E-mail marketing: o que é, como criar e boas práticas? [MANUAL]

Você sabe o que é e-mail marketing e como alcançar resultados expressivos no seu negócio, a partir do uso deste canal? Se precisa de apoio nesse sentido, você está no lugar certo. Criamos um guia completo sobre:

  • o que √© e-mail marketing, 
  • para que serve o e-mail marketing,
  • tipos de e-mail marketing, 
  • como fazer um e-mail marketing,
  • quais s√£o os principais elementos de um email marketing,
  • qual a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Acompanhe e tire todas as suas d√ļvidas sobre como disparar e-mail marketing. 

O que é e-mail marketing? 

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação usada por empresas para se relacionarem com seus clientes e leads por meio de endereços de e-mail. Esse relacionamento por e-mail pode ser usado para diversos fins como:

  • apresentar o produto ou servi√ßo da empresa, 
  • informar sobre o status de compras feitas, por exemplo, no e-commerce, 
  • fidelizar clientes, 
  • educar leads sobre o setor, 
  • informar sobre lan√ßamentos e promo√ß√Ķes e mais. 

Com um retorno sobre investimento de $38 para cada $1 o e-mail marketing se transformou de uma estratégia considerada invasiva e fria, para uma ferramenta extremamente eficiente para melhorar a experiência do cliente com a empresa e converter leads em clientes. 

Grande parte dessa mudan√ßa de perspectiva est√° atrelada a ideia de usar o canal para gerar valor para o lead e n√£o apenas tentar convenc√™-lo a comprar um produto ou servi√ßo que ele n√£o est√° interessado. 

Como voc√™ deve imaginar, retornos como o apresentado acima s√≥ s√£o poss√≠veis mediante a organiza√ß√£o de uma estrat√©gia de e-mail marketing eficiente, que envolva quest√Ķes como:

  • conhecimento sobre a persona a ser contatada,¬†
  • etapa da jornada de compra do lead,
  • produ√ß√£o de conte√ļdos relevantes,¬†
  • segmenta√ß√£o de clientes,¬†
  • personaliza√ß√£o de mensagens,¬†
  • fluxo de nutri√ß√£o,¬†
  • automa√ß√£o de e-mail marketing e mais.

O email marketing é uma estratégia de marketing, que pode ser usada tanto como parte de uma campanha de Outbound como Inbound. 

Seu objetivo é estabelecer contato entre empresa e leads do banco de dados da empresa. Esses leads podem ser gerados a partir de:

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  • landing pages,¬†
  • pop-ups,
  • webinars,
  • redes sociais,¬†
  • eventos e outros canais.¬†

E-mail marketing ainda funciona?

Se você ainda não utiliza esse tipo de estratégia provavelmente deve se questionar sobre a eficácia dela pensando: será mesmo que as pessoas abrem e são impactadas por e-mail marketing, ainda hoje?

Por conta do crescimento exponencial das redes sociais, muitas pessoas acreditam que uma abordagem t√£o direta como e-mail tende a cada dia mais ter menos resultado, no entanto, quando bem planejada ela traz bons resultados e vamos te provar aqui porque o e-mail marketing ainda funciona!

De fato, além do altíssimo ROI que comentamos acima, 44% dos leads realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional. 

Para entender de fato se e-mail marketing ainda funciona √© preciso entender quais os benef√≠cios dessa estrat√©gia de marketing e vendas pode trazer para os seus neg√≥cios. 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o modus operandi dessa ferramenta.

Um erro bem comum, cometido pelas empresas que est√£o iniciando sua experi√™ncia com a ferramenta, √© disparar os e-mails em massa, sem segmenta√ß√£o e com conte√ļdo de baixa relev√Ęncia.

Esse comportamento vai deixar suas taxas de abertura e convers√£o baixas de imediato.

Por isso, tanto a paciência quanto competência na formulação das campanhas são fundamentais para que uma estratégia de e-mail marketing para vendas, nutrição ou relacionamento com a base, funcione!

Uma forma f√°cil de entender porque e-mail marketing ainda funciona est√£o nas estat√≠sticas. 

Al√©m dos que j√° apresentamos, separamos alguns dados interessantes para ilustrar a relev√Ęncia e o poder dessas campanhas.

Segundo o blog de empreendedorismo e inovação Cultura Colaborativa da empresa SocialBase:

  • 52% dos brasileiros passam ao menos uma hora lendo e-mails,
  • 58% deles abrem uma notifica√ß√£o assim que recebem.

