Entenda o e-mail marketing: benchmarks de desempenho para 5 tipos de campanha

Os profissionais de marketing se esforçam para criar relacionamentos com seus clientes e gerar receita por meio do canal de e-mail. A criação de um programa de e-mail otimizado exige a incorporação de determinadas campanhas-chave de e-mail, projetadas para manter os clientes envolvidos durante todo o ciclo de vida do inscrito.

Neste post, vamos destacar alguns exemplos de ótimos e-mails para que você entenda o e-mail marketing e se inspire na criação de suas campanhas. Escolhemos novos exemplos que representam o melhor do marketing por e-mail.

Entenda o e-mail marketing: métricas de desempenho

Para que você entenda melhor o e-mail marketing, também analisamos mais detalhadamente o desempenho de cada tipo de campanha e relatamos a média de métricas de desempenho, incluindo:

  • Taxa de posicionamento na caixa de entrada: o número de e-mails que chega na caixa de entrada vs. o total de e-mails enviados.
  • Taxa de leitura: o número de e-mails que são marcados como “lidos” vs. o total de e-mails enviados.
  • Taxa “Isto não é spam”: o número de vezes que um assinante marcou sua mensagem como “isto é não spam” comparado ao número de e-mails enviados para spam.
  • Taxa de posicionamento no spam: o número de e-mails enviados para a pasta de spam comparado ao total de e-mails enviados.
  • Excluído antes de ler: com que frequência o e-mail é eliminado antes de ser lido. Calculado usando o número total de e-mails não lidos excluídos vs. total de e-mails enviados.
  • Taxa de reclamação: a taxa na qual os assinantes denunciam suas mensagens como spam. Calculado com o número de reclamações de “denúncia de spam/lixo” vs. o total de e-mails enviados.

5 tipos de campanhas de e-mail marketing

#1 Mensagens de Carrinho Abandonado

Às vezes, os clientes precisam de um empurrão extra para comprar. Eles foram para o seu site e selecionaram os itens em que estão interessados, mas pararam logo antes de finalizar a compra.

Felizmente, os profissionais de marketing podem aproveitar essa situação enviando uma mensagem de carrinho abandonado.

Mensagens de carrinho abandonado são campanhas acionadas e enviadas aos assinantes para lembrá-los de concluir a compra dos itens pelos quais eles se interessaram em adquirir.

Embora os e-mails de carrinho abandonado tenham uma taxa de leitura moderada, eles registram uma maior taxa de exclusão antes da leitura de todos os tipos de campanha analisados. Isso demonstra que esses tipos de e-mails são mais ativamente ignorados do que outros.

  • Exemplo de mensagem de carrinho abandonado: Walmart

Assunto: Conclua seu pedido e ganhe frete grátis por dois dias.

Descrição da campanha: Como incentivo aos clientes para fechar a compra de itens deixados em seu carrinho, o Walmart envia um e-mail de carrinho abandonado que oferece frete grátis por dois dias.

Esta é uma ótima maneira de dar aos clientes o empurrão que eles precisam para fazer um pedido. O uso efetivo de conteúdo dinâmico promove produtos adicionais que o cliente pode estar interessado com base nos itens do carrinho.

carrinho-abandonado-walmart
Fonte: ReturnPath

#2 Mensagens Relacionadas à Conta

Mensagens relacionadas à conta são enviadas para notificar os assinantes sobre uma alteração ou atividade relacionada à conta deles.

Esses e-mails destinam-se a manter os assinantes informados em vez de gerar receita. Como tal, eles têm um engajamento relativamente alto, com uma média taxa de leitura de 30% e uma taxa de exclusão antes da leitura de apenas 9%.

  • Exemplo de mensagem relacionada à conta: TripAdvisor

Assunto: David, obrigado! Aqui está um resumo de sua atividade recente.

Descrição da campanha: a TripAdvisor envia aos usuários uma atualização mensal da conta com um resumo das estatísticas relacionadas às suas postagens recentes.

