Como usar o Google Search Console: instalação e benefícios

Você sabe como usar o Google Search Console? Sabe o que é a ferramenta e no que ela é útil? O Google permite que você conecte seu site ao Google Search Console passe a acompanhar como a ferramenta da busca está indexando seu site.

O Google Search Console é uma ferramenta obrigatória para todos os proprietários de sites e profissionais de marketing, pois, oferece uma incrível quantidade de informações sobre o desempenho do seu site nas pesquisas.

Recomendamos que você conecte seu site ao Google Search Console para aproveitar todos os insights que a ferramenta pode trazer para suas estratégias.

O que é o Search Console e por que você deve adicioná-lo?

A ferramenta gratuita do Google Search Console fornece aos proprietários de sites muitas ferramentas para verificar o desempenho do site. Ele não apenas mostra como seu site está se comportando, mas também como os usuários veem sua plataforma nos resultados da pesquisa. Você receberá informações sobre:

  • palavras-chave e consultas que geram tráfego;
  • descobre quais resultados de pesquisa avançados seu conteúdo ganhou;
  • identifica como seu site está funcionando para mobile.

Além disso, você pode verificar se o Google pode acessar seu conteúdo. Em suma, use-o!

Este artigo é o nosso guia para iniciantes em como usar o Google Search Console.

Depois de adicionar seu site ao Google Search Console, você pode resolver os problemas de rastreamento e corrigi-los também.

Se você usa WordPress e tem o plugin Yoast SEO, ao conceder acesso à sua conta do Search Console, você pode ver e corrigir seus erros de rastreamento diretamente do plug-in.

Observação: os erros de rastreamento ocorrem quando um mecanismo de pesquisa tenta acessar uma página em seu site, mas falha.

Como usar o Google Search Console? Tutorial para conectar o seu site na ferramenta

Se você é novo no Google Search Console, precisará adicionar e verificar seu (s) site (s) antes de poder fazer qualquer outra coisa.

Adicionar e verificar seu site no Search Console prova para o Google que você é proprietário de um site, webmaster ou outro usuário autorizado. Afinal, o Search Console fornece todos os tipos de informações e insights incrivelmente detalhados sobre o desempenho de um site.

O Google não quer entregar esse tipo de informação a qualquer um.

Aprender como usar o Google Search Console e adicionar um site à ferramenta é um processo muito simples. Primeiro, faça login na sua conta do Search Console. Quando você estiver logado, verá uma caixa ao lado de um botão vermelho que diz “Adicionar propriedade“.

1. Acesse o Google Search Console.

Faça o login ou clique em “Iniciar agora”, se necessário.

2. Clique em “Adicionar uma propriedade” no menu suspenso de pesquisa.

Você pode adicionar até 1.000 propriedades à sua conta do Google Search Console.

Como usar o Google Search Console

Digite o URL do site que você está tentando adicionar na caixa e clique em “Adicionar propriedade”. Parabéns, seu site agora está adicionado à sua conta do Search Console.

Em seguida, você será solicitado a confirmar seu site. Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso.

Qual método funcionará melhor para você depende de você ter ou não experiência em trabalhar com HTML, se tiver acesso ao upload de arquivos para o site, ao tamanho do seu site e se você tem ou não outros programas do Google conectados ao seu site. Se isso soa demais, não se preocupe – vamos ajudá-lo a descobrir.

Se o seu site está construído sobre a plataforma de WordPress e você tem o plugin do Yoast é muito simples fazer essa etapa.

3. Clique na seta ao lado de “Tag HTML” para expandir a opção. Existem várias maneiras de verificar seu site, mas facilitamos para você. Nós só precisamos obter o código de autorização para que possamos colá-lo no Yoast SEO

Como usar o Google Search Console

4. Copie a meta tag.

Realce todo o código da meta tag. Clique com o botão direito do mouse na marca destacada e clique em “Copiar” ou use os atalhos de cópia ctrl-c no Windows ou cmd-c no Mac.

Como usar o Google Search Console

5. Faça o login no seu site WordPress.

O próximo passo de como usar o Google Search Console é logar em seu site, normalmente. Ao fazer isso você estará no seu “Painel”.