Todos esses dados, somados a quantidade de contas de e-mail que hoje j√° bate o n√ļmero de 5 bilh√Ķes no mundo, mostram o quanto as pessoas acessam esse canal e s√£o impactadas por e-mails diariamente.

Alguns dos benefícios que provam que e-mail marketing ainda funcionam são:

  • Aumento de taxas de convers√£o e reten√ß√£o
  • Queda nos √≠ndices de carrinho abandonado
  • Diminuir custos com a√ß√Ķes de m√≠dia paga

Aumento de taxas de conversão e retenção

Um dos indicadores de e-mail marketing que mais ajudam a mostrar que o e-mail marketing ainda funciona são as taxas de conversão e retenção que tendem a subir quando se cria uma campanha forte e seguindo os princípios e boas práticas da ferramenta.

As campanhas têm como um de seus objetivos a nutrição dos leads, o que significa, de maneira geral, educar os leads para prepará-los para a compra. 

Fazendo isso, os e-mails têm a capacidade de aumentar as taxas de conversão e fidelização dos leads.

Queda nos índices de carrinho abandonado

Se voc√™ trabalha com e-commerce deve se deparar com estat√≠stica de carrinho abandonado todos os dias. √Č normal que os clientes entrem e saiam v√°rias vezes em uma p√°gina de compra e recuem por uma s√©rie de motivos.

Segundo estudo realizado pela empresa VWO, 72% dos carrinhos abandonados são reversíveis, isso quer dizer que mais de dois terços dos prospects ainda tem boas chances de voltarem a concluírem a compra se forem abordados.

E é agora que entra a estatística mais interessante, segundo o mesmo estudo, 58% dos compradores admitem que podem comprar um produto de um carrinho abandonado caso recebam por e-mail um desconto ou condição especial para aqueles pedidos.

Isso tudo mostra como uma estratégia de e-mail marketing pode fazer com que vendas não concluídas, já no final da jornada de compra, sejam recuperadas e convertidas de uma forma mais barata e menos invasiva do que uma ligação de um vendedor ou equipe de atendimento.

Diminuir custos com a√ß√Ķes de m√≠dia paga

Todo mundo quer lucrar o máximo gastando o mínimo possível, não é mesmo? Uma das formas de baratear seus custos com mídias pagas é usar o e-mail marketing.

Para captar um novo lead, normalmente, voc√™ ter√° que investir em a√ß√Ķes de m√≠dia paga no Google Ads, Facebook Ads ou outros canais similares. 

Esse investimento tem como objetivo atrair usu√°rios novos para as p√°ginas da sua empresa. 

No entanto, ao criar uma campanha de e-mail marketing eficiente, é possível converter esse visitante em lead e utilizar o canal para conduzir seu lead a compra.

Essa √© basicamente a ideia por tr√°s da estrat√©gia de Inbound Marketing. Entenda melhor no artigo, ‚ÄúO que √© Inbound Marketing e como aplic√°-lo ao seu neg√≥cio‚ÄĚ e assistindo ao v√≠deo abaixo.¬†

Dessa forma, ao inv√©s de apenas atrair mais contatos, voc√™ passa a trabalhar esses leads, de forma personalizada e abordando-os com conte√ļdos relevantes, e aumentando as chances de intera√ß√£o.

Quando engajada em uma estratégia de Inbound Marketing, o e-mail marketing vai te ajudar a educar e conduzir seu lead a avançar pelo funil de vendas até alcançar a tão esperada conversão de uma forma bem mais barata.

Ent√£o a quest√£o n√£o √© se e-mail marketing funciona, √© como fazer um e-mail marketing que funciona? 

Como usar (e como n√£o usar) o e-mail marketing?

O e-mail marketing n√£o serve como canal para bombardear leads com ofertas, promo√ß√Ķes e produtos, mas sim para alcan√ßar as pessoas certas, com o conte√ļdo certo, na hora certa. 

Nesse sentido, precisamos destacar o papel do Inbound Marketing e das ferramentas de automação de marketing. 

Enquanto o Inbound Marketing nos trouxe a no√ß√£o de marketing de permiss√£o, onde nossa marca deve fazer parte do fluxo de pesquisa do cliente, e n√£o interromp√™-lo, as ferramentas de automa√ß√£o, tornaram escal√°vel a segmenta√ß√£o de leads, permitindo oferecer o conte√ļdo ideal ao usu√°rio certo.

