Entenda o e-mail marketing: analisando o desempenho de 5 tipos de campanha

Como profissional de marketing é importante que você entenda o e-mail marketing e o potencial deste canal para gerar relacionamentos com os clientes. 

A criação de campanhas de e-mail segmentadas, quando bem planejadas, pode gerar o aumento nas vendas e aumentar a base de clientes.

Neste post, reunimos alguns exemplos de campanhas para que você entenda o e-mail marketing e possa se inspirar na criação de suas próprias campanhas. Continue lendo!

Principais métricas de desempenho de e-mail marketing

Para que você entenda melhor o e-mail marketing, é importante se familiarizar com algumas métricas que medem o desempenho das campanhas. 

Abaixo, reunimos alguns exemplos de indicadores de desempenho de e-mail marketing:

  • Taxa de entrega: o número de e-mails entregues na caixa de entrada dos usuários versus o total de e-mails enviados;
  • Taxa de leitura: o total de e-mails marcados como lidos comparado ao total de e-mails enviados;
  • Taxa “Não é spam”: quantidade de vezes que a mensagem é marcada como “Não é spam” comparado ao número de e-mails enviados para a pasta de spam pelo usuário;
  • Taxa de spam: o número de e-mails enviados automaticamente para a pasta de spam comparado ao total de e-mails enviados.
  • Taxa de e-mails excluídos antes serem lidos: o número total de e-mails não lidos excluídos comparado com o total de e-mails enviados.
  • Taxa de reclamação: o número de reclamações diretas do usuário de “denúncia de spam/lixo” versus o total de e-mails enviados.

Entendendo o e-mail marketing: 5 tipos de campanhas

1. E-mail de carrinho abandonado

Já entrou em um site, colocou os itens que queria no carrinho, mas no último minuto achou melhor desistir e deixar a compra para mais tarde? Horas ou um dia depois, você recebe um e-mail do site relembrando sua compra.

Mágica? Não isso é o fluxo de automação de marketing em ação tentando fazer você concluir sua compra. 

As campanhas de carrinho abandonado são muito utilizadas pelos e-commerces de todos os gêneros. Afinal, esse é um comportamento de consumo bastante comum.

Apesar de muito populares é importante que você entenda o e-mail marketing desse tipo como uma estratégia de apoio.

Esse tipo de campanha tem uma taxa de leitura média e muitos usuários excluem o e-mail sem nem ler a mensagem (12%). Observe a receptividade do seu público-alvo. 

Exemplo de campanha de carrinho abandonado da Walmart

Vamos a um exemplo simples desse tipo de campanha para que você entenda o e-mail marketing no contexto prático.

A Walmart faz campanhas de carrinho abandonado na qual usa linhas de assunto como ‘Conclua seu pedido e ganhe frete grátis’. O diferencial é obviamente o frete grátis, mas o benefício tem validade de apenas dois dias. Ou seja, a decisão deve ser rápida.

Nesse tipo de campanha é preciso oferecer uma vantagem (o frete grátis sempre convence), mas, ao mesmo tempo, é preciso conduzir a ação. Muitas empresas adicionam sugestões de itens relacionados para completar o carrinho, o que pode funcionar bem.

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Fonte: ReturnPath

2. E-mail relacionado às atividades do usuário

As campanhas de e-mail relacionadas às atividades da conta do usuário também é uma estratégia de relacionamento relevante. 

Esse tipo de e-mail não tem o objetivo de gerar receita, mas tem um engajamento e uma taxa de leitura (30%) altas. A taxa de exclusão antes de ler também é baixa.

Exemplo de campanha do TripAdvisor

O TripAdvisor é um sites no qual os usuários avaliam os estabelecimentos onde estiveram. Hotéis, restaurantes, pousadas, etc.

A empresa envia e-mails personalizados com nome do usuário na linha de assunto — exemplo: Ei, Fulano! Este é um resumo da sua atividade recente.

No corpo do e-mail o usuário pode recordar onde esteve e o que achou de cada lugar. É uma forma simples de interação que mantém os usuários engajados, aumentando a relevância do site.

Complete sua leitura com o post: ‘4 dicas para aumentar taxa de abertura de email marketing’.

3. E-mail de aniversário

É fundamental que você entenda o e-mail marketing como uma oportunidade. E campanhas de aniversário são uma grande porta para aumentar as vendas.

Esse tipo de e-mail está sempre associado a benefícios como descontos, brindes extras nas compras, frete grátis, dentre outros. 

É uma oportunidade pontual, já que só fazemos aniversário uma vez por ano, mas pense na sua base de clientes. Você pode fazer essa campanha em paralelo a outras maiores e mais relevantes como forma de relacionamento com quem já comprou de você.

Esse tipo de e-mail tem taxa de leitura 23% maior e muitos usuários resgatam os e-mails que vão para a caixa de spam — a taxa de “não é spam” aumenta 2,29%.

4. E-mails de feedback

O feedback é uma parte importante do processo de vendas, por isso não dispense essas campanhas no seu negócio.

Esses e-mails podem conter chamadas para:

  • avaliar uma compra recente;
  • opinar sobre o serviço prestado pela empresa;
  • responder pesquisas sobre suas preferências de e-mail — o que ajuda a segmentar melhor sua lista. 

Pedir  feedback de clientes faz com que eles se sintam valorizados e, com isso, eles passam informações relevantes para sua estratégia de marketing digital.

Exemplo de campanha de feedback da Zipcar

A Zipcar é uma grande empresa do setor de aluguel de carros. E um comportamento comum de quem consome esse tipo de serviço é escolher modelos de carros que não teriam condições de comprar.

Então com o aluguel, a pessoa tem o prazer de dirigir o carro. Para conseguir antecipar as preferências do usuário, a empresa faz campanhas de e-mail usando assuntos atrativos como: Quais modelos de carros você gostaria de dirigir, [nome do cliente]?

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Fonte: ReturnPath

5. E-mail de programa de fidelidade

Os e-commerces de vários nichos criam programas fidelidade com uma estrutura exclusiva para incentivar os clientes a fazerem compras regulares.

Então criar campanhas que relembrem os benefícios que eles estão quase conquistando é bastante atrativo. 

Uma vantagem dos e-mails de programa de fidelidade é que eles são voltados para um grupo altamente segmentado e interessado. 

A característica de exclusividade dessas campanhas fazem com que o desempenho em relação a taxa de leitura seja de 2% maior comparado a campanhas promocionais sem personalização. Mas há um lado B: a taxa de exclusão sem leitura é de 12%. 

Por isso, é importante não só que você entenda o e-mail marketing que está enviando e monte um boa estratégia, mas que acompanhe o desempenho de cada tipo de campanha

Os dados apresentados ao longo do texto fazem parte de um estudo conduzido pela Return Path com consumidores, empresas e serviços comerciais de e-mail.

Quer aprender como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO, sem esquecer nenhum detalhe? Confira as três etapas fundamentais de como criar e-mail marketing e obter sucesso na sua campanha.

Com este cenário, esperamos que você entenda melhor o e-mail marketing e seu uso estratégico na sua gestão de projetos de marketing digital em suas estratégia de marketing digital. 

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