Como melhorar meu marketing pessoal: 7 dicas PRO para ampliar sua rede e seu nome

Você faz parte daquele grupo de pessoas que já aplicam algumas estratégias de personal branding, mas ainda não conseguiram sentir os resultados? Realmente, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de criar uma marca em torno de si. Por isso, neste artigo, listamos 7 dicas de como melhorar meu marketing pessoal.

Personal branding, ou marketing pessoal, é o processo de desenvolvimento de uma “marca” que é criada em torno de seu nome ou de sua carreira. Você usa essa “marca” para expressar e comunicar suas habilidades, personalidade e valores.

Todos nós podemos ser uma marca e cultivar nosso poder para nos destacar e sermos únicos. Essa singularidade atrai as pessoas para nosso produto, nossos serviços ou até mesmo apenas para nossa mensagem. Sua marca pessoal deve ser sobre quem você é e o que você tem a oferecer.

Como melhorar marketing pessoal e por que ele é para todos?

Antes de listarmos as sugestões de como melhorar meu marketing pessoal, vamos entender porque indicamos que TODO mundo se preocupe com essa questão.

Marcas pessoais devem ser importantes para todos.

Marcas pessoais não são apenas para o empreendedor que possui seu próprio negócio. É o molho secreto que pode fazer você se destacar de uma pilha de currículos.

Se você não aprender como melhorar seu marketing pessoal e desenvolver sua própria marca pessoal, outras pessoas farão isso por você. Desenvolver sua marca pessoal é a maneira proativa de controlar seu desenvolvimento de carreira e como você é percebido no mercado.

Aprender como melhorar meu marketing pessoal e criar uma marca pessoal forte afetará sua capacidade de:

  • conseguir os empregos certos;
  • alcançar promoções;
  • aumentar sua capacidade de atrair talentos e capital.

Então, vamos direto ao ponto e listar sugestões de como melhorar meu marketing pessoal.

Como melhorar meu marketing pessoal

1. Construa sua plataforma

Se você vai ter uma marca pessoal, você precisará de um site para criar sua plataforma virtual. Seu site deve ser seu nome.

Você também precisará de contas de mídia social que representem sua marca. Você usará essas plataformas para compartilhar sua voz. Você pode optar por manter:

  • um canal no Youtube;
  • um perfil no Instagram;
  • fazer publicações “sagazes” no Twitter;
  • ter um perfil no Linkedin bem atualizado.

Enquanto ter um “conta” nas primeiras redes citadas é valioso, mas opcional, a presença na última rede, o Linkedin, é obrigatória para que deseja melhorar seu marketing pessoal profissional com qualidade e consistência.

Aqui, a ideia de como melhorar seu marketing pessoal, é você também criar um blog, onde poderá compartilhar conteúdos relevantes. A produção de conteúdo de blog pode ajudar você a posicionar seu nome nas primeiras posições de cercas pesquisas realizadas no Google. Isso aumentará sua força como autoridade.

Uma dica bônus: voltando às plataformas digitais, indicamos que você dedique uma atenção especial ao Youtube. Dedicar-se a produção de vídeos para internet se mostra cada vez mais uma oportunidade de ampliação de rede e confirmação de autoridade. Coloque a vergonha de lado e comece falando sobre assuntos mais comuns, faça entrevistas, pergunte ao público o que ele deseja ver e mais.

Leia mais em: Como conseguir inscritos no Youtube sem gastar nada: 6 dicas

2. Identifique sua singularidade e seus pontos fortes

Pense nas características e pontos fortes que você construiu em sua carreira. Se você está travado sobre isso, pense sobre “uma coisa” que todo mundo diz que você arrasa. Se ainda não souber, converse com amigos e colegas de trabalho que com os quais tem certa intimidade.

Procure reconhecimento pela sua expertise. Mostre o que você sabe construindo uma base de conhecimento.

Como melhorar marketing pessoal? Aumente sua reputação e promova suas opiniões.

Desenvolva relacionamentos com líderes e autoridades no assunto que você também busca se desenvolver.

3. Especialize-se

Depois de identificar sua singularidade e seus pontos fortes, aperfeiçoe-os. Aprenda tudo o que puder e torne-se o especialista nessa área.

