4 Estratégias para Marketing Médico

Através do marketing digital, criaram-se muitas oportunidades para que  médicos conectem-se com seus pacientes, aumentando a divulgação dos consultórios e clínicas, além de fidelizar novos pacientes.

Para conseguir se destacar e obter resultados com o marketing digital, a maneira mais eficiente é construir um bom planejamento de marketing médico através de estratégias já consolidadas pelo mercado.

Por se tratar de um mercado com regulamentação, as estratégias de marketing médico necessitam de uma atenção extra antes de serem colocadas em prática. Isso porque, o médico precisa estar a par do regulamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto quais ações de marketing e publicidade podem ser feitas, para não cometer nenhuma infração.

Pensando nisso, selecionamos as 4 principais estratégias de marketing médico mais eficientes dentro das normas do CFM, podendo ser adotadas por consultórios ou clínicas, confira!

1- Invista em um Website Otimizado

O primeiro critério para uma boa estratégia de marketing médico é a construção de um website. O site é como uma vitrine do profissional. Nele, são apresentadas informações sobre sua formação, principais áreas de atuação e especialidades, diferenciais de atendimento, entre outros dados importantes para um paciente que procura soluções e bons profissionais para seu problema de saúde, através da Internet.

Além disso, o site permite que o médico publique conteúdos de qualidade que ajudam o paciente diante de sua jornada de conhecimento, desde o momento da identificação de um problema, até a tomada de decisão. É possível também que o paciente agende consultas particulares através dessa plataforma.

Ao desenvolver um site, é necessário que o médico solicite ao desenvolvedor algumas questões importantes, como:

• Aplicação da sua Identidade visual;

• Navegabilidade, ou seja, a facilidade para acesso às principais informações;

• Rapidez para carregamento das páginas;

• Clareza nas informações apresentadas;

• Meios de contato fáceis ao paciente;

• Aplicação de técnicas de SEO;

• Responsividade, que é a capacidade do site se adaptar aos diversos dispositivos presentes no mercado.

Por isso, não se pode pensar um site apenas como um apanhado de informações, pois esses aspectos impactam diretamente na qualidade do site e no seu ranqueamento nos sistemas de busca, como Google e Bing.

2- Utilize as Estratégias de E-mail Marketing

Apesar de não ser uma estratégia tão nova, o e-mail marketing ainda se mantém como uma excelente técnica para criar fluxos de nutrição com os clientes que interagem com seu consultório ou clínica.

Criar fluxos para sua base de clientes, consiste em e-mails programados para serem disparados esporadicamente, servindo como pequenas pílulas de conteúdo e informação para os interessados, proporcionando um contato e engajamento com o médico, além de receber informações interessantes.

O fluxo de e-mail também pode ser utilizado em estratégias para apresentação de novos serviços e boletins sobre o consultório ou clínica. 

Para aplicar e não errar na construção de um e-mail, o médico deve tomar os seguintes cuidados:

• Ter uma plataforma de e-mail marketing eficiente;

• Manter constância na frequência de envio dos e-mails para a base;

• Autorização do destinatário para envio de conteúdo (não forçar pessoas a receber seus e-mails) e em conformidade com as regras da LGPD;

• Qualidade nas mensagens encaminhadas para gerar valor a quem recebe.

3- Utilize o Marketing de Conteúdo a seu favor

Conhecido também como Marketing Inbound, esse método é direcionado a criação de conteúdos relacionados à área de atuação do médico para publicação na central educativa ou blog do site.

Nessa estratégia, os conteúdos são elaborados com base na volumetria de pesquisas de determinadas palavras chaves relacionadas a especialidade do médico, e que possuem um bom potencial de ranqueamento nas plataformas de busca. Através desse estudo, é possível investir na produção de conteúdos que conversem e sanem as principais buscas de um paciente na internet, gerando autoridade para o médico, atraindo potenciais pacientes e possibilitando o ranqueamento nas primeiras páginas dos buscadores.

Por exemplo: um urologista pode compartilhar informações sobre cuidados para não obter pedra nos rins, como é feita a cirurgia para retirada das pedras, entre outros temas da área da urologia.

Ao disponibilizar e alimentar uma central educativa em seu site, é possível contribuir para a conscientização e orientação adequada das pessoas quanto aos cuidados com a saúde, além de gerar autoridade e reconhecimento ao médico responsável.

4- Atribua Valor a sua Marca: Invista em Branding

As estratégias de Branding ou Brand Management visa tornar o médico, consultório ou clínica conhecidos na região onde realizam o atendimento.

Um dos canais mais utilizados para aplicação dessa estratégia de marketing médico é as redes sociais, como o Facebook e Instagram. Nessas redes, o médico pode mostrar um pouco da sua rotina, explicar informações relacionadas a sua especialidade, entre outras.

As publicações e postagens sobre a rotina do médico ajudam a construir uma imagem de seriedade, aumentando as chances de ser lembrado pelas pessoas que necessitem de um atendimento médico no futuro.

Um fluxo de marketing médico bem estruturado precisa contemplar estratégias de social media, pensando nos seguintes fatores:

• Tom adotado pelo médico nas redes;

• Capacidade de atendimento e interação com o público;

• Linguagem adotada para publicações;

• Periodicidade de postagem;

• Qualidade dos conteúdos compartilhados;

• Humanização e proximidade com o público.

Conte com uma Agência Especializada em Marketing Médico

Atualmente, grande parte dos médicos não possuem tempo para aplicar as estratégias de marketing em seu consultório ou clínica. Para isso, o mercado conta com agências de marketing médico especializadas, que podem auxiliar o profissional a conseguir resultados melhores com as campanhas, desenvolvimento de websites, criação de conteúdo, entre outras ações.

Dessa forma, os médicos podem se concentrar no seu trabalho, tendo a confiança de que existe uma equipe especializada divulgando seus serviços de maneira eficiente, responsável e qualificada.

Se tiver interesse em contratar uma agência especializada para realizar o marketing médico do seu consultório ou clínica, conheça a Future Marketing Médico. Acesse o site e entenda de que forma eles podem te ajudar.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.