Como fazer Inbound Marketing na empresa: 6 etapas para implementar

Provavelmente você já ouviu falar sobre o que é Inbound Marketing, correto? Mas você sabe como fazer Inbound Marketing?

É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Para não ter nenhuma dúvida de que você entende o que é Inbound Marketing que tal uma breve explicação sobre o assunto?

Em seguida vamos passar para a prática e conhecer como fazer Inbound Marketing com 5 etapas.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma filosofia de marketing baseada na permissão e não na interrupção, como costumava ser o marketing antes da internet.

Dentro do Inbound Marketing a ideia central é que as pessoas valorizam conteúdo relevante e informações que irão contribuir para a solução de seus problemas e necessidades. 

Como fazer inbound marketing

A metodologia é baseada em 4 etapas da relação entre empresa e cliente. São elas:

  • atrair;
  • converter;
  • fechar;
  • encantar os visitantes, leads e clientes.

Para alcançar esses objetivos a empresa deve lançar mão de estratégias como:

  • mídias sociais;
  • blogs;
  • SEO;
  • e-mail marketing, e mais.

Como fazer inbound marketing

Fonte: Netgains

Em essência, o Inbound Marketing atrai os clientes e auxilia-os na caminhada por todas as etapas do funil de vendas.

Se você deseja se aprofundar no conceito sobre Inbound Marketing, indicamos o artigo; “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.

Por aqui, vamos à prática!

Como fazer Inbound Marketing? 6 etapas

1. Definir metas e KPIs

O primeiro passo de como fazer Inbound Marketing é definir as metas que sua empresa tem o as ações de divulgação que irá executar.

Defina todos os indicadores para medir se a empresa alcançou ou não a meta em questão.

Os indicadores de marketing digital vão ajudar sua empresa a medir o sucesso de sua estratégia de Inbound Marketing. Entre eles estão:

  • quantidade de novos clientes;
  • volume de leads captados;
  • número de novos visitantes;
  • taxa de conversão e mais.

2. Definir a persona de seu negócio

Toda empresa tem um cliente ideal. Esse cliente foi chamado de público alvo por muito tempo, mas atualmente a melhor expressão é persona.

Ao criar sua persona é preciso definir:

  • idade;
  • gênero;
  • comportamentos;
  • interesses;
  • objetivos de vida, e mais

Para realizar esse passo, siga para o artigo; “Como criar personas para o seu negócio”.

Um outro grupo de pessoas importante para compreender em uma relação B2B é a análise dos papéis de compra de suas personas dentro de cada organização prospectada.

Quando você sabe com quem está falando tem mais chances de usar os argumentos certos que atraiam atenção e interesse.

3. Funil de vendas

Ao criar suas ações de Inbound Marketing, além de considerar as personas com as quais sua empresa está se relacionando é importante considerar as etapa do funil de compra em que elas podem estar.

Eles estão apenas começando a entender que existe um problema?

Já consideram algumas formas de resolvê-lo?

Em suma …

Eles estão prontos para tomar uma decisão?

Em cada uma das etapas do funil de vendas um conjunto de argumentos terá melhor resultado para a conversão desses usuários em leads ou dos leads em clientes.

Como fazer inbound marketing

Fonte: Opinion Box

Para se aprofundar nesse conceito indicamos que você acesse o vídeo abaixo. As dicas são muito relevantes para a criação de sua estratégia e para quem está em busca de como fazer Inbound Marketing.

4. Gestão de leads

Após atrair usuários para seu site é hora de converte-los em leads.

Isso acontece quando um visitante preenche um formulário e deixa informações de contato, principalmente, o e-mail.

Ao converter visitantes em leads sua empresa passa a ser capaz de se comunicar com esse contato periodicamente.

Com as informações que compartilharam você pode realizar a nutrição de leads por meio de um fluxo de automação de e-mails.

Os e-mails tem o objetivo de informar e um dia converter esses leads em clientes.

Leia mais em: O que é gestão de leads: 4 etapas para gerar mais vendas

5. SEO e marketing de conteúdo

O Inbound Marketing quer que o usuário encontre a sua empresa.

Para isso seu negócio precisa estar disponível.

SEO e marketing de conteúdo são duas formas de fazer isso.

Para saber sobre o que as personas do seu negócio estão pesquisando use as ferramentas de SEO.

A criação de conteúdo para blog é fundamental para a otimização do site para mecanismos de pesquisa.

Ou seja, o marketing de conteúdo contribui para o SEO e coloca os usuários em seu site, onde eles aprendem mais sobre você e tem acesso a outros conteúdos.

Entretanto, existem mais coisas sobre como otimizar seu site para mecanismos de busca e outras estratégias de Inbound Marketing, entre elas:

  • links de conversão, como CTAs;
  • velocidade de carregamento;
  • usabilidade;
  • estar em conformidade com dispositivos mobile, e por aí vai!

Você também precisará fazer algum trabalho de SEO para entender a palavra-chave que as pessoas-alvo estão usando ao procurar soluções e incorporá-las naturalmente ao conteúdo de todo o site. Talvez você precise aprofundar seu conhecimento sobre esse tópico, para isso, acesse; “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site”.

6. Esteja presente nas mídias sociais

Agora você já tem em mãos o que precisa sobre como fazer inbound marketing. Pelo menos para começar, mas falta mais uma coisinha!

As redes sociais são canais relevantes para o Inbound Marketing, então invista nelas.

O LinkedIn é um ótimo lugar para empresas B2B compartilharem links para postagens de blog e conteúdo mais avançado, entretanto negócios B2C podem preferir:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter.

Pronto!

Agora, você sabe quais são as etapas de como fazer Inbound Marketing! Mas, calma! As coisas não acabam por aqui.

Existem algumas ferramentas de Inbound Marketing que vão ajudar você em toda a sua estratégia, desde a atração até a fidelização do cliente, entre elas está o software de automação de marketing, LAHAR, que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

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