Por isso, se voc√™ quer realmente entender o que √© e-mail marketing hoje, √© preciso dominar a ideia de que o cliente que voc√™ deseja conquistar est√° em uma jornada de compra. Cada cliente est√° em uma fase dessa jornada. 

Alguns est√£o em busca ativa pelo o que voc√™ oferece, outros nem sabem que precisam de algo. 

Seguindo a jornada do cliente, você deve usar o discurso correto para cada etapa do funil de vendas.  

e-mail marketing

Ao entender toda essa l√≥gica, voc√™ passa a oferecer um conte√ļdo mais relacionado com o que o lead est√° buscando no momento. Esse alinhamento de interesses e informa√ß√Ķes abrem espa√ßo para que o usu√°rio ou√ßa sua empresa com mais interesse. Por isso, √© t√£o importante saber o que dizer, quando dizer e para quem dizer.

Logo montar uma estratégia de e-mail marketing que siga a lógica acima, vai te ajudar a fazer parte do processo de decisão de compra do cliente de maneira mais ativa e positiva.

Tipos de e-mail marketing

Entendido o que é e-mail marketing seguimos para a compreensão sobre seus vários tipo, entre eles:

Entenda sobre cada um deles, no infogr√°fico abaixo.

 e-mail marketing

Seguindo a lógica apresentada por cada tipo de email, podemos dizer que a ferramenta serve para:

  • informar sobre lan√ßamentos, 
  • se relacionar com leads rec√©m chegados √† sua base, 
  • compartilhar conte√ļdos sobre a empresa e sobre o mercado em que ela est√° inserida, 
  • para educar leads, 
  • engajar contatos, 
  • fazer vendas,
  • compartilhar informa√ß√Ķes sobre compras, 
  • reativar clientes inativos e mais.  

No dia a dia da sua estratégia e plano de ação de marketing, esse canal pode ser usado para atingir diversos objetivos, como:

  • canal de aquisi√ß√£o de novos clientes, de fato pode ser at√© 40% mais efetivo que algumas das principais redes sociais do mundo, entre elas o Facebook,
  • meio para nutri√ß√£o de leads dentro de uma estrat√©gia de Inbound Marketing,
  • ampliar tr√°fego no site,¬†
  • amplia√ß√£o de vendas da empresa, incluindo vendas diretas quando o neg√≥cio em quest√£o √© um e-commerce,¬†
  • contato direto das empresas com seus leads e clientes.

Para melhorar a experi√™ncia dos clientes com a empresa, a ferramenta tamb√©m √© muito interessante, afinal, para 72% dos consumidores o email √© o melhor canal para receber comunica√ß√Ķes de empresas e marcas.

Como disparar um e-mail marketing?

Entender como funciona e-mail marketing vai muito além de criar uma mensagem e usar um disparador de e-mail. A seguir, listamos o passo a passo de como fazer um e-mail de marketing:

  1. Crie sua lista de contatos e renove-a constantemente
  2. Conheça a persona da empresa
  3. Evite o disparo de email em massa
  4. Segmente a base de leads
  5. Produza conte√ļdo relevante para cada etapa da jornada do cliente
  6. Crie um fluxo de automação e nutrição de leads
  7. Atenção para criar assuntos de e-mail atrativos
  8. Insira boas chamadas para ação CTA
  9. Construa o layout do e-mail 
  10. Escolha uma ferramenta de e-mail marketing completa
  11. Faça um disparo de teste
  12. Faça testes A/B
  13. Acompanhe as métricas e monitore resultados

Entenda cada etapa de como fazer e-mail marketing, a seguir. 

# 1 Crie sua lista de contatos e renove-a constantemente

O primeiro passo para fazer uma campanha √© ter leads para receber suas mensagens. 

√Č nessa fase de capta√ß√£o de leads que come√ßa o planejamento e execu√ß√£o de uma campanha de e-mail marketing.¬†

Jamais compre uma base de leads pronta. Al√©m de ser contra a lei, pega muito mal para sua marca e reduz muitas as suas chances de sucesso. 

Entre as estrat√©gias para conseguir mais leads est√£o: 

  • landing pages com formul√°rios, disponibilizando materiais como ebooks, planilhas, demos, checklists, 
  • pop-up em sites e e-commerces, 
  • uso de plataformas como Facebook Lead Ads, para capta√ß√£o de leads nas redes sociais, e mais.

