15 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar

Talvez você não conheça as principais ferramentas de Inbound Marketing, mas provavelmente já sabe que a estratégia se resume a 4 princípios:

  • atrair;
  • converter;
  • fechar;
  • fidelizar.

Se você ainda não conhece essa metodologia, sugerimos que inicialmente acesse o artigo; “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.

O Inbound Marketing bem sucedido tem tudo a ver com a geração de leads qualificados e sua conversão em clientes, usando estratégias como:

  • criação de conteúdo;
  • marketing de mídia social;
  • marketing de busca.

O sucesso real, no entanto, requer um bom gerenciamento de dados e uma análise precisa para calcular o retorno sobre o investimento.

A ideia geral é: quanto mais valor você criar para o seu público, maior a probabilidade de conquistá-lo.

Parece simples, mas é preciso planejamento persistente, pesquisa, dedicação e paciência. Felizmente, há uma infinidade de ferramentas de Inbound Marketing disponíveis para agilizar, aperfeiçoar e otimizar sua estratégia e resultados.

É sobre isso que conversaremos aqui. A seguir, apresento 15 ferramentas de Inbound Marketing, divididas nas 4 fases da estratégia: atração, conversão, vendas e fidelização.

Ferramentas de Inbound Marketing: Atração

1. SEMRUSH

A pesquisa de palavras-chave representa um componente crucial para atrair prospects por meio do tráfego orgânico.

Ao realizar a produção de conteúdo relevante em torno dos termos certos, as empresas podem se posicionar como recursos valiosos para compradores em potencial.

Ferramentas de Inbound Marketing

O SEMrush é uma ferramenta de SEO que fornece várias funcionalidades, como:

  • pesquisa de palavras-chave;
  • análise de domínio;
  • monitoramento de posição no ranking de pesquisa;
  • rastreamento;
  • otimização de sites para alcançar melhores posições nos rankings de busca.

A partir da análise de palavras-chave, você pode criar uma estratégia de produção de conteúdo para direcionamento do tráfego.

O SEMRush abrange uma gama de técnicas de atração como:

  • campanhas CPC;
  • SEO;
  • otimização de palavras-chave e mais.

Contendo mais de 30 ferramentas que podem analisar até 3,7 bilhões de palavras-chave e 4 trilhões (sim, trilhões) de backlinks, o SEMRush é uma excelente ferramenta de Inbound Marketing para a criação de conteúdo em torno de palavras-chave.

Resumindo, analisando as palavras-chave com alto volume de pesquisa e cruzando os demais dados apresentados pela ferramenta, você pode criar conteúdos que utilizem essas keywords, buscando responder aos questionamentos dos usuários e almejando uma melhor posição no ranqueamento do Google.

Leia mais em: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

2. GOOGLE KEYWORD PLANNER

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita, gerada da combinação do que costumava ser duas ferramentas separadas: a ferramenta de palavras-chave do Google e o estimador de tráfego do AdWords.

O que ele faz é ajudar os usuários a obter ideias de palavras-chave e grupos de anúncios (para campanhas de compra de mídia).

Além disso, com a ferramenta você pode recuperar estatísticas históricas, tendências de palavras-chave, concursos, lances e muito mais.

3. XTENSIO – Criação de Persona

Considerando que os clientes de hoje buscam por personalização, as empresas não podem tratar o público como um bloco único.

A definição de personas do comprador ajuda a garantir que você fala o mesmo idioma de seus clientes ideais e os alcança nos canais mais eficazes.

Ferramentas de Inbound MarketingO Xtensio é uma ferramenta de Inbound Marketing que permite às empresas criarem perfis de persona específicos para seus clientes.

Isso garante que todos, desde os criativos até os integrantes da equipe de vendas, estejam na mesma página quando chegar a hora de apresentar-se a um cliente em potencial.

4. GATHERCONTENT | Gerenciamento de Conteúdo

De postagens em blog a eBooks e podcasts, o conteúdo é o mecanismo que impulsiona o Inbound Marketing.

Nos primeiros dias, é fácil acompanhar seu conteúdo, mas à medida que você dimensiona seu marketing, conquista novos canais e contrata novos profissionais, dependências, prazos e aprovações crescem juntos.

