Email marketing vale a pena em 2019? As razões para investir

Está construindo sua estratégia de marketing digital e a dúvida, será que email marketing vale a pena, surgiu?

O panorama do marketing digital está em constante evolução, à medida que novos programas, inovações e plataformas são criados e impactam o mundo tecnológico em constante transformação.

Embora essas mudanças tenham o potencial de introduzir oportunidades de negócios interessantes para sua empresa, elas também podem representar uma nova gama de desafios e incertezas.

Por exemplo, com tantas estratégias de marketing digital novas e promissoras à sua disposição, qual deve ser a prioridade da sua empresa em 2019 e nos próximos anos?

Afinal, as mensagens online das mídias sociais e anúncios digitais estão aturando o cotidiano dos clientes atuais e potenciais novos consumidores.

Tudo isso levanta a questão: email marketing vale a pena?

Investir seu valioso tempo e recursos em email marketing ainda traz retorno suficiente?

Responder a essas perguntas é nosso objetivo com este artigo. Por isso, continue lendo.

Email marketing vale a pena? Os benefícios atuais de investir na estratégia

Para ser bem direto, se você me pergunta: investir em email marketing vale a pena? Minha resposta será SIM!

A seguir, apresentaremos alguns dados com os quais comprovaremos por que o email marketing é um dos investimentos mais inteligentes que você pode fazer em 2019, para garantir que sua empresa obtenha sucesso.

Para começar você sabia que o email marketing oferece um ROI médio de US$ 44 para cada US$ 1 gasto?

Considerando isso, não é surpresa que 86% dos profissionais de marketing B2B usem campanhas de email para gerar novas oportunidades e lidar com negócios.

Mas pode acreditar, essa ainda não é a melhor parte. O email marketing tem o potencial de ter um desempenho ainda melhor em 2019. Isso gerará receitas excepcionais para empresas experientes o suficiente para otimizar esse aspecto, em seus esforços de Inbound Marketing.

Isso levanta a questão: por que o email marketing é tão eficaz?

O e-mail marketing se tornou mais inteligente nos últimos anos graças aos processos inovadores de segmentação de clientes e contatos.

Isso porque a segmentação permite que as empresas enviem, de maneira rápida e eficiente, materiais de marketing personalizados para públicos específicos. Isso amplia a possibilidade de atingir o lead com o material certo e aumenta a taxa de conversão.

Entre as razões para acreditar que uma campanha de email marketing vale a pena, é a compreensão de que ela pode ser usada para alcançar determinados grupos de clientes ou até mesmo indivíduos, enviando mensagens exclusivas com base em seus interesses e necessidades.

Essas informações são coletadas com o auxílio de softwares de automação de marketing e ferramentas como Lead Scoring.

Esses sistemas também simplificam o processo de cálculo do ROI de uma campanha de email, contanto que você use as métricas de marketing digital, corretas.

Embora as novas oportunidades de marketing tenham suas vantagens, apenas algumas delas podem corresponder ao alcance das campanhas de email.

Mais da metade do planeta, ou seja, 3,8 bilhões de pessoas, usou e-mail em 2018, e ao que tudo indica, isso não vai mudar tão cedo.

Pense por um momento como seria sua vida sem email… Difícil imaginar, não é mesmo?

Na verdade, os principais estudos prevêem que haverá 4,2 bilhões de usuários de e-mail até o final de 2022.

Além do volume de usuários que usam a ferramenta, o engajamento é outro ponto a ser analisado e mais uma vez mostra que email marketing vale a pena. Pesquisas indicam que 95,9% dos usuários conferem a caixa de entrada diariamente.

Além de alcance e envolvimento, você também pode esperar por conversão: 76,8% dos usuários de email já realizaram uma compra a partir do recebimento de uma newsletter.

Com seu histórico de sucesso, grande popularidade e adaptabilidade de acordo com público e estratégia, o email marketing é uma das maneiras mais econômicas de se conectar com novos clientes e reforçar as relações com os consumidores atuais.

Como refinar sua estratégia de email marketing para os próximos anos?

Agora que concordamos que email marketing vale a pena e que deve estar entre as ferramentas de marketing digital da sua empresa, vamos analisar algumas coisas que você pode fazer para melhorar suas campanhas de e-mail.

1. Crie emails essencialmente com textos

Muitas empresas subestimam o valor de e-mails simples compostos somente com texto.

Na verdade, conhecemos alguns profissionais de marketing que os desprezam por sua simplicidade.

“Por que se contentar com alguns trechos simples de texto entediante quando você pode criar seu email com lindas imagens de produtos e vídeos empolgantes?”

