Como saber quais formas de marketing digital são as melhores para o seu negócio

O marketing digital tornou-se um must-have para empresas que querem permanecer relevantes e competitivas no mercado digital.

Para aqueles que são novos no mundo digital, pode ser difícil navegar em todos os diferentes tipos de táticas e canais de marketing digital que você pode usar para expandir seus negócios.

E a maioria das pequenas empresas trabalha com orçamentos limitados e não pode se dar ao luxo de colocar uma quantidade significativa de dinheiro em várias formas de marketing digital.

É por isso que é importante que as pequenas empresas sejam estratégicas sobre quais formas de marketing digital usar para atrair, engajar e converter seus clientes.

Formas de Marketing Digital

Mas como você descobre quais formas de marketing digital são adequados para o seu negócio?

Nós elaboramos uma lista das principais estratégias, além de algumas informações que ajudarão você a decidir quais formas de marketing digital podem ser adequadas para sua empresa.

  1. Marketing de conteúdo
  2. Design do site
  3. SEO
  4. Gerenciamento de Mídias Sociais
  5. E-mail marketing
  6. Publicidade em Mídias Sociais
  7. Anúncios no Google

1. Marketing de Conteúdo

Há muitos benefícios do marketing de conteúdo para sua pequena empresa. Talvez um dos mais importantes seja o retorno sobre o investimento que essa tática fornece.

O marketing de conteúdo não é apenas acessível, mas pode ter um impacto significativo em suas campanhas de geração, incentivo e conversão de leads.

80% das pessoas gostam de aprender sobre uma empresa por meio de conteúdo personalizado.

Embora os esforços de marketing de conteúdo custem 62% menos do que as táticas tradicionais de outbound marketing, eles tendem a gerar 3 vezes mais leads, de acordo com a DemandMetric.

Uma razão para isso é que um ótimo conteúdo ajuda sua empresa a melhorar o SEO. Quanto mais páginas indexáveis ​​de conteúdo você tiver em seu site, mais oportunidades você terá para alcançar e envolver leads nos mecanismos de pesquisa. Por fim, isso gera mais tráfego para seu site.

Como usar o marketing de conteúdo para o seu negócio

Existem muitos tipos diferentes de conteúdo que você pode criar para atrair, engajar e converter os visitantes do seu site, assim como há muitas formas diferentes de marketing digital.

A chave é ter uma estratégia que conduza cada parte do conteúdo que você cria. Essa estratégia deve levar em consideração os objetivos da sua campanha e o público que você está tentando alcançar.

Uma maneira de aproveitar o poder do marketing de conteúdo é criar um blog. Pequenas empresas que blogam consistentemente tendem a obter muito mais crescimento de leads do que aquelas sem.

Na verdade, pode chegar a 126% mais (ImpactBnd). Em seu blog, você deve abordar os tipos de conteúdo que seu público-alvo tem mais interesse.

Além de blogar, você também pode criar conteúdo escrito mais extenso, como e-books e whitepapers. Esses tipos de recursos permitem aprofundar os tópicos que seu público acha mais valiosos.

Se você “bloqueia” esse conteúdo ou exige que os leitores forneçam suas informações de contato antes de acessá-lo, sua empresa pode trabalhar para criar sua lista de contatos e saber mais sobre seus leads no processo.

2. Design do site

No mercado digital de hoje, o site de uma empresa pode ser considerado um dos canais mais importantes em relação às formas de marketing digital.

Quando os visitantes acessam seu site, eles começam a desenvolver uma impressão de sua marca. Seu site também lhes dirá o que eles precisam saber sobre os produtos ou serviços que você fornece e qual valor você pode oferecer aos consumidores.

O design do site envolve vários fatores diferentes:

  • O layout ajuda a determinar quais páginas serão incluídas e como os visitantes irão navegar até elas.
  • O conteúdo escrito enquadra a forma como os visitantes vêem e compreendem o seu negócio.
  • Os elementos visuais incluídos em seu site, como logotipos, cores, imagens e outros elementos de marca também são importantes.

