Como fazer teste AB: 5 passos práticos [+ o que não fazer]

O teste AB é a prática de mostrar duas variantes da mesma página da web para diferentes segmentos de usuários e comparar a versão que gera mais conversões. Mas, como fazer teste A/B?

Você pode – e deve – realizar testes AB para analisar as taxas de respostas dos leads e usuários, em canais diferentes, como site, e-mail marketing, rede social, ou qualquer outro canal de marketing usado por uma empresa.

Outro ponto relevante, antes de aprender como fazer teste AB é que a definição das métricas para conversão são exclusivas para cada canal e empresa.

Se você tem um e-commerce, por exemplo, uma conversão pode ser a venda dos produtos, enquanto que para uma empresa B2B, pode ser geração de leads qualificados, ou cliques no CTA de um e-mail marketing.

Se você ainda não sabe o que é esse tal teste, sugerimos que, antes de continuar lendo este artigo, confira o texto; O que é teste AB e como aumentar as taxas de conversão”.

Como fazer teste AB?

Para realizar um teste AB eficiente, o ideal é que você tenha em mãos um software de automação de marketing digital.

Dizemos isso, principalmente, porque com esse tipo de sistema fica muito mais fácil colher informações sobre as métricas de marketing digital necessárias para a avaliação do resultado do teste AB.

Além disso, esse tipo de ferramenta ajuda você a restringir os elementos que devem ser usados como teste AB.

Dito isso, vamos às etapas de como fazer teste AB:

Etapa 1: realize uma pesquisa

Se você não tiver acesso a um software de automação de marketing, use ferramentas de análise de sites, como o Google Analytics para coletar dados sobre o comportamento do visitante e acompanhar as métricas.

Faça observações para identificar a área problemática em seu funil de conversão e descubra o que está impedindo a conversão dos visitantes.

Etapa 2: formulação de hipóteses

Com base nos insights de sua pesquisa, crie uma hipótese para aumentar as conversões.

Se você quiser fazer um teste AB em um e-mail marketing, porque acredita que seus boletins não estão gerando as conversões que podiam, você pode criar a hipótese, por exemplo, de que seu botão de CTA está muito pequeno e criar uma versão com o botão maior.

Em um teste AB em uma landing page, você pode supor que o formulário está muito grande ou que o título da oferta não é bom.

Etapa 3: criando uma variação

O terceiro passo de como fazer teste A/B já coloca a mão na massa.

Crie uma variação com base em sua hipótese e faça o teste A/B com a versão existente.

Calcule a duração do teste, tendo em mente:

  • os visitantes mensais;
  • a taxa de conversão atual;
  • a alteração esperada na taxa de conversão.

É importante que você tenha uma meta em mente sobre o aumento da conversão, como, por exemplo, aumentar em 15% a geração de leads qualificados.

Caso contrário, você não vai saber se o esforço de criar outra versão, valeu, ou não, apena.

Etapa 4: teste

Coloque o teste no “ar” e aguarde o tempo estipulado para obter um resultado estatisticamente significativo.

Se você está aprendendo como fazer teste AB em um e-mail marketing, sugerimos que envie os dois modelos para um percentual de sua base de contatos e aguarde o retorno. Quando tiver uma versão vencedora, ou seja, uma versão com maior conversão, sua equipe pode “disparar” o e-mail para o restante da base.

Passo 5: Analisando os resultados e tirando conclusões

Analise os resultados do teste e, se for bem-sucedido, implemente a variação vencedora.

Se o teste permanecer inconclusivo, obtenha insights a partir dele e implemente sua nova hipótese em um teste subsequente.

O teste AB permite que você trabalhe sistematicamente em cada parte do seu site para melhorar as conversões.

O que você pode testar em um teste A/B?

Todos os elementos, de seus canais de marketing, que podem influenciar o comportamento do usuário, visitante ou lead em relação a taxa de conversão, podem e devem ser testados.

