Como ser um bom profissional de marketing: 8 habilidades para desenvolver

Como ser um bom profissional de marketing? Foco em resultados, habilidades analíticas e gestão de tempo são algumas das habilidades que devem ser desenvolvidas se você busca ser um profissional de alto desempenho.

Sim, atualmente, tudo o que envolve “como ser um bom profissional de marketing” está relacionado a desempenho.

O marketing digital trouxe a possibilidade de analisarmos cada campanha minuciosamente. Entender o que deu certo e o que não deu, mudar a estratégia e obter melhores resultados. É tudo medido e coletado.

Ao mesmo tempo o marketing se tornou mais pessoal, individual e segmentado. 

O público-alvo se tornou persona e as equipes de marketing devem entender cada uma das etapas da jornada do cliente.

Em suma, habilidades analíticas e de relacionamento se tornaram centrais para formar bons profissionais de marketing.

Embora os profissionais de marketing possam exibir uma ampla variedade de características, identificamos 11 habilidades que realmente se destacam hoje.

Como ser um bom profissional de marketing versão 5.0

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre essas habilidades que vão te ensinar a como ser um bom profissional de marketing.

1. Saiba como criar personas

Criar personas é o primeiro passo de qualquer planejamento estratégico de marketing.

Entender com quem você está falando ou com quem deseja falar é fundamental para definir o que vai ser falado, por onde e como.

É por isso que para ser um bom profissional de marketing você precisa dominar o conceito de personas, saber aplicá-lo e priorizá-lo, antes de criar uma campanha e acompanhar os resultados.

Para avançar nessa etapa indicamos a leitura do artigo;Como criar personas para o seu negócio”. 

2. Crie experiências para os clientes

Se você quer aprender como ser um bom profissional de marketing você deve se dedicar a oferecer excelentes experiências para os clientes, seja em uma loja física, virtual, nas redes sociais da marca, no call center …

Graças à internet, hoje há muito mais pontos de interação entre um cliente e uma marca e o trabalho de marketing é criar e gerenciar essas experiências.

3. Seja um Storyteller

Mesmo com tantas plataformas de marketing surgindo e se consolidando, é cada vez mais difícil atrair a atenção dos usuários online.

Uma das formas de driblar isso é por meio de histórias.

O storytelling não é uma ferramenta nova mas deve ser reativada.

Usuários, leads e clientes prestam muito mais atenção em histórias do que em anúncios.

Todo mundo gosta de uma boa conversa, uma boa fofoca, por fim uma boa história.

A cereja do bolo do storytelling é que ele atinge as pessoas em um nível emocional, o que torna ainda mais estreita a relação dessas pessoas com a marca.

A seguir, o vídeo abaixo apresenta dicas de como ser um bom profissional de marketing, que sabe contar boas histórias.

4. Inclua a tecnologia no seu dia a dia

Para que todas as estratégias do marketing atual sejam postas em prática o profissional de marketing precisa usar ferramentas tecnológicas  que permitem a execução de uma série de campanhas.

Por isso, se você está em busca de como ser um bom profissional é fundamental que domine o uso de sistemas como:

5. Saiba gerenciar seu tempo e suas tarefas

Ser um bom profissional e ser desorganizado são características que não combinam.

O profissional de marketing moderno cumpre metas e deadlines.

É guiado por dados e planos.

É claro que a espontaneidade ainda existe e é comemorada, mas é importante consistência.

Desenvolva a habilidade de se organizar. Use planners, siga o software de gestão de projetos da empresa e ofereça seu melhor para contribuir com prazos e produtividade.

6. Desenvolva a habilidade da escrita

Você não precisa ser um copywriter para estar atento a habilidade da escrita.

Escrever e-mails de maneira correta, saber como passar uma informação por meio de texto, gerenciar suas equipes a distância, fazer um relatório, tudo isso exige boa escrita do profissional.

Além disso, o copywriting é uma das habilidades mais importantes que um profissional de marketing pode ter. É a base de quase todas as campanhas de marketing.

Nada mal receber algumas dicas sobre como escrever para converter, correto? Assista ao vídeo abaixo:

7. Use dados para tomar decisões

Muitos profissionais de marketing ainda tomam decisões com base em seus instintos, mas com a riqueza de dados disponíveis para eles, isso não precisa ser o caso. E nem deve ser!

Plataformas como CRM, Google Analytics e softwares de automação de marketing geram dados em tempo real sobre campanhas, acessos, tráfego e sobre tudo o que diz respeito ao contato da sua empresa com usuários online.

Por isso, para realmente aprender como ser um bom profissional de marketing você deve entender como coletar e analisar dados para tomar melhores decisões.

Uma das formas de tomar decisões e otimizar resultados dentro do marketing é realizando testes que ajudarão você a testar a eficácia de ofertas, anúncios e projetos diversos.

Entre os testes mais famosos é o teste AB que compara dos resultados de duas versões de um mesmo material de comunicação.

Os testes AB podem ser feitos com e-mails, anúncios, páginas do site e mais.

Como ser um bom profissional de marketing

8. Entregar resultados específicos e identificáveis

Profissionais de marketing de sucesso concentram-se em entregar resultados. 

Quais resultados?

Isso vai depender do seu cargo na organização e também das metas da empresa.

Um profissional de atendimento tem como resultado manter clientes fieis e satisfeitos.

O departamento de compra de mídia deseja aumentar a taxa de cliques e reduzir o CPC.

E por ai vai!

Entretanto, de maneira geral, ajudar seu setor a alcançar os objetivos e as metas definidas (sejam elas quais forem) já é uma forma de entregar resultados.

Essas são as 8 habilidades de como ser um bom profissional de marketing, que identificamos ao trabalhar centenas de profissionais nos últimos anos.

Como falamos anteriormente, o domínio de ferramentas de tecnologia é importante, pois elas ajudam no processo de apresentar bons resultados em menos tempo. 

Então, não tenha medo da tecnologia. Aprenda a usá-la a seu favor para se tornar um bom profissional de marketing e ser reconhecido por isso.

A LAHAR é um software de Inbound Marketing que utiliza estratégias de produção de conteúdo e automação de marketing digital, para auxiliar você a ampliar os seus resultados de vendas, aumentar a produtividade das suas ações e facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Facebook Comments

Deixe uma resposta