Entendemos essa hesitação, especialmente sabendo o quanto é difícil capturar e manter o interesse de seu público, em um mundo onde a atenção do leitor médio é de apenas 6 segundos.

Apesar disso, imagens chamativas e conteúdo de vídeo, não importa quão excelentes sejam, podem parecer com anúncios, o que muitos clientes e líderes empresariais evitam ativamente.

Esse ponto é particularmente importante para as empresas B2B que utilizam email para captar novos leads.

Os líderes de negócios não querem ser comprados. Em vez disso, eles querem se conectar com uma pessoa real que conhece suas necessidades e pode resolvê-las de maneira prática.

Um e-mail de texto aparece como um convite para iniciar uma conversa, e não como um pacote corporativo cheio de propagandas de marketing.

Outra vantagem: os emails de texto são significativamente mais baratos e fáceis de produzir do que aqueles com conteúdo complexo. Tudo que você precisa para ter sucesso é um conteúdo envolvente e personalizado.

2. Faça seus clientes se sentirem especiais

Sabemos que este ponto parece óbvio, mas não podemos deixar de enfatizar o valor de mensagens personalizadas.

Isso é vital para o sucesso de qualquer campanha moderna de e-mail marketing por uma simples razão: as pessoas conhecem um anúncio ou estratégia de marketing quando vêem uma.

Seu público aprendeu a ser inteligente, porque é bombardeado com spam e emails irrelevantes todos os dias, o que os tornaram bons em identificar quais mensagens valem a pena ser abertas a qualquer momento.

Seus clientes desejam conteúdo relevante e personalizado, que atenda aos seus interesses e problemas pessoais.

78% dos consumidores dizem que o conteúdo pessoal relevante aumenta sua intenção de compra.

Felizmente, existem muitas táticas simples que você pode aproveitar para tornar seus e-mails mais pessoais e relevantes para os leitores:

  • Segmente sua lista de e-mail com base nos interesses do cliente. Essa é a melhor maneira de aumentar a personalização de suas mensagens e aumentar sua conversão. Quanto mais subgrupos especializados você tiver, melhor;
  • Crie fluxos de automação de email de acordo com a interação do cliente com o email e com seu site;
  • Envie ofertas especiais no aniversário de cada inscrito e nas demais datas especiais;
  • Incorpore nome do destinatário – essa é clássica.

Esses esforços podem parecer triviais, mas desempenham um papel substancial no desenvolvimento de relacionamentos mais fortes entre sua marca e seu público.

3. Use a automação de email marketing

A automação de email marketing é um conceito simples. Basicamente, você define um “gatilho” antecipadamente que faz com que um email seja enviado. Por exemplo, um cliente pode se inscrever para receber um curso gratuito por email, no qual uma aula é enviada por e-mail todas as semanas.

A moderna automação de marketing oferece um nível muito mais alto de sofisticação.

As empresas de automação de e-mail, como a LAHAR, oferecem aos profissionais de marketing a capacidade de automatizar e-mails altamente personalizados com base em:

  • padrões de compra do cliente;
  • compras passadas;
  • comportamentos identificados por email e no site da empresa.

Uma estratégia de automação de e-mail incrivelmente eficaz é criar sequências de e-mail baseadas em comportamento. Esses são os fluxos que citamos acima.

Os profissionais de marketing podem automatizar qual conteúdo de e-mail será entregue, dependendo de como um destinatário se envolveu com um e-mail.

Por exemplo, uma empresa de viagens pode enviar a novos assinantes um e-mail de boas-vindas que mostre alguns de seus destinos mais populares em todo o mundo.

Com base no destino em que um destinatário clica, um fluxo de automação de email é ativado e enviará conteúdo específico sobre essa região para atraí-lo a comprar um pacote de viagem.

Os softwares de automação de marketing também oferecem outras funcionalidades como:

  • Lead Scoring (pontuação de leads);
  • Lead Tracking;
  • monitoramento de redes sociais;
  • gestão de contatos e mais.

Se você ainda tem dúvidas sobre como colocar em prática todas essas dicas, sugerimos que leia nosso artigo; Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”.

Agora que você sabe que email marketing vale a pena e anotou as dicas de como usá-lo nos próximos anos, você pode aprender mais sobre como otimizar seus emails. Para isso, entre em contato com a equipe da LAHAR.

Somos uma solução completa de Inbound Marketing para você gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de marketing.

Entre em contato com a nossa equipe, crie sua conta grátis e descubra como nosso software pode ajudar em suas ações de marketing e vendas, auxiliando seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.