4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

Milhares de empresas usam estratégias de marketing de entrada para alcançar novos públicos e converter visitantes em leads e estes em clientes. Reunimos uma lista com exemplos de Inbound Marketing, que apresentam marcas que usam essa estratégia de maneira precisa e alcançam excelentes resultados com isso.

Nosso objetivo é ajudar você a começar a refletir sobre como incorporar o Inbound Marketing ao seu próprio plano estratégico.

Os exemplos de Inbound Marketing que usamos incluem empresas pequenas e multinacionais, porque entendemos que nem todos têm recursos ilimitados à sua disposição.

Antes, entretanto, vamos falar um pouco sobre o Inbound Marketing…

Há uma razão pela qual esse tipo de estratégia está sendo amplamente adotada: o marketing de entrada facilita que os clientes em potencial descubram – e se relacionem com – seu negócio por meio de canais digitais, como blogs, mecanismos de pesquisa e mídias sociais.

Se isso não for uma razão convincente, dê uma olhada nestes dados sobre Inbound Marketing:

  • As empresas B2C que blogam mais de 11 vezes por mês tem quase 3x mais tráfego do que aquelas que escrevem de 0 a 1 vez por mês e obtém 4x mais leads do que aquelas que blogam apenas de 4 a 5 vezes por mês;
  • 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras. (Retailing Today, 2014);
  • O comércio móvel, realizado por meio de smartphones e tablets, é responsável por 30% de todo o comércio eletrônico dos EUA. (Internet Retailer, 2015).

Conseguiu compreender o real tamanho da atuação de uma estratégia de Inbound Marketing em seu negócio?

Mas, quais são as ações que compõem o Inbound Marketing?

O conceito acerca do que é o marketing de entrada está relacionado com a produção e distribuição de conteúdos como:

  • blog;
  • infográfico;
  • whitepaper;
  • ebook;
  • casos de estudo;
  • webinar;
  • podcasts;
  • vídeos;
  • publicações em redes sociais, e mais.

Por meio da produção de conteúdo relevante, os exemplos de Inbound Marketing listados acima, tem o objetivo de acompanhar o usuário e o lead por meio de todas as etapas do funil de vendas.

Se você ainda não tem total entendimento sobre a estratégia, sugerimos que leia o artigo; Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”

A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática, por empresas de variados tamanhos e setores. Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática pode ajudar seu negócio.

4 exemplos de Inbound Marketing aplicado na prática

1. Coca-Cola

Sim, a Coca-Cola é uma empresa enorme e você não tem o capital que eles têm para investir em ações de marketing.

Para sermos sinceros, isso não importa neste momento.

Youtube, Facebook, criar um blog, ter um perfil no Instagram…

Você tem orçamento para isso? Então você pode se inspirar no que multinacional tem a oferecer!

A empresa criou um programa de produção de conteúdo que envolve um verdadeiro portal de notícias online. O Coca-Cola Journey, como é chamado o projeto, conta com a produção de conteúdo em larga escala e uma enxurrada de postagens diariamente.

Exemplos de Inbound Marketing

A empresa também investe em ações de e-mail marketing, disponibilizando ao usuário que acessa o site se inscrever e começar a receber suas newsletters.

A empresa investe em conteúdo relevante sobre suas ações sociais, por meio da página Coca Movimento Coletivo.

A produção de conteúdos em vídeo também é uma característica da marca, dentro de sua estratégia de Inbound Marketing. No canal do Youtube, variadas produções reforçam seu conceito, com o objetivo de estreitar laços com o usuário.

No vídeo abaixo a empresa explica sua estratégia focada em conteúdo e como pretende estreitar sua relação com cada cliente por meio dessas ações.

O material é muito interessante para profissionais que atuam com marketing, pois, possui uma linguagem simples e cria uma lógica por trás da estratégia de compartilhamento de informação.

2. Starbucks

A Starbucks tem tudo a ver com se “conectar”, seja conversar com um cliente em um café com leite, interagir com os fãs na página da empresa no Facebook ou postar fotos fascinantes no Instagram.

A famosa cadeia de café criou efetivamente uma conexão emocional com seus clientes.

Em países como o Reino Unido e a Irlanda, essa conexão se tornou uma campanha simples e extremamente criativa, com excelentes resultados!

A empresa lançou a campanha com uma promoção que prometia aos clientes um café com leite grátis para que eles entrassem no café e se apresentassem aos baristas. Simples e humana!

A Starbucks é uma pioneira em publicidade para dispositivos móveis. Nomeada Mobile Marketer do ano em 2010, quando o mobile ainda engatinhava, a empresa lançou um aplicativo no ano seguinte que aceitou pagamentos móveis e, menos de um ano depois, viu 26 milhões de transações móveis, representando US$ 110 milhões em fundos recarregados para a Starbucks dos clientes do cartão fidelidade.

A Starbucks também está aproveitando ao máximo os recursos e funções de suas redes sociais para aumentar sua base de fãs e maximizar curtidas e compartilhamentos.

Todas essas oportunidades de marketing ajudam a Starbucks a ser encontrada por um público crescente que, no Twitter, atualmente ultrapassa 2,8 milhões de seguidores e, no Facebook, registrou mais de 31,5 milhões de curtidas na página de negócios da empresa.

E, falando em social, o forte foco da empresa na responsabilidade social só fez crescer sua popularidade.

Em suma, a empresa tornou-se a companhia que todos adoram amar.

Para dar apoio contínuo a tudo isso, a marca ainda possui um canal de comunicação aberto com o público por meio da campanha fixa My Startbucks Idea. Ela recolhe mais do que a opinião dos clientes, mas também suas ideias!

Em 2015 a marca divulgou um infográfico com um resumo das ideias e do que foi aplicado.

Exemplos de Inbound Marketing

No Youtube a estratégia também está concentrada em mostrar a conexão da marca com as pessoas e seu compromisso em tornar a vida de seus clientes, mais feliz!

3. Agendor

Vamos falar sobre uma empresa totalmente diferente das anteriores. O Agendor é um software CRM, ou seja, um negócio B2B muito mais focado em oferecer resultados a seus clientes do que um estilo de vida próprio.

A empresa tem porte médio e investe na estratégia de Inbound Marketing para atrair, nutrir e converter clientes.

Entre os exemplos de Inbound Marketing usados pela empresa você encontra:

  • Blog: o Agendor possui um blog com grande volume de produção de conteúdo, que vai atender aos diferentes estágios da jornada do consumidor.
  • SEO: a otimização de mecanismos de pesquisa tem como objetivo atrair usuário que realiza pesquisas sobre assuntos relacionados ao universo da persona do Agendor. Em conjunto com a produção de post blog, oferece informação ao usuário e tráfego para a empresa;
  • Estratégia de guest post: a produção de conteúdo para outros canais que também atendem à persona da marca auxilia em SEO e atrai novos clientes;
  • Canal no Youtube: com dicas de especialistas, se propõe a ser uma fonte de informação para usuários presentes nas diferentes etapas do funil.

A seguir um exemplo de vídeo do canal da marca:

4. Nike

A Nike foi criada quando o marketing tradicional governava e o marketing digital não era nem um conceito.

Uma marca multigeracional, estabelecida como a Nike, não consegue ser o que é, sendo resistente a mudanças.

Com algumas das mentes de marketing mais brilhantes à sua disposição, a Nike adota práticas de entrada, como:

  • blogs;
  • marketing de influência;
  • publicação de conteúdo por meio de mídias sociais.

O vídeo viral “Make It Count”, de Casey Neistat, é um exemplo de como a Nike escolhe atingir seu público por meio de canais não tradicionais.

Eles pediram a Neistat para fazer um vídeo sobre “fazer valer a pena”, então ele e um amigo pegaram o dinheiro e embarcaram em uma viagem de 10 dias pelo mundo.

Neistat filmou toda a experiência e gerou uma quantidade irreal de tração quando publicou o vídeo no YouTube.

Além do Youtube a marca apresenta diversos outros canais de entrada para dar suporte ao planejamento de marketing.

Conclusão

Empresas de todos os portes usam o Inbound Marketing para expandir seus negócios e alcançar um público online.

É um processo que pode ser rentável e gerenciável para proprietários de pequenas empresas, que lutam para aumentar seu público.

Para empresas de médio porte, o Inbound Marketing pode agilizar o processo de marketing, mantendo o foco para atingir os objetivos de comunicação.

As grandes empresas, como nos exemplos de Inbound Marketing acima, podem aproveitar a estratégia para desenvolver um relacionamento que pareça autêntico com seus clientes, estabelecendo lealdade e retenção.

Seja qual for o tamanho das empresas que você está gerenciando, o Inbound Marketing é uma boa opção se você deseja expandir seu público-alvo online e usar uma estratégia de marketing que gere receita.

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