5 atitudes (e alguns perfis) de um gestor de marketing digital de sucesso

Em 2017, a Harvard Business Review publicou um trabalho de pesquisa que definiu os principais comportamentos dos CEOs de maior sucesso. Em um artigo fascinante, baseado em pesquisas realmente interessantes, trouxe insights sobre os problemas e comportamentos que também podem ser aplicados à análise do comportamento e perfil de um gestor de marketing digital.

Embora o papel do profissional de marketing seja muito menos abrangente do que o de um CEO, espera-se desses gestores que liderem suas equipes a fim de impulsionar a mudança e implementar novas ideias e formas de trabalho.

Neste post, vamos destacar cada um dos 4 comportamentos que definem CEOs bem-sucedidos e ilustrar com exemplos como eles também podem se aplicar aos gestores de marketing digital mais especificamente.

Além disso, vamos apresentar o teste de personalidade MBTI, que irá indicar como você pode analisar a sua personalidade e a de outros e identificar as características que mais te aproximam (ou aproximam outras pessoas de sua equipe) de ser um gestor de marketing digital de sucesso.

4 comportamentos ideais para um gestor de marketing digital

Como o artigo original da HBR explica, os comportamentos identificados parecem enganosamente simples, no entanto, a chave é praticá-los com consistência disciplinada, o que é um desafio para muitos líderes

1. Decidir com rapidez e convicção

Líderes eficazes não tomam necessariamente grandes decisões o tempo todo. Em vez disso, eles reconhecem que uma decisão errada pode ser melhor do que nenhuma decisão e, portanto, são capazes de tomar decisões mais cedo, mais rapidamente e com convicção, muitas vezes em um contexto de informações incompletas.

Um gestor de marketing digital enfrenta muitas decisões importantes quase que diariamente, sendo que em geral elas tem o potencial de impactar o desempenho da marca e dos negócios.

Às vezes, os dados recebidos são inconclusivos e contraditórios, não oferecendo argumentos claros para seguir de uma forma ou de outra.

No entanto, embora possamos querer chegar à resposta “perfeita”, na realidade, isso raramente é possível e, portanto, julgar a quantidade certa de tempo para avaliar opções e, em seguida, seguir em frente para tomar uma decisão rápida é crucial.

Considere enquadrar as decisões fazendo a si mesmo duas perguntas:

  • Qual é o impacto se eu errar?
  • Quanto vai impedir o crescimento global se eu não tomar uma decisão agora e mudar esse cenário?

2. Engaje toda a equipe envolvida

Depois de definir um curso claro de ação, é essencial obter a adesão das principais partes interessadas.

O forte alinhamento em todos os níveis é um dos principais traços de líderes eficazes e envolve uma compreensão das necessidades e motivações da equipe e a capacidade de envolver outras pessoas em torno de um objetivo comum.

Análise das partes interessadas

Trazer os outros com você é particularmente importante para um gestor de marketing digital, especialmente aqueles em funções e disciplinas mais técnicas.

O processo como rankear no Google com o SEO, por exemplo, é um conjunto de estratégias normalmente gerenciado pelo marketing e, ainda assim, pode afetar diferentes áreas de uma empresa, incluindo relações públicas, comércio eletrônico, vendas e assuntos do consumidor.

Nesse cenário, em algumas ocasiões, você pode ter membros da equipe que não concordam  com o seu plano de SEO, especialmente se ele afetar diretamente outro departamento.

Um líder eficaz reconhece que, embora nem todas as decisões sejam populares, a chave é obter apoio, incutindo a confiança de que seu plano levará a um resultado bem-sucedido e beneficiará a todos em geral.

A gestão de conflitos e a capacidade de lidar positivamente com situações difíceis são, portanto, habilidades importantes para dominar.

3. Adaptabilidade

O estudo da HBR descobriu que os CEOs que se adaptam a diferentes cenários tem de 6 a 7 vezes mais chances de sucesso.

A transformação digital está impactando os negócios de maneiras novas e diferentes e os projetos de marketing digital está na vanguarda de muitas dessas mudanças.

O advento da inteligência artificial avançada (por exemplo, DeepMind do Google), interfaces conversacionais (por exemplo, bots de mensagens e dispositivos domésticos inteligentes) e o domínio dos “quatro grandes” (Google, Facebook, Amazon e Apple) são apenas alguns exemplos de como os negócios estão evoluindo a um ritmo relâmpago.

Ninguém poderia prever 10, talvez apenas 5 anos atrás, que até 2017 o Google Adwords e o Facebook Ads formariam um duopólio de publicidade digital.

Gestores de marketing digital eficazes entendem que, para impulsionar uma transformação digital significativa em escala, os negócios e as marcas devem estar abertos a mudanças, que permitirão otimizar campanhas de mídia digital.

4. Confiabilidade

A capacidade de entregar resultados de forma confiável ao longo do tempo é uma característica admirada tanto pelos líderes seniores como pelos funcionários, com previsibilidade e uma mão firme sendo preferida a deslumbrantes sucessos pontuais.

Embora a confiabilidade possa não soar como a mais excitante das características, a capacidade de entregar resultados consistentes ao longo do tempo é uma habilidade muito difícil de dominar, o que explica por que isso é citado como possivelmente o mais poderoso dos quatro comportamentos essenciais do CEO no estudo original da HBR.

