8 exemplos de e-mails marketing para inspirar sua estratégia

Eles fazem parte de qualquer planejamento estratégico de marketing digital e são essenciais para campanhas de marketing para e-commerce. Todos os dias nossas caixas de entrada de e-mail são inundadas com uma infinidade de mensagens sem criatividade, informação ou objetivo, as quais marcamos como não lidos ou cancelamos a assinatura.

Entretanto, de vez em quando, recebemos exemplos de e-mails marketing tão bem feitos, que além de lermos, também clicamos, compartilhamos e recomendamos aos nossos amigos. Campanhas excepcionais de e-mail marketing precisam ser inteligentemente escritas para atrair atenção em caixas de entrada tão ocupadas.

Os melhores exemplos de e-mails marketing apresentam um conteúdo personalizado, preenchido com gráficos interessantes e projetados para dispositivos desktop e móveis. E acima de tudo, os e-mails devem conter um call-to-action, CTA, significativo.

Afinal, se as marcas estão ocupando o tempo dos assinantes – e o espaço da caixa de entrada – com outro e-mail, cada mensagem deve ter um objetivo dentro do funil de conversão.

Não apenas os títulos dos e-mails marketing devem ser atraentes, nem as estratégias de automação de e-mail marketing são suficientes para fazer uma campanha de e-mail marketing um sucesso.

Muitos outros fatores são relevantes e fundamentais, por isso, para ajudar você a desenvolver materiais tão bons que vão fazer seus assinantes acompanharem cada mensagem do fluxo de automação, organizamos uma lista de alguns de nossos exemplos de campanhas de e-mail marketing favoritos.

Continue a ler para descobrir alguns exemplos de e-mails marketing e entenda o que os torna excelentes.

Os principais tipos de e-mail marketing

Antes de começar a pensar na sua campanha de e-mail marketing, é preciso compreender que os e-mails marketing são divididos em alguns tipos, e usados conforme a situação em que o cliente se encontra em relação à sua empresa.

Confira o nosso infográfico com as principais ideias e depois veja cada uma em detalhe:

1. E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é uma ótima maneira de iniciar o relacionamento com o seu cliente com o pé direito. Isso porque esse tipo de e-mails funciona, de certo modo, como se você estivesse falando ao vivo com esse usuário.

Veja só: você manda uma mensagem puxando assunto, despretensiosamente, mas na verdade você quer avançar com essa pessoa pela jornada de compra. O objetivo é começar a conversa, mas não parar por aqui: você quer continuar interagindo, mas sem tentar empurrar logo de cara um produto ou serviço.

2. E-mail informativo ou relacional

Um e-mail informativo ou relacional é aquele modelo que você vai usar para continuar se relacionando com seu lead ou cliente. Um dos subgrupos mais usados são as newsletter, cujo objetivo é informar a sua base de contatos em relação a atualizações ou novidades relevantes do mercado ou do seu negócio.

Neste tipo de e-mail, você vai usar muita informação em texto, além de chamadas com links para seu site o blog. Em outras palavras, o conteúdo vai ser o principal elemento desse modelo de e-mail.

Em relação à mensuração dos resultados desse tipo de e-mail, não se prenda apenas a métricas de campanha como abertura ou clique. Também é importante analisar quem clicou onde, por exemplo. Isso auxiliará na estratégia de segmentação.

É essencial que esse tipo de e-mail seja mandado periodicamente para manter o engajamento dos seus contatos. E lembre-se de deixar sua marca bem visível – você pode, por exemplo, colocá-la no cabeçalho.

3. E-mail de retenção

Muitas vezes, um lead chega ao fim do processo de compra, está na cara do gol… mas acaba não comprando. É para esses casos que existe o e-mail de retenção. Você vai usá-lo para reengajar o usuário, seja por uma compra que ficou num carrinho da sua loja ou o cancelamento de uma assinatura.

Nesse e-mail você pode, por exemplo, relembrar o benefício de um serviço ou oferecer alguma vantagem para que o possível cliente finalize a compra.

Em geral, você pode dividir esse tipo em 3 etapas:

  • Frase indicando que se interessa no retorno do usuário;
  • Destaque aos benefícios do produto/serviço;
  • call-to-action (com vantagem adicional ou não).

4. E-mail especial

O e-mail marketing também pode ser utilizado para celebrar datas especiais, seja algo que atinja a toda a sua base ou um cliente de um jeito único, como aniversário, datas comemorativas, felicitações por alguma conquista ou parabenizações em geral. É um jeito de fazer seus prospects e clientes se sentirem especiais. 

Neste modelo de e-mail você pode usar mais gráficos e imagens e textos mais curtos para conquistar e prender a atenção do usuário. Além disso, você também pode aproveitar para enviar brindes, cupons ou descontos (mas vamos falar mais sobre isso a seguir).