6. Clique em “SEO”.

Do lado esquerdo, você verá um menu. Nesse menu, clique em “SEO”.

7. Clique em “Geral“.

As configurações de “SEO” se expandirão, fornecendo opções adicionais. Clique em “Geral”.

Como usar o Google Search Console

8. Clique na guia “Ferramentas do Google para webmasters“.

Esta página tem todos os campos para passar pelos códigos de verificação das várias ferramentas para webmasters.

9. Cole o código no campo do Google e clique em “Salvar alterações”.

Como usar o Google Search Console

10. Volte para o Google Search Console e clique em “Verificar”.

Parabéns! Você conectou seu site ao Google Search Console! Agora que você verificou e vinculou seu site, pode enviar seu sitemap. Não sabe como? Leia o artigo “Tutorial | Como enviar sitemap para o Google: SEO avançado”, lá você encontra um passo a passo completo.

Isso, sem mencionar todas as outras coisas legais que aprender como usar o Google Search Console te proporciona fazer.

Como vincular o Google Analytics ao Google Search Console

O Google Analytics e o Search Console do Google podem oferecer as mesmas informações, mas existem algumas diferenças importantes entre esses dois produtos do Google.

O GA é mais sobre quem está visitando seu site:

  • quantos visitantes você recebe;
  • como eles estão chegando ao seu site;
  • quanto tempo eles estão gastando em seu site;
  • de onde os visitantes estão vindo (geograficamente falando).

O Google Search Console, por outro lado, é voltado para informações mais internas:

  • quem está ligando para você;
  • se há malware ou outros problemas em seu site;
  • quais consultas de palavra-chave seu site está exibindo nos resultados de pesquisa.

O Google Analytics e o Search Console também não tratam algumas informações exatamente da mesma forma. Por isso, mesmo que você ache que está vendo o mesmo relatório, talvez não esteja obtendo as mesmas informações em ambos os lugares.

Leia também: Será que deve investir numa plataforma de Análise Web Pago?

Para aproveitar ao máximo as informações fornecidas pelo Search Console e pelo GA, você pode vincular as contas de cada uma delas. Ter essas duas ferramentas vinculadas integrará os dados de ambas as fontes para fornecer relatórios adicionais que você só poderá acessar depois de fazer isso. Então vamos começar:

Seu site foi adicionado e verificado no Search Console? Se não, você precisará fazer isso antes de continuar. (Siga os passos acima apresentados)

No painel do Search Console, clique no site que você está tentando se conectar. No canto superior direito, você verá um ícone de roda dentada. Clique nele e escolha “Propriedade do Google Analytics“.

Como usar o Google Search Console

Isso levará você a uma lista de contas do Google Analytics associadas à sua conta do Google. Tudo o que você precisa fazer é escolher a conta do GA desejada e clicar em “Salvar“.

Fácil, certo?

É tudo o que é preciso para aprender como usar o Google Search Console e começar a aproveitar ao máximo ambas plataformas.

Por que todos com um site devem aprender como usar o Google Search Console?

O Search Console do Google foi criado para acompanhar facilmente o desempenho de seu site.

Você pode obter insights valiosos da sua conta do Google Search Console, o que significa que você pode ver que parte do seu site precisa funcionar.

A plataforma pode fazer parte da estrutura técnica do seu site, como um número crescente de erros de rastreamento que precisam ser corrigidos.

Também pode dar mais atenção a uma palavra-chave específica porque os rankings ou impressões estão diminuindo.

Leia também: Como ser um gerente de marketing: 8 dicas de alto desempenho

Além de ver esse tipo de dados, você receberá notificações por e-mail quando novos erros forem notados pelo Google Search Console. Por causa dessas notificações, você estará rapidamente ciente dos problemas que precisa corrigir.

E aí, aprendeu como usar o Google Search Console? Qualquer dúvida deixe em nossos comentários.

Leia também: SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro

Este conteúdo foi escrito pela LAHAR. Somos uma plataforma que pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.