Ainda sobre essa etapa é importante que você consiga o opt-in do usuário.

Opt-in √© a autoriza√ß√£o do usu√°rio para a comunica√ß√£o da sua empresa por e-mail. Ela √© conseguida nas plataformas de capta√ß√£o de leads, como as landing pages. 

Ao compartilhar seu e-mail com uma empresa, independente da razão para isso, você já deve ter clicado em uma caixinha autorizando que ela envie e-mails promocionais e institucionais.

O opt-in, assim como a opção de descadastramento em todos os e-mails enviados, é um elemento obrigatório, previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD. 

N√£o seguir as orienta√ß√Ķes da lei pode fazer sua empresa arcar com multas e outras puni√ß√Ķes. 

 e-mail marketing

#2 Conheça a persona da empresa

Conhecer a persona da sua empresa é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing. 

Sem entender quem voc√™ deseja atingir √© imposs√≠vel pensar na estrat√©gia que ser√° usada, no conte√ļdo que ser√° produzido e onde ele ser√° compartilhado. 

Mesmo para a capta√ß√£o de leads √© importante ter mente quem √© a persona da sua empresa e no que ela est√° interessada, quais s√£o as suas dores e mais. 

Para montar uma persona para o seu neg√≥cio indicamos o v√≠deo abaixo e que leia o artigo, ‚ÄúComo criar personas para o seu neg√≥cio‚ÄĚ.¬†

#3 Evite o disparo de email em massa

Logo, um erro que n√£o deve ser cometido pelas equipes √© disparar e-mails em massa para comunicar com todos os leads da base, a mesma informa√ß√£o. 

Exceto raras exce√ß√Ķes, esse tipo de comunica√ß√£o vai resultar apenas em altas taxas de descadastramento, baixas taxas de abertura e cliques. 

Quanto mais personalizada e segmentada uma comunica√ß√£o, mais eficiente seus resultados. 

O e-mail marketing só é eficiente quando você oferece valor para seu lead e você só vai conseguir fazer isso se considerar a segmentação de clientes, sobre a qual falaremos a seguir.

#4 Segmente a base de leads

Mesmo com a persona do comprador definida, cada lead da sua empresa:

  • est√° em uma etapa da jornada de compra, 
  • tem um interesse espec√≠fico,
  • est√° em busca de sanar uma dor, desejo ou necessidade particular. 

Uma ferramenta de e-mail marketing completa vai permitir que voc√™ fa√ßa a segmenta√ß√£o da sua base, de acordo com essas informa√ß√Ķes. 

Tudo isso é feito por meio da automação oferecida por esses sistemas capazes de compreender:

  • quem √© o lead, 
  • de onde ele veio, 
  • que tipo de conte√ļdo estava procurando, 
  • em qual fase da jornada de compra est√°,
  • qual √© o engajamento com a marca e mais. 

A partir disso, e da defini√ß√£o pr√©via de um fluxo de e-mails, a ferramenta poder√° segmentar seus leads e enviar os materiais mais adequados √†s caracter√≠sticas do contato. 

O e-mail marketing com lista segmentada aumenta a taxa de abertura, de cliques e de convers√£o e reduz a taxa de cancelamento.

#5 Produza conte√ļdo relevante para cada etapa da jornada do cliente

Como dissemos acima, cada lead da sua empresa pode estar em uma fase da jornada de compra e ter necessidades diferentes. 

O que h√° em comum √© a necessidade de criar conte√ļdos relevantes para cada etapa desse processo de tomada de decis√£o. 

Conte√ļdos relevantes s√£o os que atendem as demandas dos leads em cada fase, os educam e os fazem avan√ßar pelo funil de vendas.

Para produzir conte√ļdos que estejam de acordo com a persona da empresa e com as etapas da jornada de compra, busque entender quais s√£o as principais d√ļvidas deles. Fa√ßa uma lista delas e produza conte√ļdo sobre. 

Uma outra forma de identificar isso é usando ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends, duas plataformas gratuitas que vão te ajudar a entender o comportamento de pesquisa dos usuários sobre o mercado e o universo relacionado à sua empresa. 

