E-mail marketing para recuperar clientes: 5 dicas de como fazer

Existem muitas razões para que a sua empresa tenha uma lista de clientes inativos, mas usar o e-mail marketing para recuperar clientes é uma estratégia que pode funcionar independente da razão para o sumiço desses consumidores. 

Fidelizar e reter clientes pode ser de 5 a 25 vezes mais barato do que conquistar clientes novos. 

Nesse cenário, incluímos a sua capacidade de recuperar clientes e fazê-los comprar novamente com a sua empresa. Seja seu negócio um e-commerce, uma empresa prestadora de serviços, um SaaS, ou qualquer outro tipo de empresa.

Email marketing para recuperar clientes

A seguir você conhece 5 dicas de como criar uma estratégia de e-mail marketing para recuperar clientes: 

  1. Identifique porque o cliente parou de se relacionar
  2. Crie uma oferta de valor segmentada para cada grupo de clientes
  3. Use o copywriting para convencer seus clientes
  4. Apele para gatilhos mentais
  5. Use a tecnologia para monitorar e reativar seus clientes

#1 Identifique porque o cliente parou de se relacionar

O primeiro passo para criar uma estratégia de e-mail marketing para recuperar clientes é entender porque seus clientes pararam de se relacionar com a sua empresa. 

Cada tipo de negócio tem um conjunto próprio de possibilidades para responder a essa questão. 

Em algumas empresas, após fazer uma compra o cliente não tem, na teoria, mais vínculo com a organização, logo, eles param de se envolver com o conteúdo compartilhado, param de acessar o site e não realizam outras compras – pelo menos não dentro de um período determinado. 

Entretanto, mesmo nesses casos é interessante que a sua empresa crie uma política de pós-venda para manter o relacionamento com os clientes que já realizaram compras. 

Isso ajuda a garantir que no futuro, ele voltará a procurar por sua empresa. 

Nesses casos, oferecer conteúdo de valor para a base de clientes é importante e se os clientes não estão abrindo os e-mails nem engajando nos conteúdos, algo de errado pode estar acontecendo na produção desse material. 

Uma outra causa de “abandono” é a insatisfação com alguma experiência que o cliente viveu com a empresa. 

De fato, 56% dos clientes deixariam de comprar com uma empresa devido a uma experiência.

Por outro lado, 73% das empresas com maturidade “acima da média” em Experiência do Cliente têm desempenho financeiro 44% melhor que seus concorrentes.

Para descobrir porque seus clientes abandonaram sua empresa e como usar o email marketing para recuperar clientes você pode enviar um e-mail com uma breve pesquisa para cada cliente. Solicitando que ele responda porque “anda sumido”. 

Analisar os indicadores de e-mail marketing também vai ajudar você a compreender onde sua estratégia precisa melhorar, por exemplo, seus clientes não estão abrindo os e-mails? Eles abrem o e-mail mas não clicam no CTA? 

Entenda essas questões para agir estrategicamente na criação de um plano de ação que envolva o e-mail marketing para recuperar clientes. 

#2 Crie uma oferta de valor segmentada para cada grupo de clientes

Identificada a razão de porque o  seus clientes sumiram é hora de oferecer uma oferta que atenda as demandas apontadas pelos clientes. 

Desde ofertas e promoções de produtos e serviços complementares aos já contratados e comprados, opções de produtos complementares, upgrade do produto ou serviço, conteúdos mais alinhados ao interesse dos consumidores e mais.  

Dentro da estratégia geral da sua empresa entenda o que pode interessar a cada grupo de consumidores. Lembre-se sempre de usar a segmentação de clientes a seu favor. 

#3 Use o copywriting para convencer seus clientes

O copywriting é um importante aliado da sua estratégia de e-mail marketing desde a criação do assunto do e-mail e de toda a estrutura interna do conteúdo compartilhado. 

Use a comunicação personalizada para que seu cliente entenda que é importante para a sua empresa, e não que ele faz apenas parte de uma campanha massiva de busca por clientes. 

O copywriting é uma estratégia de escrita que usa diversos elementos para persuadir um leitor a executar alguma atividade. Seja abrir um e-mail, clicar no CTA, fazer uma compra ou mesmo baixar um material gratuito. 

Ficou interessado pelo assunto? Assista à apresentação do vídeo abaixo e acesse dicas valiosas para começar a criar conteúdos que convertam

#4 Apele para gatilhos mentais

Dentro do copywriting, o uso de gatilhos mentais no e-mail marketing vai ajudar você a fazer seu lead agir mais rapidamente em direção ao seu objeto.

Entre os gatilhos mentais que podem apresentar melhores resultados dentro de uma estratégia de e-mail estão os gatilhos de:

  • Pertencimento
  • Reciprocidade
  • Escassez 
  • Urgência
  • Compromisso e consistência
  • Prova social

O assunto de e-mail “👜 A bolsa que faz tudo entrou em promoção por 24 horas” usa o gatilho de urgência,  fazendo o leitor sentir que precisa agir já, ou vai perder a oferta anunciada.

Nós, seres humanos, agimos emocionalmente no nosso processo de decisão, usando argumentos lógicos para embasar essa ação.  Por isso, os gatilhos são fundamentais para trazer o consumidor para perto, para se relacionar. 

Na estratégia de e-mail marketing para recuperar clientes, o gatilho de pertencimento é valioso, por isso saiba usar com efetividade, por exemplo, criando clubes exclusivos para clientes, brindes e mais. 

Antes de seguirmos para a última dica, indicamos que você conheça também um guia completo, E-mail marketing: Guia completo para começar a aplicar hoje. Totalmente gratuito, com dicas, dados e informações relevantes para criar uma campanha do zero.

#5 Use a tecnologia para monitorar e reativar seus clientes

Agora sim! Para identificar clientes inativos e mesmo para segmentá-los e criar um fluxo de nutrição eficiente, você vai precisar do apoio da tecnologia, que vai ajudar desde a gestão de leads até a execução dos fluxos de e-mail.  

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas, o software de automação de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de fluxo de nutrição por e-mail marketing,
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Ficou interessado? Entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

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