7 ferramentas para webinar: encontre uma perfeita para você

Não importa se você pretende gerar receita com seu seminário online ou oferecê-lo gratuitamente como parte de sua estratégia de captação de leads. Independente de sua intenção há uma coisa que você precisa saber: o software que você usa para transmitir seu conteúdo precisa ser profissional.

Então, quais são as melhores ferramentas para webinar?

Para escolher entre as ferramentas para webinar, você precisa entender quais são as suas próprias necessidades.

Entre as tarefas realizadas por um sistema de seminário online que podem ser relevantes para sua estratégia, então:

  • segurança;
  • interface limpa e de alta qualidade;
  • controle total, por parte do apresentador, incluindo a capacidade de silenciar outros participantes;
  • custo acessível ao seu negócio;
  • fornecimento de gravações do webinar após o seu término.

Existem ferramentas que podem realizar tudo isso e muito mais.

Nesta postagem, veremos 7 das melhores ferramentas para webinar presentes no mercado e a sua disposição.

Entretanto, antes de escolher a ferramenta para seu webinar, é preciso que você domine as técnicas para criar um seminário online que gere resultados. Por isso, sugerimos que também acesse o artigo; “Tutorial | Como fazer um webinar: 4 etapas para gerar vendas”.

Conheça as 7 melhores ferramentas para webinar

1. WebinarJam

O WebinarJam é uma plataforma de webinar tradicional projetada para eventos ao vivo.

Entre seus recursos principais, a ferramenta para webinar possui:

  • Streaming: permitindo que você transmita também para o Facebook Live e YouTube Live;
  • Gravação: grava automaticamente cada webinar para uso com o EverWebinar.
  • Personalização da página: você pode personalizar as páginas com a identidade visual da sua empresa;
  • Engajamento com usuários: os espectadores podem interagir por meio de bate-papo ao vivo e enquetes;
  • Apresentações multimídias: insira vídeos pré-gravados em seus webinars para fins de apresentação;
  • Segurança: salas de Webinar protegidas por senha;
  • Analytics: relatórios sobre o desempenho do seu webinar.

O WebinarJam é ideal para profissionais de marketing que desejam transmitir seminários online ao vivo e gravá-los.

2. Zoom

Há muitos benefícios em usar o Zoom como sua ferramenta para webinar.

Ele possui um plano gratuito, você consegue acessar o site em português e ele é excepcionalmente fácil de usar.

A interface é limpa e simples, mesmo que não seja necessariamente a mais impressionante.

Ele tem todos os recursos básicos de que você precisa, incluindo:

  • compartilhamento de tela;
  • capacidade de gravar e fazer o download do seminário online, e mais.

O Zoom não oferece necessariamente recursos impressionantes, mas é simples, confiável e incrivelmente fácil de usar. Às vezes, isso é tudo o que você precisa.

3. ClickMeeting

O ClickMeeting é uma ferramenta para webinar que possui alguns recursos excelentes, que podem ser usados antes, durante e depois das apresentações.

Essa ferramenta pode ajudá-lo a:

  • aumentar o engajamento;
  • a participação;
  • a percepção da marca pelo público que participa.

Entre suas funcionalidades, a plataforma permite:

  • envio de convites personalizados para diferentes participantes;
  • desenvolver um pré-webinar, como uma “sala de espera” na qual você pode deixar mensagens e compartilhar arquivos importantes para que todos estejam prontos quando o webinar começar.

Ferramentas para Webinar

Essa é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas para webinar para empresas.

O ClickMeeting permite que os usuários se inscrevam por meio de seus perfis sociais e também possui alguns dos melhores recursos para os apresentadores, como a capacidade de desenhar diretamente na tela.

É possível executar a tradução instantânea de bate-papo em diferentes idiomas.

4. GoToWebinar

A GoToWebinar tem uma interface moderna e causa uma boa primeira impressão.

A plataforma também tem alguns recursos excelentes que não devem ser ignorados, incluindo:

  • suporte móvel para apresentadores de webinars;
  • fantásticas ferramentas de automação e convite por email;
  • GoToStage, uma plataforma de gravação e upload de webinários com um público integrado que pesquisa seu conteúdo;
  • ótimas análises para ajudar você a ver quais são os resultados que seu webinar está gerando de acordo com seus objetivos e metas de marketing.

5. Cisco WebEx

O Cisco WebEx é outra, entre as ferramentas para webinar, mais populares e por um bom motivo.

Além de oferecer streaming de vídeo confiável e de alta qualidade (imagens perfeitas e sem atrasos), eles oferecem praticamente todos os recursos que você pode imaginar para aumentar a participação, o envolvimento e as conversões.

Esses recursos incluem:

  • funcionalidades dinâmicas como o desenho em quadro branco, transmissão de vídeos e anotações em tempo real;
  • personalização e automação de e-mail marketing, incluindo e-mails de confirmação e lembrete para os participantes;
  • engajamento incrível e ferramentas de monitoramento de atenção, como pesquisas, bate-papos privados e públicos com os participantes.

Uma funcionalidade diferente são as “salas de prática” online e particulares. Elas são usadas pelos apresentadores, com o objetivo de praticarem suas apresentações, antes que o webinar seja transmitido.

6. Webinato

A Webinato tem uma visão única sobre como conduzir seminários na web.

Embora possa não ser o ajuste certo para todas as empresas, pode ser o ajuste perfeito para o seu negócio.

Essa ferramenta, na verdade permite que você automatize seus webinars criando conteúdo pré-gravado que será transmitido posteriormente.

Embora o webinar seja automatizado, ele ainda pode gerar engajamento, graças aos seus inúmeros recursos de interação, como as pesquisas pré-preparadas. Isso ajudará a manter seu público envolvido.

Tal como outras opções, o Webinato tem funcionalidades como a capacidade de desligar o microfone de um convidado, caso ele se esqueça de fazê-lo.

Além claro, do acesso a relatórios, assim que o webinar terminar.

7. LiveStorm

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos o LiveStorm.

O LiveStorm procura fornecer experiências incríveis, tanto para quem está organizando o webinar quanto para o participante.

A plataforma tem os recursos padrões que você espera das ferramentas para webinar, incluindo a capacidade de gerar pesquisas em tempo real e obter análises pós-webinar.

O LiveStorm também permite baixar um CSV de participantes, com as informações que eles forneceram. Ou seja, ele gera uma lista completa de novos potenciais leads sem muita dificuldade.

Concluindo

Cada uma dessas ferramentas para webinar pode ser usada para transmitir seminários profissionais que impressionarão seus clientes e potenciais clientes.

A maioria também pode ser usada para reuniões internas ou chamadas de clientes.

Independentemente do investimento que você está disposto a realizar ou das funcionalidades especiais que procura, provavelmente você vai encontrar em uma dessas 7 ferramentas para webinar que apresentamos aqui.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing que auxilia sua estratégia e contribui para o aumento de seus resultados e para a economia de tempo e pessoal. Quer saber como ela aumenta os resultados de seu negócios? Entre em contato com a nossa equipe e experimente grátis.