Email marketing para ecommerce: 5 dicas para transformar leads em vendas

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 gasto com a estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que o assunto deste artigo é: como usar e-mail marketing para e-commerce?

5 dicas práticas de e-mail marketing para e-commerce

Entre os benefícios do uso de uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce podemos citar:

Aprender como fazer isso é que é o pulo do gato! Então continue acompanhando e anote nossas dicas de como usar e-mail marketing para e-commerce. 

1. Crie uma estratégia de captação de leads

Se você deseja colocar em prática uma campanha de e-mail marketing para e-commerce vai precisar começar captando leads.

Para isso existem diversas estratégias simples como:

  • pop-up de saída, que aparece quando um usuário encaminha o cursor para a barra de pesquisa;
  • pop-ups ao longo da navegação;
  • landing pages com campanhas especiais (como cadastre-se e retire um batom em nossa loja mais perto de você) e mais.

Lembre-se que para aumentar a captação de leads você precisará antes levar os usuários para a página de sua empresa, ampliando o tráfego. Para isso invista em ações de atração como links patrocinados e redes sociais.

2. Segmente sua lista de e-mail

Campanhas de e-mail marketing segmentado tem uma taxa de abertura de 14% a mais e 100,95% mais cliques.

As ações de marketing priorizam a segmentação dos clientes.

Isso quer dizer que você devem entendem:

  • a que persona do seu negócio cada lead corresponde;
  • em qual etapa do funil de vendas ele está.

A segmentação de e-mail marketing para e-commerce é importante para que você saiba o que oferecer em sua mensagem para o lead certo e na hora certa.

Segmentar sua lista e enviar e-mails vai ajudar você a se manter relevante.

Leia também: O que é funil de leads e 5 dicas para converter mais vendas

Para manter o nível ideal de segmentação sua equipe irá precisar contar com o apoio de softwares de automação de marketing. Essa ferramenta também ajudará na qualificação de leads e na criação de fluxos de automação de e-mail. 

Email marketing para ecommerce

3. Envie e-mails de incentivo

E-mails de carrinhos abandonados são modelos bastante conhecidos de e-mais de incentivo.

Eles atuam com o objetivo claro de converter um lead que chegou perto de se tornar cliente, mas que por alguma razão recuou.

Email marketing para ecommerce

As pessoas abandonam seus carrinhos de compras online 75,4% do tempo.

Ao mesmo tempo,  41,8% dos e-mails de carrinho abandonados são abertos.

Isso quer dizer que falta só um empurrãozinho para seu time de marketing e vendas marcar um gol.

Você também pode enviar um e-mail de incentivo se a ferramenta de automação notar que o cliente está acessando muito o site.

Isso acontece por meio da análise de comportamento do lead em relação aos e-mails que você já mandou e também por uma funcionalidade chamada Lead Tracking.

Leia também: 4 funcionalidades que o serviço de e-mail marketing deve ter

E-mails de boas-vindas também são um exemplo de e-mail marketing de incentivo.

4. Escreva melhores linhas de assunto

Sua primeira preocupação deve ser fazer os leads abrirem seu e-mail.

Sem isso todo seu esforço terá sido desperdiçado.

Apenas 15,66% dos e-mails enviados por e-commerces são abertos.

Existem muitas dicas de como criar um assunto de e-mail marketing para e-commerce atrativo.

Para saber mais sobre o tema, leia o artigo “A ciência por trás dos assuntos de email marketing”.

5. Envie e-mails pós-venda

Custa 5 vezes mais conquistar um cliente novo do que fidelizar um antigo. É pensando nisso que você deve se organizar para criar um pós-venda eficiente. Tão eficiente quanto o restante da campanha.

De fato, um estudo mostra que a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70% maior do que a venda para um novo cliente:

Email marketing para ecommerce

Por exemplo, um cliente encomenda uma espuma de barbear, ele pode receber um e-mail sugerindo uma escova de cabelo, cera de bigode e amaciante de barba.

Crie fluxos de e-mail específicos para pós-venda e aumente sua receita.

 

Faça testes e otimize seu resultado

Aplicando as ações que listamos acima, seu negócio tem tudo para sentir um aumento na interação entre seus leads e sua marca e uma ampliação nas vendas da empresa.

Entretanto, antes de encerrar uma dica bônus precisa ser compartilhada.

Para garantir que sua equipe está atuando com o melhor desempenho possível, o ideal é que você crie uma politica de realização de testes.

Os testes AB permitem que você crie duas versões de um mesmo material, dispare-as para uma pequena parcela da sua base de contatos e colete informações. Com o retorno sobre qual versão originou o melhor resultado você pode enviar o modelo “vencedor” para o restante de sua base.

Assim como em outras estratégias de marketing digital, acompanhar os indicadores de email marketing é fundamental para que você construa uma estratégia mais inteligente e crie e-mails que geram melhores taxas de conversão. 

Já entendeu como e porque você deve criar uma estratégia de email marketing para ecommerce, mas não sabe como captar emails e converter usuários em leads? Agora é a hora de acessar o artigo; “Checklist com 4 passos sobre como criar lista de email”.

Com tantas estratégias disponíveis para email marketing para ecommerce você deve estar se perguntando como ter tempo de realizar tudo isso, e ainda cuidar das demais ações de marketing digital para sua loja. A tecnologia é sua aliada!

Ter ao seu lado uma solução completa de Inbound Marketing vai garantir seus resultados, ajudando você gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de email marketing.

Para otimizar seus resultados com email marketing para ecommerce, entre em contato com a equipe da LAHAR.

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