O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 gasto com a estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que o assunto deste artigo é: como usar e-mail marketing para e-commerce?
5 dicas práticas de e-mail marketing para e-commerce
Entre os benefícios do uso de uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce podemos citar:
- aquisição de novos clientes;
- aumento na venda de produtos;
- aumento da receita.
Aprender como fazer isso é que é o pulo do gato! Então continue acompanhando e anote nossas dicas de como usar e-mail marketing para e-commerce.
1. Crie uma estratégia de captação de leads
Se você deseja colocar em prática uma campanha de e-mail marketing para e-commerce vai precisar começar captando leads.
Para isso existem diversas estratégias simples como:
- pop-up de saída, que aparece quando um usuário encaminha o cursor para a barra de pesquisa;
- pop-ups ao longo da navegação;
- landing pages com campanhas especiais (como cadastre-se e retire um batom em nossa loja mais perto de você) e mais.
Lembre-se que para aumentar a captação de leads você precisará antes levar os usuários para a página de sua empresa, ampliando o tráfego. Para isso invista em ações de atração como links patrocinados e redes sociais.
2. Segmente sua lista de e-mail
Campanhas de e-mail marketing segmentado tem uma taxa de abertura de 14% a mais e 100,95% mais cliques.
As ações de marketing priorizam a segmentação dos clientes.
Isso quer dizer que você devem entendem:
- a que persona do seu negócio cada lead corresponde;
- em qual etapa do funil de vendas ele está.
A segmentação de e-mail marketing para e-commerce é importante para que você saiba o que oferecer em sua mensagem para o lead certo e na hora certa.
Segmentar sua lista e enviar e-mails vai ajudar você a se manter relevante.
Leia também: O que é funil de leads e 5 dicas para converter mais vendas
Para manter o nível ideal de segmentação sua equipe irá precisar contar com o apoio de softwares de automação de marketing. Essa ferramenta também ajudará na qualificação de leads e na criação de fluxos de automação de e-mail.
3. Envie e-mails de incentivo
E-mails de carrinhos abandonados são modelos bastante conhecidos de e-mais de incentivo.
Eles atuam com o objetivo claro de converter um lead que chegou perto de se tornar cliente, mas que por alguma razão recuou.
As pessoas abandonam seus carrinhos de compras online 75,4% do tempo.
Ao mesmo tempo, 41,8% dos e-mails de carrinho abandonados são abertos.
Isso quer dizer que falta só um empurrãozinho para seu time de marketing e vendas marcar um gol.
Você também pode enviar um e-mail de incentivo se a ferramenta de automação notar que o cliente está acessando muito o site.
Isso acontece por meio da análise de comportamento do lead em relação aos e-mails que você já mandou e também por uma funcionalidade chamada Lead Tracking.
Leia também: 4 funcionalidades que o serviço de e-mail marketing deve ter
E-mails de boas-vindas também são um exemplo de e-mail marketing de incentivo.
4. Escreva melhores linhas de assunto
Sua primeira preocupação deve ser fazer os leads abrirem seu e-mail.
Sem isso todo seu esforço terá sido desperdiçado.
Apenas 15,66% dos e-mails enviados por e-commerces são abertos.
Existem muitas dicas de como criar um assunto de e-mail marketing para e-commerce atrativo.
Para saber mais sobre o tema, leia o artigo “A ciência por trás dos assuntos de email marketing”.
5. Envie e-mails pós-venda
Custa 5 vezes mais conquistar um cliente novo do que fidelizar um antigo. É pensando nisso que você deve se organizar para criar um pós-venda eficiente. Tão eficiente quanto o restante da campanha.
De fato, um estudo mostra que a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70% maior do que a venda para um novo cliente:
Por exemplo, um cliente encomenda uma espuma de barbear, ele pode receber um e-mail sugerindo uma escova de cabelo, cera de bigode e amaciante de barba.
Crie fluxos de e-mail específicos para pós-venda e aumente sua receita.
Faça testes e otimize seu resultado
Aplicando as ações que listamos acima, seu negócio tem tudo para sentir um aumento na interação entre seus leads e sua marca e uma ampliação nas vendas da empresa.
Entretanto, antes de encerrar uma dica bônus precisa ser compartilhada.
Para garantir que sua equipe está atuando com o melhor desempenho possível, o ideal é que você crie uma politica de realização de testes.
Os testes AB permitem que você crie duas versões de um mesmo material, dispare-as para uma pequena parcela da sua base de contatos e colete informações. Com o retorno sobre qual versão originou o melhor resultado você pode enviar o modelo “vencedor” para o restante de sua base.
Assim como em outras estratégias de marketing digital, acompanhar os indicadores de email marketing é fundamental para que você construa uma estratégia mais inteligente e crie e-mails que geram melhores taxas de conversão.
Já entendeu como e porque você deve criar uma estratégia de email marketing para ecommerce, mas não sabe como captar emails e converter usuários em leads? Agora é a hora de acessar o artigo; “Checklist com 4 passos sobre como criar lista de email”.
Com tantas estratégias disponíveis para email marketing para ecommerce você deve estar se perguntando como ter tempo de realizar tudo isso, e ainda cuidar das demais ações de marketing digital para sua loja. A tecnologia é sua aliada!
Ter ao seu lado uma solução completa de Inbound Marketing vai garantir seus resultados, ajudando você gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de email marketing.
Para otimizar seus resultados com email marketing para ecommerce, entre em contato com a equipe da LAHAR.
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Bacharel em ciência da computação e pós-graduado em gestão de projetos (FGV), possui experiência de muitos anos em desenvolvimento de softwares e em estratégias de marketing digital. Empreendedor a mais de 7 anos com experiência de criar a sua startup LAHAR desde seu MVP até o seu M&A para Ramper, passando por áreas como produto, sucesso do cliente, marketing, vendas, parcerias e captação de investimentos.
Atualmente sou sócio na Ramper e head do Ramper Marketing (LAHAR).
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