Existem muitas razões para que a sua empresa tenha uma lista de clientes inativos, mas usar o e-mail marketing para recuperar clientes é uma estratégia que pode funcionar independente da razão para o sumiço desses consumidores.
Fidelizar e reter clientes pode ser de 5 a 25 vezes mais barato do que conquistar clientes novos.
Nesse cenário, incluímos a sua capacidade de recuperar clientes e fazê-los comprar novamente com a sua empresa. Seja seu negócio um e-commerce, uma empresa prestadora de serviços, um SaaS, ou qualquer outro tipo de empresa.
Email marketing para recuperar clientes
A seguir você conhece 5 dicas de como criar uma estratégia de e-mail marketing para recuperar clientes:
- Identifique porque o cliente parou de se relacionar
- Crie uma oferta de valor segmentada para cada grupo de clientes
- Use o copywriting para convencer seus clientes
- Apele para gatilhos mentais
- Use a tecnologia para monitorar e reativar seus clientes
#1 Identifique porque o cliente parou de se relacionar
O primeiro passo para criar uma estratégia de e-mail marketing para recuperar clientes é entender porque seus clientes pararam de se relacionar com a sua empresa.
Cada tipo de negócio tem um conjunto próprio de possibilidades para responder a essa questão.
Em algumas empresas, após fazer uma compra o cliente não tem, na teoria, mais vínculo com a organização, logo, eles param de se envolver com o conteúdo compartilhado, param de acessar o site e não realizam outras compras – pelo menos não dentro de um período determinado.
Entretanto, mesmo nesses casos é interessante que a sua empresa crie uma política de pós-venda para manter o relacionamento com os clientes que já realizaram compras.
Isso ajuda a garantir que no futuro, ele voltará a procurar por sua empresa.
Nesses casos, oferecer conteúdo de valor para a base de clientes é importante e se os clientes não estão abrindo os e-mails nem engajando nos conteúdos, algo de errado pode estar acontecendo na produção desse material.
Uma outra causa de “abandono” é a insatisfação com alguma experiência que o cliente viveu com a empresa.
De fato, 56% dos clientes deixariam de comprar com uma empresa devido a uma má experiência.
Por outro lado, 73% das empresas com maturidade “acima da média” em Experiência do Cliente têm desempenho financeiro 44% melhor que seus concorrentes.
Para descobrir porque seus clientes abandonaram sua empresa e como usar o email marketing para recuperar clientes você pode enviar um e-mail com uma breve pesquisa para cada cliente. Solicitando que ele responda porque “anda sumido”.
Analisar os indicadores de e-mail marketing também vai ajudar você a compreender onde sua estratégia precisa melhorar, por exemplo, seus clientes não estão abrindo os e-mails? Eles abrem o e-mail mas não clicam no CTA?
Entenda essas questões para agir estrategicamente na criação de um plano de ação que envolva o e-mail marketing para recuperar clientes.
#2 Crie uma oferta de valor segmentada para cada grupo de clientes
Identificada a razão de porque o seus clientes sumiram é hora de oferecer uma oferta que atenda as demandas apontadas pelos clientes.
Desde ofertas e promoções de produtos e serviços complementares aos já contratados e comprados, opções de produtos complementares, upgrade do produto ou serviço, conteúdos mais alinhados ao interesse dos consumidores e mais.
Dentro da estratégia geral da sua empresa entenda o que pode interessar a cada grupo de consumidores. Lembre-se sempre de usar a segmentação de clientes a seu favor.
#3 Use o copywriting para convencer seus clientes
O copywriting é um importante aliado da sua estratégia de e-mail marketing desde a criação do assunto do e-mail e de toda a estrutura interna do conteúdo compartilhado.
Use a comunicação personalizada para que seu cliente entenda que é importante para a sua empresa, e não que ele faz apenas parte de uma campanha massiva de busca por clientes.
O copywriting é uma estratégia de escrita que usa diversos elementos para persuadir um leitor a executar alguma atividade. Seja abrir um e-mail, clicar no CTA, fazer uma compra ou mesmo baixar um material gratuito.
Ficou interessado pelo assunto? Assista à apresentação do vídeo abaixo e acesse dicas valiosas para começar a criar conteúdos que convertam.
#4 Apele para gatilhos mentais
Dentro do copywriting, o uso de gatilhos mentais no e-mail marketing vai ajudar você a fazer seu lead agir mais rapidamente em direção ao seu objeto.
Entre os gatilhos mentais que podem apresentar melhores resultados dentro de uma estratégia de e-mail estão os gatilhos de:
- Pertencimento
- Reciprocidade
- Escassez
- Urgência
- Compromisso e consistência
- Prova social
O assunto de e-mail “👜 A bolsa que faz tudo entrou em promoção por 24 horas” usa o gatilho de urgência, fazendo o leitor sentir que precisa agir já, ou vai perder a oferta anunciada.
Nós, seres humanos, agimos emocionalmente no nosso processo de decisão, usando argumentos lógicos para embasar essa ação. Por isso, os gatilhos são fundamentais para trazer o consumidor para perto, para se relacionar.
Na estratégia de e-mail marketing para recuperar clientes, o gatilho de pertencimento é valioso, por isso saiba usar com efetividade, por exemplo, criando clubes exclusivos para clientes, brindes e mais.
Antes de seguirmos para a última dica, indicamos que você conheça também um guia completo, “E-mail marketing: Guia completo para começar a aplicar hoje”. Totalmente gratuito, com dicas, dados e informações relevantes para criar uma campanha do zero.
#5 Use a tecnologia para monitorar e reativar seus clientes
Agora sim! Para identificar clientes inativos e mesmo para segmentá-los e criar um fluxo de nutrição eficiente, você vai precisar do apoio da tecnologia, que vai ajudar desde a gestão de leads até a execução dos fluxos de e-mail.
Além de automatizar uma série de atividades repetitivas, o software de automação de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:
- criação de fluxo de nutrição por e-mail marketing,
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Ficou interessado? Entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.
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Bacharel em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Gestão de Projetos (FGV), possui experiência de mais de 16 anos na área de desenvolvimento de software/projetos e experiência de mais 12 anos em marketing digital, atuando vertentes como inbound marketing, blog, email marketing, análise de resultados, mídias sociais, SEO e compra de mídia paga para empresas nacionais e multinacionais de vários segmentos.
Co-fundador da LAHAR e atualmente também é mentor de startups no programa do governo Inovativa Brasil e de algumas aceleradoras como Sevna e Pluris.
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