Como fazer marketing pelo Whatsapp: 5 estratégias + 2 exemplos para inspirar

Quando as pessoas falam sobre marketing de redes sociais, geralmente pensam em mídias tradicionais e populares, como Facebook e Instagram. Mas os aplicativos de mensagens são fontes ainda melhores para estimular o engajamento. É por isso que neste artigo vamos falar sobre como fazer marketing pelo Whatsapp.

Além da base de usuários em rápido crescimento, esses aplicativos de mensagens fornecem duas funcionalidades-chave que as redes tradicionais não oferecem: personalização e autenticidade.

O negócio é baseado na construção de relacionamentos e todos os relacionamentos começam com conversas. Considerando isso, é fácil ver como as plataformas de mensagens, como o WhatsApp, podem ser de grande ajuda para as marcas de todos os tamanhos.

Existem mais de 1,5 bilhão de usuários mensais no WhatsApp, e parece que o número continuará crescendo. Mas antes de entrarmos nos detalhes, é importante entender o que você pode fazer na plataforma.

O que é o WhatsApp Business?

Você já conhece o WhatsApp. Atualmente, ele é a plataforma de mensagens mais usada no mundo. O app usa a conexão de internet do seu telefone para enviar mensagens, imagens, arquivos ou fazer chamadas de voz para outros usuários do WhatsApp.

O WhatsApp também tem uma versão comercial, chamada WhatsApp Business. Com o WhatsApp para empresas você obtém todos os recursos da versão normal e uma série de recursos adicionais.

Para usar o WhatsApp, primeiro você precisa fazer o download do aplicativo e, em seguida, configurá-lo usando seu número de telefone. O aplicativo usará os contatos do seu telefone para mostrar uma lista de usuários do WhatsApp com quem você pode bater papo. Se alguém tiver seu número salvo em seu telefone, ele também poderá ver você em sua lista de transmissão.

No WhatsApp, você pode conversar com usuários individuais ou criar grupos com até 256 pessoas e conversar com eles todos juntos.

Para entender como ter acesso a essa ferramenta e começar a aprender como fazer marketing pelo WhatsApp, assista ao vídeo a seguir:

Agora também existe o WhatsApp Business API, que permite criar chatbots para interação entre clientes e empresas, de maneira mais eficaz e com menos erros.

Como fazer marketing pelo Whatsapp: 5 táticas práticas para gerar engajamento e vendas

Embora o WhatsApp seja uma ótima plataforma para o seu negócio, existem algumas limitações que o acompanham. Por exemplo, o WhatsApp não suporta anúncios, isso significa que as marcas terão que ser mais criativas na maneira como abordam os clientes em potencial por meio da plataforma.

As limitações de bate-papo em grupo do WhatsApp também fazem dele uma opção inadequada para campanhas de grande escala, pois, você está limitado a 256 pessoas por vez.

Veja algumas dicas que você deve ter em mente ao aprender como fazer marketing pelo Whatsapp:

1. Bate-papo do cliente em tempo real

Por meio do WhatsApp, você poderá oferecer atendimento ao cliente em tempo real. O WhatsApp tem vários recursos, como bate-papo e chamadas de voz ou vídeo, que você pode usar para oferecer suporte a seus clientes. Isso não apenas permite oferecer os melhores serviços ao consumidor, mas também garante que você possa oferecer tratamento direto e personalizado aos seus usuários.

Não é apenas o atendimento ao cliente que o WhatsApp pode ser usado. Você também pode usar o WhatsApp para receber pedidos de seus clientes ou oferecer descontos especiais.

Também pode ser uma boa ideia usar o WhatsApp Web para otimizar seu serviço. O uso do teclado e da webcam do seu computador permitirá que você ofereça suporte incomparável a seus usuários.

2. Utilize totalmente os recursos do WhatsApp

O WhatsApp tem muitos recursos que você pode usar para sua estratégia de como fazer marketing pelo whatsapp. Por exemplo, a plataforma tem seu próprio recurso de status, que permite fazer upload de postagens como status que desaparecem após 24 horas.

Você pode usar isso se quiser ser menos agressivo em seu marketing, mas também é uma ótima maneira de anunciar ofertas em flash para seus clientes. Por exemplo, você pode pedir que eles façam uma captura de tela do código QR em sua história e apresente na sua loja para receber um desconto em suas compras.

Além do recurso de status, você também pode compartilhar sua localização com clientes interessados. Se alguém quiser saber onde sua loja está, você pode enviar diretamente a localização no WhatsApp. O destinatário poderá então abri-lo em seus telefones no Google Maps.

Finalmente, o WhatsApp também possui um recurso de pagamentos, que permite enviar e receber dinheiro através do uso de UPIs. Na primeira vez que você usar os pagamentos do WhatsApp, ele solicitará que você configure sua UPI, após o qual você poderá receber dinheiro ou enviar reembolsos para seus clientes. No entanto, isso só funcionará se seus clientes também tiverem os pagamentos do WhatsApp configurados.

