7 ferramentas para ecommerce [indispensáveis] para criar o site, gerir e vender

O crescimento das vendas e oportunidades de negócios ao criar uma loja virtual, ampliou também o número de ferramentas para ecommerce. Do software de carrinho de compras às ferramentas de automação de marketing, obter a configuração de sua loja online pode ser um processo confuso.

Saber quais ferramentas para ecommerce que te ajudam a poupar tempo e problemas e pode ser difícil e te ajudar a desvendar em quais você deve investir, será nossa missão aqui.

Existem várias categorias de ferramentas de comércio eletrônico que você deve ter em mente:

  • Ferramentas do site – para configurar sua loja e ajudá-lo a gerenciá-la;
  • Ferramentas de pesquisa – para descobrir seus concorrentes, identificar oportunidades em seu nicho e aprender como melhorar seu próprio site e campanhas;
  • Ferramentas de negócios – para gerenciar as operações diárias, a logística e as finanças da sua loja de comércio eletrônico;
  • Ferramentas de marketing – para que o mundo saiba que você existe, direcione o tráfego, converta leads em clientes e construa sua marca
  • Ferramentas de análise – para dizer a você como tudo o que você está fazendo está funcionando e detectar vazamentos em seus funis de vendas.

Cada categoria de ferramenta para ecommerce desempenha uma função importante em seu negócio, mas investir em todas as ferramentas de todas as categorias pode levar à falência, até mesmo as empresas mais bem-sucedidas.

Simplesmente há muitas ferramentas para escolher, e é por isso que compilamos uma lista de ferramentas de comércio eletrônico. Antes de gastar uma fortuna tentando tudo, descubra o que vale seu tempo e dinheiro, e o que não.

Combinado com uma estratégia de marketing inteligente, as ferramentas certas e dicas de ecommerce de comércio eletrônico podem aumentar as vendas de sua loja online.

Ferramentas para ecommerce: 7 opções para gestão e vendas

Construção do site

1. BigCommerce

Quando você deseja hospedagem fora do local e quer aproveitar a flexibilidade de um editor de arrastar e soltar, opções como BigCommerce ou uma plataforma de comércio eletrônico SaaS semelhante são ideais.

Essas lojas de comércio eletrônico são mais rápidas na resolução de problemas técnicos que podem fazer com que sua página trave e custe algumas vendas.

Fácil de configurar sem especialização em tecnologia, repleto de recursos e prontamente escalonável. A única desvantagem é que as taxas mensais podem ser altas para este tipo de ferramenta de comércio eletrônico.

2. Shopify

Quando você tem habilidades técnicas mínimas e não tem recursos para contratar um desenvolvedor da Web, o Shopify e outras ferramentas de comércio eletrônico semelhantes são uma boa escolha.

A plataforma oferece inúmeros modelos de sites para diferentes nichos. As lojas do Shopify são do tipo de comércio eletrônico plug-and-play.

3. WooCommerce

Para os proprietários de lojas de comércio eletrônico que adoram o WordPress e estão confortáveis ​​com isso, o WooCommerce é uma boa escolha.

A opção gratuita, é um pouco difícil de escalar, mas pontua bem para a experiência do visitante do site.

Você precisará comprar upgrades se quiser todos os recursos, mas um site criado no WooCommerce pode competir com aqueles construídos em algumas das plataformas pagas mais caras.

Quer saber mais sobre cada uma dessas ferramentas para ecommerce? Assista ao vídeo abaixo, que apresenta um review completo sobre elas. O material está em inglês, mas é o mais completo que encontramos até hoje. Vale o esforço de treinar seu vocabulário!

Ferramentas de pesquisa de comércio eletrónico

Desenvolver um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido é obter vantagem competitiva. Se você não sabe nada sobre seus concorrentes, você perde essa vantagem.

A maioria das boas ferramentas de pesquisa de comércio eletrônico tem preços acessíveis ou oferece versões de avaliação gratuitas, disponibilizando-as a todos os proprietários de empresas. Das centenas de opções existentes, identificamos que 2 ferramentas para ecommerce, que representam melhor ROI.