Uma prática importante aqui é definir expectativas realistas no início de um planejamento e gastar tempo compreendendo o ambiente situacional.

Para formar uma perspectiva de marketing, isso envolverá a avaliação de todos os elementos do mix de marketing, bem como dos planos, orçamentos e previsões da empresa ou marca.

A avaliação do cenário de negócios e a obtenção de uma ideia clara das principais expectativas das partes interessadas e clientes permitirão que você alinhe essas informações com seu próprio ponto de vista do que é realista.

Fortes habilidades organizacionais estão ligadas à confiabilidade e bons líderes estabelecem sistemas eficazes de gerenciamento de negócios, incluindo:

  • Cadência clara de reuniões com partes interessadas relevantes
  • Painel de métricas significativas, atualizado regularmente para refletir o desempenho do marketing
  • Equipe forte, com cada membro se destacando em sua área específica de especialização

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Além dos 4 comportamentos identificados pela Harvard Business Review de 2017, separamos um comportamento bônus para um gestor de marketing digital buscar desenvolver em si mesmo.

5. Habilidade analítica

Já faz tempo que o marketing deixou de ser uma ciência guiada pelo feeling ou pela sensação se sucesso ou fracasso de uma campanha. Os gerentes de marketing digital atualmente gerenciam dados.

Em geral, os gerentes de marketing digital vão se aprofundar em várias ferramentas de análise, pois estão constantemente monitorando e acompanhando os níveis de progresso e sucesso de várias campanhas. Eles se concentrarão em uma estratégia baseada em dados como métricas de SEO.

Os profissionais de marketing digital precisam estar familiarizados com as ferramentas mais recentes disponíveis para realmente cobrir as métricas e a análise. Eles também estarão envolvendo seu cérebro criativo para escrever e lidar com números regularmente.

Perfil ideal para gestor de marketing digital: Conheça o teste de personalidade MBTI

Agora que você conhece 5 características importantes para um bom gestor de marketing digital, é chegada a hora de testar se você tem o perfil necessário para essa função.

Você já ouviu falar no teste de personalidade MBTI?

Do inglês, Myers-Briggs Type Indicator ou Indicador do Tipo Myers Briggs (sobrenomes de suas criadoras) o teste MBTI é instrumento psicológico baseado em uma teoria de Carl Jung, descrita no livro “Tipos Psicológicos” (1921), que é usado até hoje para conhecer mais da pesonalidade de determinada pessoa.

Como funciona o teste MBTI?

O teste de personalidade MBTI é muito fácil de ser aplicado. Trata-se de um questionário com uma série de perguntas sobre comportamento e cada pergunta deve ser respondida de acordo com uma escala como esta:

  • Concordo totalmente
  • Concordo em parte
  • Indiferente
  • Discordo em parte
  • Discordo totalmente

Você consegue fazer o teste gratuitamente, em português, por meio do site 16Personalities.

A proposta do modelo é que existem 16 tipos de personalidade e que cada indivíduo, ao responder as perguntas de maneira honesta e séria, descobrirá qual é o seu perfil e com isso poderá identificar quais são os pontos positivos e negativos de sua personalidade para a profissão que exerce.

As 16 personalidades são divididas em 4 grupos:

  1. Analistas
  2. Diplomatas
  3. Sentinelas
  4. Exploradores

Você pode aplicar esse teste em toda a sua equipe. Envolva todos em uma dinâmica que resultará no descobrimento de pontos fortes de cada membro.

Dessa forma, você irá conhecer melhor suas características, as características de seus colaboradores, quais fatores devem ser melhorados e quais pontos fortes deverá aproveitar.

E se todo mundo em sua equipe topar, todos poderão se conhecer melhor, aumentar o espírito de colaboração, a produtividade e até diminuir conflitos no trabalho.

Geralmente, o campo do marketing digital é bastante diversificado e abrange uma variedade de conjuntos de habilidades.

Independentemente de qual seja o seu conjunto de aptidões, aqui está uma visão geral dos traços que as pessoas que ingressam nesse setor devem possuir e praticar:

  • Adaptabilidade
  • Interesse em aprender coisas novas
  • Versatilidade
  • Liderança
  • Iniciativa
  • Curiosidade
  • Pensamento Futuro
  • Capacidade de solucionar problemas
  • Foco nos negócios

Mesmo com tantas dicas e sugestões para que você como gestor de marketing tenha um leque de capacidade, não há “mistura perfeita” de características fixas ideais e cada líder de marketing precisará se destacar de uma forma diferente dependendo de seu contexto situacional específico.

Por exemplo, aqueles que trabalham em um ambiente empreendedor rápido, como uma empresa iniciante ou uma startup, precisarão se adaptar proativamente, enquanto aqueles que trabalham em organizações corporativas mais estáveis ​​podem precisar de uma ênfase maior em engajar as partes interessadas.

Entretanto, conhecer melhor o seu perfil e o perfil do cargo que você exerce, dentro da empresa na qual você trabalha pode ajudar muito o seu trabalho como gestor de marketing digital,  desenvolvendo habilidades e tendo atenção com ineficiências. Combine então os 4 comportamentos indicados pela Harvard Business Review com o teste de personalidade MBTI e identifique suas fraquezas e forças.

Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre o perfil de um gestor de marketing digital. A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas e pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.