#6 Crie um fluxo de automação e nutrição de leads

Atender às demandas dos seus diferentes leads, em diferentes etapas da jornada de compra, pode ser uma missão impossível se a sua empresa gerencia mais de 10 leads! rs

A verdade é que gerenciar manualmente um fluxo de nutrição de leads é um trabalho cansativo, repetitivo (em alguns casos impossível) e que dificilmente será feito da maneira que uma ferramenta pode fazer.

Isso porque uma ferramenta de automação de e-mail marketing oferece outras facilidades como:

  • segmenta√ß√£o autom√°tica de leads, 
  • pontua√ß√£o de leads,
  • lead tracking. 

Isso sem contar que, mesmo que sua equipe fosse capaz de realizar certas atividades como uma ferramenta, isso tomaria um tempo precioso de um profissional que poderia ser melhor usado se estivesse concentrado no planejamento de a√ß√Ķes e na otimiza√ß√£o de resultados

Criar um fluxo de nutri√ß√£o de leads significa, grosso modo, organizar a ordem de e-mails que um lead ir√° receber de acordo com o comportamento que ele tem em rela√ß√£o a sua empresa. 

Dentro da plataforma de envio de e-mail marketing sua equipe define uma vez o fluxo que deve ser executado automaticamente a cada vez que um lead cumprir os critérios definidos

Por exemplo, um lead A que fizer o download do material da landing page Y, deve receber o e-mail marketing 1. Se o lead abrir o e-mail marketing 1, dois dias depois ele deve receber o e-mail marketing 2, se ele não abrir o e-mail marketing 1 ele deve receber, também dois dias depois, o e-mail marketing 3 e assim por diante.

Criar esses fluxos de nutrição vai garantir mais personalização na comunicação com seu cliente, ao mesmo tempo que automatiza a tarefa de nutrir cada lead.

#7 Atenção para criar assuntos de e-mail atrativos

O assunto do e-mail é o título que aparece para o lead quando ele abre a caixa de e-mail. Isso quer dizer que sem um assunto atraente, dificilmente o lead irá sequer abrir o e-mail enviado por sua empresa. 

#8 Insira boas chamadas para ação

Com o e-mail aberto √© hora de convencer o leitor a fazer o que est√° sendo proposto no material, seja comprar um produto, se inscrever para um evento, baixar um ebook, ou qualquer outra coisa. 

Al√©m de garantir um conte√ļdo atrativo e uma oferta irrecus√°vel (oferta nem sempre precisa ser sobre pre√ßo), foque na constru√ß√£o de um texto baseado em regras do copywriting, para persuadir seu lead a agir.¬†

Junto, esteja atento a cria√ß√£o de um bom CTA, ou seja, um bom call to action. O CTA √© aquele bot√£o de chamada para a√ß√£o que voc√™ j√° deve ter visto nos e-mails que recebe, por exemplo ‚Äúcomprar agora‚ÄĚ, ‚Äúaproveitar o frete gr√°tis‚ÄĚ ou ‚Äúfazer o download j√°‚ÄĚ. 

Para entender mais sobre o que √© copywriting e como aplicar as t√©cnicas, assista ao v√≠deo abaixo. 

#9 Construa o layout do e-mail 

Além do CTA, o e-mail precisa de outros elementos como imagens e textos, uma dica importante é não usar texto em formato de imagem

Al√©m disso, √© preciso saber organizar as informa√ß√Ķes para que elas ajudem a impulsionar o lead a ler todo o material e se engajar com o conte√ļdo. 

Para montar o e-mail de maneira eficiente é importante entender quais são seus principais elementos, entre eles:

  • assunto do e-mail, 
  • conte√ļdo apresentado,
  • call to action, ou CTA, 
  • despedida, 
  • assinatura, 
  • op√ß√£o de descadastramento. 

Para tornar o material ainda mais atrativo você pode:

  • incluir imagens e v√≠deos, mas jamais crie e-mails com textos em formato de imagem, eles podem n√£o ser lidos,
  • use emojis no assunto e no corpo do e-mail, 
  • fa√ßa perguntas ao lead, 
  • considere o uso de GIFs,
  • use o nome do lead dentro do e-mail e no assunto.

#10 Escolha uma ferramenta de e-mail marketing completa

Acima, falamos rapidamente sobre as ferramentas dessa t√°tica e de como elas s√£o indispens√°veis para disparar email marketing. 

Logo, tenha aten√ß√£o ao escolher uma ferramenta completa, que ofere√ßa todas as funcionalidades necess√°rias para um bom trabalho com essa t√°tica de marketing. 

