E-mail marketing para afiliados: 6 dicas para vender mais

Entre as estratégias de vendas mais interessantes da atualidade, o marketing de afiliados vem se mostrando uma oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro online, sem precisar fazer grandes investimentos financeiros. Mas, como usar o e-mail marketing para afiliados na sua estratégia? 

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital com melhores taxas de retorno sobre investimento e isso atrai muitos empreendedores, de todos os setores e tipos de negócios. 

Dentro do modelo de marketing de afiliados é preciso investir em conteúdos ou anúncios para atrair o usuários e fazer com que se relacionem com a sua página, de forma a se interessarem em clicar em um produto ou serviço ofertado e fazer a compra. 

Geralmente, para esse trabalho de divulgação o afiliado pode usar canais como:

  • redes sociais;
  • blog;
  • Youtube,
  • links patrocinados, 
  • e-mail marketing e mais.

As ferramentas de atração, como links patrocinados e redes sociais, nem sempre são capazes de converter um usuário no primeiro momento e é para cobrir essa lacuna que o uso do e-mail marketing para afiliados se tornar uma tática eficiente. 

Estamos falando de uma ferramenta de marketing direto, que alcança diretamente o destinatário da mensagem e se relaciona com ele, para estimular a compra, avançando o lead pelas etapas do funil de vendas.  

Mas, e na prática? Como fazer isso acontecer? Afinal, como usar o e-mail marketing para afiliados? 

Email marketing para afiliados

O uso de e-mail marketing para afiliados é a estratégia de se comunicar com uma lista de pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Entretanto, para criar essa lista e estabelecer um relacionamento eficiente, é preciso seguir alguns passos. 

1. Escolha um produto e entenda seu público

Ao escolher um produto para trabalhar é fundamental que você entenda qual é a dor que ele resolve e para qual público ele é voltado. 

Dessa forma, é mais fácil criar conteúdos de apoio e estratégias de marketing que vão se comunicar com o público certo, ampliando suas chances de conversão. 

Uma das formas de fazer isso é conhecer a fundo o produto que está sendo vendido. Se você está no início de seu trabalho como afiliado, uma estratégia é escolher itens com ticket médio baixo (até R$97). Geralmente, os clientes têm pouca objeção em fazer esse tipo de investimento. 

Entenda o produto e quais as dores ele resolve. 

Crie personas para entender quais são as necessidades delas e porque comprariam o produto.

Essa etapa também vai te ajudar a criar conteúdos de atração, seja para redes sociais ou estratégia de SEO, por exemplo. 

2. Produza conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante é uma importante estratégia para afiliados, por isso, não se esqueça de criar um blog que vai contribuir para os resultados de marketing de conteúdo, como relevância e autoridade, e SEO, como ranquear o conteúdo no Google e gerar maior tráfego para suas páginas. 

Ao longo do conteúdo você pode apresentar diretamente o produto a ser vendido, com links que direcionam o usuário para a página do produto, bem como oferecer pontos de captura de lead, para iniciar uma comunicação por e-mail marketing. 

Leia também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

3. Crie uma estratégia de captação de leads

Essa etapa é fundamental para uma estratégia de e-mail marketing para afiliados, afinal, sem leads você não inicia o envio desse tipo de material. 

Para capturar leads ofereça e entregue algo em troca do e-mail do usuário que visitou a sua página. 

A ideia é que você ofereça gratuitamente um conteúdo de valor, associado ao que você está vendendo, mas como uma solução “menor” ou complementar ao produto que será comercializado. 

Ao oferecer esse tipo de material em troca do endereço de e-mail do visitante você captura o contato para iniciar um relacionamento a partir do e-mail marketing para afiliados. 

Entre os materiais que podem ser usados como moeda de troca para converter visitantes em leads estão:

  • ebook, 
  • powerpoint, 
  • checklist, 
  • video aula.

4. Crie uma página de captura

Para oferecer conteúdo rico, é importante a construção de uma página especial, voltada para a conversão do visitante em lead. Essa página deve ter a oferta em destaque e um formulário para preenchimento do usuário.

Essa página chama landing page e pode ser acompanhada de uma página de “obrigada”, para o usuário que se tornou lead. Aproveite e use essa página para apresentar a oferta do produto que você deseja vender. 

Confira a seguir um exemplo de landing page

5. Comece a se relacionar com o lead

Com o lead em sua base é hora de se relacionar com ele a partir do e-mail marketing para afiliados. 

Para isso, entregue mais conteúdos relacionados ao tema do material que você deseja vender. 

Não é necessário, nem indicado, compartilhar apenas conteúdos de venda, apresentando o produto em si. 

Entenda as demandas dos usuários e compartilhe outros conteúdos relacionados, também informativos, que ajudem a educar o lead, que muitas vezes ainda está distante na jornada do cliente

6. Gere conteúdo de venda

Para leads já educados e em fases decisivas do funil de vendas, é hora de compartilhar sua oferta a partir do envio de informações como benefícios e resultados que o lead pode alcançar ao fazer a compra.

Fale mais sobre os resultados que o contato pode alcançar do que sobre os recursos do que está sendo anunciado. 

Se você está usando o e-mail marketing para afiliados para vender um curso, qual é o resultado que o curso vai trazer para o lead? 

Aproveite também para compartilhar depoimentos de clientes, caso você tenha acesso a eles, e use isso como prova social.

Para se diferenciar de outros vendedores afiliados, ofereça bônus especiais e exclusivos para os clientes que comprarem com você. 

Use as lacunas do produto para oferecer, por exemplo, uma aula exclusiva, a participação em um grupo de Whatsapp ou Facebook fechado e mais. 

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing para afiliados, nós sugerimos que acesse o nosso material E-mail marketing: Guia completo para começar a aplicar hoje”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Para colocar tudo isso em prática você vai precisar usar um software para e-mail marketing, que além de fazer o disparo dos e-mails vai contribuir para a captura de leads, gestão de contatos, acesso a relatórios, criação de fluxo de e-mails automatizados e mais. 

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

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