3. Tornar as mensagens mais atraentes

O WhatsApp oferece várias opções de formatação para tornar suas mensagens atraentes. Você pode colocar em itálico ou negrito certas partes do texto para enfatizar partes da sua mensagem. Para colocar o texto em itálico, coloque-o entre traços e, para torná-lo em negrito, coloque-o entre os asteriscos.

Lembre-se também de que você pode enviar GIFs, imagens e vídeos junto com o texto. Isso pode tornar seu texto mais atraente para os leitores. Adicione emoticons à sua mensagem para adicionar um toque expressivo.

Mas, aqui vai uma regra de ouro de como fazer marketing pelo Whatsapp: nunca mande spam para seus clientes com mensagens repetidas!

Certifique-se de digitar tudo o que deseja transmitir em uma única mensagem, dividido em vários parágrafos para facilitar a visão. Tente manter seu conteúdo o mais breve e interessante possível.

4. Use [com moderação] listas de transmissão

Através de listas de transmissão no WhatsApp, você pode enviar uma mensagem para qualquer pessoa na sua lista de contatos que tenha seu número salvo no catálogo de endereços de seus telefones.

A resposta de contatos a uma mensagem em lista é exibida como uma mensagem normal individual. Você pode enviar uma mensagem em lista de transmissão, simultaneamente, para 256 contatos. Entre as opções de conteúdo para fazer marketing pelo Whatsapp em listas, estão:

  • lançamentos de novos serviços e produtos;
  • ofertas especiais e descontos;
  • informação sobre horários de atendimento e mais.

5. Grupos

O WhatsApp permite que você faça um grupo de no máximo 256 pessoas e você pode compartilhar mensagens, vídeos e fotos para todos eles de uma só vez.

Em Grupos, cada membro pode entrar em contato e também pode ver as respostas de todos os outros.

A primeira coisa ao aprender como fazer marketing pelo Whatsapp é saber o caminho certo para usá-la. Por exemplo, bombardear seus contatos com mensagens pode levar você a ser bloqueado e nenhum profissional de marketing jamais gostaria de enfrentar esse cenário.

O WhatsApp é semelhante às campanhas de e-mail, nas quais você precisa ter o consentimento para entrar em contato via email dos usuários para executá-lo com sucesso. Isso também é chamado de opt-in no Whatsapp.

Ideias de campanhas de marketing bem sucedidas do WhatsApp

Abaixo separamos 2 das campanhas de sucesso que usaram as principais estratégias de campanha de marketing do WhatsApp para segmentar, engajar e converter seus clientes.

Hellman’s

A marca de maionese Hellman’s aplicou as táticas de como fazer marketing pelo Whatsapp na ação chamada WhatsCook, para oferecer aos consumidores brasileiros uma experiência personalizada.

Quando os clientes se inscreveram para esta campanha online, eles foram solicitados a enviar fotos dos itens que estavam em sua geladeira para que os chefs da Hellman pudessem orientá-los sobre o que fazer com os ingredientes disponíveis.

Através do WhatsApp, os usuários podem obter serviços e orientações mais diretos e pessoais, nos quais o dilema deles é resolvido imediatamente.

A forma como fazer marketing pelo Whatsapp, adotada pela marca, provou como as mensagens móveis via WhatsApp podem ser a melhor plataforma para resolver necessidades específicas dos consumidores.

Esta campanha gerou 13.000 inscrições e obteve 99,5% de aprovação dos usuários, o que fez dele um grande sucesso no Brasil e, em seguida, foi lançado no Chile, Uruguai e Argentina.

Mesmo sendo uma campanha brasileira, o vídeo de resultados da campanha só aparece em versão em língua inglesa. Ative as legendas e entenda como fazer campanha de marketing pelo Whatsapp.

Vodka Absolut

Este é considerado como uma das mais inteligentes e bem sucedidas campanhas de marketing do WhatsApp. Em 2013, a empresa lançou o “Absolut Unique“, que era uma coleção limitada. Para comemorar o lançamento, a empresa organizou uma festa exclusiva para a qual apenas dois ingressos estavam disponíveis para o público, em geral.

A empresa pediu a seus clientes e outras pessoas interessadas que enviassem uma mensagem do WhatsApp para um determinado número e interagissem com o “Sven” (um porteiro virtual)

Os usuários foram solicitados a ser o mais criativo possível para convencer Sven a obter os ingressos. Os usuários enviaram uma variedade de materiais divertidos, loucos e criativos que incluem notas de voz hilárias e vídeos interessantes.

Em três dias, a empresa interagiu com mais de 600 usuários e recebeu mais de 1.000 mensagens de áudio, vídeo e imagem enviadas para convencer “Sven”.

Novamente, ative as legendas e veja como fazer campanha pelo WhatsApp pode engajar clientes.

Esperamos que essas dicas de como fazer marketing pelo WhatsApp te ajudem a aproveitar o melhor desta rede social.

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