E-mail promocional: 5 exemplos para adotar na sua estratégia

Dentro de um planejamento estratégico de marketing digital, uma das maneiras mais eficazes de conversar com um cliente ou potencial cliente é utilizar a estratégia de e-mail promocional, ou e-mail marketing, para uma base consolidada de leads, que devem ser nutridos com estratégias especiais. Entretanto, entender qual a melhor forma de aproveitar os benefícios desse canal de comunicação pode ser uma tarefa complexa.

Por isso, neste guia, analisaremos cinco categorias de grandes exemplos de e-mail promocional para que você aprenda a como fazer um e-mail marketing – e se inspire – a mandar e-mails que converteram clientes.

5 passos para desenvolver um e-mail promocional perfeito

1. Emails que estabelecem relações positivas

Parabéns! Você acabou de receber um novo assinante de e-mail. Agora é hora de estabelecer um relacionamento com ele. E sobre o que é construído todo grande relacionamento? Confiança. Este deve ser um dos seus principais objetivos ao elaborar seus e-mails promocionais.

Trabalhe duro para estabelecer relações positivas com assinantes desde o início:

Veja o exemplo da Optinmonster:

e-mail promocional
Quando você se inscreve no boletim informativo da OptinMonster, você recebe um e-mail de boas-vindas do co-fundador.

Usar o primeiro nome (Syed) adiciona um toque pessoal ao e-mail que o ajuda a parecer menos com uma organização e mais como um colega. O tom do e-mail suporta ainda mais esse sentimento por ser cordial e profissional, como se fosse de um amigo experiente que esteja interessado em ajudá-lo.

Antes de mergulhar no negócio, Syed leva tempo para agradecer pessoalmente ao leitor por se inscrever, usando frases como “junte-se a nós” e “bem vindo à família” para estabelecer que isso não é apenas um boletim informativo, mas algo maior. E agora, como assinante, o leitor se tornou parte disso.

Este exemplo de e-mail de boas-vindas faz um excelente trabalho para introduzir a marca e estabelecer uma base sólida para um relacionamento com o leitor, além disso ele dá um passo adiante, prometendo ao leitor um conteúdo premium útil como uma forma de agradecimento pelo usuário ter de inscrito para receber e-mails:

E-MAIL-PROMOCIONAL

Na captura de tela acima, “Syed” promete três presentes futuros para seu leitor. E nos próximos três dias, ele os entregará.

Manter essa promessa ajuda a estabelecer confiança e mostra aos leitores de Syed o que eles podem esperar do relacionamento desde o início.

Como escrever um e-mail como este? Seguem algumas dicas:

  • Use seu nome pessoal, se for apropriado para sua empresa particular dicione um toque pessoal aos seus e-mails.
  • Agradeça ao leitor por seu tempo
  • Configure expectativas e as cumpra
  • Faça promessas e acompanhe
  • Ofereça valor ao cliente com antecedência e frequência, mostrando o benefício que eles podem esperar receber deste novo relacionamento

2. Crie e-mails que ofereçam aos leitores algo de valor

Oferecendo ao seu público algo que será valioso para eles você se beneficia:

  • Atraindo e mantendo sua atenção
  • Encoraja-os a comprar / interagir com seus produtos, serviços ou site
  • Uma vez que você tem um produto, serviço ou conteúdo criativo para eles, ofereça aos seus leitores algo de valor como descontos em sua mercadoria ou serviços, ou promova alguns de seus ótimos conteúdos.

Estes dois e-mails seguintes fazem isso muito bem:

E-MAIL_PROMOCIONAL

Se você tiver um ótimo conteúdo, compartilhe. É o que List25 faz.

Seu boletim de e-mail é uma ótima oportunidade para você manter seus leitores atualizados sobre o conteúdo que você está produzindo. Forneça um carretel de destaque e explique como essas postagens podem ajudar seus leitores.


Claro, nada atrai os leitores mais do que conseguir um ótimo negócio.

EMAIL PROMOCIONAL (1)

Oferecer ao seu público um desconto valioso tem o poder de converter leitores inseguros em clientes fiéis. No exemplo acima, Walgreens fala com o caçador de pechinchas em cada um de nós, oferecendo um cupom de 20%.

