7 atitudes (e alguns perfis) de um gestor de marketing digital de sucesso

O que faz um gestor de marketing digital perfeito? Quais comportamentos ele tem? Qual seu perfil?

Liderança, criatividade, confiança e conhecimento são algumas características muito bem vindas para um gestor de marketing digital, mas será que existem outros atributos que podem fazer a diferença em uma empresa a fim de criar uma equipe de marketing de alta performance?

A seguir listamos 7 comportamentos que fazem um bom gestor de marketing digital e ainda vamos apresentar o teste de personalidade MBTI.

Gostou? Então continue lendo!

Importante: para a criação desde artigo usamos como base algumas análises do relatório de 2017 da Harvard Business Review sobre os principais comportamentos dos CEOs de sucesso. 

Como ser um bom gestor de marketing digital? 7 comportamentos ideais

1. Tenha velocidade na tomada de decisões

Com a transformação digital, o marketing se tornou muito mais sobre números e resultados do que sobre feeling.

Um bom gestor de marketing digital é capaz de aliar os dois: dados e intuição para tomar decisões quando necessário.

Em alguns casos essas decisões devem ser rápidas e os relatórios são inconclusivos. 

Nesses casos o gestor deve estar preparado para avaliar o impacto de uma decisão errada e comparar esse resultado com o impacto de nenhuma decisão tomada.

Isso porque em muitos casos não tomar uma decisão pode ser ainda pior.

Entretanto, para que as decisões tenham uma maior probabilidade de serem tomadas com assertividade, é importante que um líder de marketing esteja DIARIAMENTE atento às:

  • novidades do setor;
  • tendências do mercado, não apenas de marketing e consumo, mas também financeiro;
  • informações em tempo real sobre os investimentos realizados no setor e o retorno que eles estão oferecendo;
  • a capacidade financeira da empresa em arcar com custos e prejuízos.

Tudo isso vai fazer com que a decisão de um gestor de marketing digital tenha mais chances de estar correta, mesmo quando os dados se mostram confusos.

2. Desenvolva a capacidade de engajar a equipe

Um líder sem equipe lidera quem? 

Ninguém faz nada sozinho, por isso, independente de qual decisão foi tomada, se ela foi ou não as pressas, um líder deve ser capaz de engajar seus colaboradores a seguirem em busca de bons resultados.

Uma equipe engajada é capaz de transformar um resultado negativo em números positivos!

Entenda as necessidades e motivações da equipe, deixe que eles tomem decisões em suas áreas e não pratique a micro gestão. Entretanto, defina bem os objetivos e ações que deseja e espera de cada um.

Se coloque como uma fonte de apoio e conhecimento, mas não corte as asas de seus liderados.

Lembre-se: engajamento é a capacidade de envolver outras pessoas em torno de um objetivo comum.

3. Busque apoio em seus especialistas

O marketing digital possui muitas áreas, apenas para exemplificar temos:

É importante para um gestor de marketing digital buscar a opinião de seus especialistas durante a construção de uma estratégia ou a tomada de uma decisão.

Consultar quem lida com resultados e ações todos os dias fortalece um planejamento e ainda apoia o que acabamos de falar no tópico 2, quando abordamos a necessidade de engajamento dos funcionários.

4. Aprenda a fazer a gestão de conflitos

Um bom líder deve saber fazer uma gestão de conflitos imparcial e efetiva.

Quando muitas pessoas trabalham em conjunto é comum que “choques” aconteçam, seja de idade, opinião ou forma de trabalho.

Entretanto, uma equipe que tem muitos conflitos é uma equipe que trabalha pior. Isso não pode acontecer.

Por isso é importante que o gestor de marketing digital desenvolve a capacidade de lidar positivamente com situações difíceis.

Seja transparente, use o diálogo e estabeleça regras claras e igualitárias.

5. Seja flexível e adaptável

Se você já trabalha com marketing há alguns anos tente se lembrar como as estratégias da área mudaram.

Quem não soube se adaptar às novas ferramentas, plataforma e ações ficou para trás, lá no que parece ser a era das cavernas!

O estudo da HBR descobriu que os CEOs que se adaptam tem de 6 a 7 vezes mais chances de sucesso. 

E a evolução não para de acontecer. Hoje falamos sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina, automação de marketing … continuar estudando e se adaptando não é uma opção. É uma obrigação para gestores de marketing digital!

E para dar aquele empurrãozinho, a seguir um vídeo com 5 tendências para 2020! Ou seja, corre porque você já está atrasado.

6. Foque seu esforço em entregar resultados

A capacidade de entregar resultados de forma consistente ao longo do tempo faz com que um gestor de marketing digital tenha a confiança de diretores e funcionários da empresa.

Criar um planejamento real, com metas mensuráveis e possíveis de serem alcançadas é o primeiro passo.

Para saber mais sobre esse assunto indicamos a leitura do artigo; Marketing digital de resultados: 4 dicas e mais de 10 ferramentas”

Nada de prometer mundos e fundos! Vá com calma, analise históricos, mercado e faça um planejamento estratégico de marketing.

Isso estabelece expectativas reais sobre o seu trabalho e cria um clima organizacionais mais harmonioso.

7. Desenvolva sua habilidade analítica

A gestão de marketing se mistura com a gestão de pessoas e a gestão de dados.

Definir, medir e otimizar os resultados das métricas do marketing digital é trabalho para o gestor da área, assim como também é entender o que todos esses número querem dizer sobre o que FOI feito e o que DEVE ser feito.

Entender o que cada taxa quer dizer sobre a estratégia implantada e traçar objetivos e planos de ação para melhorar seu resultado, mesmo quando ele já é positivo, faz parte do novo leque de skills que um gestor de marketing digital deve desenvolver.

Sim, parece e é muita coisa, mas calma que tudo vai dar certo! 

Leia também: Será que deve investir numa plataforma de Análise Web Pago?

Será que você tem o perfil certo?

Você já ouviu falar no teste de personalidade MBTI?

Baseado na teoria de Carl Jung, apresentada no livro “Tipos Psicológicos” (1921), o teste de personalidade MBTI pode ajudar você a conhecer mais sobre si e sobre as outras pessoas.

O teste é um questionário com perguntas sobre comportamento. Você consegue fazer o teste gratuitamente, em português, por meio do site 16Personalities.

A proposta do modelo é que existem 16 tipos de personalidade e a partir do seu conhecimento sobre a sua personalidade, você poderá identificar pontos fortes e fracos para o cargo que deseja exercer.

A partir disso você pode desenvolver o que é positivo e tentar minimizar o que é negativo.

As 16 personalidades são divididas em 4 grupos:

  1. Analistas
  2. Diplomatas
  3. Sentinelas
  4. Exploradores

Antes que você pergunte, não há “mistura perfeita” de características para ser um gestor de marketing digital.

Esse modelo serve como uma forma rápida de autoconhecimento, mas todos podemos evoluir e mudar ao longo do tempo.

Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre o perfil de um gestor de marketing digital. A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas e pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.

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