Esses elementos podem ser:

  • Títulos;
  • Sub headlines;
  • Texto;
  • Depoimentos;
  • Texto de call to action;
  • Botão de chamada para ação;
  • Links;
  • Imagens;
  • Conteúdo;
  • Prova social;
  • Prêmios e distintivos e mais.

Como fazer teste ab

Ao aprender como fazer teste AB o primeiro conteúdo a ser absorvido é que ele não se limita a pequenos ajustes na cor, no texto ou nos textos dos botões do CTA.

Você pode testar o design de uma página inteira, seu layout, conteúdo e até mesmo a funcionalidade.

[BÔNUS] Erros comuns ao fazer testes AB

Agora que você aprendeu como fazer teste AB é importante conhecer alguns dos erros mais clássicos que profissionais e amadores cometem ao realizar essa análise.

Não planejando bem seu roteiro de otimização

Hipótese inválida: No teste AB, a hipótese é formulada antes de realizar um teste. Todos os próximos passos dependem disso:

  • o que deve ser mudado;
  • qual é o resultado esperado;
  • por que isso deve ser alterado e assim por diante.

Se você começar com a hipótese errada, a probabilidade de sucesso do teste diminui.

Isso não é exatamente um problema, pois, você pode realizar outros testes, mas é certo que você adia a solução de uma questão ligada a conversão.

Copiar o teste de outros sites: você não deve implementar os resultados de testes de outra pessoa no seu site. Isso acontece muito quando agências de marketing realizam testes em variados clientes. Não existem dois sites iguais – o que funcionou para um pode não funcionar para outro.

Testar muitos elementos juntos

Os especialistas da indústria alertam sobre a execução de muitos testes ao mesmo tempo.

Testar muitos elementos de um site juntos, torna difícil identificar qual elemento influenciou o sucesso ou o fracasso do teste.

A priorização é indispensável para o teste AB bem-sucedido.

Ignorar a significância estatística

Se as intuições ou opiniões pessoais encontrarem um caminho para a formulação de hipóteses ou estabelecimento de metas para um teste AB, é mais provável que ele falhe.

Para fazer um teste AB bem-sucedido ou, que ao menos forneça informações valiosas para seu próximo teste, ele deve ser guiado por dados estatisticamente significativos desde o início.

Tempo errado

Com base em seu tráfego e metas, execute testes AB por um determinado período de tempo para que ele alcance significância estatística.

Executar um teste por um período de tempo muito longo ou muito curto pode resultar na falha do teste ou na produção de resultados insignificantes.

Mesmo que uma versão do seu site parece estar ganhando nos primeiros dias após o início do teste, isso não significa que você deve cancelar a versão original antes do prazo e declarar um vencedor.

A importância de fazer um teste A/B

Quando se trata de campanhas de marketing, quem não quer um ROI maior? O teste AB pode ajudá-lo a conseguir esse retorno sobre investimento, comparando diferentes variáveis ​​do seu conteúdo, páginas, CTAs, etc. Com isso você descobre qual variável tem melhor desempenho.

Teste diferentes páginas de destino para descobrir quais delas geram mais conversões para personas vindas de fontes de tráfego específicas.

Cumprimente as pessoas que chegam ao seu site a partir de campanhas de e-mail marketing com uma página de destino diferente das que chegam ao seu site a partir de um anúncio de CPC ou resultados de pesquisa orgânica.

Compare diferentes botões de CTA para descobrir quais cores, fontes, tamanhos, locais e palavras estão funcionando melhor.

Certifique-se de que o teste AB segmentou experiências para que visitantes recorrentes, visitantes novos, visitantes com diferentes intenções de pesquisa e visitantes em locais diferentes, vejam uma versão personalizada de seu conteúdo.

Execute seu teste AB pelo período de no mínimo duas a quatro semanas, e predetermine seu tamanho de amostra.

Comece a testar hoje para melhorar o ROI de suas campanhas de marketing. Até mesmo a menor das mudanças pode trazer alguns dos maiores resultados!

Como dissemos anteriormente, você vai precisar de uma ajuda para colocar todo seu conhecimento de como fazer teste A/B em prática.

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