7 ferramentas para ecommerce [indispensáveis] para criar o site, gerir e vender

Desde a criação da plataforma de vendas até a gestão de marketing, atualmente, existem ferramentas para ecommerce que atendem a todas as necessidades do empreendedor, sem que ele precise investir no desenvolvimento de qualquer sistema.

Saber quais ferramentas para e-commerce podem te ajudar a acompanhar as vendas, gerenciar seu estoque, organizar a logística de entrega e atris clientes,é uma das formas de poupar tempo e dinheiro.

Existem várias categorias de ferramentas de ecommerce, entre elas ferramentas de:

  • gestão do site;
  • pesquisa;
  • gestão de vendas;
  • logística;
  • marketing;
  • análise.

Escolher as ferramentas corretas para facilitar o seu dia a dia como empreendedor é uma da dicas de ecommerce mais importantes para qualquer gestor.

Elas podem ajudar em etapas que você não conhece ou domina como a criação de páginas de pagamento ou gestão de logística.

Por isso, a seguir criamos uma lista com 7 ferramentas para ecommerce que irão facilitar o dia a dia de sua empresa.

7 ferramentas para ecommerce

As ferramentas para ecommerce que listamos a seguir vão ajudar você a criar, gerir e divulgar sua loja virtual.

Todas elas são boas opções para profissionais e empreendedores que estão começando seu negócio ou desejam ampliar seus resultados.

Além disso, tornam muito mais fácil a gestão de produtos, vendas e estoque.

Gostou? Confira abaixo algumas das ferramentas para ecommerce que vão ajudar seu dia a dia.

1. BigCommerce

O BigCommerce é uma plataforma de comércio eletrônico que permite a criação de lojas virtuais de maneira rápida e simples.

Você mesmo pode colocar sua loja no ar sem precisar de um programador.

Além disso, a ferramenta de ecommerce oferece suporte na gestão e solução de problemas que possam surgir.

Oferece um leque amplo de funcionalidades como:

  • customização de tema;
  • customização de checkout;
  • otimização para dispositivos mobile;
  • integração com o WordPress.

Conheça mais funcionalidades e as mensalidades da ferramenta no site da BigCommerce.

2. Shopify

O Shopify também é uma ferramenta de criação de loja virtual.

Além do sistema preparado para receber seus produtos, a plataforma oferece outras funcionalidades como:

  • apoio na construção de presença online;
  • criação do nome;
  • promoção por meio do Google e Facebook;
  • gestão de vendas.

Escolha entre os temas que a plataforma oferece e comece a criar sua loja virtual.

3. WooCommerce

O WooCommerce é a plataforma de vendas do WordPress.

Ele é gratuito (com versões pagas), oferece boa experiência para o usuário do site e permite a customização completa dos temas e funcionalidades da sua loja virtual.

A ferramenta para ecommerce oferece apoio para:

  • pagamentos;
  • marketing;
  • gestão de loja.

A plataforma é bastante usada por desenvolvedores. Eles podem usar o sistema para criar sistemas personalizados.

Quer saber mais sobre cada uma dessas ferramentas para ecommerce?

Assista ao vídeo abaixo, que apresenta um review completo sobre elas. O material está em inglês, mas é o mais completo que encontramos até hoje. Vale o esforço de treinar seu vocabulário!

4. Veeqo

O Veeqo é uma solução de gestão de estoque que ajuda as pequenas empresas a controlarem a quantidade de itens armazenados para que não haja sobra nem falta de itens para vender. 

Também é uma ótima opção para lojas virtuais que comercializam em outros canais como marketplaces. A gestão de estoque permanece integrada, facilitando o seu dia a dia.

5. B2W

Falando em marketplace, a B2W é um dos melhores marketplaces do Brasil.

Ela reúne três gigantes do comércio eletrônico: Submarino, Shoptime, Americanas.com. 

Se você não conhece o modelo de negócios de marketplace saiba que ele pode dar um boom em suas vendas por aproveitar o volume de usuários que frequentam sites conhecidos como os listados acima, tudo em troca do pagamento de uma comissão por venda. 

No vídeo abaixo dois especialistas explicam as vantagens de investir nesse modelo de vendas, mesmo se você for iniciante.

Além da B2W, outros grandes marketplaces são Amazon, Mercado Livre e Magazine Luíza.

Já pensou colocar o seu produto nessas plataformas e vender? Acesse cada uma dessas plataformas e descubra como se tornar um parceiro.

Em geral é bem simples, rápido e lucrativo.

6. SEMRush

Depois das plataformas de desenvolvimento da loja virtual que listamos acima, é hora de avançarmos para plataformas que ajudam a otimizar os resultados que sua loja vai obter ao longo do tempo.

O SEMRush permite a analise de desempenho de suas páginas e de seus concorrentes.

Além disso a ferramenta para ecommerce possibilita que sua equipe identifique as palavras-chaves mais usadas por usuários para pesquisas sobre itens dentro do seu nicho de atuação.

Com esse tipo de informação é possível criar e otimizar páginas do ecommerce para melhorar seu posicionamento orgânico no Google, por exemplo. Melhorando seu resultado de SEO.

Quando suas campanhas de marketing estiverem no ar, o SEMRush permite analisar o desempenho de cada uma gerando insights para melhorias em futuras ações.

Além do SEMRush, que é uma ferramenta paga, você pode usar uma combinação de ferramentas gratuitas para obter insights similares como Google Trends e Ferramenta de palavras chaves do Google.

7. LAHAR

A LAHAR é um software completo de Inbound Marketing e automação de marketing. Esse tipo de ferramenta auxilia na otimização das ações de marketing, garantindo melhores resultados dentro do modelo atual de marketing e vendas.

Com o sistema seu negócio tem acesso à ferramentas de:

  • captura de leads;
  • nutrição de leads;
  • envio e automação de e-mail marketing e SMS;
  • criação de landing pages;
  • oferece painel de palavras-chave;
  • gestão e relatórios de redes sociais;
  • software de CRM integrado;
  • lead tracking;
  • lead scoring e mais.

Bom, neh?

Então, para saber mais sobre como otimizar sua rotina de marketing com a ferramenta para ecommerce, acesse o artigo; “Como tirar o melhor de um software de automação de marketing”.

A LAHAR oferece uma série de casos de sucesso de empresas que optaram por suas soluções. Conheça um deles, no vídeo abaixo, que apresenta o case da Lecom:

Conheça a LAHAR e aproveite uma solução que permite acompanhar o desempenho da campanha, minimizar seu tempo gasto em tarefas como atualização de redes sociais, e-mail marketing e criação de conteúdo, permite segmentar e acompanhar seus clientes e não custa uma fortuna.