4. SEMRush

Os proprietários de ecommerce podem beneficiar do SEMRush, caso pretendam obter informações sobre:

  • desempenho das suas páginas;
  • principais palavras-chave do respectivo nicho;
  • seus concorrentes

Essa ferramenta de pesquisa de comércio eletrônico acompanha mais de 106 milhões de palavras-chave e rastreia mais de 87 milhões de domínios.

Você pode auditar seu próprio site ou seus concorrentes e receber um relatório indicando:

  • pontos fortes e fracos de um site completo;
  • comparar sites em seu nicho;
  • melhorar o SEO;
  • identificar palavras-chave;
  • analisar o desempenho da campanha publicitária.

5. Ahrefs

Eu uso o Ahrefs é voltado para entender as estratégias de marketing na internet de sites de comércio eletrônico.

Com a ferramenta para ecommerce você pode descobrir facilmente a estratégia de marketing de um concorrente olhando para os backlinks deles.

É uma ótima ferramenta, mas faltam alguns recursos como análise de conteúdo e auditoria de links.

Ferramentas de negócios de comércio eletrônico

Depois de ter uma loja, você precisa preenchê-la com estoque, rastrear seus funcionários,  acompanhar seu orçamento e lidar com as finanças do dia a dia. Comece com um bom gerenciador de tarefas e acompanhe seu tempo (e de seus colaboradores).

Procure ferramentas que agilizem seus processos de negócios de uma maneira que combine com seu próprio sistema natural de organização.

6. Veeqo

Ajudando varejistas omnichannel a vender e enviar para todo lugar.

O Veeqo é uma solução de gerenciamento de estoque que ajuda as pequenas empresas que vendem em vários canais a ficarem no topo dos pedidos e evitarem a venda excessiva.

O Veeqo oferece mais de 40 integrações para obter inventário de todos os seus canais em tempo real, atualizando todas as suas lojas quando você faz uma venda, mantendo seus níveis de estoque 100% precisos.

Ferramentas para ecommerce: Marketing

Sua loja de comércio eletrônico não fará vendas se você não investir em ações de marketing para ecommerce. Existem centenas de aplicativos de marketing, abordando tudo, desde automação de mídia social até marketing afiliado. Ações de relacionamento e gerenciamento de fidelidade.

A verdade é que você pode optar por usar diversas ferramentas para ecommerce dentro de sua estratégia para marketing:

  • MailChimp – para envio de email marketing;
  • Hootsuite – para gestão de redes sociais;
  • Google Trends e Ferramenta de palavras chaves do Google – para produção de conteúdo e SEO;
  • SemRush – ele também pode ser usado para pesquisas de keywords para conteúdo;
  • Unbounce – cria landing pages para captura de leads;
  • App para envio de SMS – para estreitar o relacionamento com cliente;
  • Software de CRM – para gestão de contatos e clientes; entre outros.

Entretanto, você também pode optar por usar uma única ferramenta para ecommerce, que reúna todas essas funcionalidades. Como este artigo é para te ajudar a otimizar seu tempo, indicamos que você faça a escolha pela LAHAR.

7. LAHAR

A LAHAR é um software completo de Inbound Marketing e automação de marketing. Com  sistema seu negócio tem acesso à ferramentas de:

  • captura de leads;
  • nutrição de leads;
  • envio e automação de e-mail marketing e SMS;
  • criação de landing pages;
  • oferece painel de palavras-chave;
  • gestão e relatórios de redes sociais;
  • software de CRM integrado;
  • lead tracking;
  • lead scoring e mais.

Bom, neh?

Então, para saber mais sobre como otimizar sua rotina de marketing com a ferramenta para ecommerce, acesse o artigo; “Como tirar o melhor de um software de automação de marketing”.

A LAHAR oferece uma série de casos de sucesso de empresas que optaram por suas soluções. Conheça um deles, no vídeo abaixo, que apresenta o case da Lecom:

Conheça a LAHAR e aproveite uma solução que permite acompanhar o desempenho da campanha, minimizar seu tempo gasto em tarefas como atualização de redes sociais, e-mail marketing e criação de conteúdo, permite segmentar e acompanhar seus clientes e não custa uma fortuna.