5. E-mail para clientes inativos

Após algum tempo de relacionamento com a empresa, é comum que alguns clientes parem de engajar com os e-mails enviados. Mas não desista deles! você pode usar o e-mail marketing para tentar recuperar esse engajamento.

Esse é um bom tipo de e-mail para começar com uma oferta chamativa. Entretanto, não se esqueça que a oferta deve estar alinhada com sua audiência – e também não adianta enviar ofertas com muita frequência, pois elas acabarão perdendo o senso de urgência.

É fundamental também destacar a relevância do assunto da sua peça de e-mail, e fazer uma segmentação dos leads escolhidos para receberem. Afinal, não adianta enviar esse tipo de e-mail para quem ainda engaja com seus e-mails. Mas, com a segmentação certa, você pode ter boas taxas de abertura e clique.

Algumas boas dicas de estratégia para este tipo de e-mail: 

  • Higienize sua lista de e-mails antes de enviar a peça;
  • Confirme a adesão do usuário;
  • Informe o usuário que ele não receberá spam e insira a opção de opt-in – isso auxiliará no controle de cadastros com e-mails temporários;
  • Evite usar um destinatário de grupo, como marketing@seudominio.com.br;
  • Pergunte quais conteúdos esse lead ou cliente gostaria de receber.

6. E-mail para e-commerce

O e-mail marketing é fundamental para modelos de negócio de e-commerce, pois eles têm o papel e aumentar a taxa de conversão, divulgar novidades, engajar, enviar promoções, reduzir o volume de carrinhos abandonados, relacionar etc.

Assim, estimule que seus usuários se cadastrem na sua lista de e-mails. E para tornar o cadastro mais eficiente, inclua campos de cadastro estratégicos, que tenham dados que você pode usar futuramente em suas campanhas

Quando for criar suas peças, lembre-se sempre de que o conteúdo deve ter ligação com a loja – lançamentos e promoções – mas também pode estar ligado à sua empresa, ou auxiliar seu público com algum tipo de dor ou dúvida.

Teste diferentes exemplos de assuntos de e-mail marketing, conteúdos, frequências, horários e layouts. Após fazer isso e verificar os resultados, adote as tentativas que tiveram melhor desempenho.

7. E-mail promocional

O principal objetivo de um e-mail promocional é fazer uma oferta. Que pode ser tanto o óbvio, como a venda de um produto ou serviço, quanto o download de um conteúdo gratuito, um convite para um webinar, um teste gratuito, entre outros.

É importante que esse modelo de e-mail traduza todo o relacionamento que você teve com o usuário até então em conversão. Ou seja: é quase como se você estivesse fazendo uma proposta de um compromisso ou engajamento um pouco maior em forma de conversão.

Assim, não se esqueça de que seu call-to-action precisa ser bem atrativo e convincente. Vale inclusive fugir dos clássicos “compre agora” ou “saiba mais” – desde que seja melhor do que essas alternativas, é claro.

8. E-mail transacional

Por último, mas não menos importante, elencamos o e-mail transacional. Esse tipo de e-mail deve ser usado para alguma informação que já é esperada por seu público-alvo, como uma mensagem que confirma a atualização de um status, um cadastro, um pedido ou uma compra, o recebimento de um conteúdo ou a troca de uma senha.

Por exemplo, quando algum usuário baixa um conteúdo em uma landing page, o ideal é que ele receba um e-mail transacional com o material. No caso da troca de senha, é essencial que a pessoa receba esse e-mail com a nova senha, ou pelo menos dizendo que ela foi alterada. Se for a confirmação de um pedido, deve-se enviar um e-mail afirmando que a compra foi concluída no site.

Alguns conselhos para o seu e-mail marketing ser exemplo

Agora, vamos dar uma olhada em algumas dicas técnicas, principalmente em relação à imagens, que garantirão mais qualidade à sua peça. Assim, ela terá mais chance de ser aberta, clicada e gerar o resultado desejado. Veja as dicas abaixo:

  • Crie um e-mail em formato HTML, e equilibre o conteúdo com imagens e textos;
  • Utilize alt tag nas imagens, sempre com um texto que descreva o que é aquela imagem. Aproveite esse espaço para incentivar a exibição da imagem. Para isso, escreva na alt tag, por exemplo “checklist de redes sociais – clique em ‘autorizar imagens’ para visualizar”;
  • Lembre-se sempre de inserir link nas imagens. Assim, mesmo que elas não sejam mostradas, a área delas ficará clicável. Isso se torna ainda mais útil quando de usa alt tags;
  • Não se esqueça de conferir o tamanho da imagem: se ela for muito pesada, vai demorar muito tempo a carregar, desanimando o usuário a esperar. Além disso, pode fazer com que sua peça seja considerada como SPAM pelo servidor de e-mail;
  •  Verifique se a plataforma de e-mail marketing que você usa não possui templates prontos em HTML para serem utilizados para criar suas peças. Essa é uma das funcionalidades da LAHAR de relacionamento. 😉 

Leia também: O que é automação de marketing e por que essa estratégia já conquistou tantas empresas?

