Google Web Stories: o que é e como aproveitar essa ferramenta?

Com um mercado de anúncios cada vez mais disputados e em constante renovação, existem várias tecnologias que, em pouco tempo, ganham força e presença, é o caso do Google Web Stories, ferramenta mais recente do Google que vamos explorar neste post.

Afinal, o que é o Google Web Stories?

Se você é usuário de redes sociais, já conhece a ideia básica por trás do que é chamado de Stories (muito comum no Instagram). Trata-se de uma forma de conteúdo de consumo rápido, com apelo visual e que é direcionado para o consumo em dispositivos móveis, sobretudo smartphones.

No caso do Google, a premissa é a mesma: são postagens de curta duração em imagem estática, com música no fundo, Gif ‘s ou vídeos curtos. O ideal é que o conteúdo seja mais visual do que escrito e que conduza o consumidor a clicar no link apresentado.

No Instagram, o famoso “arrasta pra cima” indica quando um conteúdo no formato stories que te dá a opção de ir para outras páginas onde aquele assunto será mais aprofundado. O mesmo vale pro Google Web Stories.

Através dessa estratégia você poderá atrair o público que está cada dia mais acostumado a consumir esse tipo de conteúdo. 

Segundo o CEO do Instagram em uma publicação em Julho de 2021, a rede social passou a ter seu foco cada vez mais em vídeos de curta duração, numa tentativa de competir com o Tik Tok.

Por conta disso, os vídeos curtos de stories, por exemplo, já se tornam ferramentas bem mais assertivas para se comunicar com os usuários. A tendência vem se alastrando para outras redes sociais e ferramentas de marketing, e o Google Web Stories também embarcou nessa.

Leia também: [GUIA] Como fazer marketing no Instagram: do lead à venda

Como fazer um stories e quais os tipos de postagens do Google Web Stories?

Para publicar Stories dentro da plataforma do Google você deve escolher fotos ou vídeos que irão aparecer nos dispositivos móveis de usuários do Google na página de pesquisa e Discovery de maneira orgânica. Os conteúdos então serão compartilhados com quem entrou no seu site e aceitou cookies de navegação ou através de mídia paga. Ainda neste artigo, falaremos mais a seguir como usar stories ads.

Desta forma, quanto mais você postar e mais o usuário consumir este conteúdo, mais seus stories irão aparecer para ele, bem parecido como é no Instagram. Aqui o algoritmo também trabalha com relevância.

Formato das fotos e vídeos

As fotos precisam sempre estar no formato 16:9 ou no formato de um celular, que fica no geral 1920×1080. Para vídeos o formato é o mesmo, além disso eles precisam ter no máximo 15 segundos.

Uma dica interessante é colocar legendas nos vídeos, isso aumenta muito o alcance e o engajamento das suas postagens, isso porque as legendas trazem para você um usuário que não quer ou não pode ouvir algo no momento.

Caso você queira que os seus stories apareçam para um determinado público segmentado por você, poderá usar o stories ads e fazer campanhas para que suas publicações ganhem mais alcance.

Como usar o Stories Ads?

O mecanismo de anúncio de stories não possui uma plataforma própria, ela é englobada por outras formas de se fazer anúncios no Google.

No geral é possível vincular junto com campanhas de Google Ads, anúncios de venda direta, anúncios programados e também através do Google Adsense.

Caso queira se aprofundar um pouco mais nesse meio, assista o vídeo abaixo para entender melhor como começar:

Por que usar o Google Web Stories?

Com cada vez mais opções de publicações, muita gente tende a esperar um pouco antes de começar a usar um novo meio de publicações. Isso é bastante comum, mas no geral quem se arrisca e é bem sucedido, vira um pioneiro.

Apesar de recente, o Google Web Stories tem muito potencial enquanto ferramenta. Primeiro por ter sido projetada diretamente para o uso em smartphones, isso aumenta as chances de consumo de um público que cada dia mais usa dispositivos móveis todos os dias para tudo.

Segundo uma pesquisa da App Annie de 2020, o Brasil é o terceiro do ranking que calculou a média de horas das pessoas em aplicativos, ficando cerca de 3 horas e 45 minutos por dia no celular.

O país só foi superado pela China que quase chega a 4 horas e a Indonésia que bate a casa de 4 horas e 40 minutos em média das pessoas em frente a um celular. No Brasil o aumento dessa média foi de 45% em relação a 2019.

Isso mostra o quanto cada vez mais pessoas estão passando mais tempo nos celulares e, por isso, “atacar” por todas as formas de publicidade é a melhor forma de aumentar as chances de alcançar seu cliente.

Além disso, o Google Web Stories também trás um facilitador para os criadores de conteúdo, o app possui uma vasta galeria gratuita de layouts prontos, flexíveis e bonitos que podem ser usados na hora de criar histórias online.

E aí conseguiu entender o que é e como funciona o Google Web Stories? Uma das ferramentas que podem ajudar muito nos processos diários do marketing são os softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe, desde a gestão de redes sociais até e-mail, SMS, criação de fluxo de nutrição e muito mais.

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