Como fazer marketing na internet: 5 estratégias para começar

Quando você pensa em “como fazer marketing na internet”, qual é a primeira coisa que vem a sua mente? Alguns proprietários de empresas pensam em um site. Outros podem pensar em mídias sociais ou blogs.

Na realidade, todas essas formas de publicidade se enquadram na resposta para a pergunta, como fazer marketing na internet?

Cada uma das ações apresentadas acima, e tantas outras, são como peças de um quebra-cabeça. Para os proprietários de empresas que tentam estabelecer sua presença na web, há muitas peças de quebra-cabeças para gerenciar.

No entanto, entender como fazer marketing pela internet é essencial para todas as empresas, mesmo para as menores. A presença online pode ajudá-lo a:

  • Estabelecer sua marca
  • Atrair novos leads
  • Fazer vendas

Leia também: O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads

Neste artigo, vamos apresentar como fazer marketing na internet, definindo os conceitos básicos de cada tipo de plataforma de marketing na web e o que você precisa para começar.

Como fazer marketing na Internet: 5 táticas indispensáveis

Marketing na Internet, ou marketing digital, é um termo bastante amplo. Qualquer tipo de esforço de marketing que você execute online cairá nessa categoria. Para ajudá-lo a se orientar, no entanto, separamos alguns dos caminhos mais populares e importantes que as empresas precisam conhecer.

Listamos a seguir 5 estratégias que irão, ao menos em um primeiro momento, te ajudar a entender como fazer marketing pela internet.

1. Search Engine Marketing (SEM)

Search engine marketing (SEM) é qualquer esforço de marketing desenvolvido para ajudar os usuários a encontrar você por meio de plataformas de pesquisa, como o Google.

Dentro desse conceito, o SEO, ou seja, o trabalho de otimização de mecanismos de pesquisa, e as plataformas de pesquisa pagas, como o Google AdWords, são consideradas essenciais e são parte separadas do SEM.

SEO é gratuito. Com o SEO, você cria um site projetado para se classificar bem nos mecanismos de pesquisa, ajudando as pessoas a encontrar você de maneira orgânica.

Para classificar bem organicamente, você precisará fazer uma extensa pesquisa de palavras-chave e saber como escrever um conteúdo excelente focado nesses termos.

O SEO também exigirá que você aprenda sobre técnicas como o Link Building, que também pode ajudar seu site a subir no ranking.

Como uma das estratégias mais importantes de qualquer ação de marketing digital, sugerimos que você também leia o artigo exclusivo da LAHAR, “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.

Ferramentas como o Yoast SEO – que é um plug-in gratuito do WordPress – podem ajudar você a otimizar seu site para SEO, mesmo que não esteja familiarizado com essa estratégia.

2. Links patrocinados

Os links patrocinados, em geral são cobrados por CPC, ou custo por clique.

A forma de pagamento depende da plataforma e da escolha de quando pagar. Você pode pagar por cliques, conversões, ações realizadas ou impressões.

Em campanhas de links patrocinados você pode escolher por anúncios de pesquisa ou anúncios gráficos, chamados também de Display.

Os anúncios da Rede de Pesquisa permitem que você exiba anúncios de texto para usuários que pesquisam ativamente as palavras-chave que você segmentou. Se eles estiverem pesquisando por “calças xadrez roxas” e você estiver exibindo uma campanha publicitária para vendê-las, ela será exibida no topo dos resultados da pesquisa.

O Google AdWords e o Bing Ads são as duas plataformas de anúncios de pesquisa de CPC mais comuns. Eles permitem que você se conecte a usuários que estejam procurando ativamente por seu produto e tenham alta intenção de comprar.

Os outros tipos de anúncio são anúncios gráficos, os Displays, incluindo anúncios do Facebook Ads e do Instagram Ads, Google Display e anúncios do LinkedIn Ads.

Sugerimos que antes de iniciar uma campanha de compra de mídia, você leia o material com passo a passo, “Como criar campanhas de Google Adwords”.

Os anúncios Display permitem exibir seus anúncios de maneira proativa para os usuários enquanto eles navegam na web. Seu anúncio pode aparecer no feed do Facebook, por exemplo, ou na página de notícias que seu público esteja lendo. Eles oferecem a vantagem de apresentar o cliente ao seu produto, mesmo que ele não esteja procurando.

3. Mídia social

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar para você criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Realmente as redes sociais são excelentes plataformas para você colocar em prática os ensinamentos de como fazer marketing na internet.

O marketing para redes sociais inclui marketing orgânico e publicidade paga.

Os principais objetivos das campanhas de marketing de mídia social são:

  • Promover a conscientização, ou seja, a divulgação da marca para quem ainda não a conhece
  • Nutrir relacionamentos com os clientes, mantendo sua marca na mente de seus consumidores

A plataforma de mídia social mais popular do mundo é o Facebook, onde você pode criar páginas completas com muitas informações sobre sua empresa. Mesmo com a mais recente alteração de algoritmo que está causando uma grande queda no alcance orgânico, ainda é a mídia social mais importante para os negócios.

Leia também: Divulgação em redes sociais: amplie seu alcance com 8 dicas

Outras grandes plataformas são:

  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest e muitos outros

Você pode ter perfis de negócios em quantas plataformas de mídia social quiser, mas é bom começar pequeno e aumentar a escala, a menos que esteja contratando alguém para gerenciar suas mídias sociais para você.

Escolha uma ou duas plataformas que você acha que serão mais benéficas para seu negócio e que seu público está mais ativo e comece por aí.

4. E-mail marketing

E-mail marketing é uma das táticas de nutrição de leads com o objetivo de impulsionar as vendas por meio de comunicações por e-mail com seus clientes. Assim como as mídias sociais, o objetivo é lembrar os usuários de que você está aqui e de que seu produto está aguardando.

Ao contrário das mídias sociais, no entanto, você pode ser um pouco mais agressivo com suas técnicas de vendas, já que as pessoas esperam que o e-mail marketing contenha ofertas, anúncios de produtos e calls to action.

Você deve capturar os e-mails dos usuários regularmente, quando eles compram e até mesmo antes de se tornarem clientes. Você pode usar gatilhos para geração de lead, descontos para incentivar inscrições de e-mail e usar um serviço de gerenciamento e automação de e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma das maneiras de como fazer marketing na internet que mais ampliam a conversão, atrás apenas do tráfego orgânico. Algumas dicas, entretanto, são importantes para você aprender a fazer um e-mail marketing que realmente traga resultado para suas campanhas. Sugerimos a leitura de “Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing

5. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é o uso de conteúdo com o objetivo de atrair leads e estabelecer confiança ao oferecer valor por meio da produção de conteúdo relevante. Pode envolver a criação de:

  • Postagens em blog
  • Guest posts que você escreve para outros sites, ligando de volta para o seu
  • E-books
  • White papers
  • Estudos de caso
  • Infográficos
  • Vídeos

O marketing de conteúdo deve ser executado com objetivos em mente e deve ser usado em conjunto com a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO). Você deve planejar a criação de conteúdo regularmente.

É fundamental que você leia o artigo, “Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo”.

Entender como fazer marketing pela internet pode parecer complicado quando você começa. É, no entanto, uma necessidade para todas as empresas. Mesmo as pequenas empresas que servem apenas clientes locais precisam utilizar o marketing na internet para alcançar novos clientes e cultivar relacionamentos com eles.

Felizmente, o número de diferentes plataformas e ferramentas gratuitas torna o marketing na Internet acessível e rentável para empresas de todos os tamanhos.

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer marketing na internet? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como a LAHAR pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores em todas as plataformas citadas aqui.

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