Email marketing para lançamento de produto: 3 estratégias para vender mais

A sua empresa passou meses desenvolvendo um novo produto para oferecer aos seus clientes. Agora, é o momento de divulgar a novidade e começar a rentabilizar os seus esforços.

E uma das melhores estratégias para isso é criar uma estratégia de email marketing para lançamento de produto. Na prática, esse tipo de email nada mais é do que uma mensagem que você enviará para anunciar sua mais nova solução aos seus leads.

Porém, somente anunciar uma novidade pode não ser o suficiente. Por isso, é preciso criar estratégias para despertar a curiosidade do público, gerando expectativa e aumentando o hype em torno do que está por vir.

Neste post, confira 3 passos para criar uma campanha de email marketing para lançamento de produto e veja como a sua empresa pode ter ótimos resultados. Acompanhe!

Email marketing para lançamento de produto: o que saber antes de começar? 

Como dissemos, um email de lançamento de produto precisa ser capaz de criar expectativas entre o público – e mantê-las altas até o grande momento. Para isso, a sua mensagem precisa levantar uma série de questões e colocar a pulga atrás da orelha dos usuários.

Portanto, da linha de assunto ao texto do corpo do email, passando pelo cabeçalho e pelas imagens utilizadas, todos esses elementos precisam ser pensados de forma a aumentar o interesses dos seus assinantes – veremos como fazer isso mais adiante.

Tenha em mente que o objetivo de uma campanha de email marketing para lançamento de produto deve fazer com que os usuários levantem as seguintes questões:

  • Que produto é esse?
  • De que forma ele pode me ajudar?
  • Quais são seus diferenciais?
  • Como faço para adquiri-lo?

Leia mais: Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing

Como criar uma campanha de email marketing para lançamento de produto eficaz?

Não se trata de um simples email anunciando um novo produto. Muitos aspectos desta estratégia precisam ser pensados para criar uma campanha que consiga ser bem sucedida e traga os resultados esperados pela empresa. 

É importante não entregar tudo de uma só vez. É interessante ”provocar” os assinantes aos poucos, de forma a mantê-los interessados e conseguir o máximo de conversões possíveis ao final do processo. Sendo assim, a sua estratégia de email marketing para lançamento de produto pode ser dividida em três etapas. São elas:

1. Despertar curiosidade

Antes de enviar um email anunciando um novo produto e esperar que os clientes batam à porta da sua empresa, algumas ações prévias são recomendadas:

  • Envie uma pesquisa para a sua base de clientes para averiguar o interesse deles nas principais funcionalidades do seu novo produto. Com base nas respostas, você pode adaptar sua mensagem para gerar mais interesse.
  • Crie uma landing page para coletar o endereço de email das pessoas interessadas no seu novo produto, e para validar suas ideias ao longo do processo.
  • Use relatos e críticas fornecidos pelo seu grupo de teste para adaptar sua estratégia e torná-la mais atrativa para o lançamento.

Como pudemos perceber, esta primeira etapa é importante para aprender mais sobre seus clientes e, assim, desenvolver um produto mais adequados às necessidades deles. Se você está criando uma nova solução em segredo, esse passo é fundamental para começar a gerar um buzz, atraindo a atenção e o interesse das pessoas.

Veja o exemplo de um case bastante conhecido e bem sucedido de email marketing para lançamento de produto da empresa norte-americana Litmus. “Algo grande está chegando”, destaca a mensagem:

2. Manter o suspense

Uma vez que você concluiu a fase inicial de preparação, é hora de enviar uma mensagem para sua a sua lista de email marketing. Mas, atenção: esse ainda não é o email final. Em vez de promover o seu novo produto, essa etapa tem o objetivo de criar expectativa nos clientes e fazer com que o lançamento ganhe tração. Aqui, há dois tipos de email que você pode enviar:

  • Compartilhe novidades: dê aos assinantes pequenas mostras do novo produto e incentive-os a compartilhar as novidades nas redes sociais com outras pessoas que possam se interessar. Para ser mais eficiente, você pode oferecer descontos, presentes exclusivos ou até mesmo a possibilidade de acesso ao novo produto antes do lançamento oficial.
  • Aguce a curiosidade: conforme o lançamento se aproxima, envie um email no estilo “em breve!”, notificando os usuários sobre o que está por vir. Isso ajuda a prender ainda mais a atenção dos seus leads e deixá-los mais curiosos e ansiosos.

Essa segunda etapa da estratégia de email marketing para lançamento de produto é essencial para que a campanha ganhe força, gerando a antecipação necessária não apenas entre sua base, como também entre potenciais novos clientes.

No exemplo da Litmus, eles escolheram mostrar o novo layout da ferramenta que eles desenvolvem e destacar as novas funcionalidades. Na parte de baixo da mensagem, eles utilizaram relatos positivos de pessoas que já tiveram a oportunidade de utilizar o novo produto.

3. Revelar

Chegamos à última etapa da campanha de email marketing para lançamento de produto. Se a etapa de preparação e suspense foram bem feitas, a sua empresa conseguiu gerar curiosidade e expectativa e prender a atenção dos usuários interessados. Agora, é o momento de enviar um email para revelar as novidades e disponibilizar a solução. E, aqui,existem algumas dicas para tornar a sua mensagem mais eficaz:

  • Linha de assunto: por mais que você tenha trabalhado bem até aqui, ninguém vai saber que a sua empresa está lançando um novo produto se seus emails não são abertos. Para melhorar a taxa de abertura, é importante elaborar diferentes linhas de assuntos e escolher aquela que soe mais efetiva. Testes A/B podem ser feitos para sustentar a decisão em dados concretos.
  • Imagens: seja para demonstrar novas funcionalidades de um software ou para destacar o design de um produto físico, imagens são importantes para despertar no usuário o desejo de compra. Mas lembre-se: jamais envie um email marketing de lançamento de produto apenas com imagens!
  • Marca: a sua empresa investiu muito tempo e esforço em construir uma relação de confiança com seus leads. Por isso, é importante que a campanha para o lançamento do novo produto mantenha-se alinhada à identidade da marca e siga o mesmo tom utilizado até então para comunicar-se com os usuários.
  • Call to action: muitas vezes, gerar expectativa e mostrar bons argumentos pode não ser o suficiente para convencer uma pessoa a comprar o seu produto. Por isso, é preciso pensar em CTAs chamativas, que criem no usuário um sentimento de urgência. Isso pode ser feito por meio de ofertas especiais para quem recebeu o email, descontos por tempo ou número de unidades limitado.

No terceiro email, a Litmus finalmente revelou a nova ferramenta para os usuários. Curioso notar que a empresa dividiu a mensagem em duas partes claras. Na parte superior, um link para um tutorial em vídeo era direcionado para os usuários que já estavam prontos para conversão.

Por outro lado, na parte inferior, uma segunda parte do email trazia detalhes sobre as funcionalidades da ferramenta e era direcionada aos leads indecisos.

Vale a pena investir em email marketing para lançamento de produto?

Agora que você sabe como criar uma campanha de email marketing para lançamento de produto, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim. Em um mercado concorrido, o email marketing permite que empresas de todos os setores se comuniquem de maneira eficaz com seus clientes, ajudando a aumentar o engajamento, melhorar as vendas e a se consolidar no mercado.

 E se você quiser tornar sua estratégia focada no envio de emails ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.

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