Exemplos de benchmarking: trocas que fazem seu negócio crescer

Com certeza você já ouviu a palavra benchmarking em alguma conversa do trabalho, não é? Alguém queria aprender alguma coisa e buscou uma pessoa para ajudar e trocar informações. Existem diversos exemplos de benchmarking e aproveitá-los para trazer melhorias para o seu negócio é uma estratégia certeira para o crescimento.

A palavra pode soar familiar, mas talvez todo o potencial desta prática não tenha ficado claro. Muito por não entender, talvez, o que é exatamente benchmarking, sua importância estratégica no mercado e o momento para usá-lo na sua empresa.

Para te ajudar a dominar essa prática, vamos te guiar nos próximos parágrafos do conceito até exemplos de benchmarking que funcionam. Ao final, você estará pronto para começar sua estratégia de benchmarking.

Quer expandir seu negócio para o meio online? Leia este material exclusivo do nosso blog sobre o que é Marketing Digital, como usá-lo e o que esperar dele para sua empresa.

O que é benchmarking

O benchmarking é o processo de comparação de sua própria organização, operações ou processos com os de outras organizações do mercado. O benchmarking pode ser aplicado com qualquer produto, processo, função ou abordagem nos negócios. Pontos focais comuns para iniciativas de benchmarking incluem: medidas de tempo, qualidade, custo e eficácia e satisfação do cliente.

O objetivo do benchmarking é comparar suas próprias operações versus a de seus concorrentes e gerar idéias para melhorar processos, abordagens e tecnologias para reduzir custos, aumentar lucros, fortalecer a fidelidade e satisfação dos clientes.

O benchmarking é um componente importante nas iniciativas de melhoria contínua e de qualidade, incluindo o Seis Sigma.

Exemplos de benchmarking: por que sua empresa deve fazer?

O caso para benchmarking sugere que um processo específico em sua empresa pode ser fortalecido. Algumas organizações fazem benchmark como forma de ambos os lados melhorarem discretamente áreas de seus negócios e de monitorar as mudanças de estratégia e abordagem do competidor.

Independentemente da motivação, cultivar uma visão externa de sua indústria e concorrentes é uma parte valiosa da gestão neste mundo de mudanças. Há uma série de impulsionadores principais das iniciativas de benchmarking em uma empresa:

  • O motivo mais comum para benchmarking vem da perspectiva interna de que um processo ou abordagem pode ser melhorado. As organizações irão coletar dados sobre seu próprio desempenho em diferentes momentos e em diferentes circunstâncias e identificar lacunas ou áreas para o fortalecimento.
  • Muitas organizações se comparam a concorrentes na tentativa de identificar e eliminar lacunas no serviço ou entrega de produtos ou obter uma vantagem competitiva. Os dados reunidos em uma iniciativa de benchmarking competitivo oferecem informações específicas sobre os processos e o pensamento do concorrente.
  • O termo: benchmarking estratégico é usado para descrever quando uma empresa está interessada em comparar seu desempenho com o melhor da área ou o que é considerado referência mundial. Geralmente, esse processo envolve olhar além do ramo da empresa, buscando por aquelas que são conhecidas pelo seu sucesso com uma determinada função ou processo.

Quer tornar não só a sua empresa, mas também você em um empresário de sucesso? Conheça os principais coaches de vendas gringo para acompanhar e se inspirar.

Definindo uma iniciativa de benchmarking

Como qualquer processo, produto ou função em uma empresa é elegível para benchmarking, as metodologias variam. Normalmente, um processo envolve:

  • Definição do assunto para estudo no benchmarking.
  • Definição do processo ou atributo a ser estudado em detalhes.
  • Seleção e definição das métricas.
  • Seleção do conjunto de comparação.
  • Coleta de dados tanto do assunto do benchmarking como do conjunto de comparação.
  • Avaliação dos dados e identificação de diferenças e lacunas.
  • Análise das causas principais para as diferenças ou lacunas.
  • Definição de uma iniciativa de melhoria completa com metas.
  • Comunicação dos objetivos.
  • Implementação da iniciativa de melhoria e medição os resultados.
  • Relatórios sobre os resultados, identificando melhorias e repetindo o processo.

Conheça técnicas de marketing digital para atrair clientes e organize novos planos de ação para seu negócio conquistar mais clientes este ano.

Exemplos de benchmarking

A seguir você verá exemplos de benchmarking em diversos setores do mercado e de negócios. Eles podem te ajudar a identificar oportunidades de melhoria e trocas na sua empresa.

1- Financeiro
Um utilitário fornece aos investidores uma comparação de métricas financeiras, tal como margens operacionais contra médias da indústria em geral.

2- Marketing
Uma companhia aérea contrata um consultor para avaliar as métricas de serviço ao cliente, como a satisfação do cliente em relação aos principais concorrentes.

Aprenda a organizar o processo de marketing e suas etapas dentro da sua empresa. Essa análise também pode ajudar a identificar oportunidades de benchmarking.

3- Processos
Uma empresa de telecomunicações implementa um novo processo para fornecimento e benchmarks dos seus resultados em comparação as melhores práticas da indústria.

4- Serviços
Uma empresa de e-commerce marca seu desempenho médio e velocidade de entrega em relação a seus concorrentes-chave.

5- Estratégia
Uma empresa de mídia social faz benchmark sobre seus gastos em pesquisa e desenvolvimento em relação a seus concorrentes mais próximos da área.

6- Produtividade
Um centro de dados está automatizando tarefas de manutenção e suporte de tempo. Antes do início do projeto, eles buscam benchmarks de produtividade de funcionários com um consultor que esteja familiarizado com as melhores práticas do mercado.

7- Governos
Um estado faz benchmark sobre seus custos de saúde e os indicadores de saúde, como a expectativa de vida, em relação a outros estados do mesmo país.

O benchmarking é uma ferramenta potencialmente poderosa para promover a melhoria contínua em sua organização. Confiar somente nas medidas internas pode gerar uma perspectiva míope. Buscar uma visão de fora como comparativo é sempre uma forma de avaliar com mais segurança.

Gostou dos nossos exemplos de benchmarking? Sua empresa já fez ou pretende fazer? Compartilhe com a gente nos comentários como foram os resultados e a sua expectativa com essa estratégia.

A LAHAR é plataforma de automação de marketing que te auxilia em todo planejamento e execução de ações de marketing digital para a sua empresa – das mídias sociais a estratégia de inbound marketing.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer!