Tutorial | Como fazer um webinar: 4 etapas para gerar vendas

Produção de conteúdo relevante, geração de leads qualificados, engajamento do público com a sua marca e aumento das taxas de conversão rapidamente. Esses são alguns dos resultados que você pode esperar ao aprender como fazer um webinar.

Você pode estar se perguntando se a estratégia de webinar se encaixa em seus objetivos ou nas metas da sua empresa.

Talvez você seja um empreendedor estabelecido, com um longo histórico de sucesso, procurando entrar em um novo campo.

Quem sabe, você esteja trabalhando para outra pessoa, mas pensando em dar o salto para a construção de um negócio como empreendedor digital.

Pode ser que você seja um especialista em algum assunto sobre o qual deseja compartilhar sua experiência e o conhecimento que conquistou ao longo dos anos.

Ou, talvez você tenha um negócio e deseje conseguir mais leads e gerar vendas.

Seja qual for a situação em que você se encaixe, o objetivo é claro: você quer crescer.

Então, como fazer um webinar pode te ajudar?

Com as pessoas buscando cada vez mais por informação – vide o crescimento do marketing de conteúdo, SEO e Inbound Marketing nas estratégias de captação de clientes – os webinars são um formato de comunicação ao vivo entre você, sua empresa e os consumidores.

Aprendendo como fazer um webinar, você pode colocar tudo na mesa:

  • o que você tem para oferecer;
  • por que é diferente da concorrência e;
  • o mais importante, por que os clientes devem confiar em você.

Os webinars oferecem uma oportunidade como nenhuma outra, para construir credibilidade.

Ao interagir com seu público, demonstrar suas capacidades e oferecer valor imediato aos consumidores, você obtém como recompensa o aumento das vendas.

A seguir, mostraremos a você como fazer um webinar e aproveitar ao máximo seu seminário online. Indicaremos opções para formatá-lo e direcioná-lo para ter o máximo impacto no número de conversões de vendas.

Ao dominar as 4 etapas descritas aqui, sobre como fazer um webinar, você poderá mostrar ao seu público o valor de seus conhecimentos e se estabelecer como alguém com quem vale a pena comprar.

Como fazer um webinar: passo a passo em 4 etapas indispensáveis

Cumprir os 4 passos de como fazer um webinar é importante para que você possa construir uma estratégia consolidada, desde a escolha do tema a ser abordado até a conversão em vendas.

As etapas são:

  1. Escolha um problema a ser abordado
  2. Crie o webinar
  3. Desenvolva a estratégia de marketing
  4. Converta vendas

Chegar à última etapa, em geral, é o objetivo de quem deseja aprender como fazer um webinar. Para isso, entretanto, é vital que os outros passos sejam bem executados.

  • O primeiro passo estabelece o que vender, identificando uma necessidade do mercado.
  • O passo 2 inclui toda a preparação que fará o webinar funcionar sem problemas,
  • O passo 3 garantirá um bom volume de participantes no webinar,
  • Por fim, na etapa 4, você receberá dicas importantes de como converter os participantes do webinar em clientes.

Então, vamos lá!

Etapa 1: escolha um problema e defina uma solução

Como falamos acima, o primeiro passo de como fazer um webinar é escolher o tema que será abordado, por meio do entendimento dos problemas enfrentados por sua persona.

Você precisa encarar o apresentador do webinar como um professor.

A única diferença entre o mestre da escola e quem apresenta o webinar está no resultado desejado.

Na escola, o objetivo é desenvolver uma habilidade ou ampliar o conhecimento do aluno. Nos webinars, o resultado desejado é geralmente uma venda.

Assim como um bom professor prepara os alunos para administrarem o novo conjunto de habilidades, um bom webinar oferece aos participantes, informação útil para ser posta em prática.

Resumindo, entender as vendas como o ato de resolver um problema do cliente é a melhor maneira de garantir o sucesso.

É por isso que o design e a execução do seu webinar precisam começar com a escolha do problema a ser resolvido. Para fazer isso de maneira eficiente, você precisará identificar uma necessidade em seu setor. Então, seu trabalho será atender a essa necessidade com seu produto ou serviço.

Para dar um exemplo hipotético, digamos que você é especialista em cuidados pet (atendimento a animais de estimação). Você cria um site sobre cuidados com gatos, por exemplo, e deseja ganhar dinheiro com o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos.

Você deseja realiza um webinar para atrair usuários, engaja-los e, então, vender ferramentas, produtos ou informações relacionadas ao cat care.

Para isso, a primeira coisa que você deve se perguntar é: “qual é o problema do meu público?”.

