Como lançar um curso online: [Guia] da ideia à divulgação em 4 passos

O mais interessante dos cursos online é que todos nós temos algo que podemos ensinar. Mas, como lançar um curso online? Neste artigo, estão algumas ideias que respondem a essa pergunta.

Como lançar um curso online: 4 etapas para engrenar sua carreira

1. Decida o que deseja abordar em seu curso online

Muitas pessoas ficam presas antes mesmo de começar – durante o processo de brainstorming. Saber que você deseja criar um curso online é fácil, mas descobrir o que você realmente deseja incluir em seu curso online é um pouco mais complicado. Recomendo que você trabalhe ao contrário.

Primeiro, descubra o resultado que você deseja que seus alunos tenham após o curso online. Por exemplo, você pode querer que eles sejam capazes de criar um planejamento financeiro para suas pequenas empresas, sozinhos.

Para te ajudar neste aspecto você pode se fazer algumas perguntas, como:

  • O que um aluno em potencial tem antes de fazer seu curso? O que eles terão depois de terminarem?
  • Como um aluno em potencial se sente antes de fazer o seu curso? Como eles se sentirão depois de terminarem?
  • Quem são seus alunos antes de fazer o curso? Quem serão eles depois de terminá-lo?

Depois de conhecer a transformação que seus alunos alcançarão, você também terá mais facilidade em definir o preço.

Isso ajuda os alunos a aprenderem uma nova habilidade pela qual eles podem receber mais para usá-la?

Isso ensina algo que dificilmente eles poderão aprender de graça?

Seu conteúdo resolve uma necessidade profunda ou um ponto de dor?

2. Organize temas e aulas

Essa é uma etapa muito importante de como lançar um curso online, afinal, é a fase de pensar nos conteúdos que serão abordados e organizá-los em uma sequência didática de aulas.

Pense sobre o que você teve que aprender para obter essa habilidade que agora pretende ensinar.

Faça uma lista de todas as habilidades que você estabeleceu para chegar onde você está.

Nenhum passo é muito pequeno. Lembre-se, mesmo que algo pareça insignificante para você, os iniciantes talvez precisem conhecê-lo para que possam ter sucesso.

Quando você listar essas etapas, você provavelmente fará isso em uma ordem lógica. Tome um momento, porém, para revisá-los novamente e certifique-se de que a ordem de aprendizado faz sentido.

Depois de fazer isso, tente agrupar e organizar essas etapas em aulas. Por exemplo, se você estiver ensinando a tricotar, poderá agrupar fios de compra, encontrar as agulhas de tamanho certo e escolher padrões em uma única aula.

Devido à importância dessa etapa, indicamos que leia também o conteúdo, “Como montar um curso EAD: 4 etapas para criar e vender online” e aprofunde sua compreensão dos passos necessários para organizar seu curso.

Como lançar um curso online

3. Escolha os tipos e formatos de conteúdo

Agora que você já organizou o conteúdo a ser repassado, chegou à etapa de como lançar um curso online em que você define os formatos que irá utilizar para se comunicar com seus alunos.

Você terá que decidir como deseja realizar seu curso online. Você pode optar por:

  • vídeos;
  • arquivos de áudio;
  • postagens em blogs ou uma combinação de várias mídias.

Veja alguns dos tipos de conteúdo mais populares:

Vídeo

Com um vídeo, você pode falar diretamente com seus clientes. Fazer um vídeo de “talking head”, em que você se grava de frente para a câmera e fala diretamente com o espectador, é uma ótima maneira de fazer essa conexão e passar seus pontos de vista.

Para te ajudar nessa etapa específica, criamos um guia “Como gravar uma vídeo aula: dicas de imagem, luz e áudio”.

Apresentações de slides

Se você deseja facilitar o acompanhamento das aulas (ou, se não quiser colocar o rosto no vídeo), grave apresentações de slides. Para esse tipo de vídeo, você pode criar apresentações no PowerPoint ou no Apresentações Google e gravar uma narração passando pelo conteúdo do slide.

Particularmente, sugiro que você use uma combinação de slides e vídeo, para criar um laço e uma identidade para seus cursos. Conhecer a imagem do professor também dá uma imagem mais profissional ao curso.

Lições de texto e imagem

Esses materiais, entretanto, deve servir apenas de apoio para as aulas em vídeo e apresentações.

São muito semelhantes a este post no blog. O conteúdo escrito informativo e de formato longo é ótimo para cursos online. Você pode inclusive criar um PDF em formato de Ebook para oferecer um conteúdo de consulta mais denso.

Leia mais: Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 10 passos

No entanto, não existe uma maneira certa ou errada de como lançar um curso online. Existem muitos outros tipos de conteúdo a serem considerados. Aqui estão alguns:

  • Quizz;
  • Fóruns;
  • Audios e podcasts, e mais.

4. Divulgação do curso online

Depois de criar seu curso online, a próxima etapa de como lançar um curso online é divulgá-lo.

Recomendamos que você ative sua lista de e-mail por vários motivos, mas o maior deles é que sua lista de e-mails é a única em que você pode alcançar pessoas diretamente (sem lutar com atualizações de algoritmo). Além disso, a maioria das pessoas verifica seus e-mails diariamente.

Ao acessar sua lista, você alcançará pessoas que já optaram por receber suas mensagens.

Se você decidir lançar a sua lista de e-mail, considere criar um fluxo de automação, com conteúdos relevantes, que façam seus leads andaram pelas etapas do funil de vendas, até a conversão. Aqui você pode precisar do apoio de um software de automação de marketing.

Se você não tem ideia de por onde começar, indicamos a leitura do artigo; “Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”. Com ele você vai receber dicas desde como captar endereços de e-mail, convertendo visitantes em leads até estratégias de tipos de conteúdo a enviar para conseguir mais alunos.

Você também deve usar outras ferramentas de divulgação de cursos online, como:

  • redes sociais;
  • blog;
  • anúncios pagos;
  • SEO e mais.

Antes de iniciar o lançamento oficial, certifique-se de que seu público esteja aquecido e tenha tido a chance de consumir parte do seu conteúdo. Ao compartilhar e publicar postagens de blog, e-books, cursos gratuitos ou download de alta qualidade antes do lançamento, você pode mostrar ao público o que é capaz e estabelecer-se como líder em seu nicho.

Agora é hora de comemorar!

Aprender como lançar um curso online pode ser um processo longo, mas vale a pena. Os criadores de cursos online são capazes de executar seus negócios em seus próprios termos e desfrutam de um modelo de negócios flexível que também lhes dá tempo para se concentrarem em seus outros projetos.

Alguma dúvida sobre como lançar um curso online? Deixe-me saber nos comentários!

Antes de finalizar o artigo, gostaria de fazer um convite! A LAHAR, software de Inbound Marketing e automação de marketing, criou uma parceria com a EAD Plataforma. Essa união permite que uma série de ações de atração, nutrição, conversão e engajamento de leads e alunos possam ser realizadas para lançar e manter seu curso nas paradas de sucesso!

Para saber mais sobre a EAD Plataforma, a LAHAR e essa integração, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”.