Você nunca pode parar de aprender. Leia, absorva e ensine. Esse ciclo deve ser constante, se você realmente deseja entender como melhorar seu marketing pessoal, e, novamente, você pode usar o marketing nas redes sociais e plataformas digitais tanto para mostrar que você está aprendendo mais, por meio da cobertura de um evento do qual está participando (mesmo como ouvinte), como na divulgação de um conteúdo que você produziu, a partir do conhecimento conquistado.

4. Ofereça valor e compartilhe seu conhecimento

Ajude seu nicho, e as pessoas que fazem parte dele, ensinando algo novo, ou seja, oferecendo valor.

Não é o suficiente aprender; você tem que ensinar e compartilhar seu conhecimento ajudando os outros. Faça isso por meio de vídeos, mídias sociais e escrevendo um post blog. É aqui que você prova que conhece seu nicho e ganha exposição ao fazer isso.

5. Seja você mesmo

Você já deve ter ouvido falar sobre isso. Mas não é possível tentar fazer um guia sobre “como melhorar meu marketing pessoal” e não abordar essa questão.

Encontre seu próprio estilo. Você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo e apenas seguir a multidão. Use seu estilo e exclusividade para atrair os empregos e a clientela que você deseja.

Encontre seu próprio estilo e crie um novo conjunto de pegadas para os outros te seguirem.

6. Identifique seus objetivos

É importante ter uma ideia clara dos seus objetivos pessoais e profissionais, tanto a curto como a longo prazo. Isso ajudará você a não apenas identificar as coisas mais importantes para gastar seu tempo, mas também terá algo para alinhar novos projetos.

Use seus valores e prioridades como uma bússola que o guie em ação e em seu processo de tomada de decisão. Isso irá garantir que você fique no caminho certo.

7. Faça network

Comece o blog, participe de um evento, converse com as pessoas nas conferências, tome aquela xícara de café com um estranho do trabalho, poste nas redes sociais todos os dias.

Quanto mais você interagir com as pessoas, maior será a sua rede.

Embora você possa ficar tentado a manter uma rede focada em nichos, a coisa mais inteligente a fazer é expandir para outras categorias.

Você nunca sabe quando conhecerá alguém que ofereça uma perspectiva diferente ou que tenha experiência em uma área que você precisará saber mais no futuro.

Ao mesmo tempo, que expande seu alcance, você aprofunda suas relações. Ou seja, crie uma rede de pessoas afins em seu campo e trabalhe para se conectar profundamente. A experiência genuína é sempre atraída por outros especialistas e, em sua empresa, você pode abrir um novo mundo de possibilidades.

É importante se promover, mas é tão importante promover os outros. A melhor maneira de “como melhorar meu marketing pessoal”, se conectar com as pessoas e estabelecer sua autoridade pessoal é reconhecer constantemente o trabalho dos colegas de sua comunidade ou indústria.

Embora isso possa parecer contra-intuitivo, o compartilhamento do conteúdo de outras pessoas, estabelece um relacionamento direto mais profundo com essa pessoa e coloca você em contato com quem você ainda precisa conhecer.

Construir uma marca pessoal pode ajudar a elevar seu nome a novos patamares. Ao seguir uma combinação das dicas de branding, como ser autêntico, consistente e social, você ajuda a aumentar suas chances de sucesso em sua carreira. Eu sei que pode ser assustador se colocar lá fora, mas a recompensa é muito maior do que o risco.

Você pode ter o poder de realmente causar impacto no mundo. Seu legado está em suas mãos.

Construir uma marca pessoal exige tempo e esforço, mas vale a pena. A necessidade de do marketing pessoal continuará a aumentar. É a única coisa que ninguém pode tirar de você, e isso pode seguir você em toda a sua carreira.

Se você gostou dessas dicas de “como melhorar meu marketing pessoal”, você pode ter acesso a outras, no artigo “Como fazer marketing pessoal: 9 dicas para ganhar o mercado”.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, seja para a promoção de ações de marketing pessoal (em redes sociais, email marketing, etc) ou para empresas que desejam trabalhar suas campanhas de marketing e vendas. Experimente gratuitamente por 15 dias. Entre em contato com a nossa equipe.