Aqui estão algumas coisas que você pode aplicar em seus e-mails promocionais para torná-los mais valiosos para o seu leitor:

  • Não tente simplesmente vender, em vez disso, compartilhe o conteúdo gratuito que você produziu
  • Explique como o seu conteúdo irá beneficiar o seu leitor, resolvendo uma necessidade
  • Ofereça aos seus leitores cupons ou descontos valiosos

Leia também: 7 passos para começar a automatizar o envio de e-mails

3. E-mails que capturam a atenção do público

Você tem um número limitado de caracteres para chamar a atenção do seu leitor e convencê-los a abrir seu e-mail, então faça com que eles atinjam em cheio o usuário! Aprender a desenvolver bons títulos de e-mail marketing é um passo crucial nesse momento.

Apenas porque seu público já mostrou interesse no que você tem a dizer ao se inscrever na sua lista, você não pode se tornar complacente. Com cada novo e-mail que você envia, você precisa recapitular sua atenção e incentivá-lo a ficar comprometido com você.

Existem algumas maneiras de você fazer isso. Neste exemplo do Social Media Examiner, o problema que o e-mail promete remediar pode ser encontrado no assunto: melhorar o alcance do leitor no Facebook.

E-MAIL_PROMOCIONAL_

Se você está vendendo um produto, um serviço ou uma postagem de blog, o título de seus e-mails para atender a uma necessidade específica do seu público é uma ótima maneira de chamar sua atenção e convencê-los de que o seu email é importante.

O assunto fornece apenas informações suficientes para despertar o interesse da audiência sem entregar toda a história. Se o leitor quiser descobrir como aumentar seu alcance de Facebook, eles terão que abrir o e-mail.

Se você está oferecendo ao seu cliente algo valioso, destacar o valor no assunto do seu e-mail é uma ótima maneira de colocar as pessoas no seu e-mail e retirá-lo das dezenas de outras promoções que recebem todos os dias.

Outro bom exemplo de um assunto cativante é o email Walgreens que vimos anteriormente:

EMAILPROMOCIONAL (1)

Ao usar frases convincentes como “Today Only”, o Walgreens cria uma sensação de urgência e atrai seus leitores para abrir seu email imediatamente ou arriscar-se a perder o negócio.

Se o seu negócio depende do tráfego do site para gerar vendas, conseguir que os assinantes simplesmente abram seus e-mails é apenas a metade da batalha, afinal ele precisa clicar no link em seu e-mail e visitar seu site.

Jon Morrow assume uma abordagem “menos é mais” para realizar esta tarefa.

O assunto de seu e-mail simplesmente anuncia a publicação de uma nova postagem no blog. E uma vez que um leitor abre o email …

EMAIL-PROMOCIONAL

Jon provoca o problema que o blog procurará resolver, e então ele oferece um link para clicar.

É isso aí.

Não há imagens e nenhum comentário de distração.Ele não quer nada que distraia o leitor da tarefa em questão: clicar nesse link.

Seguem alguns pontos que você pode usar para aumentar suas chances dos leitores abrirem seus e-mails:

  • Apresente um problema que o e-mail procura resolver
  • Torne o assunto curto e imediatista
  • Destaque o valor que está oferecendo ao seu leitor
  • Use linguagem urgente
  • Concretamente, indique o valor do seu conteúdo no assunto

4. E-mails que conhecem sua audiência

Dependendo do que você está promovendo, seu público esperará coisas diferentes dos seus e-mails.

É importante ter um objetivo claro em mente para o tipo de imagem e mensagem que deseja apresentar, para que você possa se certificar de que está sendo claro em seus e-mails promocionais.

Aqui estão dois e-mails promocionais efetivos, porém muito diferentes, sintonizados para seus públicos:

e-mail promocional

O e-mail promocional da Bath and Body Works está em contraste com a de OptinMonster; no entanto, eles são incrivelmente eficazes para sua audiência particular.

O material da Bath and Body Works tem cores brilhantes, belas fotos e texto ousado. A empresa vende itens bonitos e luxuosos com embalagens atraentes e seus e-mails refletem o desejo de seus clientes por esses tipos de produtos.

Por outro lado, o OptinMonster está falando com um público diferente que espera profissionalismo e uma empresa experiente nos negócios em que eles possam confiar. A empresa coloca seu melhor pé para frente com um design simples, limpo e pesado em texto que chega ao ponto.

