8 tipos e 5 exemplos de e-mail marketing que sua empresa PRECISA conhecer

Eles fazem parte de qualquer planejamento estratégico de marketing digital e são essenciais para campanhas de marketing para e-commerce. Entretanto, é muito comum que falte inspiração para equipes de marketing para criar novos e interessantes e-mails. Por isso, neste artigo, você vai encontrar exemplos de email marketing que funcionam, e poderá usar essas referências em sua própria estratégia. 

 Todos os dias nossas caixas de entrada de e-mail são inundadas com uma infinidade de mensagens sem criatividade, informação ou objetivo, as quais marcamos como não lidos ou cancelamos a assinatura.

Entretanto, de vez em quando, recebemos exemplos de e-mails marketing tão bem feitos, que além de lermos, também clicamos, compartilhamos e recomendamos aos nossos amigos. 

Ao criar campanhas de e-mail marketing tenha em mente que elas precisam ser inteligentemente escritas para atrair atenção em caixas de entrada tão ocupadas.

Mas, como escrever um e-mail marketing interessante? Sem dúvida, os melhores exemplos de e-mails marketing apresentam:

  • um assunto chamativo, 
  • um conteúdo personalizado e alinhado à persona
  • gráficos e imagens interessantes e projetados para dispositivos desktop e móveis,
  • um call-to-action significativo.

Afinal, se as marcas estão ocupando o tempo dos assinantes – e o espaço da caixa de entrada – com outro e-mail, cada mensagem deve ter um objetivo dentro do funil de conversão.

Não apenas os títulos dos e-mails marketing devem ser atraentes, nem as estratégias de automação de e-mail marketing são suficientes para fazer uma campanha de e-mail marketing um sucesso.

Muitos outros fatores são relevantes e fundamentais, por isso, para ajudar você a desenvolver materiais tão bons que vão fazer seus assinantes acompanharem cada mensagem do fluxo de automação, organizamos uma lista de alguns exemplos de e-mail marketing.

Continue lendo para descobrir alguns exemplos de e-mail profissional e anote nossas dicas sobre o que os torna excelentes.

Se além dos exemplos você também que se aprofundar sobre outras dicas de como escrever um e-mail marketing, indicamos que acesse o ebook gratuito: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. 

O que escrever no E-mail marketing? Conheça os principais tipos de e-mail marketing

Para definir o que escrever no e-mail marketing é preciso avaliar qual tipo de e-mail está sendo criado.

Antes de começar a pensar na sua campanha de e-mail marketing, é preciso compreender que os e-mails marketing são divididos em alguns tipos, e usados conforme a situação em que o cliente se encontra em relação à sua empresa.

Confira o nosso infográfico com as principais ideias e depois veja cada uma em detalhe:

1. E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é uma ótima maneira de iniciar o relacionamento com o seu cliente com o pé direito. Isso porque esse tipo de e-mails funciona, de certo modo, como se você estivesse falando ao vivo com esse usuário.

Veja só: você manda uma mensagem puxando assunto, despretensiosamente, mas na verdade você quer avançar com essa pessoa pela jornada de compra

O objetivo é começar a conversa, mas não parar por aqui: você quer continuar interagindo, mas sem tentar empurrar logo de cara um produto ou serviço.

2. E-mail informativo ou relacional

Um e-mail informativo ou relacional é aquele modelo que você vai usar para continuar se relacionando com seu lead ou cliente. 

Um dos subgrupos mais usados são as newsletter, cujo objetivo é informar a sua base de contatos em relação a atualizações ou novidades relevantes do mercado ou do seu negócio.

Neste tipo de e-mail, você vai usar muita informação em texto, além de chamadas com links para seu site ou blog.

Em outras palavras, ao considerar o que escrever no email marketing, entenda que o conteúdo vai ser o principal elemento desse modelo de e-mail.

Em relação à mensuração dos resultados desse tipo de e-mail, não se prenda apenas aos indicadores de e-mail marketing e métricas de campanha como abertura ou clique. Também é importante analisar quem clicou onde, por exemplo. Isso auxiliará na estratégia de segmentação de clientes.