Para descobrir, você vai ter que vasculhar a internet e obter informações. Algumas dicas de como fazer isso são:

  • Acompanhe os comentários no seu blog de cuidados com o gato;
  • Veja comentários em outros blogs sobre cuidados com gatos;
  • Participe de grupos do Facebook administradas por e para entusiastas de gatinhos;
  • Entre em conversas, interaja e sonde a comunidade de amantes de felinos para obter as informações de que você precisa.

O objetivo é identificar um problema comum.

Ao encontrá-lo, você já fez uma das coisas mais importantes e necessárias, no processo de como fazer um webinar e garantir suas vendas.

Agora é importante que você seja o mais específico possível, pois, quanto mais específico for a questão que você irá tratar, mais solucionável ela também será.

Quanto mais precisamente você definir o problema, mais exclusivo será o produto necessário para resolvê-lo. Quanto mais exclusivo for o produto, mais provável é que seja vendido.

Voltando ao exemplo de cuidados com gato, ao invés de criar um webinar sobre “cuidados com gatos”, você pode fazer um recorte e criar algo relacionado a “Como cuidar de um gato gastando menos de 5 minutos por semana”.

Atenção: você precisa ter uma solução convincente para o problema que escolheu.

Sua capacidade de identificar e descrever o problema abrirá portas, mas é a solução proposta que levará às vendas.

Em outras palavras, o problema e sua solução devem ser pertinentes com o que você espera comercializar. Simplesmente falar sobre cuidados com gatos pode atrair as multidões, mas isso não vai inspirar os participantes a avançarem nas etapas do funil de vendas e realmente concretizar uma venda.

Etapa 2: crie o webinar

A segunda etapa de como fazer um webinar é sobre colocar a mão na massa.

Escolha sua equipe

Você irá organizar e apresentar o webinar?

Deseja convidar algum nome importante do mercado? Algum outro especialista?

Talvez você precise de ajuda tanto para montar o roteiro do webinar, como para realizar pesquisas.

Também é importante considerar um técnico que possa ajudar com a qualidade do som ou imagem, mas isso pode ser mais necessário para webinars com milhares de participantes.

Decida o formato do webinar

Você será o único orador comunicando-se com os participantes? Irá apresentar o conteúdo e responder a todas as perguntas levantadas pelos participantes?

Será em formato da entrevista? Com um apresentador conversando com um especialista?

Você também pode escolher por um painel de discussão, em que vários palestrantes falam sobre um tópico predeterminado. Um moderador precisará facilitar esse tipo de webinar.

Também há a opção de perguntas e respostas. Semelhante ao formato da entrevista, esse tipo de webinar também permite que o palestrante responda a perguntas, mas, desta vez, as perguntas vêm diretamente do público. Para estes casos, recomendamos que você colete as perguntas de antemão.

Planeje os elementos visuais de seu webinar

Os webinars dependem em grande parte de materiais audiovisuais para demonstrar seu conteúdo.

Se você quer aprender como fazer um webinar, sugerimos que considere os seguintes pontos ao preparar os materiais:

  • Tenha um slide introdutório com informações como o horário de início e os pontos a serem discutidos no webinar;
  • Insira slides adicionais que identificarão o apresentador e os especialistas;
  • Tenha um slide mostrando uma sinopse dos tópicos que serão abordados no webinar;
  • Inicie a construção do conteúdo.

Selecione uma ferramenta de webinar

Existem muitos serviços de webinar que existem no mercado, incluindo plataformas como:

Com essas ferramentas você poderá criar uma sala de webinar personalizada, podendo usar a ferramenta para conduzir enquetes e pesquisas após a sessão. Isso ajudará você a obter insights valiosos para melhorar ainda mais seus webinars.

Escolha os equipamentos e os espaços corretos

Você precisará de um lugar tranquilo para realizar seu webinar. Considere uma sala de conferência ou qualquer outro local que esteja livre de ruídos e interrupções.

Selecionar o equipamento certo também é crucial para o fazer um webinar. Considere, por exemplo, microfones com fone de ouvido.

Equipamentos e espaços certos não apenas melhorará a qualidade do webinar, mas também garantirá uma ótima experiência para seu público.

Etapa 3: divulgue seu webinar

Agora que você aprendeu como fazer um webinar é hora de conquistar participantes.

Comece com o seu próprio site

Adicione atraentes chamadas para ações e links em seu site que levam os visitantes diretamente para a página de inscrição. A sugestão é que você construa uma landing page com formulário simples.

Quer saber como? Leia; “Receita de bolo para otimização de landing page focado em conversão”.

Pop-ups, anúncios da barra lateral ou hiperlinks em seus próprios posts blogs são boas opções, então use o que você se sentir confortável. Você está recebendo tráfego para seu site, use-o para levar os participantes ao seu webinar.