Ainda neste artigo falaremos mais sobre as ferramentas de e-mail marketing. Continue lendo!

#11 Faça um disparo de teste

Antes de enviar o e-mail para o grupo de leads é interessante que você faça um teste, enviando, por exemplo, o e-mail para você mesmo. Assim é possível conferir:

  • como ficou o layout,
  • o funcionamento do CTA, 
  • se os links est√£o funcionando,  
  • como est√° a visualiza√ß√£o no desktop e no mobile.

A partir do teste √© poss√≠vel fazer as corre√ß√Ķes necess√°rias antes de fazer o disparo. 

#12 Faça testes A/B

Al√©m do teste de envio, considere tamb√©m fazer testes A/B com envio de dois e-mails para dois grupos de leads, com apenas um elemento diferente, por exemplo o assunto do email, o CTA, a posi√ß√£o da imagem. 

Esse teste √© feito com uma porcentagem dos leads da base, por exemplo, 20% dos leds, sendo que 10% recebem o e-mail A e os outros 10% enviam o e-mail B. Ao identificar qual oferece o melhor resultado, voc√™ envia o vencedor para o restante da base. 

Dessa forma fica mais difícil entender o que realmente fez o resultado melhorar.

 e-mail marketing

#13 Acompanhe as métricas e monitore resultados

Como qualquer estrat√©gia de marketing digital, o e-mail marketing tem seus pr√≥prios indicadores que v√£o mostrar os resultados alcan√ßados com cada campanha e material enviado. 

A partir desses resultados, al√©m de entender o que deu e o que n√£o deu certo, sua empresa pode otimizar as campanhas futuras, mudando elementos e estrat√©gias que n√£o foram t√£o bem, para alcan√ßar melhores m√©tricas nas campanhas e envios seguintes. 

Os principais indicadores de email marketing s√£o:

  • Taxa de abertura,
  • Taxa de cliques,
  • Taxa de convers√£o,
  • Taxa de cancelamento de inscri√ß√£o.

Como fazer um e-mail marketing de vendas?

Acima, falamos muito sobre a necessidade de gerar valor e compartilhar conte√ļdos relevantes com os leads, e isso tamb√©m vale para materiais que sejam enviados com um √ļnico objetivo: vender!

Veja os passos que voc√™ tem que seguir para saber como fazer um e-mail marketing de vendas: 

  1. Definir o tipo de e-mail que você quer enviar
  2. Definir o p√ļblico alvo do e-mail marketing
  3. Definir os links que v√£o na campanha
  4. Escolha o momento certo para enviar

1. Definir o tipo de e-mail que você quer enviar

O primeiro passo para fazer um e-mail marketing de vendas √© definir quais dos tipos de e-mail atendem aos objetivos que voc√™ quer alcan√ßar. Como falamos acima, entre os principais modelos est√£o: 

  • Email transacional,
  • E-mail com compartilhamento de conte√ļdos relevantes,
  • E-mails promocionais,
  • Pesquisas de opini√£o.

Os elementos colocados dentro de um e-mail marketing tem que conversar com o objetivo dele. 

Por isso √© necess√°rio se atentar a esse alinhamento entre a a√ß√£o que voc√™ espera ser realizada por quem recebe o e-mail e o que voc√™ de fato incluiu como op√ß√£o de a√ß√£o, ou como CTA. 

2. Definir o p√ļblico-alvo do e-mail marketing

Como falamos acima, não faz sentido mandar um e-mail sem segmentar quem vai recebê-lo. As chances dele ser ignorado ou até movido para Spam são muito grandes.

Para o envio do e-mail marketing para vendas, a segmentação de quem vai receber o material deve considerar:

  • o seu objetivo, 
  • os interesses de cada lead,
  • em qual etapa da jornada de compra o contato est√°, 
  • o conte√ļdo compartilhado e mais. 

Você vai escolher quem receberá seu e-mail em cima dos objetivos que você traçou lá no início. Se o objetivo for promover um desconto para visitas a loja física, não faz sentido uma pessoa que não é da cidade receber esse material, por exemplo.

Se voc√™ deseja apresentar uma op√ß√£o de upgrade no plano de assinatura de um cliente, enviar o e-mail para um lead que acabou de converter em uma landing page de topo de funil √© um tiro no p√©. 

√Č muito importante definir esse alinhamento a respeito do que se quer alcan√ßar e o que est√° se oferecendo

Se coloque no lugar de quem está recebendo este e-mail ou faça testes para entender a reação das pessoas frente ao que você enviou para medir quem deve receber o que.

