5 dicas de e-mail marketing para aumentar vendas B2B

Você tem um planejamento estratégico, sabe quem é seu público-alvo, mas tem dúvidas de como deve ser sua estratégia multicanal? As empresas que fazem vendas B2B podem ter certeza de que os tomadores de decisão usam o e-mail. Por isso, reunimos dicas de e-mail marketing valiosas neste post.

Uma abordagem via e-mail para a geração de leads é um dos canais mais importantes, pois suas mensagens vão chegar diretamente ao potencial cliente.

O tradicional boca a boca pode funcionar para as PMEs, mas empresas que já cresceram um pouco mais precisam de consistência nas ações de marketing. 

Quer aprender como usar as campanhas de e-mail para aumentar suas vendas? Continue lendo e confira as dicas de e-mail marketing que separamos para empresas B2B. 

Dicas de e-mail marketing para estratégias B2B

Quando se trata da venda de produtos ou serviços para outra empresa (B2B), as campanhas de e-mail serão fundamentais para o sucesso das ações de marketing.

Então as dicas de e-mail marketing a seguir vão focar em como abordar esse segmento da maneira mais eficaz. Confira! 

1. Relembre as características do seu público-alvo

Essa é uma das dicas de e-mail marketing básicas. Antes de começar a pensar no conteúdo, pare e recapitule com a equipe as características do público-alvo.

Quando se trata de vendas B2B, o comportamento e a maneira como os prospects fazem suas escolhas diferem do público geral. Mas como?

Quando se trata do setor de vendas de produtos, principalmente, nossas decisões são bastante influenciadas pelo impulso, um simples cupom de desconto ou oferta de frete grátis.

Já o público empresarial, marca da segmento B2B, é mais bem informado e sabe exatamente o que precisa quando busca uma solução. 

As decisões de compra são mais racionais, levam em conta a necessidade e boa condições de qualidade X preço. 

Então dentro do seu nicho B2B, você precisa entender bem o tipo de cliente que você atinge com seu produto ou serviço.

Alguns exemplos de clientes B2B são:

  • Empresas que compram matéria-prima para produção;
  • Empresas que compram equipamentos eletrônicos de fornecedores terceirizados ou direto com o fabricante;
  • Empresas setorizadas como escolas, órgãos públicos, hospitais que adquirem vários itens de infraestrutura e de tecnologia;
  • Empresas revendedoras que compram no atacado para revender no varejo.

Agora que você já relembrou seu público-alvo, podemos falar das dicas de e-mail marketing práticas para criar a linguagem adequada para suas ofertas. Continue lendo!

2. Use a linha de assunto estrategicamente

Antes de abrir seu e-mail, o remetente vai ler a linha de assunto. Esse item é fundamental para cada disparo da campanha e é um conteúdo estratégico. 

Você pode pensar que “é só uma frase”, mas é essa frase que define se o e-mail será aberto, ignorado ou, pior, enviado para o spam.

Por isso, as dicas de e-mail marketing que você deve seguir nesta etapa são:

  • crie frases que deixem os clientes curiosos para saber a oferta;
  • faça sentenças curtas e objetivas;
  • associe palavras e jargões comuns no nicho do cliente;
  • use ícones divertidos como os emojis (quando for pertinente).

Se o e-mail for aberto, o cliente deve encontrar um conteúdo que realmente cumpra a chamada feita, oferecendo a informação claramente. Vejamos mais como continuar esse trabalho. 

3. Crie um cabeçalho de e-mail padrão

Seguindo com nossas dicas de e-mail marketing, é importante pensar nos detalhes visuais das campanhas, pois é a primeira coisa que o remetente vai assimilar quando abre o e-mail.

Começando pelo cabeçalho, esta sessão tem um papel estratégico no layout do e-mail marketing já que fica no topo.

Pense na quantidade de e-mails que um cliente B2B em potencial recebe por dia. Sua empresa tem uma chance de conquistar sua atenção. 

Por isso, valorize cada seção do e-mail marketing, a começar pelo cabeçalho. Algumas dicas são:

  • crie um design profissional para o banner padrão;
  • inclua sua logo para que o cliente identifique sua empresa;
  • adapte o banner do cabeçalho a identidade das outras campanhas.

Se você tiver um designer na equipe de marketing pode alinhar com eles esses detalhes para garantir um bom resultado. 

Caso não tenha esse suporte, mantenha sempre a logo no topo e adapte as cores de fundo e outros detalhes de acordo com os recursos do serviço de e-mail que você usa.

Essa organização vai ajudar sua equipe a administrar melhor o tempo de trabalho e otimizar a execução das tarefas.

4. Planeje o conteúdo a ser enviado

Recapitulando as dicas de e-mail marketing até agora, você tem seu público B2B bem definido, uma linha de assunto estratégica, um cabeçalho bem feito, e agora? 

Agora é o momento de planejar a produção de conteúdo relevante das campanhas de e-mail. O título e corpo do texto deve ser pensados para que a mensagem seja assimilada rapidamente. 

Algumas dicas de e-mail marketing para essa etapa são:

– O principal objetivo do conteúdo é informar. Se está fazendo a oferta de um produto capriche na descrição e use fotos. Caso seja um serviço, destaque os principais benefícios. Adapte o conteúdo de acordo com o objetivo do e-mail.

– Para deixar o texto dinâmico foque na interação com público. Inclua perguntas, ensine truques ou dê conselhos para aplicar no trabalho. Isso é válido tanto para conquistar novos clientes quanto para manter os antigos.

– Ofereça exclusividade para sua base de clientes. Um conteúdo único, inédito e que não vai ser encontrado em outro lugar chama a atenção do cliente. 

– Foque na qualidade e não na quantidade. Seu e-mail pode conter apenas um título e texto curto ou trabalhar várias informações para divulgar as últimas atualizações do blog. Desde que a informação seja relevante, seu público vai se interessar. 

– Crie um conteúdo fácil de ler. Evite blocos de texto e frases muito longas. Algumas dicas de e-mail marketing para deixar o texto mais compreensível são: 

  • Divida o texto em subtítulos;
  • Use marcadores para criar listas;
  • Destaque com negrito palavras importantes;
  • Inclua alguns espaços em branco para separar as partes do e-mail

4. Saiba quem é o tomador de decisão (pode não ser o CEO!)

Como o objetivo aqui é a comunicação com leads B2B em potencial, é importante saber quem é o tomador de decisão em relação ao uso do produto/ serviço que sua empresa oferece.

Se o seu público é focado em PMEs, por exemplo, você pode dialogar diretamente com o dono, mas em empresas maiores, essa decisão pode estar com diretores e até gerentes dos departamentos. 

Por isso, a linguagem para a argumentação usada no conteúdo deve ser compatível com a posição e a função do profissional que você planeja atingir. Fique atento a isso na hora de criar seu conteúdo.

Gostou das dicas de e-mail marketing?

Com essas dicas de e-mail marketing, sua equipe vai conseguir planejar campanhas de e-mail mais fortes para aumentar as vendas B2B.

Alinhe essas etapas do trabalho com os responsáveis da equipe e comece a trabalhar na construção de um fluxo de e-mails que vai trazer resultado.

Sua empresa já investe no e-mail como ferramenta de marketing digital? Divida nos comentários sua experiência e deixe suas dicas de e-mail marketing também! 

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