É essencial que esse tipo de e-mail seja mandado periodicamente para manter o engajamento dos seus contatos. E lembre-se de deixar sua marca bem visível – você pode, por exemplo, colocá-la no cabeçalho.

3. E-mail de retenção

Muitas vezes, um lead chega ao fim do processo de compra, está na cara do gol… mas acaba não comprando. 

É para esses casos que existe o e-mail de retenção. Você vai usá-lo para engajar o usuário, seja por uma compra que ficou num carrinho da sua loja ou o cancelamento de uma assinatura.

Nesse exemplo de email marketing você pode, por exemplo, relembrar o benefício de um serviço ou oferecer alguma vantagem para que o possível cliente finalize a compra.

Em geral, você pode dividir esse tipo em 3 etapas:

  • Frase indicando que se interessa no retorno do usuário;
  • Destaque aos benefícios do produto/serviço;
  • call-to-action (com vantagem adicional ou não).

4. E-mail especial

O e-mail marketing também pode ser utilizado para celebrar datas especiais, seja algo que atinja toda a sua base ou um cliente de um jeito único, como:

  • aniversário, 
  • datas comemorativas, 
  • felicitações por alguma conquista,
  • parabenizações em geral. 

É um jeito de fazer seus prospects e clientes se sentirem especiais. 

Neste modelo de e-mail você pode usar mais gráficos e imagens e textos mais curtos para conquistar e prender a atenção do usuário. 

Além disso, você também pode aproveitar para enviar brindes, cupons ou descontos (mas vamos falar mais sobre isso a seguir).

5. E-mail para clientes inativos

Após algum tempo de relacionamento com a empresa, é comum que alguns clientes parem de se engajar com os e-mails enviados. Mas não desista deles! Você pode usar o e-mail marketing para tentar recuperar esse engajamento, a partir do uso do e-mail para clientes inativos.

Esse é um bom tipo de e-mail para começar com uma oferta chamativa. Entretanto, não se esqueça que a oferta deve estar alinhada com sua audiência – e também não adianta enviar ofertas com muita frequência, pois elas acabarão perdendo o senso de urgência, um importante gatilho mental para e-mail marketing.

É fundamental também destacar a relevância do assunto da sua peça de e-mail, e fazer uma segmentação dos leads escolhidos para receberem. 

Afinal, não adianta enviar esse tipo de e-mail para quem ainda engaja com seus e-mails. Mas, com a segmentação certa, você pode ter boas taxas de abertura e clique.

Algumas boas dicas de estratégia para este tipo de e-mail: 

  • Higienize sua lista de e-mails antes de enviar a peça;
  • Confirme a adesão do usuário;
  • Informe o usuário que ele não receberá spam e insira a opção de opt-in – isso auxiliará no controle de cadastros com e-mails temporários;
  • Evite usar um destinatário de grupo, como marketing@seudominio.com.br;
  • Pergunte quais conteúdos esse lead ou cliente gostaria de receber.

6. E-mail para e-commerce

O e-mail marketing é fundamental para modelos de negócio de e-commerce, pois eles têm o papel de:

  • aumentar a taxa de conversão, 
  • divulgar novidades, 
  • engajar,
  • enviar promoções, 
  • reduzir o volume de carrinhos abandonados, 
  • relacionar etc.

Assim, você deve criar ações de captura de leads, estipulando que usuários se cadastrem na sua lista de e-mails. E para tornar o cadastro mais eficiente, inclua campos de cadastro estratégicos, que tenham dados que você pode usar futuramente em suas campanhas

Quando for criar suas peças, lembre-se sempre de que o conteúdo deve ter ligação com a loja – lançamentos e promoções – mas também pode estar ligado à sua empresa, ou auxiliar seu público com algum tipo de dor ou dúvida.

Faça testes variando diferentes elementos do e-mail, entre eles:  

Após fazer isso e verificar os resultados, adote as tentativas que tiveram melhor desempenho.