É importante se perguntar o que deseja que seu público sinta e pense quando pensa em sua marca.

Se você quiser criar um sentimento de luxo e opulência, as imagens que suportam esse tipo de indulgência devem estar presentes em seu e-mail. Se você quiser criar uma sensação de profissionalismo e confiabilidade, um conceito mais simples e limpo pode ser o melhor ajuste.

Mas seja qual for o método escolhido, certifique-se de que você é consistente com sua entrega.

Isso exigirá um conceito claro do que sua empresa representa e do tipo de imagem que deseja criar. Embora cada e-mail seja diferente, todos os serviços de Bath and Body Works e OptinMonster mantêm uma vibração consistente.

Seus clientes sabem o que esperar do e-mail para o email.

O que aprendemos com as diferenças entre esses dois e-mails? Aqui estão alguns pontos que podem ajudá-lo a criar um e-mail que engrena bem com seu público:

  • Tenha um conceito forte da imagem que deseja apresentar de sua empresa
  • Saiba que, apenas porque algo funciona para uma empresa, não significa que funcionará para a sua
  • Guie suas decisões de e-mail promocional pelo que você estabeleceu como expectativas para sua marca
  • Seja consistente para não alienar seu público

5. Desenvolva e-mails fáceis de ler

Se o seu e-mail promocional é difícil de ler, desorganizado ou não obriga a ler mais, o seu e-mail está morto na chegada.

e-mail promocional

O e-mail da IKEA é fácil de descrever.

Ele usa imagens claras, texto colorido e títulos em negrito para separar seções.

As principais mensagens que a empresa deseja transmitir são a frente e o centro: o objetivo da promoção, a venda que estão anunciando e os preços que eles acreditam que seus clientes querem ver. Informações adicionais estão em menor impressão, caso o cliente esteja interessado em ler mais informações.

O que é fornecido no e-mail é suficiente para despertar o interesse do leitor, enquanto ainda deixa muito para ser explorado no site da empresa. Os botões de call to action (chamada para ação) indicam ao leitor que faça clique para obter mais informações.

  • Faça com que os e-mails sejam fáceis de minimizar
  • Certifique-se de que os pontos que você mais deseja destacar estão enfatizados,
  • Arrete emails com imagens, seções específicas ou quebras de parágrafo para manter o email limpo e fácil de gerenciar
  • Estimule seu cliente a clicar nos CTAs, mantendo algumas informações em seu site e não no e-mail
  • Faça com que seus links e botões de chamada para ação sejam claros e fáceis de encontrar

Leia também: Técnicas de marketing digital para potencializar os resultados do seu negócio

6. Bonus Takeaways

Ainda não terminamos. Aqui estão quatro dicas adicionais que você deve considerar antes de escrever seu próximo e-mail promocional.

Use links, não anexos

Se você tem mais a dizer do que espaço em seu e-mail, evite incluir anexos. Em vez disso, inclua um link para seu site.

A revisão é vital


Isso pode parecer óbvio, mas é importante mencionar: verifique seus e-mails com erros de ortografia e gramática antes de enviá-los. Não importa o seu negócio, apresentar-se como profissional e competente é importante.

Personalize (Talvez)

Há algo interessante em ver seu próprio nome, então, usar o nome do seu leitor no assunto do seu e-mail pode ajudá-lo a obter mais cliques. No entanto, use esta dica com cuidado, pois é freqüentemente usado por spammers.

Não engane seus leitores

Seu objetivo de estabelecer confiança deve superar seu objetivo de criar um título cativante. Um assunto enganador pode levar a mais cliques no curto prazo, mas se você não cumprir suas promessas, você irá arruinar os relacionamentos positivos que você trabalhou tão arduamente para estabelecer.

Agora você conhece as técnicas que as empresas e comerciantes de sucesso usam em seus e-mails promocionais. Mas antes de fugir para escrever sua próxima obra-prima de e-mail, queremos ouvir de você.Deixe um comentário abaixo e conte-nos o melhor e-mail promocional que já recebeu (e o que o fez tão bom).

Lahar oferece soluções de automação de marketing que podem otimizar seu trabalho de envio de e-mail marketing, além de facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa.