Quais são as etapas da pesquisa de marketing? 6 fases e como aplicar cada uma

Cumprir as etapas da pesquisa de marketing vai ajudar sua empresa a traçar um plano para alcançar os objetivos definidos por ela e por seus diferentes setores. Sem esse mapa, é difícil colocar em prática todas as etapas desse trabalho e garantir que os resultados esperados serão alcançados. Mas, como fazer isso? Afinal, quais são as etapas da pesquisa de marketing? 

Etapas da pesquisa de marketing

A seguir, listamos as etapas do processo de pesquisa de mercado para marketing:

  1. Defina o que problema a ser analisado
  2. Estabeleça o objetivo da pesquisa
  3. Crie um método
  4. Elabore o questionário
  5. Colete e analise os dados
  6. Implemente melhorias necessárias

1. Defina o que problema a ser analisado

Uma pesquisa de marketing deve ser executada apenas a partir da definição do problema que deve ser investigado. 

Existem muitos problemas, mas para cada pesquisa deve ser analisada uma questão central. 

Por exemplo, qual é o público que consome meu produto? 

Fazer uma pesquisa voltada para isso contribui para que sua empresa otimize as ações de marketing, direcionando a comunicação para os usuários corretos.

2. Estabeleça o objetivo da pesquisa

Como você pode imaginar, o objetivo da pesquisa está muito atrelado ao problema apresentado. 

O que você deseja descobrir com a aplicação das pesquisas? Ainda usando o exemplo acima, é possível que seu objetivo seja identificar se as ações de marketing estão voltadas para as personas certas ou se a sua comunicação está equivocada. 

Tenha em mente o que você vai fazer com as informações que chegarem como resultado da aplicação das demais etapas da pesquisa de marketing. 

3. Crie um método

Entre os tipos de pesquisa de marketing mais conhecidos estão:

  • exploratória, 
  • descritiva, 
  • experimental.

Esses também são modelos usados para a aplicação de etapas do processo de pesquisa de mercado.

Conheça mais sobre cada uma delas, no vídeo abaixo.

4. Elabore o questionário

Quais perguntas serão feitas para que você possa responder ao problema definido? 

Seja o mais direto possível nas perguntas e entenda a importância daquela pergunta e porque ela deve estar no questionários.

Elimine perguntas redundantes ou que não trazem respostas que vão te ajudar, efetivamente, a resolver o problema em questão. 

Lembre-se que ninguém tem tempo de responder a questionários grandes, nem você deve perder a oportunidade de fazer uma boa pergunta, porque está ocupando espaço com questões vagas. 

No vídeo abaixo você tem acesso a mais informações sobre o que são boas perguntas. Confira!

5. Colete e analise os dados

Com os questionários respondidos, a próxima entre as etapas da pesquisa de marketing é a tabulação das respostas.

Utilize ferramentas que vão te ajudar a tabular seus resultados e a entender o que os dados estão querendo te dizer. 

A partir disso, sua equipe poderá dar um próximo passo, ou seja, tomar decisões baseadas em informações objetivas. 

Aplicar as etapas da pesquisa de marketing como apresentamos ao longo do artigo é uma das formas de usar o BI no marketing e aproveitar seus benefícios.  

6. Implemente melhorias necessárias

Por último, mas não menos importante, é hora de colocar a mão na massa e usar os dados e informações coletados para otimizar o trabalho da sua empresa. 

Aplique mudanças que atendam as demandas e gargalos identificados na pesquisa e continue medindo o impacto que eles terão no negócio a curto, médio e longo prazo. 

As etapas da pesquisa de marketing devem ser aplicadas continuamente. Há sempre um problema a ser resolvido e soluções à sua espera. 

Leia mais sobre o assunto em: Como fazer um relatório de marketing eficaz para apresentar à diretoria: 4 dicas práticas

Agora que você já conhece as etapas da pesquisa de marketing, os tipos de pesquisa de marketing, que tal colocar em prática tudo que você aprendeu aqui?

Na busca por insights sobre os problemas que a sua empresa enfrenta dentro do marketing, você pode – e deve – contar com uma ferramenta de automação de marketing, capaz de tornar o trabalho de gestão mais estratégico e produtivo. 

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas, a ferramenta também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Como isso se relaciona às etapas da pesquisa de marketing? Primeiro, porque os dados apresentados nos relatórios te ajudam a identificar os problemas que precisam ser enfrentados e solucionados por sua equipe

O segundo motivo é o fato de que a automação de marketing permite que as soluções identificadas possam ser postas em prática, de forma sustentável e escalável, aproveitando melhor os recursos humanos e financeiros da organização. 

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Por isso, entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.