A mensagem é altamente personalizada e interativa, usando conteúdo dinâmico para fornecer informações interessantes relacionadas às avaliações do assinante, como o país dos leitores e as críticas mais populares.

Essa é uma tática sólida para manter inscritos engajados com a marca e servindo como lembrete para continuar postando avaliações.

Leia também: 4 dicas para aumentar taxa de abertura de email marketing.

#3 Mensagens de aniversário

E-mails de “feliz aniversário” – acompanhados de descontos – fornecem um oportunidade de gerar receita e, ao mesmo tempo, construir uma conexão pessoal com seus clientes.

Das campanhas que estudamos, as mensagens de aniversário foram o tipo de campanha menos enviada. Isso provavelmente deve-se ao fato de que os profissionais de marketing só podem enviar esse tipo de mensagem para cada assinante uma vez por ano. E muitos negócios não coletam informações referentes ao aniversário dos clientes.

Os e-mails de aniversário geraram um engajamento relativamente alo com uma taxa de leitura de 23%. Essas mensagens também são freqüentemente recuperadas da pasta de Spam, com uma taxa de “isto não é spam” de 2,29%.

#4  Mensagens de Feedback

As marcas frequentemente enviam pesquisas para coletar opiniões dos clientes e obter feedback além das métricas tradicionais.

Essas pesquisas podem ser sobre qualquer coisa, como:

  • comentários sobre compras recentes;
  • opiniões sobre o programa de e-mail;
  • coletar as preferências de novos assinantes que permitem aos profissionais de marketing segmentar melhor sua lista.

Surpreendentemente, mensagens de feedback de clientes geraram a maior taxa de “isso não é spam” com 6,35%. Isto provavelmente está relacionado à alta taxa de marcação como spam para esse tipo de mensagem, pois apenas os e-mails que vão para a caixa de spam pode ser resgatados.

  • Exemplo de mensagem de feedback: Zip Car

Assunto: Que carros você gostaria de ter perto de você, Christopher?

Descrição da campanha: a Zipcar, a maior empresa de compartilhamento de carros do mundo, mostra sua dedicação aos seus clientes, pedindo a sua valorosa opinião.

A linha de assunto do e-mail usa personalização de primeiro nome o que destaca a mensagem na caixa de entrada. E o conteúdo descreve a importância do feedback do cliente para melhorar a experiência.

Para ser transparente com o cliente, a Zipcar faz um excelente trabalho ao fornecer informações de pesquisa e também oferece ao cliente um incentivo por seu tempo e participação.

mensagem-feedback-zipcar
Fonte: ReturnPath

#5 Mensagens do programa de fidelidade

As mensagens do programa de fidelidade são campanhas enviadas a um conjunto especial de assinantes que participam do programa de fidelidade da marca.

Tanto o programa de fidelidade em si quanto as mensagens relacionadas são projetadas para criar um senso de exclusividade e benefícios adicionais.

As métricas indicam que os clientes apreciam esse tratamento exclusivo, pois as mensagens relacionadas ao Programa de Fidelidade tem uma taxa de leitura 2% maior do que as de mensagens promocionais gerais.

Por outro lado, a taxa de exclusão antes da leitura de 12% faz as mensagens de fidelidade serem o tipo de mensagem mais ativamente ignorado.

Os dados apresentados acima fazem parte de um estudo conduzido pela Return Path. Foram usados dados globais do consumidor, consistindo em mais de 3.000 remetentes, um milhão de consumidores e mais de 600 mil e-mails comerciais exclusivos enviados para usuários da Microsoft, do Google, do Yahoo e da AOL entre 22 de julho e 29 de novembro de 2017.

Quer aprender como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO, sem esquecer nenhum detalhe? Confira as 3 etapas fundamentais de como criar e-mail marketing e obter sucesso na sua campanha.

Com este cenário, esperamos que você entenda melhor o e-mail marketing e seu uso estratégico na sua gestão de projetos de marketing digital em suas estratégia de marketing digital.

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.