Exemplos de e-mail para carrinho abandonado: o que fazer?

Segundo pesquisa, quase 70% dos carrinhos de e-commerce no Brasil são abandonados. Ou seja, a cada 10 carrinhos montados apenas 3 são concluídos. Recuperar os clientes que deixam seus carrinhos montados, sem pagamento, é uma das formas de ampliar as taxas de conversão da loja virtual. Para isso, você deve conhecer alguns exemplos de email carrinho abandonado. 

O e-mail marketing é uma das formas mais diretas de se relacionar com um cliente, isso porque você vai direto na fonte. Ou seja, vai direto na caixa de entrada do cliente em particular e consegue se comunicar com ele em particular.

Além disso, ao buscar um cliente que chegou a montar um carrinho você está se relacionando com um consumidor de fundo de funil: ele já decidiu o que comprar e cogita comprar de você. Talvez falte apenas um “empurrãoziho”. 

As marcas sabem desse poder e usam o email marketing de abandono de carrinho para concluir uma compra quase finalizada.

 Para te ajudar a criar um e-mail para carrinho abandonado, separamos alguns exemplos e pontuamos alguns pontos positivos de cada um. Dessa forma, fica mais fácil identificar os elementos que podem mudar seus resultados. Acompanhe. 

Exemplos email carrinho abandonado + como criar um!

1. Concentre-se apenas nos produtos no carrinho + CTA poderoso

Uma das fórmulas mais usadas para criar e-mail para carrinho abandonado é enviar um e-mail apenas com o produto que está no carrinho e um CTA, call to action, que vai funcionar para levar o usuário de novo para a loja. 

Junto com essa mensagem é interessante que você use algum outro argumento para fazer o lead clicar nesse CTA e concluir a compra. Entre as opções mais usadas estão frete grátis, desconto extra e cashback. 

Para completar e tornar seu e-mail ainda mais efetivo você pode usar também gatilhos mentais de urgência, escassez e até prova social. 

exemplos email carrinho abandonado

2. Ofereça produtos relacionados

Diferente do exemplo de e-mail de carrinho abandonado acima, nesse modelo sua empresa oferece outras opções de produtos similares.

É possível que o cliente tenha abandonado o carrinho por não ter certeza se o produto é o que ele queria, ou é a melhor opção para a sua necessidade.

Em muitos casos, mesmo em uma pesquisa ativa no site, o cliente não encontra outras opções de produtos que apresentam características de qualidade como a esperada. 

Por isso, apresentar modelos similares serve como auxílio para o cliente encontrar o item buscado e concluir a compra. 

exemplos email carrinho abandonado

3. Use o gatilho da urgência ou escassez 

Quando o assunto é e-mail marketing para e-commerce o uso de gatilhos mentais têm um papel ainda mais importante seja para gerar credibilidade, com o uso do gatilho de prova social, como para gerar conversão, com uso de gatilhos de urgência e escassez.

Quando o assunto é email marketing para carrinho abandonado esses dois últimos têm um poder ainda maior,afinal, estamos falando de clientes que estão a um passo a conversão

Logo, ao sentirem que podem perder a oferta, o gatilho faz o cliente agir e contribui para o aumento da recuperação de carrinhos abandonados. 

exemplos email carrinho abandonado

4. Humor e imagens que falam mais que 1000 palavras

No primeiro exemplo de email para carrinho abandonado falamos sobre a opção de envio de produtos abandonados e um CTA poderoso. O modelo abaixo replica essa mesma fórmula mas acrescenta um poderoso aliado: uma imagem cômica. 

Esse é um bom exemplo de uma imagem que fala mais do que mil palavras, gera identificação com o público, o faz rir e gera uma experiência positiva. 

Usar elementos que contribuem para a comunicação e gerar simpatia por parte do usuário trazem mais leveza e proximidade, mesmo em e-mails de vendas. 

exemplos email carrinho abandonado

Para criar uma estratégia de recuperação de carrinhos, sua empresa deve considerar a contratação de uma ferramenta de automação de marketing que vai permitir que todo esse trabalho de comunicação seja feito automaticamente. 

Dessa forma, sua equipe só precisará definir as configurações da campanha de e-mail uma única vez e o sistema fará todo o trabalho pesado, a cada vez que um carrinho for abandonado. 

E aí, curtiu?

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing

Os materiais são gratuitos e ideais para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo. 

Conheça também o software de automação de marketing da LAHAR e aproveite todas as funcionalidades do sistema para gerar melhores resultados em todas as etapas da sua estratégia de Inbound Marketing.

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead ou e-mail de carrinho abandonado, por exemplo, essa ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Além disso, essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados. 

Confira no vídeo abaixo como funciona o sistema da LAHAR.

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores e não se esqueça de aproveitar para aplicar todos os exemplos de e-mail de carrinho abandonado. 

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