Email marketing para iniciantes: o que é, para serve e quais suas vantagens

Email marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital para empresas de todos os segmentos, servindo tanto para iniciar ou manter o relacionamento com o público quanto para auxiliar nas ações de divulgação e venda.

Neste post, veja um guia sobre email marketing para iniciantes, saiba para que ele serve e quais as vantagens em utilizá-lo. Acompanhe!

O que é email marketing?

Quando falamos em email marketing para iniciantes, o primeiro passo óbvio é entender o seu conceito. Email marketing é uma estratégia de comunicação que se baseia no envio de emails de uma empresa para seus clientes e leads.

Existem diferentes tipos de email marketing, sendo que os mais utilizados são:

  • Promocionais: para destacar alguma oferta, promoção ou lançamento de algum produto o serviço;
  • Transacionais: para informar sobre o status de alguma transação feita pelo cliente, como confirmação de compra, troca de senha, cadastro etc.
  • Informativo: para enviar informações para os usuários sobre novidades e atualizações relevantes sobre a empresa ou sobre o ramo em que atua, como blog posts, notícias e convites para eventos. Também chamados de newsletter.
  • Boas-vindas: para recepcionar o usuário que fez um primeiro contato com a empresa (seja ao realizar um cadastro, concluir uma compra ou preencher um formulário) e iniciar o relacionamento.
  • Especiais: para datas especiais, como mensagens de aniversário, tempo de relacionamento com a empresa, celebração de alguma conquista etc.

Leia mais: Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing

Para que serve o email marketing?

Entendido o conceito, o próximo passo para quem deseja saber mais sobre email marketing para iniciantes é compreender os objetivos de implantá-lo em uma empresa. Como vimos, o email marketing é uma estratégias muito mais complexa do que o simples envio de promoções, ofertas e outras mensagens chatas que lotam a caixa de emails dos usuários.

Quando uma pessoa autoriza uma empresa a lhe enviar um email, ela está aceitando partilhar informações pessoais e mostrando-se aberta a uma conversa. Por conta disso, o email marketing permite uma comunicação mais próxima e pessoal. Sendo assim, os principais objetivos do email marketing são:

Manter os leads engajados

Não adianta mandar um email e sumir. Quando uma pessoa escolher receber os emails de uma empresa, ela está demonstrando interesse, seja em seus produtos, serviços ou conteúdos. Ou seja, o usuário espera que, de tempos em tempos, a empresa entre em contato.

Nesse contexto, um dos principais objetivos do email marketing é manter um relacionamento constante, de modo a atrair o interesse dos leads pela empresa e suas soluções, aumentando, assim, as chances de se tornarem clientes.

Promover conteúdos do blog

Quem trabalha com Marketing Digital sabe da importância do blog como estratégia de comunicação. E uma das maneiras mais eficientes de divulgar os novos conteúdos que entram no blog é o envio de newsletter, informando os usuários sobre o tema do post e contribuindo para que o site ganhe mais acessos e aumente sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar

Em um artigo sobre email marketing para iniciantes, não podemos deixar de citar uma das principais estratégias de Inbound Marketing que existe: a nutrição de leads. Trata-se do processo de educar os usuários que aceitaram receber os emails de uma empresa sobre o negócio e suas soluções, ajudando a estreitar o relacionamento.

Por meio do envio constante de emails, é possível enviar mensagens personalizadas e no momento mais adequado para cada usuário. Isso é fundamental para fazer com que seus assinantes se tornem leads e seus leads passem a ser seus clientes.

Vender mais

Todos as estratégias que citamos acima têm um objetivo em comum: vender mais. Com email marketing, é possível abordar os usuários de uma forma muito mais otimizada e certeira, colhendo dados e informações que permitam identificar o momento mais apropriado para enviar uma oferta.

Isso, somado ao relacionamento, à educação e à nutrição dos leads, proporciona ações mais eficazes, evitando o envio de mensagens promocionais inapropriadas que só vão irritar o usuário, como tantas outras que ele recebe ao longo da semana.

Por que utilizar email marketing?

Com a imersão cada vez maior nas redes sociais e novas funcionalidades e aplicativos que prometem uma comunicação cada vez mais simples e instantânea, é fácil se esquecer do email e negligenciar sua importância.

Embora essas novas ferramentas sejam importantes para toda estratégia de Marketing Digital, o email marketing não deve ser deixado de lado, uma vez que pode trazer benefícios interessantes. Os mais importantes são:

Alcance

O email é uma ferramenta altamente democrática: quase todo mundo tem e sabe usá-lo. Para se ter uma ideia, de acordo com o site Statista, já são mais de 4 bilhões de contas de email ativas em todo o mundo, número que vai continuar aumentando.

Outro ponto importante é que o email concentra muitas das nossas ações online. Todos os cadastros, logins, trocas de senha e compras que fazemos na internet vão para o nosso endereço de email. Ou seja, ele é parte fundamental da vida de qualquer usuário na internet.

Previsibilidade

Quando publicamos um post no Facebook ou uma foto no Instagram, não sabemos se todas as pessoas que seguem a página da empresa visualizarão a postagem. Isso acontece por uma série de razões, seja o excesso de informações na timeline do usuário, seja o modo como os algoritmos das redes sociais priorizam os conteúdos.

Com email marketing, isso não acontece; há muito mais previsibilidade nas ações. Se uma empresa possui uma lista de email marketing com 100 endereços cadastrados em sua base e decide enviar uma mensagem para todos eles, ela sabe que todos os 100 receberão o email (desde que não ocorram problemas técnicos ou estratégicos, claro).

Leia mais: 4 desvantagens do email marketing e como elas podem atrapalhar as estratégias do seu negócio

Flexibilidade

Em um email, não existem problemas com limites de caracteres, impossibilidade de enviar imagens ou outras limitações presentes nas redes sociais. É possível enviar desde textos simples dando as boas-vindas a um novo usuário como emails com imagens, links para vídeos e até mesmo gifs para deixar uma newsletter mais atrativa ou divulgar um novo produto, por exemplo.

Quer dizer: o email pode ter o formato que você quiser. Para isso, no entanto, é importante seguir uma série de boas práticas para email marketing na hora de criar a mensagem.

Retorno financeiro

Este talvez seja um dos principais aspectos de quem está interessando em email marketing para iniciantes. Se bem feita, uma estratégia de email marketing consegue trazer ótimos resultados para a empresa.

O email marketing costuma ser o canal que apresenta o melhor retorno financeiro para quem o executa. Com um investimento inicial baixo, é possível gerar um volume elevado de receita.

Afinal, email marketing vale a pena?

Agora que você sabe um pouco mais sobre email marketing para iniciantes, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim. Em um mercado concorrido, o email marketing permite que empresas de todos os setores se comuniquem de maneira eficaz com seus clientes, ajudando a aumentar o engajamento, melhorar as vendas e a se consolidar no mercado.

 E se você quiser tornar sua estratégia focada no envio de emails ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.

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