Você sabia que 94% dos consumidores confiam ou rejeitam seu site com base no design dele?

Se um visitante chegar na sua página e ela demorar a carregar, for difícil de navegar, não atrair ou confundir, ficará inclinado a deixar seu site em apenas alguns segundos após a chegada.

Quando isso acontece, você está perdendo oportunidades de se envolver com novos leads que, de outra forma, poderiam ser uma ótima opção para sua marca.

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Como usar o design do site para o seu negócio

Para aproveitar ao máximo essa importante tática de marketing digital, você precisa desenvolver um site atraente e otimizado.

Certifique-se de que seu site é amigável e fácil de navegar. Os menus de navegação e links internos claramente identificados facilitam para os visitantes encontrarem o que procuram.

Além de otimizar o layout do seu site para a experiência do usuário, você também precisará otimizar o conteúdo do seu site.

As páginas devem fornecer o tipo de informação que os visitantes precisam saber antes de fazer uma compra. O conteúdo também deve ser otimizado para que os mecanismos de pesquisa maximizem seu alcance online. (Mas mais sobre isso depois …)

Também é importante que as empresas garantam que o site seja responsivo para dispositivos móveis. Mais da metade de toda a atividade da internet está ocorrendo em dispositivos móveis.

Se você quiser alcançar esse mercado em crescimento, precisará se certificar de que o design do seu site é responsivo e capaz de se adaptar a diferentes telas de dispositivos. Isso inclui smartphones, tablets e desktops.

Além de criar um site totalmente otimizado, você também deve monitorar de perto as métricas ao longo do tempo.

As métricas de desempenho do site permitem que você identifique as origens de leads e determine quais partes do conteúdo são mais populares entre seu público-alvo.

Com essas informações, você pode trabalhar para fazer alterações no seu site com base em dados para gerar leads mais qualificados e aumentar as conversões.

3. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Search engine optimization, ou SEO, é outra das formas mais importantes de marketing digital para o seu negócio.

O SEO é o processo de otimizar seu conteúdo online para atrair mais tráfego orgânico de mecanismos de pesquisa como o Google.

Esse processo geralmente envolve enfatizar determinadas palavras-chave ou frases em seu conteúdo que se alinham de perto com o que um consumidor pode digitar na barra do mecanismo de pesquisa.

Fazer SEO não é apenas melhorar a quantidade de tráfego de pesquisa orgânica que você traz para seu site. Trata-se também de melhorar a qualidade desse tráfego.

Ao publicar conteúdo sobre tópicos que seu público-alvo considera mais valioso, sua empresa pode se conectar com os clientes em potencial que têm mais chances de ter interesse em sua marca.

De acordo com a HubSpot, 61% dos profissionais de marketing relatam que melhorar o SEO e seu alcance orgânico é sua principal prioridade quando se trata de todos as formas de marketing digital.

Isso não deve surpreender, já que 81% dos compradores realizam pesquisas online por meio de um mecanismo de pesquisa antes de fazer uma compra. Se você quiser alcançar pessoas online, você precisa priorizar o SEO.

Como usar o SEO para o seu negócio

Se você quiser melhorar seus rankings de busca com SEO, você precisa começar a impulsionar seus esforços de marketing de conteúdo.

O conteúdo desempenha um papel vital para ajudar você a aumentar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Na verdade, uma pesquisa da MarketingProfs mostra que 72% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo é a tática mais eficaz para melhorar a otimização de mecanismos de pesquisa.

Se você quiser garantir que seu conteúdo seja otimizado para o Google, você precisará fazer uma pesquisa de palavras-chave.

A pesquisa de palavras-chave ajuda você a descobrir o que os consumidores estão digitando no mecanismo de pesquisa quando procuram empresas como a sua.

Ao desenvolver conteúdo em torno dessas palavras-chave, você pode ajudar a melhorar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Mas é importante observar que o uso de palavras-chave não é a única coisa que o Google leva em consideração ao determinar sua classificação na página de resultados. Fatores como o design do site, autoridade de domínio e link building também desempenham um papel importante na classificação.

