitantes;
  • taxa de conversão e mais.

2. Definir a persona de seu negócio

Toda empresa tem um cliente ideal. Esse cliente foi chamado de público alvo por muito tempo, mas atualmente a melhor expressão é persona.

Ao criar sua persona é preciso definir:

  • idade;
  • gênero;
  • comportamentos;
  • interesses;
  • objetivos de vida, e mais

Para realizar esse passo, siga para o artigo; “Como criar personas para o seu negócio”.

Um outro grupo de pessoas importante para compreender em uma relação B2B é a análise dos papéis de compra de suas personas dentro de cada organização prospectada.

Quando você sabe com quem está falando tem mais chances de usar os argumentos certos que atraiam atenção e interesse.

3. Funil de vendas

Ao criar suas ações de Inbound Marketing, além de considerar as personas com as quais sua empresa está se relacionando é importante considerar as etapa do funil de compra em que elas podem estar.

Eles estão apenas começando a entender que existe um problema?

Já consideram algumas formas de resolvê-lo?

Em suma …

Eles estão prontos para tomar uma decisão?

Em cada uma das etapas do funil de vendas um conjunto de argumentos terá melhor resultado para a conversão desses usuários em leads ou dos leads em clientes.

Como fazer inbound marketing

Fonte: Opinion Box

Para se aprofundar nesse conceito indicamos que você acesse o vídeo abaixo. As dicas são muito relevantes para a criação de sua estratégia e para quem está em busca de como fazer Inbound Marketing.

4. Gestão de leads

Após atrair usuários para seu site é hora de converte-los em leads.

Isso acontece quando um visitante preenche um formulário e deixa informações de contato, principalmente, o e-mail.

Ao converter visitantes em leads sua empresa passa a ser capaz de se comunicar com esse contato periodicamente.

Com as informações que compartilharam você pode realizar a nutrição de leads por meio de um fluxo de automação de e-mails.

Os e-mails tem o objetivo de informar e um dia converter esses leads em clientes.

Leia mais em: O que é gestão de leads: 4 etapas para gerar mais vendas

5. SEO e marketing de conteúdo

O Inbound Marketing quer que o usuário encontre a sua empresa.

Para isso seu negócio precisa estar disponível.

SEO e marketing de conteúdo são duas formas de fazer isso.

Para saber sobre o que as personas do seu negócio estão pesquisando use as ferramentas de SEO.

A criação de conteúdo para blog é fundamental para a otimização do site para mecanismos de pesquisa.

Ou seja, o marketing de conteúdo contribui para o SEO e coloca os usuários em seu site, onde eles aprendem mais sobre você e tem acesso a outros conteúdos.

Entretanto, existem mais coisas sobre como otimizar seu site para mecanismos de busca e outras estratégias de Inbound Marketing, entre elas:

  • links de conversão, como CTAs;
  • velocidade de carregamento;
  • usabilidade;
  • estar em conformidade com dispositivos mobile, e por aí vai!

Você também precisará fazer algum trabalho de SEO para entender a palavra-chave que as pessoas-alvo estão usando ao procurar soluções e incorporá-las naturalmente ao conteúdo de todo o site. Talvez você precise aprofundar seu conhecimento sobre esse tópico, para isso, acesse; “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site”.

6. Esteja presente nas mídias sociais

Agora você já tem em mãos o que precisa sobre como fazer inbound marketing. Pelo menos para começar, mas falta mais uma coisinha!

As redes sociais são canais relevantes para o Inbound Marketing, então invista nelas.

O LinkedIn é um ótimo lugar para empresas B2B compartilharem links para postagens de blog e conteúdo mais avançado, entretanto negócios B2C podem preferir:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter.

Pronto!

Agora, você sabe quais são as etapas de como fazer Inbound Marketing! Mas, calma! As coisas não acabam por aqui.

Existem algumas ferramentas de Inbound Marketing que vão ajudar você em toda a sua estratégia, desde a atração até a fidelização do cliente, entre elas está o software de automação de marketing, LAHAR, que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

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