7. E-mail promocional

O principal objetivo de um e-mail promocional é fazer uma oferta. Que pode ser tanto o óbvio, como a venda de um produto ou serviço, quanto o download de um conteúdo gratuito, um convite para um webinar, um teste gratuito, entre outros.

É importante que esse modelo de e-mail traduza todo o relacionamento que você teve com o usuário até então em conversão. Ou seja: é quase como se você estivesse fazendo uma proposta de um compromisso ou engajamento um pouco maior em forma de conversão.

Assim, não se esqueça de que seu call-to-action precisa ser bem atrativo e convincente

Vale inclusive fugir dos clássicos “compre agora” ou “saiba mais” – desde que seja melhor do que essas alternativas, é claro.

8. E-mail transacional

Por último, mas não menos importante, elencamos o e-mail transacional. Esse tipo de e-mail deve ser usado para alguma informação que já é esperada por seu público-alvo, como uma mensagem que confirma:

  • atualização de um status, 
  • um cadastro, 
  • um pedido ou uma compra, 
  • o recebimento de um conteúdo,
  • a troca de uma senha.

Por exemplo, quando algum usuário baixa um conteúdo em uma landing page, o ideal é que ele receba um e-mail transacional com o material. 

No caso da troca de senha, é essencial que a pessoa receba esse e-mail com a nova senha, ou pelo menos dizendo que ela foi alterada. 

Se for a confirmação de um pedido, deve-se enviar um e-mail afirmando que a compra foi concluída no site.

Alguns conselhos para o seu e-mail marketing ser exemplo

Agora, vamos dar uma olhada em algumas dicas técnicas, principalmente em relação à imagens, que garantirão mais qualidade à sua peça. 

Assim, ela terá mais chance de ser aberta, clicada e gerar o resultado desejado. Veja as dicas abaixo:

  • Opte pelo formato de e-mail marketing em HTML, e equilibre o conteúdo com imagens e textos;
  • Utilize alt tag nas imagens, sempre com um texto que descreva o que é aquela imagem. Aproveite esse espaço para incentivar a exibição da imagem. Para isso, escreva na alt tag, por exemplo “checklist de redes sociais – clique em ‘autorizar imagens’ para visualizar”;
  • Lembre-se sempre de inserir link nas imagens. Assim, mesmo que elas não sejam mostradas, a área delas ficará clicável. Isso se torna ainda mais útil quando de usa alt tags;
  • Não se esqueça de conferir o tamanho da imagem, se ela for muito pesada, vai demorar muito tempo a carregar, desanimando o usuário a esperar. Além disso, pode fazer com que sua peça seja considerada como SPAM pelo servidor de e-mail;
  •  Verifique se a plataforma de e-mail marketing que você usa não possui templates de e-mail marketing prontos em HTML para serem utilizados para criar suas peças. Essa é uma das funcionalidades da LAHAR de relacionamento. 

Leia também: O que é automação de marketing e por que essa estratégia já conquistou tantas empresas?

Exemplos de e-mail marketing: 5 empresas de sucesso

#1 Uber

A beleza dos e-mails da Uber está em sua simplicidade, como você pode ver no exemplo de e-mail marketing, abaixo.

O e-mail de boas vindas, que também pode ser entendido como um e-mail transacional, é breve, explicativo e objetivo, tudo isso sem passar uma imagem fria ou distante do usuário – ao contrário. 

O call-to-action é muito claro e único, o que é uma sugestão dos grandes especialistas na área. 

O exemplo de e-mail também ensina, em um passo a passo breve, o lead a usar o serviço no qual ele acabou de se cadastrar. 

Para as pessoas que desejam aprender mais, o link para a página de suporte é sutilmente inserido, assim como links para as redes sociais.  

exemplos de email marketing

#2 Dropbox

Um e-mail curto, simples e muito informativo, sobre uma novidade na sua finalidade do Dropbox, entre como um dos exemplos de e-mail marketing mais eficientes. 

A grande sacada aqui é observar o exemplo de texto de marketing digital assertivo e objetivo. 