O GatherContent é uma ferramenta de Inbound Marketing que organiza o caos que o marketing de conteúdo pode ser tornar, aplicando processos repetitivos e fluxos de trabalho visuais, para transformar projetos indisciplinados em campanhas inteligentes e bem organizadas.

5. BUZZSUMO

O BuzzSumo é uma ferramenta essencial para a criação de conteúdo. Afinal, permite realizar uma análise social, no mar sem fim de conteúdo online.

É uma das ferramentas de Inbound Marketing, que ajuda você a melhorar sua estratégia de marketing nas redes sociais, por meio de um mecanismo de pesquisa de mídia social, que permite aos usuários encontrar e analisar o melhor conteúdo em qualquer nicho.

Também é possível pesquisar os principais influenciadores em qualquer área de tópico.

Isso permite que você atraia organicamente os visitantes do seu site por meio da criação de conteúdo orientado por insights.

O sucesso em campanhas de marketing de conteúdo exige segmentar os públicos-alvo certos com o conteúdo certo. O BuzzSumo ajuda a pesquisar o tipo de conteúdo que agrada ao seu público.

6. HOOTSUITE

O Hootsuite é uma ferramenta de marketing de conteúdo usada para gerenciar mídias sociais e lançar campanhas de marketing.

Ele oferece um painel que ajuda os usuários a colaborarem entre si, e agendar publicações para vários canais de mídia social, como Twitter, Facebook e LinkedIn.

Os usuários também podem acompanhar os resultados das campanhas e as tendências do setor para ajustar sua estratégia.

O Hootsuite vincula todas as suas contas de mídia social e permite o gerenciamento fácil de todos os perfis.

As ferramentas e relatórios personalizáveis ​​também fornecem dados valiosos para entender a eficácia das estratégias de mídia social.

Ferramentas de Inbound Marketing: Conversão

7. JOTFORM | Criador de Formulário

Seja para solicitar uma consultoria, suporte ao cliente, teste grátis ou um download gratuito de um ebook, o sucesso do Inbound Marketing só é possível por causa da existência dos formulários de contato.

O JotForm é uma ferramenta de Inbound Marketing, que permite a construção de formulários.

A plataforma é simples, permitindo você criar e incorporar formulários funcionais, que possibilitam converter visitantes em leads.

8. UNBOUNCE | Criação de Landing Pages

As landing pages são onde a magia do Inbound Marketing acontece, onde os visitantes se transformam em leads, os MQLs se transformam em SQLs e os possíveis clientes se tornam leais evangelistas de marcas.

O Unbounce fornece uma maneira rápida e eficaz de construir, otimizar e rastrear suas landing pages, usando modelos comprovadamente eficazes e flexibilidade de design sem necessidade de codificação.

Ao otimizar as páginas mais importantes do site para conversões, você incentiva os visitantes a permanecerem no site e continuarem em seu funil de vendas.

O criador de landing pages do Unbounce é fácil de usar e apresenta testes A / B, para que os profissionais de marketing possam refinar ainda mais as páginas para conversões ao longo do tempo.

Funções adicionais, como pop-ups, representam maneiras sutis, de impedir que visitantes valiosos saiam do site sem se registrar como leads.

9. LEADFEEDER – LEAD TRACKING

Quanto melhor você acompanhar o comportamento de seus visitantes, mais fácil será convertê-los.

O Leadfeeder permite que você saiba por meio de qual conteúdo o usuário chegou até o seu site, em quais páginas ele passa a maior parte do tempo, etc.

Com essas informações em mãos, você pode identificar seus pontos problemáticos e desejos antes mesmo dos usuários falarem com você, dando informações que podem ajudar a fechar o negócio.

Ferramentas de Inbound Marketing

O Leadfeeder fornece uma visão de seus visitantes, incluindo uma análise detalhada de quais empresas eles provavelmente trabalham, por onde eles entraram, onde passaram o tempo e quando finalmente voltaram.

Essas informações podem identificar imediatamente quem são seus clientes mais qualificados e quem não vale a pena buscar.

Ferramentas de Inbound Marketing: Vendas

10. HUBSPOT CRM | GESTÃO DE RELACIONAMENTO

O HubSpot CRM é uma ferramenta gratuita que facilita o alinhamento dos profissionais de marketing com a equipe de vendas no acompanhamento de transações, tarefas, conversas por e-mail e contatos.

