[CHECKLIST] Como montar uma agência de marketing digital: 6 etapas para abrir as portas!

O marketing digital é uma indústria em constante evolução, forçando as empresas a se manterem ágeis e atualizadas para sobreviver. Quando você está tentando descobrir como montar uma agência de marketing digital você precisa de uma estratégia sólida para o sucesso desde o início.

A seguir, estão 7 etapas essenciais de como montar uma agência de marketing digital:

  • construa seu conhecimento pessoal;
  • defina seu modelo de negócios;
  • encontre o seu nicho;
  • construa uma equipe de especialistas;
  • otimize tudo para pesquisa;
  • seja social;
  • concentre-se na geração de leads.

Como montar uma agência de marketing digital

1. Construa sua base de conhecimento pessoal

Se você pretende investir no marketing, aprendendo como montar uma empresa de marketing digital, você precisa se tornar um especialista digital, afinal é sobre isso que a sua empresa trata.

No mínimo, você deve ter uma boa compreensão dos seguintes aspectos:

  • como construir landing pages;
  • montar um planejamento de conteúdo;
  • identificar personas;
  • dominar o inbound marketing;
  • planejar, executar e mediar a publicidade paga;
  • implementar táticas de SEO;
  • realizar análise de dados;
  • utilizar ferramentas como CRM e software de automação de marketing.

Também é importante que, ao pensar em como montar uma agência de marketing digital, você construa conhecimento de gestão empresarial, como:

  • gerenciamento de tempo;
  • contabilidade;
  • gestão financeira;
  • gestão de pessoas;
  • criação de contratos.

2. Defina seu modelo de negócios

Como cobrar por uma consultoria de marketing digital é uma das principais dúvidas de quem está buscando informações sobre como montar uma agência de marketing digital.

Essa definição é importante, pois, faz parte do seu modelo de negócios. Outro fator relevante desse aspecto, é a necessidade de criar um plano de negócios para agência de publicidade.

Você pode cobrar clientes de várias maneiras. Aqui estão os melhores métodos:

  • Por hora – Isso faz sentido para tarefas curtas ou trabalhos únicos, mas pode ser complicado em projetos de grande escala. Você também precisa contabilizar o tempo “fora do relógio” gasto em chamadas, consultas e administração. Uma solução de controle de tempo facilitará sua vida.
  • Fee mensal – Indiscutivelmente o modelo de precificação mais simples a ser usado. Ao definir uma taxa fixa para o mês, você garante operações mais tranquilas, pois ambas as partes conhecem o preço desde o início. É uma jogada inteligente incluir algumas cláusulas no contrato que estabeleçam que tipo de trabalho está incluído no valor acordado e o que poderá ser cobrado a parte.
  • Participação nos lucros – Esse modelo considera a escalabilidade, garantindo que sua agência receba uma compensação justa quando o cliente estiver tendo retornos financeiros graças ao seu trabalho. Pode ser difícil de medir.

3. Encontre o seu nicho

Especializar-se em uma área pode parecer ruim para os negócios, mas é o movimento mais inteligente que você pode fazer hoje, ao definir como abrir uma empresa de marketing digital.

A competição é intensa e a necessidade de se destacar de seus rivais é mais importante do que nunca.

Com um nicho de mercado bem definido, você pode se concentrar em um público menor, porém mais qualificado, que esteja genuinamente interessado no que você oferece.

Você pode aprender sobre suas necessidades e interesses, e então provar que seu negócio é a melhor solução para eles.

4. Construa uma equipe de especialistas

Se você está se perguntando como montar uma agência de marketing digital, é provável que você não esteja pensando em atuar sozinho. É preciso criar e contar com uma equipe especializada. Aqui estão as pessoas que você precisa para ter sucesso:

Profissional de planejamento

Alguém precisa ser a pessoa que vai reunir os objetivos dos seus clientes e pensar de maneira global, criando planos de ação, definindo canais de distribuição, verba (definido em parceria com o cliente) e mais.

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Em uma empresa que está começando, este profissional também coleta, reúne e apresenta os dados de resultados das ações planejadas.

Redator

A produção de conteúdo relevante precisa de um redator realmente bom no que faz.

De blogs e e-mail marketing a anúncios, a escrita é a estrutura do seu marketing de conteúdo, e acredite, você precisa de marketing de conteúdo dentro da sua empresa de marketing digital.

Designer gráfico

O marketing digital é feito de texto e imagem. Com um designer gráfico sua empresa poderá contar com alguém que é especialista em encantar seus clientes e chamar atenção, transmitindo informação através de imagens.

Também contará com alguém para diagramar seus ebooks, criar publicações para redes sociais, inserir elementos em anúncios e e-mail marketing e mais.

Especialista em compra de mídia

Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, são muitos Ads e você precisa de um profissional que saiba operar tecnicamente as ferramentas de anúncios, bem como possa planejar e analisar os resultados das campanhas enquanto estão ativas, propondo melhorias para otimização de retorno sobre investimento.

SEO

10 em cada 10 clientes querem ter o site da empresa aparecendo nas primeiras posições do Google.

Investir em um profissional de SEO para cuidar do site e estar em parceria com o profissional de planejamento e redação, fará com que sua agência entregue muito mais tráfego para o site e conversões de visitantes em leads, para os seus clientes.

5. Otimize tudo para pesquisa

As ações que você cria para os seus clientes, você também precisa criar para a sua empresa. Ninguém melhor do que você sabe que o marketing digital e a otimização do mecanismo de busca (SEO) andam de mãos dadas.

Ao aprender como montar uma agência de marketing digital, pesquise o seu mercado, descubra para o que você quer classificar e faça acontecer.

Um bom SEO pode fazer toda a diferença entre seu conteúdo esquecido dentro do seu sites e as primeiras páginas do Google.

Crie um planejamento estratégico de marketing digital para a sua agência, incluindo ações como:

  • gestão de mídias sociais;
  • SEO;
  • compra de mídia;
  • produção de conteúdo e mais.

Como montar uma agencia de marketing digital

6. Encontre as ferramentas de marketing certas

Muitas plataformas, estratégias e táticas de marketing surgiram e transformaram a comunicação entre cliente e empresa um jogo de xadrez.

Para vencer no mercado competitivo e ser capaz de chamar a atenção de seus prospects, você precisa ter ao seu lado ferramentas para agências de marketing digital, ou será impossível gerenciar todos os usuários, seguidores, leads, oportunidades e clientes. Por isso, encontrar os sistemas que vão ser seus parceiros, é tão importante dentro das etapas de como montar uma agência de marketing digital

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