Conheça 8 exemplos de e-mails marketing incríveis

#1 Uber

A beleza dos e-mails da Uber está em sua simplicidade. Os assinantes de e-mail são alertados para promoções como as que você vê abaixo. Nós amamos o quão breve é a descrição inicial, emparelhado com um call-to-action muito claro – o que é perfeito para os assinantes que estão rapidamente percorrendo o e-mail.

Para as pessoas que desejam aprender mais, elas são seguidas por uma explicação detalhada (mas ainda agradável e simples) passo a passo de como o negócio funciona.

Nós também adoramos o quão consistente é o design do e-mail marketing dos e-mails da Uber com sua marca.

exemplos de e-mails marketing

#2 Dropbox

Você pode achar que seria difícil amar um e-mail de uma empresa cujo produto você não está mais usando. Mas eis aqui um exemplo de e-mail marketing criativo nesse sentido: o Dropbox encontrou uma maneira de transformar o “volte para nós!” em um e-mail marketing fofo e engraçado, graças a um par de desenhos animados lunáticos e um emoticon.

Além disso, o e-mail foi mantido curto e doce, para enfatizar a mensagem que a Dropbox não queria interferir – apenas quer lembrar ao destinatário que a marca existe e por que poderia ser útil. Ao enviar esses tipos de e-mail, você pode incluir um incentivo para que os destinatários voltem ao uso do seu serviço, como um cupom de tempo limitado.

exemplos de e-mails marketing

#3 BuzzFeed

Aqui temos um exemplo de texto para e-mail marketing que funciona muito bem. Isso porque o BuzzFeed tem linhas de assunto e texto excelentes. Eles são sempre curtos e diretos – o que se encaixa perfeitamente com o resto do conteúdo do BuzzFeed.

Você pode criar e-mails com ou sem imagens, como nos exemplos de e-mails marketing abaixo:

exemplos de email marketing

ou

exemplo de e-mail marketing (1)

#4 Calvin Klein

Este é um ótimo exemplo de um e-mail que seria enviado aos compradores que procuraram os termos “camisas” e “camisas de vestir”, exibindo as recomendações de produtos relacionadas à sua busca na esperança de levar esse comprador de volta a concluir uma venda.

exemplos_de_email_marketing

#5 Amazon

A Amazon definitivamente tem uma boa estratégia de confirmação de pedido. As recomendações de produtos relacionadas incentivam o comprador a comprar mais, e o botão “rastrear seu pacote” facilita o acompanhamento da compra.

exemplos de e-mails marketing

#6 Sephora

Este e-mail pós-compra da Sephora é incrível porque oferece aos compradores várias opções para compartilhar e salvar suas escolhas de beleza nas mídias sociais, além de oferecer conteúdo útil e inspirador para estabelecer a marca Sephora como um verdadeiro líder da indústria.

exemplos de e-mails marketing

# 7 Starbucks

Simples, direto ao ponto. Nós sentimos sua falta, aqui está um desconto. Quem não gostaria de 15% de desconto em sua compra de café?

exemplos de e-mails marketing

#8 eBay

Outra campanha de retorno usando um desconto para se reencontrar com clientes passados. O eBay faz um excelente trabalho de tornar mais fácil para os clientes reivindicar seu desconto, incluindo instruções detalhadas para o check-out (embora possa parecer óbvio…).

exemplos de e-mails marketing

Vejamos algumas das principais lições que podemos tirar desses exemplos de e-mails marketing:

  • Uma combinação dos principais princípios de design de e-mail marketing produzirá os melhores resultados das estratégias de e-mail marketing.
  • Assumir alguns riscos, desde que estejam alinhados com a marca e sua mensagem, podem ajudar a tornar o seu e-mail destacado do resto.
  • Tente incluir não mais do que três seções separadas dentro de um e-mail para garantir concisão e simplicidade.
  • Se você precisa comunicar muitas informações em um e-mail, organize a informação de uma forma que ainda seja facilmente consumível para o leitor garantir uma experiência de qualidade.
  • Esteja consciente do seu público de e-mail e das personas que sua marca atende. Crie emails adaptados aos seus interesses e conhecimentos específicos, criando uma sensação muito mais personalizada.

Gostou dos exemplos de e-mails marketing e das dicas para aplicar as melhores estratégias na sua empresa? A LAHAR oferece soluções de automação de marketing que podem otimizar seu trabalho de envio de e-mail marketing, além de facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa.

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