Exemplos de e-mail para carrinho abandonado: o que fazer?

Se você chegou até esse e-mail sobre exemplos de e-mail para carrinho abandonado é provável que esteja em busca de soluções para aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce. Acertei? De fato, esse é um dos grandes problemas do comércio virtual no Brasil.

Segundo pesquisa da Opinion Box, cerca de 85% dos carrinhos de e-commerce no Brasil estão abandonados. Ou seja, a cada 10 carrinhos, menos de dois se transformam em venda.

Recuperar os clientes que deixam seus carrinhos montados, sem pagamento, é uma das formas de ampliar as taxas de conversão da loja virtual. Mas, afinal, como fazer isso? Vale a pena? 

Sim, vale a pena investir em ações de recuperação de carrinhos, principalmente, porque estamos falando de um consumidor de fundo de funil, ou seja, aquele que já sabe o que deseja comprar, considera a sua empresa e seu produto e demonstrou interesse neles.

Logo, é um lead qualificado e relevante para a marca. Na busca por participar da jornada do cliente e direcioná-lo para as etapas finais do funil de vendas, talvez esse comprador precise apenas de um “empurrãoziho”. 

E-mail marketing no marketing para e-commerce

O e-mail marketing é um dos caminhos mais curtos para se comunicar diretamente com leads e clientes, logo se torna uma ferramenta indispensável na recuperação de carrinhos abandonados.

De acordo com o relatório da Moosend, 45% de todos os e-mails de abandono de carrinho são abertos pelos usuários. 

Além disso, 21% de todos os e-mails de abandono de carrinho são clicados e 50% destes cliques levam a uma compra recuperada

Considere o impacto dessas conversões no fluxo de caixa da sua empresa e nos resultados de indicadores como retorno sobre investimento? 

Sem dúvida uma grande diferença e uma grande oportunidade para aproveitar ao máximo cada consumidor que chega até você.  

No entanto, a dúvida que permanece é: como criar um e-mail marketing capaz de gerar bons resultados de conversão?

Para te ajudar a responder a essa pergunta, reunimos neste artigo, exemplos de e-mail de carrinho abandonado que deram certo e elevaram as vendas das empresas.

Também pontuamos alguns pontos positivos de cada um dos modelos de e-mail para abandono de carrinho. Dessa forma, fica mais fácil identificar os elementos que podem mudar seus resultados.

Curtiu? Então continue lendo e aprenda muito com os exemplos de e-mail carrinho abandonado para loja virtual.

Exemplos de e-mail para carrinho abandonado + como criar um!

A seguir, organizamos os exemplos de e-mail para carrinho abandonado em conjunto com algumas dicas de como organizar esses materiais, garantindo que você aproveite o melhor dessa estratégia. Confira!

1. Concentre-se apenas nos produtos no carrinho + CTA poderoso

Uma das fórmulas mais usadas para criar uma mensagem de abandono de carrinho é enviar um e-mail apenas com o produto que está no carrinho e um CTA poderoso. Isso significa não incluir outros produtos que não são os que o cliente, inicialmente, mostrou interesse.

Junto com a mercadoria é interessante que você use algum argumento de venda extra para fazer o lead clicar e concluir a compra. Entre as opções mais usadas estão:

  • frete grátis,
  • desconto extra,
  • cashback especial.

Para completar e tornar seu e-mail ainda mais efetivo você pode usar também gatilhos mentais de urgência, escassez e até prova social.  Observe como essas informações são organizadas no exemplos de e-mail para carrinho abandonado, a seguir.

exemplos email carrinho abandonado

2. Ofereça produtos relacionados

Diferente do exemplo de e-mail de carrinho abandonado acima, nesse modelo sua empresa oferece outras opções de produtos similares.

É possível que o cliente tenha abandonado o carrinho por não ter certeza se o produto é o que ele queria, ou é a melhor opção para a sua necessidade.

Em muitos casos, mesmo em uma pesquisa ativa no site, o cliente não encontra outras opções de produtos que apresentam características de qualidade como a esperada. 

Por isso, apresentar modelos de produtos similares serve como auxílio para o cliente encontrar o item buscado e concluir a compra. Observe a mensagem de abandono usada no exemplo de e-mail, abaixo.

exemplos email carrinho abandonado

Vale a pena destacar que melhorar a experiência de navegação do visitante na sua loja é indispensável para melhorar as taxas de conversão, reduzindo o número de carrinhos abandonados. Ferramentas como busca inteligente podem ser de grande ajuda!

3. Use o gatilho da urgência ou escassez 

Quando o assunto é e-mail marketing para e-commerce o uso de gatilhos mentais têm um papel ainda mais importante seja para gerar credibilidade, com o uso do gatilho de prova social, como para gerar conversão, com uso de gatilhos de urgência e escassez.

Quando o assunto é e-mail marketing para carrinho abandonado esses dois últimos têm um poder ainda maior, afinal, estamos falando de clientes que estão a um passo a conversão

Logo, ao sentirem que podem perder a oferta, o gatilho faz o cliente agir e contribui para o aumento da recuperação de carrinhos abandonados.  Para entender como usar isso na prática, observe o exemplo de e-mail para carrinho abandonado que separamos para você.

exemplos email carrinho abandonado

4. Lembre-se que o humor e boas imagens que falam mais que 1000 palavras

No primeiro exemplo de e-mail para carrinho abandonado falamos sobre a opção de apresentar os produtos abandonados e um CTA poderoso. O modelo abaixo replica essa mesma fórmula, mas acrescenta um poderoso aliado: uma imagem cômica. 

Esse é um bom exemplo de uma imagem que fala mais do que mil palavras, gera identificação com o público, o faz rir e gera uma experiência positiva. 

Usar elementos que contribuem para a comunicação e geram simpatia por parte do usuário trazem mais leveza e proximidade, mesmo em e-mails de vendas. 

exemplos email carrinho abandonado

5. Atenção ao título para garantir a abertura do e-mail

Um aspecto que não podemos esquecer quando o assunto é abandono de carrinho é o título ou assunto do e-mail que será enviado.

Sem um bom assunto você reduz as chances do seu cliente abrir o seu e-mail. Invista em algo que chame atenção. Você também pode usar o humor para despertar curiosidade.

Acesse nosso artigo, “24 exemplos de assuntos para e-mail marketing e dicas para criar o seu” e inspire-se na criação dos seus assuntos.

Resumindo, o que aprendemos com esses cinco exemplos e-mail para carrinho abandonado? Para ter bons resultados:

  1. Concentre-se nos produtos no carrinho + CTA poderosos
  2. Ofereça produtos relacionados
  3. Use o gatilho da urgência ou escassez 
  4. Lembre-se que o humor e boas imagens que falam mais que 1000 palavras
  5. Tenha atenção ao título para garantir uma boa taxa de abertura

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing

Os materiais são gratuitos e ideais para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.