Google Adsense vale a pena? Tudo sobre a ferramenta + dicas

Se você está começando seu blog ou site agora, pode estar se perguntando, Google Adsense vale a pena? É sobre isso que falaremos hoje.

O Google AdSense é a maior rede de publicidade online que lhe paga toda vez que um visitante clica em um anúncio exibido em seu blog ou site. O anúncio pode ser texto ou imagem.

Ganhar dinheiro através de publicidade online é uma maneira muito prática de cobrir os custos de pequenos sites ou de poder gerar renda para sites maiores. O AdSense é provavelmente a maneira mais simples e talvez a mais fácil de ganhar dinheiro online.

Como funciona o AdSense?

O Google AdSense e o Google AdWords fazem parte da rede de publicidade do Google.

O programa do Google AdWords permite que os anunciantes criem anúncios que aparecem nos resultados da pesquisa e também na rede dos sites de seus parceiros.

O Google AdSense paga os proprietários desses sites com base no número de vezes que os anúncios foram clicados.

O valor de cada clique varia dependendo de quanto o anunciante concordou em pagar ao Google ao configurar o anúncio no Google AdWords. Pode variar de alguns centavos até alguns Reais. Quando alguém clica em um anúncio, você recebe cerca de 68% dessa receita. O Google recebe o restante.

Google Adsense vale a pena? Razões para usar

Provavelmente, o método mais fácil de ganhar dinheiro com um blog é com o AdSense. Essa é uma rede de anúncios contextual, o que significa que os anúncios exibidos serão relacionados ao seu conteúdo.

Outro método usado pelo Google AdSense é exibir anúncios com base no histórico de pesquisa do visitante. Isso significa que os leitores recebem anúncios segmentados, o que garante que você receba mais cliques e obtenha mais receita.

Uma palavra de cautela, embora o Adsense seja uma ótima maneira de ganhar dinheiro, não coloque todos os ovos na mesma cesta. O Google protege seus anunciantes e pode fechar ou suspender sua conta a qualquer momento se suspeitar de fraude de cliques. Portanto, diversifique suas fontes de renda.

Quanto você pode ganhar com o AdSense?

Essa pergunta é frequentemente feita, mas impossível de responder. Você ouve histórias de pessoas que fazem milhares de dólares por mês com o AdSense, então você provavelmente se pergunta se pode fazer o mesmo.

Existem vários fatores que determinam seus ganhos do Google AdSense:

  • O tráfego é o principal fator que afetará seus ganhos. Quanto mais pessoas visitarem seu site, maior a probabilidade de você receber cliques e receita de anúncios.
  • O custo por clique: a comissão que você recebe dependerá de quanto os anunciantes pagam ao Google por qualquer anúncio específico;
  • Seu nicho: existem certos nichos que têm um custo por clique maior do que outros. Quanto mais competitivo for o termo de pesquisa, mais o anunciante paga e mais você ganha como blogueiro.
  • O posicionamento dos anúncios: quando seus anúncios estão em uma posição de destaque, é provável que você receba mais cliques. Isso depende de você, se você tiver conteúdo relevante e pode não desejar que os anúncios do AdSense estejam competindo com esse conteúdo. Nesse caso, você pode colocar os anúncios no meio da barra lateral.
  • Tipo de anúncios – imagem ou texto
  • O tamanho dos seus blocos de anúncios: há vários tamanhos de anúncios diferentes que você pode instalar no seu site.
  • Personalização: a escolha de um determinado estilo pode tornar os anúncios mais visíveis para atrair mais cliques.

Razões pelas quais você NÃO está ganhando dinheiro com o Adsense

Um outro motivo de você estar se perguntando se “Google adsense vale a pena” é se não estiver tendo retorno com a ferramenta. Pode haver alguns motivos para isso:

  • Como dissemos anteriormente, o mais importante é o tráfego. Se você está recebendo apenas algumas visitas por dia, não fará muito com o Google AdSense.
  • Não há muitos anúncios relevantes sendo exibidos. Isso pode ter ocorrido porque não há muitos anúncios relacionados ao seu nicho ou pode ser devido ao fato de o Google não conseguir determinar o “tema” do seu site. Esse é outro motivo para você produzir mais conteúdo e permitir que o Google identifique o assunto do seu site.
  • Seu site está em um nicho de baixo pagamento. Se você escolheu um nicho onde os anunciantes pagam muito pouco por clique, você ganhará muito pouco.

Construindo um site para o Adsense

Para você começar a sentir que o Google Adsense vale a pena você pode seguir algumas dicas simples, de como melhorar o seu site.

Primeiro, você deve escolher o seu nicho, um assunto que você domina, tem conhecimento. Isso significa que você poderá escrever muito conteúdo. Escrever conteúdo é necessário, porque se você escolher as palavras corretas, você vai alcançar bons rankings nos mecanismos de busca e conseguir tráfego para o seu site.

Se uma dos seus objetivos for ganhar dinheiro com o AdSense, você precisará escolher um tópico que seja popular em seu país.

É sempre uma boa ideia adicionar alguns produtos afiliados aos seus esforços de marketing. É sempre melhor ter mais de uma fonte de receita.

Saiba mais sobre o assunto em: O que é marketing de afiliados e como lucrar com ele?

Resumindo, a tática principal para você começar a sentir que Google Adsense vale a pena é escrever muito! Um site com apenas algumas páginas não lhe renderá muito dinheiro. Quanto mais posts você escrever, melhor! Isso proporcionará maiores classificações nos mecanismos de pesquisa e ajudará o Google a determinar o assunto do seu site para exibir anúncios relevantes para ele.

Vale a pena, mesmo?

Existem várias opiniões diferentes sobre se o Google AdSense vale a pena. Alguns blogueiros acham que ele faz com que seu site pareça spam e pode prejudicar a experiência do usuário.

Uma coisa a lembrar, só porque você coloca o AdSense no seu site, não significa que você vai ganhar dinheiro. Este não é um esquema para ficar rico rapidamente, você terá que trabalhar para ganhar dinheiro.

Ao usar o Adsense no seu site, você deve considerar:

  • Por que seus leitores visitam seu site.
  • O que é mais importante para você: seu conteúdo ou os anúncios
  • Onde colocar os anúncios para dar aos seus visitantes uma boa experiência

Para a maioria das pessoas, o Google AdSense provavelmente será um complemento para os ganhos de seus sites, com o objetivo principal de criar seguidores leais e criar uma receita de marketing de afiliados. Se este for o seu caso, você não quer que o Adsense concorra com seu conteúdo, então você terá que ser menos agressivo no posicionamento dos anúncios.

Você precisa ser claro sobre o objetivo principal do seu site, renda afiliada ou renda do Adsense.

Se você não se importa em ter anúncios em seu site e está recebendo tráfego suficiente, o Google AdSense vale a pena.

O processo de inscrição no Adsense é muito fácil, experimente um pouco, veja os resultados que você obtém e nos conte se, para você o Google Adsense vale a pena.

Continue lendo sobre ter lucro com blog no artigo; “Como fazer um blog dar dinheiro: 7 maneiras fáceis [+BÔNUS]”.

Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.