E-mail marketing corporativo: 5 passos para criar e ter sucesso com a estratégia

O e-mail marketing corporativo é o uso da plataforma de e-mail para a comunicação da empresa com seus clientes e leads. 

Segundo pesquisas, o e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que algumas das principais redes sociais do mundo, entre elas o Facebook. E essa é apenas uma das razões que fazem do canal uma plataforma indispensável para uma estratégia corporativa, seja de vendas, marketing ou atendimento.

O e-mail marketing, entretanto, é apenas um dos canais de destaque de uma estratégia de marketing. Enquanto anúncios, SEO e redes sociais funcionam muito bem para a atração de usuários, o e-mail marketing é o canal mais usado para o relacionamento, nutrição e conversão. 

Entender esse papel do e-mail marketing é um dos passos necessários para ter sucesso nessa estratégia.

Quais são os tipos de e-mail que existem?

Para entender como fazer um e-mail marketing corporativo é necessário, antes de qualquer coisa, entender quais são, afinal, os tipos de e-mail marketing

Sim, existem mais de um tipo de e-mail e cada um tem uma função dentro de uma estratégia de comunicação da empresa. 

Entre os tipos de e-mail marketing que podemos destacar estão: 

  • Newsletter: é o nome dado para e-mails que compartilham conteúdos relevantes sobre a empresa e o universo que a cerca, como notícias do mercado, novidades, e mais, 
  • E-mail promocional: diferente do que o nome nos leva a acreditar, não é um e-mail voltado apenas para a divulgação de descontos e promoções, mas sim para a divulgação de serviços e produtos da empresa, bem como campanhas e novidades da organização. Lembre-se que promoção vem de promover, 
  • E-mail sazonal: é o material enviado em datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Black Friday, aniversário de clientes e mais, 
  • E-mail de boas-vindas: sempre que um usuário se converte em lead é importante que ele receba um e-mail de boas vindas para que possa começar a se sentir “em casa”,
  • E-mail para clientes inativos: é a mensagem enviada para contatos que já fizeram negócio com a sua empresa ou para leads que pararam de engajar com o conteúdo compartilhado, tem o objetivo de reativar esses leads e torná-los mais próximos da empresa,
  • E-mail transacional: muito usado em negócios como e-commerce, informa a autorização de pagamento, envio do produto, confirmação de cadastros e outras informações relacionadas a um pedido, por exemplo, 
  • E-mail para e-commerce: além do e-mail transacional, o e-mail marketing para e-commerce também pode compartilhar conteúdos relevantes, ofertas, produtos, promoções da loja virtual, e-mail para carrinhos abandonados, e mais.

Confira a seguir alguns exemplos de email marketing corporativo, que se encaixam nos tipos que acabamos de apresentar.

email marketing corporativo
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Como fazer um e-mail marketing corporativo?

No passo a passo de como fazer um e-mail marketing corporativo temos as seguintes etapas:

  1. Entenda quem é o cliente da sua empresa
  2. Compartilhe conteúdos relevantes
  3. Crie fluxos de automação para nutrição
  4. Use uma ferramenta especializada 
  5. Monitore seus resultados

Entenda cada etapa, no passo a passo a seguir!

1. Entenda quem é o cliente da sua empresa

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é entender quem é a persona da empresa. A partir disso, é possível entender quais são as necessidades, dores e desejos desse cliente e oferecer conteúdos que atendam a suas dúvidas, informando e oferecendo conteúdo de valor a todos eles. 

Para aprender como criar as personas da empresa, leia o artigo, Como criar personas para o seu negócio”. 

2. Compartilhe conteúdos relevantes

Evite criar uma estratégia que esteja focada apenas na divulgação de ofertas, promoções, de seu produto ou serviço. Construa uma estratégia de e-mail marketing corporativo que inclua a produção de conteúdo relevante, alinhado à persona e a etapa da jornada de compra em que ela está. 

O conteúdo relevante deve, principalmente, oferecer informações atreladas às principais dúvidas dos clientes em cada etapa do funil de conversão. O objetivo é educar e oferecer algo de valor ao cliente, como consequência você ganha a confiança dele e se torna uma opção para uma futura compra. 

Uma forma de identificar quanto oferecer produtos e serviços é a partir da qualificação dos leads. Conheça mais sobre esse assunto no artigo, “Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam”. 

Com a qualificação você vai saber o momento exato de falar com o lead certo sobre seu produto ou serviço, sem assustá-lo. 

3. Crie fluxos de automação para nutrição

Os fluxos de nutrição vão ajudar sua equipe a manter uma comunicação segmentada e eficiente com os leads, respondendo aos comportamentos dos contatos em relação ao material que sua empresa está compartilhando. 

O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails que são enviados de acordo com o engajamento do lead com os materiais anteriores. 

Essa nutrição funciona de forma automática, sua equipe só precisa cadastrar o fluxo uma vez e deixar que ele aconteça naturalmente, a partir da ferramenta de automação de marketing escolhida.  

email marketing corporativo

Fonte: LAHAR

4. Use uma ferramenta especializada 

Acabamos de citar a ferramenta de automação de marketing que é o que há de mais completo quando o assunto é disparador de e-mail marketing. Ela sem dúvida vai contribuir para:

  • captura de leads, 
  • gestão de leads, 
  • criação de fluxos, 
  • envios de e-mail marketing, 
  • qualificação de leads,
  • automação no envio, e mais. 

Fique atento para escolher uma ferramenta que ofereça recursos importantes como testes A/B e lead tracking

5. Monitore seus resultados

Nenhuma campanha de marketing sobrevive mais sem o monitoramento de resultados. Os indicadores de e-mail marketing contribuem para que você possa entender quanto sua empresa realmente está ganhando ao investir no e-mail marketing corporativo. 

É possível entender também onde estão potenciais gargalos e o que está funcionando muito bem. 

Tudo isso ajuda você a otimizar sua estratégia de forma mais assertiva, sem que precise “chutar” o que precisa ser melhorado. 

Problemas na taxa de abertura? Concentre-se em melhorar os assuntos dos e-mails. 

Problemas na taxa de cliques? Observe seu conteúdo e torne a oferta mais atrativa. 

O copywriting pode te ajudar muito no processo de converter seu lead a agir. aprenda mais no vídeo abaixo.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre como fazer email marketing corporativo, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing

Os materiais são gratuitos e ideais para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como nosso software de automação de marketing pode ajudar na sua estratégia de envio de e-mail marketing corporativo, nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais, acesse  plataforma, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias. 

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