Como ser um bom profissional de marketing: 11 habilidades para desenvolver

Nos últimos anos, passamos dezenas de milhares de horas trabalhando com centenas de diferentes profissionais de marketing. Quando você gasta tanto tempo com as pessoas em uma determinada função, uma das coisas mais interessantes que você pode fazer é tentar determinar algumas características de como ser um bom profissional de marketing e quais as habilidades que tornam alguém bem-sucedido nessa função.

Isso é particularmente interessante para o campo do marketing, simplesmente porque o marketing mudou muito na última década.

Embora os profissionais de marketing bem-sucedidos possam exibir uma ampla variedade de características, identificamos 11 habilidades que realmente se destacam hoje.

Como ser um bom profissional de marketing versão 5.0

Em geral, os profissionais de marketing altamente bem-sucedidos de hoje possuem característica como:

  1. concentração em retorno sobre investimento em relação a receita gerada a partir de suas ações;
  2. conhecimento sobre o mercado e público-alvo (personas);
  3. criação de experiências notáveis ​​para o cliente;
  4. ótimos contadores de histórias;
  5. testam antes de agir;
  6. nunca param de aprender;
  7. usam dados para tomar decisões;
  8. gostam de trabalhar com tecnologia;
  9. gerenciam seu trabalho de acordo com um cronograma;
  10. escrevem muito, muito bem;
  11. fornecem resultados específicos e identificáveis.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre essas habilidades que vão te ensinar a como ser um bom profissional de marketing.

1. Concentração em retorno sobre investimento

Os profissionais de marketing capazes de gerar receita tendem a prosperar em suas carreiras.

Isso porque a maioria dos CEOs acredita que os profissionais de marketing estão separados dos objetivos de negócios corporativos. Uma pesquisa recente do Fournaise Marketing Group destaca esse problema – 78% dos CEOs acreditam que o marketing não está focado em gerar crescimento de receita na linha de frente. E 80% dos CEOs acreditam que os profissionais de marketing estão desconectados dos objetivos financeiros de curto e longo prazo.

Profissionais de marketing que provam a seus CEOs que suas ações contribuem diretamente para os resultados financeiros vão surpreender seus gestores e, como resultado, prosperam em um ambiente como esse.

2. Conheça seu mercado

O sucesso de uma organização de marketing depende de sua capacidade de entender seu mercado alvo e suas personas.

O profissional de marketing que consegue entender e articular efetivamente o que os clientes e os concorrentes estão fazendo, tem uma habilidade básica de marketing.

Tornar-se a voz do cliente é particularmente valioso para um negócio.

Os profissionais de marketing que podem coletar dados quantitativos e qualitativos sobre os clientes e apresentar esses dados aos executivos de maneira estratégica, são muito valiosos.

Outro ponto: não se trata apenas de coletar dados por meio de pesquisas. Conversas diretas com os clientes são essenciais para esse esforço e geralmente mais valiosas do que os dados da pesquisa.

3. Crie experiências para os clientes

Se você quer aprender como ser um bom profissional de marketing nos dias de hoje, você deve se concentrar em ser um bom criador de experiências notáveis ​​para os clientes.

Graças à internet, hoje há muito mais pontos de interação entre um cliente e uma marca. Essas interações estão ficando cada vez mais ricas e o trabalho de marketing é criar e gerenciar essas experiências.

Os profissionais de marketing que podem criar experiências que realmente ressoam com os clientes ainda são raros.

4. Seja um Storyteller

Uma grande parte da criação de uma experiência notável para o cliente está relacionada a uma boa história.

É mais difícil do que nunca chamar a atenção de um cliente. É por isso que bons profissionais de marketing acreditam que contar histórias é essencial para o marketing de sucesso.

Os profissionais de marketing devem ser bons contadores de histórias pela simples razão de que os clientes se identificam com histórias convincentes mais do que qualquer outra formas de publicidade.

As campanhas de marketing mais bem-sucedidas contam uma história com a qual os clientes se identificam em um nível emocional.

Os profissionais de marketing que conseguem contar ótimas histórias para os clientes por meio de várias campanhas de marketing são indispensáveis ​​em um mundo em que atrair a atenção do cliente pode ser um desafio.

Ao contrário do que muita gente acredita, entretanto, você não precisa nascer com o “dom” de contar boas histórias. Você pode desenvolver essa habilidade com treinamento. A seguir, o vídeo abaixo apresenta dicas de como ser um bom profissional de marketing, que sabe contar boas histórias.

5. Teste tudo, não suponha nada

Essa história de feeling no marketing é coisa do passado. Muitos profissionais de marketing ainda tomam decisões com base em seus instintos, mas com a riqueza de dados disponíveis para eles, isso não precisa ser o caso.

Se você quer saber mesmo como ser um bom profissional de marketing, você deve testar  continuamente coisas como:

  • novas campanhas de marketing;
  • imagens dos anúncios;
  • preços de produtos;
  • layout do site, ou seja, tudo!

Aproveitando, aprenda e aplique; “O que é teste AB e como aumentar as taxas de conversão”.

Felizmente, várias ferramentas, como as próprias plataformas de publicidade online, sistemas como o Google Analytics e softwares de automação de marketing, agora estão disponíveis, tornando os testes mais fáceis do que nunca.

Por exemplo, testes A/B simples ajudarão você a testar a eficácia de ofertas, anúncios e projetos diversos.

6. Nunca pare de aprender

Essa é, provavelmente, a dica mais clichê desse guia de como ser um bom profissional de marketing. Entretanto, é uma das mais importantes de serem aplicadas.

O marketing está mudando em ritmo acelerado graças a dinâmicas como a internet e o comportamento mutável dos clientes. Isso significa que os profissionais de marketing precisam aprender mais rápido do que nunca.

Sim, algo tão simples (e, novamente, clichê), como aprender, tornou-se uma habilidade essencial de marketing.

Felizmente, há muitas informações online disponíveis que podem ajudar os profissionais de marketing a aprender sobre novas tendências da área.

Muitos dos melhores profissionais de marketing do mundo estão ativamente blogando e twitando os dados e informações mais recentes.

O LinkedIn é outra ferramenta poderosa para adquirir conhecimento de marketing.

Exemplos de tópicos para aprender incluem:

Craig Rosenberg, coloca a importância do aprendizado contínuo dessa maneira: “Eduque-se o máximo que puder. O marketing que você aprende na escola ou em livros é muito diferente de como o marketing realmente funciona. Você deve ler blogs, informes oficiais, participar de seminários on-line, participar de treinamentos on-line e off-line …”.

Leia também: 6 livros sobre Inbound Marketing: do plano à prática

7. Use dados para tomar decisões

Os profissionais de marketing agora têm acesso à uma enorme quantidade de dados. Como resultado, as empresas conseguem entender seus clientes muito melhor do que antes.

Para realmente aprender como ser um bom profissional de marketing você deve entender como coletar e analisar dados de clientes em um esforço para tomar melhores decisões.

Independentemente de esses dados serem usados ​​para simplesmente entender o mercado ou para criar e otimizar campanhas de marketing mais eficazes, a maioria dos empregadores está procurando pessoas que sejam adeptas ao uso de dados.

Como ser um bom profissional de marketing

8. Torne-se um conhecedor de tecnologia

O Gartner prevê que até 2017 o marketing gastará mais em tecnologia do que o próprio grupo de tecnologia da informação. Isso significa que os profissionais de marketing que são proficientes em aplicativos e sistemas de marketing comuns terão sucesso.

Mas, isso não significa que você precisa ser engenheiro para ter sucesso, mas precisa usar muitos desses aplicativos como um usuário corporativo.

As tecnologias de marketing comumente usadas incluem:

9. Gerenciar um cronograma

Se você precisar de uma única dica de como ser um bom profissional de marketing, a sugestão é: aprenda a se organizar.

Aquela história de profissional criativo que não tem ideia de datas ou prazos, é só coisa de filme!

Os profissionais de marketing bem-sucedidos usam cronogramas e planos de projeto para garantir que concluam seu trabalho de maneira oportuna.

A maior parte do trabalho em uma organização de marketing é orientada por prazos. Por exemplo, as campanhas de marketing têm datas de lançamento nas quais todos os que trabalham na campanha se concentram.

Bons profissionais de marketing trabalham de trás para frente a partir da data de lançamento e desenvolvem um cronograma que rege o trabalho que eles fazem.

10. Aprenda a escrever certo!

Muitos profissionais de marketing subestimam a importância da escrita, mas o copywriting é uma das habilidades mais importantes que um profissional de marketing pode ter. É a base de quase todas as campanhas de marketing.

Do texto do anúncio, aos e-mails, às landing pages, o copywriting é uma habilidade relativamente básica que pode ter um impacto desproporcional nas taxas de conversão.

Também acontece de ser a base da enorme quantidade de comunicação interna que os profissionais de marketing devem gerenciar dentro de sua empresa.

Nada mal receber algumas dicas sobre como escrever para converter, correto? Assista ao vídeo abaixo:

11. Entregar resultados específicos e identificáveis

Por fim, o marketing evoluiu para um campo no qual os profissionais de marketing devem fornecer resultados. Seja eles:

  • conquistar reconhecimento da marca;
  • gerar um certo número de leads qualificados;
  • gerar receita.

Profissionais de marketing de sucesso concentram-se em entregar resultados que compartilham três características:

  • em primeiro lugar, os resultados que eles entregam podem ser facilmente identificados e compreendidos pela empresa.
  • em segundo lugar, eles fornecem resultados que têm impacto sobre os negócios, geralmente no lado da receita das coisas.
  • em terceiro lugar, eles entregam esses resultados mensalmente.

Essas são as 11 habilidades de como ser um bom profissional de marketing, que identificamos ao trabalhar centenas de profissionais nos últimos anos.

Como falamos anteriormente, o domínio de ferramentas de tecnologia são tão importantes, pois elas ajudam o processo de apresentar resultados, mais simples e rápido.

A tecnologia veio ajudar o profissional de marketing a otimizar seu tempo, mas principalmente a executar ações que manualmente demoraria muito tempo (ou seriam impossíveis de serem realizadas). Esse delay é prejudicial ao objetivo maior que é conquistar e apresentar resultados reais de conversão.

Então, não tenha medo da tecnologia. Aprenda a usá-la a seu favor para se tornar um bom profissional de marketing e ser reconhecido por isso.

A LAHAR é um software de Inbound Marketing que utiliza estratégias de produção de conteúdo e automação de marketing digital, para auxiliar você a ampliar os seus resultados de vendas, aumentar a produtividade das suas ações e facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads.

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