Tente experimentar essa fórmula nos e-mails da sua empresa.

exemplos de e-mail marketing

#3 Nubank

O Nubank é uma das empresas queridinhas do momento, e mantém essa preferência quando o assunto é a comunicação por e-mail. 

Como no exemplo de e-mail profissional, a seguir, a empresa oferece conteúdos relevantes para os leads – como descontos na antecipação de compras parceladas.

A forma como o conteúdo é apresentado também merece destaque: um texto objetivo, um vídeo animado claro e um CTA direto. 

Isso sem contar no assunto que também chama a atenção e entrega o que propõe. Um exemplo poderoso para ampliar taxas de abertura de e-mail marketing.

No mínimo você fica curioso para saber o que tem dentro daquele e-mail. 

exemplos de email marketing

#4 Amazon

Quando você tem um cadastro na Amazon e pesquisa sobre produtos, por exemplo, livros, a plataforma tem uma excelente postura de envio de e-mails simples, mas assertivos, que mostram ao usuário livros pelos quais ele pesquisou e livros relacionados, do mesmo estilo. 

Dessa forma, ela nutri os usuários que ainda não compraram, mas que estão nas etapas finais do funil de vendas. Uma ótima estratégia de conversão. 

exemplos de email marketing

#5 Spotify

A Spotify também é uma das empresas que podem ser consideradas um exemplo de e-mail comercial. Além de ofertas promocionais impactantes, como a que vemos abaixo, a empresa ainda oferece um e-mail muito eficaz. 

Textos curto e objetivo, oferta em destaque e CTA único com uma mensagem e vantagem clara.

Essa também é uma combinação poderosa para ampliar as taxas de cliques e conversão. 

exemplos de email marketing

O que escrever no E-mail marketing?

A partir dos exemplos de e-mail marketing que apresentamos até aqui, listamos algumas dicas sobre o que escrever no e-mail marketing, confira:

  • Atenção ao assunto do e-mail marketing para ser impactante e atrativo, 
  • Crie uma oferta realmente relevante e alinhada ao público, para ampliar as taxas de clique s e conversão,
  • Use uma combinação dos princípios de design de e-mail marketing, criando um material clean e funcional, sem perder a identidade. Isso produzirá os melhores resultados das estratégias de e-mail marketing.
  • Tente incluir não mais do que três seções separadas dentro de um e-mail para garantir concisão e simplicidade.
  • Se você precisa comunicar muitas informações em um e-mail, organize a informação de uma forma que ainda seja facilmente consumível para o leitor garantir uma experiência de qualidade, distribuindo-as em tópicos, por exemplo.
  • Esteja consciente do seu público de e-mail e das personas que sua marca atende. 
  • Crie emails adaptados aos seus interesses e conhecimentos específicos, criando uma sensação muito mais personalizada.

Quais são os exemplos comuns de E-mail marketing?

Entre os modelos e tipos de e-mail marketing, estão entre os principais exemplos: 

1. E-mail de boas-vindas

2. E-mail informativo ou relacional

3. E-mail de retenção

4. E-mail especial

5. E-mail para clientes inativos

6. E-mail para e-commerce

7. E-mail promocional

8. E-mail transacional

Como criar um assunto chamativo para o E-mail?

Para criar um assunto chamativo para e-mail indicamos que siga algumas dicas, entre elas:

  • Seja conciso e objetivo ao passar a informação desejada,
  • Invista em testes A/B para avaliar o tipo de assunto e conteúdo que melhor funciona com seu público. 
  • Evite certas palavras que são reportadas como spam, entre elas, “promoção”, “grátis, etc,
  • Apresente uma oferta de valor e alinhada ao público, 
  • Seja pessoal, use o nome do lead e alinhe o conteúdo às informações que você tem sobre ele.

Gostou dos exemplos de e-mail marketing e das dicas para aplicar as melhores estratégias na sua empresa? 

A LAHAR oferece soluções de automação de marketing que podem otimizar seu trabalho de envio de e-mail marketing, além de facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads.

A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo, automatizando uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead ou e-mail de carrinho abandonado

A ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca.

Facebook Comments

Deixe uma resposta