As ferramentas de CRM fornecem uma maneira de gerenciar seus relacionamentos contínuos com visitantes, leads e clientes, documentando todas as interações que já tiveram com você, sua empresa e seu site.

Afinal, a geração de leads é apenas metade do desafio do Inbound Marketing. As ferramentas, como o HubSpot CRM, permitem que você entenda esses leads – seus gostos, desgostos, desafios e paixões – e os alcance no momento perfeito para transformá-los em vendas.

O CRM Hubspot cria um cronograma detalhado de interações com clientes em todos os canais para ajudar os profissionais de marketing a determinar melhor as próximas etapas – tudo automatizado.

A capacidade de rastrear, marcar e cultivar leads dentro de um CRM basicamente simplifica o processo de vendas.

11. MAILCHIMP | EMAIL MARKETING

O Mailchimp é um software de email marketing muito conhecido que se integra a aplicativos e serviços populares como Salesforce, Eventbrite, Google, Twitter, Facebook, Shopify e SurveyMonkey.

Essa ferramenta de Inbound Marketing permite que você sincronize facilmente seus dados de base de e-mail, importe conteúdo de outras fontes e saiba como suas campanhas estão afetando sua empresa.

O MailChimp é perfeito para quem quer:

  • desenvolver e testar modelos de email;
  • gerenciar listas de leads;
  • segmentar contatos;
  • acompanhar cada etapa da campanha de email.

O Mailchimp permite criar belos modelos de email, segmentar listas e acompanhar facilmente o engajamento de assinantes de email.

12. DRIP

Conforme observado anteriormente, os clientes preferem uma experiência personalizada. Isso é especialmente verdadeiro para campanha de e-mail marketing.

A criação de um fluxo de e-mail personalizado de acordo com o comportamento do lead e suas interações, facilita para os profissionais de marketing enviarem e-mails com interações personalizadas.

Com base em comportamentos como clicar em um determinado link ou não responder a outra mensagem, os profissionais podem ajustar seus e-mails para falar melhor com esses leads específicos, automaticamente.

Ferramentas de Inbound Marketing

 

13. VWO | Otimização de Conversão

Pequenas alterações no seu site podem ter grandes impactos na experiência do usuário. O VWO fornece as ferramentas de que você precisa para, de forma rápida e eficaz, fazer um teste A / B em todo o seu site.

Qualquer variação de design imaginável pode ser criada com o VWO, e é uma simples questão de configurar o teste em seu site e aguardar até que os dados sejam significativos.

Ferramentas de Inbound Marketing: Fidelização

14. DELIGHTED

Você pode estar feliz com seus clientes, mas seus clientes estão felizes com você?

A Delighted fornece uma plataforma simples para perguntar aos seus clientes a probabilidade de recomendá-lo aos colegas. Ela também fornece os dados de que você precisa para determinar sua pontuação de promotor de rede (NPS).

Quando acompanhado por um feedback qualitativo, a metodologia ajudará você a ajustar tudo, desde campanhas de marketing até produtos e serviços que você oferece.

Mas o verdadeiro poder do NPS nesse estágio do funil vem na forma de fluxos de mensagens acionadas para reter os “detratores” de sua marca.

15. ZENDESK

Responder às solicitações dos clientes em tempo hábil é essencial para retê-los a longo prazo.

A falta de atenção até mesmo nas menores perguntas pode resultar em um cliente perdido.

A Zendesk é uma ferramenta de Inbound Marketing que oferece aos profissionais uma plataforma consolidada e pronta para manter contato com os clientes e responder rapidamente às suas preocupações sem esforço, independentemente da plataforma na qual eles originalmente entraram em contato com você.

Ferramenta de Inbound Marketing: da atração a fidelização

As ferramentas de Inbound Marketing são essenciais para colocar em prática a estratégia de atração, conversão, venda e fidelização de clientes.

Sinta-se à vontade para explorar e testar as ferramentas aqui apresentadas, da maneira que achar melhor.

A maioria delas oferece um período de teste gratuito ou são gratuitas, portanto, há pouco risco.

Essas ferramentas podem realmente sobrecarregar sua equipe de marketing, afinal são muitas opções e necessidades para atender cada uma das fases da estratégia.

Entretanto, existe uma solução mais simples, que une o melhor de cada uma dessas estratégias. O software de automação de Inbound Marketing da LAHAR.

O software de automação de marketing ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

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