E-mail marketing para Dia dos Pais: 6 etapas para vender mais

O e-mail marketing para Dia dos Pais é uma das ações obrigatórias para a data e pode impulsionar seu faturamento de maneira mais estratégica. 

Datas comemorativas exigem um esforço mais focado da equipe de marketing e vendas. Isso acontece porque o esforço para a conversão de usuários em clientes é melhor aproveitado, uma vez que os consumidores já estão com um impulso de compra. Ou seja, eles querem comprar, mas ainda não sabem aonde (e em alguns casos, também não sabem o que). 

Se por um lado, datas como o Dia dos Pais impulsionam as vendas das empresas, afinal, os consumidores estão prontos para fazer uma compra, por outro lado há um aumento da concorrência, afinal, todas as marcas querem aproveitar esse momento do mercado. 

Ações de relacionamento, que levam a mensagem da sua empresa até a caixa de entrada do cliente, são uma oportunidade para se destacar de concorrentes e conquistar a atenção dos consumidores. 

Isso sem contar que o e-mail marketing é uma das ações de marketing digital com melhor ROI, retorno sobre investimento, do mercado, alcançando valores de $38 para cada $1 investido

Mas, como fazer isso?

Como aproveitar o e-mail marketing no Dia dos Pais para gerar mais vendas e melhorar seu custo de aquisição de clientes? A seguir, listamos algumas dicas, acompanhe!

E-mail marketing para o Dia dos Pais

Para um melhor aproveitamento dessa tática, o e-mail marketing é uma ferramenta que deve ser usada como parte de uma estratégia de Inbound Marketing

Dentro das etapas do funil de vendas ele funciona para nutrir os contatos que a empresa captura, fazendo com que aprendam mais sobre o produto ou serviço e levando esses leads para a etapa final de compra. 

Estamos falando de uma estratégia eficiente para “trabalhar” usuários que já visitaram páginas da sua empresa, ou de alguma forma se conectaram com a sua marca. 

Isso ajuda a diminuir o custo de aquisição de clientes, afinal, você passa a se relacionar com potenciais consumidores por meio de canais que não são apenas canais pagos como os anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas. 

Dito isso, seguimos para as dicas de uso do e-mail marketing para o Dia dos Pais. Confira!

1. Crie canais de captura de leads

Uma estratégia de e-mail marketing para o Dia dos Pais deve se preocupar em capturar leads que serão usados na etapa de divulgação das campanhas.

Para isso, é interessante que a sua empresa inclua em sua estratégia de e-mail marketing ações anteriores que tenham como objetivo gerar leads. 

Uma estratégia, por exemplo, é criar uma landing page e pop-ups de saída com o seguinte chamado: “Receba as melhores ofertas para o Dia dos Pais. Cadastre-se”. 

Você pode iniciar essa campanha um período antes das ofertas para a data. Isso te ajuda a garantir um bom volume de leads para o período “oficial” da campanha. 

É claro que você também deve usar os leads que já estão na base de contatos, por exemplo, investindo em e-mail marketing para clientes inativos

2. Segmente sua lista de e-mail

Campanhas de e-mail marketing segmentado tem uma taxa de abertura de 14% a mais e 100,95% mais cliques.

Uma campanha de e-mail marketing para o Dia dos Pais é voltada para um público muito amplo, mas pode ser melhor trabalhada se você usar informações gerais dos clientes e informações preenchidas no formulário de captura do lead.

Sempre que possível evite o envio em massa e use a personalização para conversar com seus leads. 

Busque entender o tipo de produto que eles desejam comprar para seus pais ou mesmo a faixa de preço do presente. Isso vai ajudar você a oferecer ofertas mais voltadas para o perfil de cada contato. 

O e-mail marketing para e-commerce deve considerar as preferências dos usuários para indicar as ofertas mais interessantes e ampliar suas taxas de conversão.   

3. Dispare emails com promoções exclusivas

Fazer parte da lista de contatos de uma empresa deve ser também uma vantagem para o consumidor. Se ele recebe as mesmas ofertas que seguidores da sua rede social, por exemplo, pode parar de ter interesse em estar ali. 

Por isso, crie ações exclusivas para os seus contatos de e-mail e use canais como redes sociais e seu site para converter visitantes em leads a partir da oferta de “cadastre-se e receba ofertas especiais e exclusivas”. 

4. Use o e-mail para converter carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados fazem parte da realidade de qualquer loja virtual, e o e-mail marketing é a grande ferramenta para buscar converter esses clientes que ainda não concluíram a compra – mas estão quase lá!

Crie um fluxo de automação para leads com carrinhos abandonados e use esse fluxo para dar um incentivo a mais, como frete grátis, e gerar vendas. 

5. Atenção aos assuntos dos e-mails 

Para ter uma alta taxa de conversão é preciso, primeiro, ter uma alta taxa de abertura de e-mails. 

Nesse sentido, criar um assunto de e-mail que seja realmente atrativo vai permitir que seu resultado seja melhor. 

Lembre-se que seu lead, provavelmente, recebe dezenas de emails todos os dias. Porque ele deveria abrir o que a sua empresa mandou? 

O assunto de um e-mail é a única informação que vai dizer se o conteúdo vale ou não vale a pena. Por isso, tenha atenção especial em data sazonais, quando a disputa pela atenção de cada contato é ainda maior. 

Leia também: 5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing

6. Use a tecnologia para nutrir os leads antes, durante e após a venda

Por último, mas não menos importante, nada como usar a tecnologia para gerar resultados para sua empresa. 

O uso de uma ferramenta de e-mail vai contribuir para a automação de atividades, envio de e-mail, segmentação de clientes, criação de fluxos de nutrição e mais. 

Tudo isso permite maior produtividade da equipe de marketing e maior eficiência da estratégia de e-mail, uma vez que muitas atividades necessárias para a execução de uma campanha eficiente não podem ser realizadas sem a tecnologia. 

Uma campanha de e-mail marketing para o Dia dos Pais pode continuar trazendo resultados para sua empresa. Para isso crie estratégias de pós-venda que também usem o canal de maneira inteligente. 

Lembre-se de que o e-mail marketing é uma ferramenta eficiente para relacionamento antes da venda, durante a venda e após a venda, sendo indispensável para a fidelização de clientes. 

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing

Os materiais são gratuitos e ideais para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

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