Como fazer um planejamento de Inbound Marketing: passo a passo para começar!

Um plano de Inbound Marketing cria a base para sua estratégia de Inbound Marketing. Ele se concentra em traçar um programa detalhado, com todas as atividades que vão ajudar a atrair o interesse do público para o seu negócio. Mas, afinal, como fazer um planejamento de Inbound Marketing?

Antes de destacarmos cada etapa de um planejamento de Inbound Marketing, é importante reforçar que ele vai ajudar você a fornecer conteúdo relevante para seu público-alvo por meio de cada um dos estágios da jornada de compra dos seus prospects.

O planejamento fornece um plano de ação preciso para criar confiança entre o público, resolvendo alguns dos seus principais problemas. E, agora que você já compreendeu porque é necessário criar um projeto de implementação e acompanhamento, vamos à algumas das etapas de como fazer um planejamento de Inbound Marketing.

Como fazer um planejamento de Inbound Marketing

1. Conheça seu público

O primeiro passo é criar uma persona para o seu negócio. Uma persona é como um personagem fictício que representa seu público.

Suponha que eu fosse fazer um planejamento de Inbound Marketing para uma ferramenta de contabilidade para proprietários de pequenas empresas. Aqui está como minha persona ficaria:

  • Profissão: Freelancers / Startups / Pequenos Empresários
  • Localização: defina a cidade
  • Idade: 25 a 45 anos
  • Gênero: todos
  • Desafio Primário: Não tem orçamento para contratar um contador em tempo integral
  • Comportamento: se interessa por novas tecnologias que possam ajudar a otimizar o trabalho na empresa
  • Interesses: startups, viagens, negócios, restaurantes da moda

Quando você cria uma persona, pode personalizar suas mensagens de marketing de acordo com os interesses e necessidades de seu público.

Você pode e deve realizar a segmentação de clientes. Sua empresa não precisa ter apenas uma persona. Uma estratégia comum é criar personas variadas e produzir conteúdo que atenda a cada uma delas.

A partir da definição de personas, você deve segmentar seu público com base na jornada do comprador, ou na etapa do funil de compras que ele está.

Como fazer um planejamento de inbound marketing

Fonte: Zero Gravity Marketing

2. Faça sua pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave ajuda você a entender quais são as pesquisas que estão sendo feitas por seu público-alvo, principalmente e dispositivos de busca, como o Google.

Você pode desenvolver sua estratégia de conteúdo em torno dessas palavras-chave e alcançar seu público-alvo com conteúdos que sejam soluções para seus problemas.

A estratégia tem duas vantagens distintas:

  • Isso ajuda você a conhecer alguns dos problemas que seu público está enfrentando;
  • Isso aumenta suas chances rankear seu site no Google em posições mais altas.

Crie uma lista ou planilha com palavras-chave e desenvolva o conteúdo para o próximo mês ou trimestre. Para encontrar as keywords use o Planejador de palavras-chave do Google, ou outras ferramentas de SEO.

3. Defina seus objetivos principais

No processo de como fazer um planejamento de Inbound Marketing você deve considerar tudo o que deseja obter com suas ações.

Um objetivo comum de qualquer plano seria conseguir que cada vez mais pessoas seguissem sua marca e interagissem com ela. Você pode medir esse objetivo definindo algumas métricas para acompanhar, entre elas:

  • o tráfego do seu site/ blog;
  • número de assinantes do blog;
  • fãs e seguidores de mídias sociais;
  • assinantes do seu canal do YouTube;
  • maior conversão de visitantes em leads.

Leia mais em: Métricas no marketing digital: como usar e analisar

4. Desenvolver uma estratégia de conteúdo

A estratégia de Inbound e marketing de conteúdo são elementos quase siameses.

Para criar sua plano de conteúdo é preciso definir:

  • formatos de conteúdo;
  • canais;
  • frequência de publicação.

Depois de conhecer seu público, seus desafios e as palavras-chave, é fácil criar um plano de ação. Nesse estágio, de como fazer um planejamento de Inbound Marketing, você precisa criar um plano editorial e um calendário de conteúdo que ajudará você a atingir suas metas de Inbound Marketing.

Certifique-se de que sua estratégia básica gira em torno da criação de conteúdo orientado por histórias e que seja educacional. Não se esqueça de dar ênfase específica ao desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo de vídeo, pois, esse é um formato de conteúdo que se tornou essencial nos tempos de hoje.

5. Plano de geração de leads

Um planejamento de Inbound Marketing permite que você crie o caminho exato para que seu público caminhe pelas etapas do funil de vendas.

Alguns dos principais pontos de contato de geração de leads, são:

  • formulário de assinatura de newsletter;
  • formulários em landing pages para baixar ebooks e whitepapers;
  • cadastro para uma versão trial ou uma consultoria gratuita;
  • formulário de contato para participar de uma promoção ou campanha;
  • Pop-ups do site que promovam  webinars existentes, e mais.

Todas essas formas de captura de leads permitem que você colete os contatos necessários para abastecer sua base, realizar a nutrição de leads e buscar pela conversão.

6. Estratégia e-mail marketing

Uma estratégia de gestão de leads ajuda você a se envolver com seus clientes em potencial e guiá-los por todo o funil de vendas, como dissemos acima.

O e-mail marketing segmentado é a melhor maneira de cultivar seus leads e fornecer a eles conteúdo informativo.

Você deve criar um plano para executar campanhas de e-mail automatizadas para cada um dos seus públicos segmentados.

Você pode criar essas “divisões” em um software de automação de marketing e definir os fluxos de automação desejados para executar essas campanhas.

Segundo pesquisa da Campaign Monitor, os profissionais de marketing observaram um aumento de 760% na receita de campanhas segmentadas.

Essa é uma etapa obrigatória de como fazer um planejamento de Inbound Marketing.

7. Implemente a tecnologia certa

Um software de Inbound Marketing ajudará você a gerenciar todas as suas atividades com uma única ferramenta. A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Na Lahar temos uma equipe especializada que te dará um suporte inicial de como fazer um planejamento de Inbound Marketing. Vamos começar?