Estratégias de marketing para universidades: 5 dicas para conquistar e reter mais alunos

A tradicional frase nunca morre: A propaganda é a alma do negócio!

A verdade é que o marketing é a chave para o sucesso ao empreender em qualquer negócio, inclusive no caso das instituições de ensino superior (IES).

Com a competitividade nesse mercado cada vez mais acirrada, as universidades precisam encontrar maneiras de se destacar dos concorrentes para conquistar e reter mais alunos. 

É preciso mostrar o que elas fazem de melhor! Ter professores com certificações Google for Education, por exemplo, podem mostrar a excelência da instituição.

Nesse sentido, o marketing educacional se torna um grande aliado. Por meio dele, as instituições de ensino superior podem promover seus cursos, sua infraestrutura e todas as outras vantagens e diferenciais a fim de impactar positivamente a percepção de valor por parte de seu público-alvo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 5 dicas de estratégias de marketing para universidades. Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para promover a sua IES e conquistar a preferência dos estudantes, adotando ações como estas:

  1. Crie as buyer personas da sua universidade
  2. Invista na produção de conteúdos relevantes
  3. Qualifique seus leads por meio do e-mail marketing
  4. Esteja presente nas redes sociais
  5. Crie ações que envolvam a comunidade local

5 estratégias de marketing para universidades

Cada organização de ensino têm diferentes características. Por isso, analise estas 5 dicas e vejas quais delas são as mais indicadas para a sua instituição educacional.

1 – Crie as buyer personas da sua universidade

Para que as estratégias de marketing para universidades realmente tenham efeitos positivos, é fundamental entender quem é o público para o qual tais estratégias serão direcionadas.

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A instituição de ensino precisa saber com quem ela está conversando para, então, adaptar o seu discurso.

Tendo isso em vista, a nossa primeira dica se refere à criação de buyers personas. Elas nada mais são do que uma representação fictícia – mas fundamentada em pesquisas e fatos! – daquilo que seria o perfil ideal de cliente (nesse caso, alunos).

Para a criação das personas, é necessário realizar pesquisas que levantem dados demográficos e comportamentais sobre o seu público-alvo, bem como principais interesses, ambições, expectativas, necessidades etc.

De posse dessas informações, criam-se de 3 a 5 personas, dependendo do tamanho da universidade. Assim, ficará mais fácil direcionar os esforços de marketing.

2 – Invista na produção de conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma das mais eficazes estratégias para atrair e reter alunos.

Com base nos perfis das buyers personas da sua universidade, é interessante produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Por meio de artigos em blogs, vídeos, infográficos, e-books, manuais e webinars, por exemplo, é possível gerar mais leads e educá-los de maneira a avançar na jornada de compra.

E se você combinar a produção de conteúdo com as técnicas de SEO, o blog, o site ou o canal da sua universidade ficará mais bem posicionado nas ferramentas de busca, aumentando os acessos aos conteúdos e a visibilidade da instituição de ensino.

3 – Qualifique seus leads por meio do e-mail marketing

Ao oferecer conteúdos ricos, com um grau de complexidade e aprofundamento maior, você pode pedir em troca dos visitantes um endereço de e-mail para contato junto com outros dados cadastrais.

De posse dessas informações, você poderá usar ferramentas de automação de marketing para fazer disparos segmentados de e-mail marketing a fim de qualificar seus leads. Essas mensagens de e-mail podem conter um link para um conteúdo especial, um convite para participar de uma palestra na universidade ou de uma visita guiada, descontos em disciplinas isoladas etc.

A intenção é construir um relacionamento com o lead e conduzi-lo até a conversão.

4 – Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas de marketing indispensáveis, principalmente para as universidades, tendo em vista que grande parte do público é composta por jovens que, por sua vez, são grandes usuários dessas plataformas.

Mas não basta apenas criar um perfil para a universidade no Facebook e no Instagram, por exemplo. É necessário pensar bem no tipo de conteúdo que será postado, na linguagem a ser adotada e na forma com que a página da universidade vai interagir com seus seguidores e gerar engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos, etc).

5 – Crie ações que envolvam a comunidade local

O relacionamento com a comunidade no entorno também deve ser considerado nas estratégias de marketing para universidades.

Ações que envolvam não somente os alunos mas também moradores e comerciantes das redondezas faz muito bem para a imagem da instituição e, consequentemente, acaba atraindo e retendo mais alunos.

O curso de Enfermagem e de Nutrição, por exemplo, podem fazer montar tendas em uma praça próxima ao campus para aferir a pressão dos visitantes e dar dicas para uma vida mais saudável. Isso pode até motivar os alunos!

A universidade também pode apoiar eventos nas escolas de ensino fundamental e médio do bairro, tendo em vista que esses alunos um dia prestarão vestibular e podem considerar a sua instituição de ensino superior como opção.

Essas foram as nossas 5 dicas de estratégias de marketing para universidades. Coloque-as em prática e aumente os números de matrículas e a retenção de alunos. Leia também: O Futuro da sala de Aula

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

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