Crie um blog post para seu webinar

Use o blog para articular sua abordagem exclusiva para o problema que você identificou e criar interesse em sua solução.

Descreva exatamente o que acontecerá no webinar, apresentando o benefício ofertado.

Diga-lhes o que esperar e faça-os querer ver por si mesmos.

Envie convites a sua base de leads

Se você já tiver uma base de contatos/leads utilize-a para atrair participantes para seu webinar.

Envie um e-mail marketing com uma chamada à ação (CTA) estimulando a inscrição. Você pode, inclusive, enviar uma oferta especial para esses usuários que já conhecem a sua marca e interagem com ela, como, por exemplo, “inscreva-se em nosso webinar e ganhe na hora uma planilha de acompanhamento de cuidados diários com seu animal de estimação”.

Divulgue datas e informações básicas em todas as suas contas de mídia social.

Leia mais: Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos

Junte-se a outro especialistas

Você pode usar a relevância e o alcance de outros especialistas para aumentar o seu público. Peça-lhes que se juntem a você como co-apresentador, por exemplo. Dessa forma, provavelmente eles também irão convidar o público que os seguem para o webinar.

Seja social

Uma semana antes do seu webinar pergunte ao seu público, nas mídias sociais, sobre quais questões eles estão enfrentando problemas em sua área de especialização.

Estimule o engajamento digital e deixe que os usuários saibam que você abordará esse tópico em seu próximo webinar.

Quando as pessoas estão envolvidas em uma conversa sobre um tópico, elas estão mais inclinadas a participar de um seminário on-line sobre isso.

Lembre-se de que o objetivo não é simplesmente convidar o maior número possível de pessoas, mas sim segmentar os usuários e qualificar os leads com maior probabilidade de participar e se converter em clientes.

Etapa 4: faça uma oferta

Muitas vezes, os webinars e outros programas supostamente educacionais são comerciais velados. Esta abordagem não é apenas ineficaz, mas também gera uma má reputação para sua marca.

A melhor maneira de um apresentador de webinar ser um grande vendedor é ser um excelente professor, em primeiro lugar.

Você conquistará clientes, entre seus participantes, conquistando primeiro sua confiança e para isso precisa oferecer um conteúdo realmente valioso.

Tudo se resume a honestidade. Ao fornecer uma experiência educacional genuína e honesta, você ganha a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços mais tarde, desde que você diferencie os dois e tenha clareza sobre qual é qual.

Mas você pode estar se perguntando: “Quando é hora de vender, como eu vendo?” Não se preocupe, a seguir separamos algumas dicas de como fazer um webinar vender.

#1 Seja transparente

Deixe bem claro para seus participantes quais partes do seu webinar serão educacionais e quais serão sobre as ofertas especiais.

Anuncie o que é informação e o que é venda e não tente disfarçar um com o outro.

Os usuários se inscreveram para aprender algo, e é isso que eles devem ser capazes de fazer.

Idealmente, o webinar deve ser cerca de 90% educacional e 10% de vendas.

#2 Demonstre o uso do seu produto

Durante a parte de vendas, faça uma demonstração, algo que comprove a eficácia do seu produto.

Destaque as experiências de pessoas que se beneficiaram do seu trabalho.

Demonstre o valor do seu produto em vez de tentar convencer o público.

Se você tiver um curso online, forneça uma demonstração. Mostre aos usuários a qualidade de seus vídeos e o engajamento de sua comunidade.

#3 ofereça algo especial

Recompense os participantes do seu webinar com uma oferta especial.

Por exemplo, um desconto que eles não conseguiriam em nenhum outro lugar. Ou mesmo um bônus se eles realizarem uma compra no dia do webinar.

Oferecer algum tipo da garantia como a devolução do dinheiro em caso de insatisfação, também é um gatilho para a venda.

#4 Faça um pós-webinar

Envie e-mails e publique nas mídias sociais agradecimentos aos participantes.

Algumas plataformas de webinars têm recursos de acompanhamento automáticos que fazem isso por você.

Continue a conversa após o webinar e crie as bases para futuras oportunidades de relacionamento e vendas.

Insights finais

A verdadeira capacidade de vendas não é a capacidade de vender areia no deserto; é a capacidade de encontrar soluções criativas e ter a coragem e a paixão de colocá-las no mercado.

Ao aprender como fazer um webinar você oferece algo de valor a seus prospects, em vez de simplesmente tentar obter algo deles.

Como qualquer professor, você descobrirá o que funciona melhor para você, o que cativa o público, o que faz você perder a atenção deles, o que os inspira e o que não.

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