Essa etapa √© central para quem deseja aprender como fazer um e-mail marketing de vendas. 

3. Defina os links que v√£o na campanha

Um fato muito importante √© definir quais a√ß√Ķes os leitores ser√£o capazes de executar dentro do seu e-mail

Depois de definir objetivos, p√ļblico-alvo e selecionar imagens e o texto do seu e-mail marketing √© chegada hora de colocar os caminhos poss√≠veis a partir do seu e-mail.

√Č muito importante para voc√™ entender como fazer um e-mail marketing de vendas, saber escolher bem os links e CTAs que voc√™ vai incluir nos e-mails. 

N√£o adianta encher de bot√Ķes se o aspecto for informativo da mesma forma que n√£o faz sentido enviar uma promo√ß√£o sem bot√£o de compra.

O conte√ļdo, as imagens e os elementos inclu√≠dos devem convergir para a a√ß√£o desejada, conduzir a pessoa at√© o final do material e incluir um bot√£o sugestivo, que incentiva a pessoa a clicar.

 e-mail marketing

4. Escolha o momento certo para enviar

Timing √© tudo, principalmente, no objetivo de como fazer um e-mail marketing de vendas. Uma a√ß√£o no momento certo pode ser um tiro no alvo, mas uma tentativa fora de hora pode ser um tiro no p√©. 

Respeitar a etapa da jornada de compra do cliente √© fundamental para ter sucesso nas taxas de convers√£o. 

Clientes do topo do funil devem ser nutridos e educados. Enviar e-mails de venda claros pode espant√°-los. 

5. Escolha o melhor hor√°rio para mandar o e-mail

Novamente é importante pensar no lugar do outro, quando as pessoas têm o hábito de abrir e-mails? Segundo um estudo realizado pela Cshedule as terças, quartas e quintas possuem o maior percentual de cliques.

Quanto aos horários, os períodos próximos ao início do expediente, até umas 10h tem uma conversão maior, enquanto que no final do dia, até umas 20h, também temos alta na conversão de pessoas que checam os e-mails antes de dormir.

Deu para notar que enviar e-mail marketing de vendas n√£o √© s√≥ disparar um e-mail marketing para toda a sua base de leads com promo√ß√Ķes ‚Äúimperd√≠veis‚ÄĚ. 

Automa√ß√£o de marketing  para gerar mais efici√™ncia no e-mail

Todo o trabalho de capta√ß√£o de leads, nutri√ß√£o e relacionamento pode ser realizado a partir da automa√ß√£o de marketing. 

O uso de um software de automação de marketing permite que sua empresa torne o trabalho de envio de e-mail marketing mais estratégico, porque oferece funcionalidades que facilitam:

  • a segmenta√ß√£o de contatos, permitindo uma personaliza√ß√£o mais eficiente na comunica√ß√£o com cada lead, 
  • qualifica√ß√£o de leads, a partir da pontua√ß√£o dos leads na intera√ß√£o com a marca, √© poss√≠vel identificar os que est√£o mais prontos para comprar, 
  • cria√ß√£o de fluxos de nutri√ß√£o personalizados e autom√°ticos,
  • acesso a relat√≥rios sobre dados de taxas de abertura, taxa de clique e convers√Ķes.

Para que voc√™ possa complementar o conhecimento adquirido aqui, indicamos que acesse o material gratuito: ‚ÄúChecklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe‚ÄĚ.¬†

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm ‚Äď Associa√ß√£o Brasileira de Com√©rcio Eletr√īnico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.¬†

A ferramenta de automação de marketing, além de automatizar do envio dos e-mails de nutrição, boas vindas e outros tipos de e-mails, também oferece uma série de recursos-chave como:

  • cria√ß√£o de fluxo de nutri√ß√£o automatizado, 
  • segmenta√ß√£o autom√°tica de leads, 
  • qualifica√ß√£o de leads (lead scoring), 
  • constru√ß√£o e disparo de e-mail marketing,
  • cria√ß√£o de landing pages (sem precisar de c√≥digos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publica√ß√£o em redes sociais;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estrat√©gia de Inbound Marketing;
  • relat√≥rios unificados que ajudam na tomada de decis√£o;
  • e mais!

Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado. Conheça mais sobre a LAHAR no vídeo abaixo.

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