7 inspirações de e-mail marketing criativo para atrair seus clientes

Caso não tenha ouvido, o e-mail marketing não está morto. De fato, a realidade é exatamente o contrário. Um e-mail marketing criativo pode trazer resultados excelentes para seu negócio.

Uma pesquisa do Radicati Group apontou a expectativa para o final de 2016 de um total de 4,3 milhões de contas de e-mail no mundo. Goste ou não, vivemos em um momento em que as pessoas gostam de enviar e-mail. É rápido, conveniente e, mais importante, eficaz.

Se você é uma startup ou marca que deseja aproveitar esse sucesso, uma campanha de e-mail marketing bem projetada é crucial para tirar todas as vantagens possíveis. Entre tanta concorrência, um projeto de e-mail excelente precisa capturar a atenção do leitor imediatamente para não ser excluído e ou correr o risco de nem ser visto.

Envolva seus clientes e crie campanhas seguindo boas práticas de e-mail marketing para alcançar um público maciço. Veja abaixo como algumas marcas fizeram isso. Esperamos que este post te inspire a criar o seu próprio projeto de e-mail marketing criativo!

E-mail marketing criativo: como começar?

Ao começar a planejar uma campanha, a primeira dúvida é como fazer um e-mail marketing. Mas antes de pensar no design que o seu e-mail terá, é preciso entender o que é funil de vendas e estruturar as etapas de acordo com o seu negócio.

Não basta ser um e-mail marketing criativo. Se ele não atende a um objetivo bem definido, provavelmente, você não verá resultados com essa ação. Apenas um e-mail não fará milagre pelas suas vendas ou fixará sua marca na memória da sua persona.

Aprenda como criar personas e se comunique com os clientes certos.

Para começar uma campanha com potencial e que envolva mais que enviar e-mails para um grupo de contatos, entenda o que é Inbound Marketing e organize uma estratégia completa. Dessa forma, você irá integrar de forma eficiente todos os seus canais de comunicação para a geração de leads qualificados.

7 exemplos de e-mail marketing criativos para se inspirar

1. Experimente combinar cores vibrantes

A combinação de cores vibrantes e belas no exemplo de e-mail marketing abaixo são impressionantes e muito eficazes. A paleta de cores emparelhada com o blush e o preto criam uma sensação moderna e sofisticada.

O layout é atraente e único, como um boletim informativo e editorial de moda, tudo em uma imagem. No entanto, o tipo ainda consegue puxar o foco central pela frente e pelo centro e também por cima da imagem.

email-marketing-criativo-acne

Design por The Stylish City

2. Divirta-se com as animações

Este exemplo de e-mail marketing criativo é super atual e usa um GIF divertido e criativo que entrega uma mensagem simples e clara com um design único, surpreendente e memorável.

A mensagem é entregue perfeitamente aos seus clientes, encorajando-os a seguir o Pinterest da marca e se inspirar com outras imagens como esta. Um fundo neutro e uma posição central criam foco absoluto no gif, com as informações circundantes perfeitamente colocadas para motivar o leitor na ação.

Design By Mika Osborn

3. Mantenha a simplicidade

Este design de e-mail marketing da Apple faz um ótimo uso do espaço em branco com foco central claro no produto. O produto é bem exibido com pops de cor para adicionar interesse e a informação está perfeitamente alinhada e cuidadosamente colocada, com uma hierarquia vertical para fácil compreensão.

O uso de diferentes tamanhos e cores em escala de cinza permite que os leitores compreendam o que é importante e o que é menos importante. O design é direto ao ponto com elementos mínimos e estrutura simples.

email-marketing-criativo-apple

4. Torne-se facilmente reconhecível

Este exemplo de e-mail marketing da Burberry é uma ótima solução visual para mostrar seu icônico trench coat e ao mesmo tempo fazer um reforço de marca. O design consegue um reconhecimento instantâneo graças à paleta de cores e aos diversos ângulos do casaco famoso.

A escolha dos tipos de letra é limpa e clara e a grade consistente deixa o leitor seguir a história visual com muita facilidade. Um design simples e facilmente identificável.

email-marketing-burberry

5. Menos realmente é mais

Bonito e forte, este design de e-mail marketing criativo da Chanel usa a simplicidade da melhor forma. Existe uma imagem usada para representar a marca, um título seguido de breve descrição e uma chamada para ação. Todas centralizadas e alinhadas, nenhum elemento se sobrepõe ao outro.

Embora o design geral seja bastante minimalista, o uso da fita para representar a marca e o seu icônico perfume mantém o design atraente e divertido.

email-marketing-exemplo-chanel

6. Ordene a informação de maneira lógica

Um e-mail marketing criativo não está apenas nas imagens. Um layout ordenadamente organizado e os destaques em rosa vibrante são o que torna este exemplo da Nokia muito eficaz na comunicação de muitas informações.

Os links neste design se destacam com o rosa quente contra o fundo escuro, criando um efeito nítido e atraente. Caixas bem alinhadas e o espaçamento entre elementos criam uma ordem entre um grande número de informações. Um ótimo exemplo de como criar ordem e hierarquia em informações densamente compactadas.

exemplo-email-marketing-nokia

Design por Hatch Inc.

7. Crie uma mensagem indireta

Um design direto pode levá-lo a algum lugar rápido, mas um design mais indireto pode levá-lo a um lugar excelente. Este e-mail marketing da marca J.Crew optou por não mostrar nenhum dos seus produtos, um movimento ousado para uma empresa de vestuário.

Em vez disso, eles usaram uma foto simples de um biscoito da sorte com uma “sorte” peculiar que também atua como uma chamada para ação. Dentro do design do e-mail, uma abordagem mais indireta para vender seu produto e sua marca é mais arriscada, mas se bem feito pode ter um ótimo resultado.

Gostou das nossas inspirações de e-mail marketing criativo? O e-mail é uma poderosa ferramenta de contato com seu cliente potencial. Esse relacionamento através de conteúdos relevantes e chamativos dentro do seu funil de marketing contribui muito para o crescimento da sua marca.

e-mail-marketing-jcrew

A LAHAR oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes!