5 exemplos de marketing digital: cases do Airbnb à Heineken

Quando vamos realizar a construção de um planejamento estratégico de marketing digital, uma das etapas mais importantes é a busca por referências. É por isso que neste artigo separamos 5 exemplos de marketing digital que apresentam campanhas de sucesso de grandes empresas.

Mesmo que algumas ações não sejam viáveis para sua marca, devido ao tamanho do investimento necessário ou a incapacidade de alcance global, as campanhas apresentadas abaixo mostram como um conteúdo relevante, bem estruturado e planejado, pode render ações com bons resultados de branding e performance.

Continue lendo este artigo e confira os exemplos de marketing digital que se tornaram casos de sucesso de marcas como Mastercard, Airbnb, Heineken, Disney e Domino’s.

5 exemplos de marketing digital: campanhas inesquecíveis

1. Mastercard

A gigante dos serviços financeiros tem o dom de criar experiências envolventes que entusiasmam e retêm seus clientes. Este exemplo é de 2016, mas é tão icônico que precisávamos incluí-lo aqui.

Como um grande patrocinador da MLB (Liga de Baseball), a Mastercard queria executar uma estratégia que aproveita-se o fato do time do Chicago Cubs estar presente na World Series (a série final do campeonato de baseball) pela primeira vez em 71 anos.

Para a Mastercard, se os Cubs fossem campeões depois de mais de 7 décadas – o que realmente aconteceu –  a empresa também estaria fazendo parte da história.

Os principais objetivos da Mastercard ao implementar a campanha eram:

  • Conectar-se com os fãs do Cubs
  • Aproveitar a conversa sobre a World Series, inserindo sua marca de maneira natural

O time de marketing então saiu em busca da maneira perfeita de implementar sua campanha e encontraram um grande conteúdo: um jogador de uma equipe rival acusou os fãs de Cubs de não terem paixão pelo time. Essa foi uma frase perfeita para construir uma campanha inteira.

A Mastercard utilizou essa frase para criar a campanha intitulada de “Sound of Priceless”, ou em livre tradução, o som de valor inestimável.

A empresa construiu um medidor de som e o colocaram em torno do estádio Wrigley Field para determinar o tamanho do barulho dos fãs do Cubs.

Depois de medir o som e perceber o enorme barulho dos torcedores do time, eles criaram um conteúdo em vídeo ao redor da história.

Para criar o impacto final, a Mastercard lançou um filme nas mídias sociais assim que os Cubs venceram o jogo final da World Series. Os resultados foram, inestimáveis.

Quando você está tentando criar campanhas de marketing digital viral, procure por um conteúdo que já esteja acontecendo e tente criar um conceito sobre ele.

Além disso, observe como a Mastercard foi paciente o suficiente para esperar até o último jogo (a série de final compreendem 7 jogos) para liberar o conteúdo e assim maximizar seu alcance. Isso é fundamental para qualquer grande campanha digital. O timing importa.

2. Heineken

A Heineken aproveitou o atual conflito político que vem crescendo em todo o mundo e encontrou um resultado positivo: em vez de polarizar e dividir, a Heineken reuniu as pessoas. Com cerveja, claro.

A empresa juntou várias pessoas que tinham pontos de vista agressivamente opostos sobre diversos assuntos, reunindo, por exemplo, uma pessoa que pensa que homens deveriam ser homens e mulheres deveriam ser mulheres, com um transexual.

Essas pessoas passaram por uma série de desafios antes de seus desentendimentos serem revelados. Após isso tiveram a opção de sair ou sentar para tomar uma cerveja e discutir suas diferenças.

A Heineken promoveu um vídeo no Facebook que se tornou um viral com mais de 138.000 compartilhamentos e 324.000 ações de engajamento. O vídeo recebeu mais de 17,7 milhões de visualizações, com 3 milhões ocorrendo apenas nos primeiros oito dias.

Eles inseriram sua mensagem em uma hashtag, #OpenYourWorld, que rapidamente ganhou 22.000 tweets que eram extremamente positivos.

Com esses números impressionantes, a campanha não poderia ficar de fora dessa seleção de exemplos de marketing digital.

Criar uma campanha viral que construa uma imagem de marca positiva, e ao mesmo tempo, crie conteúdo que desperte emoções inspiradoras em seus clientes, é uma fórmula incrivelmente bem sucedida.

Esse tipo de conteúdo não apenas aciona milhares e milhares de compartilhamentos, mas também faz as pessoas pensarem. Isso os faz pausar e refletir sobre coisas que parecem importantes. Campanhas assim inserem a marca em conversas: “Você viu o novo comercial da Heineken? É muito poderoso.”

E embora sua marca não seja o foco principal dos pensamentos ou discussões, ela estará lá.

3. #ShareYourEars da Disney

A premissa da campanha #ShareYourEars da Disney era simples. Não há nada mais comum para a empresa do que as pessoas tirarem uma foto usando as orelhas do Mickey Mouse.

Entrando nessa onda, a marca divulgou um vídeo solicitando a seus seguidores que postassem uma foto usando as orelhas do Mickey Mouse, mas dessa vez a publicasse com a hashtag #shareyourears.

A cada foto publicada com a hashtag a Disney doaria 5 dólares para a Make-a-Wish Foundation. O total de doações foi primeiro limitado a 1 milhão de dólares, entretanto, a campanha atingiu o limite em tempo recorde, então a Disney decidiu dobrar o valor original para 2 milhões de dólares.

#ShareYourEars foi uma campanha social, que utilizou o marketing nas redes sociais como principal motor para sua divulgação.

O objetivo era fornecer ajuda a crianças. Haviam todos os motivos para acreditar que a campanha seria bem sucedida. Ainda assim, é um dos melhores exemplos de campanhas de marketing digital que conseguiram usar conteúdo gerado pelo usuário.

A Disney facilitou ao máximo a participação na campanha. As pessoas eram autorizadas a participar se improvisassem as orelhas do Mickey Mouse e podiam estar em qualquer lugar do mundo.

Um objetivo nobre e a remoção de barreiras à participação fizeram a campanha explodir imediatamente.

4. Airbnb

As marcas estão cada vez mais envolvidas em questões sociais e suas campanhas estão entre os exemplos de marketing digital mais marcantes e que geram maior engajamento digital com os usuários das redes sociais.

Veja, por exemplo, a Airbnb e a campanha #weaccept criada pela empresa e lançada após a proibição do presidente Trump em relação a entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos.

A Airbnb tomou uma posição contra o presidente, encorajando a aceitação social com uma propaganda de alto impacto, veiculada durante o Super Bowl e promovida através da mídia social usando a hashtag #weaccept.

Extremamente poderosa, a combinação de uma propagando no intervalo da super final do futebol americano com uma série de publicações nas redes sociais, fez com que a marca reforçasse seu posicionamento global contra barreiras e ainda colocou a marca nas conversas sobre esse tema tão delicado.

5. Domino’s

Sua recente campanha “Domino’s Anyware” conquistou o título após a manchete em grandes publicações como Forbes, Wired e Cnet.

O objetivo da campanha foi fazer com que o ato de pedir uma pizza fosse tão fácil que pudesse ser realizado em qualquer equipamento de tecnologia.

A empresa começou permitindo que os clientes realizassem pedidos pelo Twitter. Em seguida, ele se expandiu permitindo encomendas pelo aplicativo que permitia o pedido de sua pizza favorita com “zero clique”. A experiência também alcançou o Slack e o Facebook Messenger.

A campanha facilitou as vendas por meio da facilidade de realização do pedido, bem como ampliou a popularidade da marca nas redes sociais

A marca ainda se posicionou como inovadora e moderna.

Essa campanha da Domino’s mostrou que o marketing digital é mais do que apenas marketing de conteúdo, e-mail marketing e publicidade paga. E a imagem da sua marca é mais do que apenas a mensagem que você transmite.

Você precisa considerar o que os canais de comunicação que você usa também dizem muito sobre sua empresa. Alterar o modo como seu produto é pedido ou recebido é outro aspecto do marketing digital criativo.

E ai? Gostou dos exemplos de marketing digital apresentados neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

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