Em um esforço para continuar a melhorar a experiência de pesquisa para seus usuários, o Google realmente altera seu algoritmo de mecanismo de pesquisa entre 500 e 600 vezes por ano.

É por isso que é importante acompanhar as últimas novidades em otimização de mecanismos de pesquisa e fazer atualizações periódicas em suas várias formas de marketing digital em relação a sites e conteúdo para obter melhores resultados.

4. Gerenciamento de Mídias Sociais

Há uma série de razões pelas quais o marketing de mídia social é uma obrigação para as pequenas empresas.

Este ano, o número de usuários de mídia social em todo o mundo deverá atingir 2,5 bilhões de pessoas. Isso significa que as pequenas empresas que não estão nas mídias sociais estão perdendo uma importante oportunidade de alcançar e engajar novos leads em uma das formas de marketing digital mais populares hoje.

O gerenciamento de mídia social envolve várias atividades diferentes. Além de criar uma estratégia com o público-alvo em mente, você também criará e postará conteúdo nos canais sociais.

O gerenciamento também envolve publicidade em diferentes canais, bem como medir o sucesso com base em seus objetivos definidos.

Como usar o gerenciamento de mídia social para o seu negócio

Uma das formas de usar o gerenciamento de mídia social para sua empresa é alcançar mais leads e cultivar os relacionamentos que você já desenvolveu com os clientes.

A chave para aproveitar ao máximo seu gerenciamento de mídia social é escolher estrategicamente seus canais.

Sua pequena empresa não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo quando se trata de mídia social.

No entanto, você pode reservar tempo para estar ativo nos canais que seus clientes e clientes em potencial frequentam.

Depois de decidir quais são os canais sociais ideais para você, crie um calendário de mídia social para garantir que você permaneça consistente ao postar conteúdo. Além de postar informações sobre sua empresa e as próximas promoções, você também deve compartilhar o conteúdo que publicou em seu site ou blog.

Sua empresa também deve se concentrar no uso de mídia social para atrair clientes e leads. Responda a comentários ou perguntas deixadas na sua página ou na sua caixa de entrada de mensagens.

Você também pode tentar iniciar uma conversa online, colocando uma pergunta para seu público ou participando de um tópico de postagem relacionado à sua indústria.

5. E-mail Marketing

Você sabia que mais de 100 bilhões de e-mails são enviados e recebidos todos os dias?

Embora o e-mail não seja uma nova tática de comunicação, ele continua sendo uma das formas de marketing digital mais importantes para pequenas empresas atingirem seu público-alvo.

E-mail marketing é o processo de envio de mensagens direcionadas aos seus contatos por e-mail. Como outros tipos de estratégias de marketing digital, as mensagens enviadas por e-mail marketing nem sempre são promocionais.

Embora o e-mail seja um bom lugar para fornecer informações sobre cupons, vendas e outras promoções, ele também pode ser um canal poderoso para envolver seu público-alvo por meio de conteúdo exclusivo e valioso.

Os consumidores gostam de e-mail porque é conveniente e pessoal. Na verdade, 72% dos consumidores de uma pesquisa da Marketing Sherpa informaram que preferem receber comunicações da marca por e-mail versus outros canais.

E-mail marketing também se integra bem com outros tipos de formas de marketing digital.

Por exemplo, você pode usar o e-mail marketing como um canal promocional para o conteúdo criado. Você também pode usar o e-mail para direcionar mais tráfego para seu website e seus canais de mídia social.

Isso torna o e- mail marketing muito versátil e eficaz para ajudar a impulsionar outras táticas.

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Como usar o e-mail marketing para o seu negócio

O primeiro passo para usar efetivamente o e-mail marketing para o seu negócio é criar sua lista de contatos.

No mercado atual, você precisa fazer com que os consumidores aceitem suas mensagens de e-mail. Você pode fazer isso fornecendo um incentivo para se inscrever em sua lista.

Um dos melhores incentivos é a informação promocional que ajudará os consumidores a economizar dinheiro. No entanto, fornecer a eles conteúdo valioso sobre os assuntos de que eles gostam também pode gerar mais inscrições.

Outra maneira de usar o marketing por e-mail para sua pequena empresa é criar campanhas estimulantes.

As campanhas de incentivo por e-mail ajudam você a nutrir ou aprofundar os relacionamentos que estabeleceu com seus leads e clientes.

Ao se comunicar de forma consistente com seus inscritos e continuar oferecendo conteúdo que os impulsione mais adiante no funil de marketing, você pode trabalhar para influenciar mais conversões. Você pode até acelerar o seu funil de vendas!

6. Anúncios de mídia social

A publicidade não é apenas para jornais, revistas e outdoors! Na verdade, existem vários canais de mídia social que oferecem oportunidades de publicidade para empresas que desejam aumentar a visibilidade e expandir seu alcance online.

Os anúncios de mídia social vêm em muitos formatos diferentes, que dependem do canal em que você está anunciando.

As melhores plataformas de mídia social para anunciar dependerão em última instância de quem é seu público-alvo e em quais plataformas elas estão mais ativas.

Como usar anúncios de mídia social para sua empresa

Uma das melhores maneiras de usar as mídias sociais para aumentar sua lucratividade é empregar publicidade no Facebook. A plataforma de anúncios do Facebook possui recursos sofisticados de segmentação que permitem que sua empresa alcance os usuários com maior probabilidade de ter interesse em seus produtos ou serviços.

No Facebook, você pode segmentar usuários com base em vários atributos diferentes. Além das informações demográficas, você também pode segmentar usuários com base em seus interesses e comportamentos.

O Facebook também oferece anúncios de remarketing que permitem que você retorne aos visitantes que deixaram seu site sem fazer uma compra.

Mas o Facebook não é o único canal social em que você pode anunciar. O Instagram, o Twitter e o Pinterest também oferecem opções de publicidade que ajudam você a alcançar novos leads nesses canais.

Estes podem ser um grande complemento para os posts e conteúdos que você cria para alcance orgânico.

7. Anúncios do Google

As plataformas de mídia social não são o único lugar em que você pode anunciar online.

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Os anúncios do Google são outra das formas de marketing digital que podem ser um verdadeiro trunfo para as pequenas empresas.

Esses tipos de anúncios são estruturados em um modelo de CPC, o que significa que você paga por cada clique obtido em um anúncio.

Os anúncios do Google aparecem na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERP, na sigla em inglês) quando um usuário digita as palavras-chave ou frases para as quais você oferece lances.

Quando feito corretamente, esses anúncios podem ser uma excelente tática de marketing digital para complementar seus esforços orgânicos de SEO.

Como usar o Google Ads para sua empresa

A melhor maneira de usar os anúncios do Google para sua empresa é como um complemento aos seus esforços de SEO orgânico.

Em vez de esperar que o tráfego orgânico chegue ao longo do tempo, você pode começar a ver resultados mais rápido, usando anúncios PPC. Além de marketing de conteúdo e outras táticas de construção de SEO.

Para aproveitar ao máximo seus anúncios do Google, você deve avaliar seus resultados de publicidade ao longo do tempo.

O Google AdWords permite que você acompanhe facilmente anúncios, canais de anúncios ou palavras-chave que estão gerando mais retorno para sua empresa.

Depois de fazer isso, você pode trabalhar para ajustar sua estratégia de anúncios do Google para maximizar seus resultados e otimizar seus gastos com anúncios online.

Dê os próximos passos

Agora que você sabe tudo sobre as diferentes formas de marketing digital e como cada uma pode beneficiar sua empresa, você poderá tomar decisões mais inteligentes sobre quais canais usar.

Ser mais estratégico em relação ao marketing digital permite maximizar os resultados de sua campanha e otimizar seu orçamento.

Quando se trata de marketing digital, você não precisa ir sozinho. Se você precisar de ajuda para iniciar sua estratégia ou implementar campanhas eficazes, os especialistas em automação de marketing digital da LAHAR estão aqui para ajudar.

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